Forum RenaultPT
Àrea Tecnica => Motor => Tópico iniciado por: nuno42 em 27 de Janeiro de 2013, 11:45 am
-
Bom dia,
Amanhã vou fazer uma viagem grande, por isso andei a verificar os niveis todos e quando tirei o filtro de ar para ver como estava, reparei que no fundo do corpo do sistema todo de ar, parece uma caixa, estava óleo no fundo. Já pesquisei aqui no fórum mas não encontrei resposta. Não sei se é grave ou não..é uma mégane 1.4 RXE 16V de 2000. O carro tem 46 mil KM, o motor não tem desgaste nenhum, por isso é que achei estranho. Agora não sei se faz mal andar no carro ou não..Obrigado
-
Sim é oleo, isso deve-se aos vapores, no clio II 1.2 isso é normal nesses motores também deve ser mas alguém te irá confirmar melhor.
-
Parece-me a mesma coisa que acontece no Clio 2. Viste se o nível do óleo está bom?
-
Sim, o nível do óleo está mesmo no limite máximo e entre as trocas mantem-se sempre. Muito obrigado pela ajuda! mas depois há alguma maneira de aquele óleo desaparecer ou é preciso limpar?
-
Esses óleo resulta dos vapores do respiro do motor que condensam. O vácuo gerado pelo funcionamento do motor vai levando esse óleo acumulado consumindo-o. E faz parte do funcionamento normal do motor.
-
Sendo assim já fico descansado! Muito obrigado pela ajuda!
-
Boas noites a todos, preciso de uma ajudinha, sabem onde fica o raio do tubo do respiro do motor no clio 3 1.2 16v?
-
Muito provavelmente, dentro da admissão :wink:
Porquê?
-
Porque talvez esteja entupido, o carro está com muita humidade na tampa onde se mete o óleo e tem aquela pasta amarela, já vi os niveis de oleo e do liquido refrigerador e está tudo normal, acho que pode ser algum respiro entupido. obrigado
-
Lê este tópico :wink: - http://www.renaultpt.com/index.php?topic=10754.0 (http://www.renaultpt.com/index.php?topic=10754.0)
-
Tens ai um tópico muito completo, o que me vai servir para algumas coisitas que eventualmente irei fazer ao carro, mas ao que me referi não incontrei nada. obrigado :smiley:
-
Se era em relação ao respiro do motor, este deixou de estar visível, passou a estar dentro do colector da admissão, e o motor ao funcionar, vai "consumir " os vapores de óleo libertados por ai. Passou a ser assim por questões ambientais.
Para teres acesso a ele tens que abrir a zona da admissão onde depois faz a distribuição do ar para os vários cilindros.
-
E isso também é válido para os clio's de 2006?
-
Só nos motores mais antigos é que se encontra o tubo do respiro do motor à mostra, não sei a partir de quando é que deixaram de vir assim, mas seguramente um motor de 2006, já não tem o respiro do motor à mostra.
-
Pois, que cena, um gajo se precisar de limpar aquilo tem que mandar tirar os coletores, é como no filtro de gasolina, já andei a pesquisar e ao que pareçe vem junto com a bomba, não sei que raio de estratégia é aquela, nunca tinha visto :evil: