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Àrea Tecnica => Som / In Car Entertainment => Tópico iniciado por: Gallone em 19 de Março de 2010, 10:58 am
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Boas!
Para quem não sabe bem como avaliar a qualidade de uma coluna de som, aqui vão alguns factores e valores que e necessário ter em atenção na sua escolha.
Pode ser útil a alguém.
Exemplo de colunas linha comercial:
Sony xs-f1326se
- 91 DB (decibéis, quanto mais elevado for este valor melhor, este valor é responsável pela sensibilidade, influência o esforço do amplificador para obter determinado volume de som, ajuda a reduzir o nível de distrução .)
- 35 - 25 Hz (resposta de frequências, o 1º valor baixas frequências o 2º altas frequências, quanto mais baixo forem os 2 valores melhor, a sua resposta a um determinado timbre de baixa frequência ou alta é correspondido a diferença entre os dois valores deve ser equilibrada.)
- 4 OHM (impedância nominal, quanto mais alto o valor melhor, valores mais altos exigem menos potência do amplificador)
- 150 W ,pico de W40 (potência sonora em watts, valores elevados não são sinonimo de qualidade de som, influência directamente o valor SPL, sound pressure level, valores elevados conseguem um som mais potente, atenção muito importante ver o valor de pico de Watts, factor determinante na potência de umas colunas, quanto mais alto esse valor melhor)
- 2 vias (numero de vias em que o som é distribuído, se for de 3 vias melhor, melhor a percepção/qualidade de sons, graves, médios e agudos são distribuídos de forma independente)
Atenção: estes valores não significam obrigatoriamente uma grande qualidade de som, não é assim tão "taxativo" é sempre relativo, a qualidade de som depende de imensos factores e dos mais importantes são a construção e os materiais das colunas, mas estes valores são para ter em consideração e muito importantes, para o utilizador comum, na escolha de umas colunas.
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bom post!!
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- 35 - 25 Hz
Apenas uma correcção. Deve ser 35 Hz - 25 kHz.
No entante na minha opinião esses 25 Khz não servem de nada porque acima dos 20 kHz o ouvido humano já não "capta" grande coisa ou nada. Cheguei a ver colunas de som com resposta em frequência de 10 Hz a 40 Khz. E para quê? Para a malta pensar que aquilo é bom. Tangas...
Concluindo, bom post.
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Bom post! :cool:
Essa da impedância é uma das características que leva ao fumo de muitos amp, pois abaixo de 4 OHM é raro o que resiste.
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- 35 - 25 Hz
Apenas uma correcção. Deve ser 35 Hz - 25 kHz.
No entante na minha opinião esses 25 Khz não servem de nada porque acima dos 20 kHz o ouvido humano já não "capta" grande coisa ou nada. Cheguei a ver colunas de som com resposta em frequência de 10 Hz a 40 Khz. E para quê? Para a malta pensar que aquilo é bom. Tangas...
Concluindo, bom post.
Exacto, distracção minha. Ora nem mais, acima de os 20khz nem um sonoplasta, mas muita gente se deixa levar por isso...
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Não ouves mas sentes e acredita que fazem diferenças.
Já tive o prazer de "ouvir" um Sub nos 20Hz um JBL GTI realmente não se ouvia nada mas sentiam-se os 20Hz.
Abraços....
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Não ouves mas sentes e acredita que fazem diferenças.
Já tive o prazer de "ouvir" um Sub nos 20Hz um JBL GTI realmente não se ouvia nada mas sentiam-se os 20Hz.
Abraços....
eu vou pegar neste post, mas és só o crucificado de tanta asneira k já vi por aki.
o que viste do PP era uma música que se analisares o espectro são 10hz....
20hz sente-se e alguns ouvidos conseguem ouvir, sentir, todos sentem.
90% dos ouvidos do pessoal acima de 18khz não ouvem, colunas que dão 40khz, epá, será k isso interessa, não.
Quantos amplificadores estáveis a 1ohm de impedância kerem???? quantos a 2ohm's????
potência máxima é a que interessa????? os meus woofers nem têm indicação de potência máxima como é k avalias???? a potência que realmente interessa é a RMS, e a potência RMS é apenas o valor RMS do conjunto/componente que o fabricante garante que elas não queimam.
em relação ás colunas e valores que deram como exemplo, eu estou para conhecer o sub da sony que consegue tocar em condições 35hz, colunas garanto que só a velhinha gama XES talvêz chegue na realidade a esses valores.
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Não ouves mas sentes e acredita que fazem diferenças.
Já tive o prazer de "ouvir" um Sub nos 20Hz um JBL GTI realmente não se ouvia nada mas sentiam-se os 20Hz.
Abraços....
eu vou pegar neste post, mas és só o crucificado de tanta asneira k já vi por aki.
o que viste do PP era uma música que se analisares o espectro são 10hz....
20hz sente-se e alguns ouvidos conseguem ouvir, sentir, todos sentem.
90% dos ouvidos do pessoal acima de 18khz não ouvem, colunas que dão 40khz, epá, será k isso interessa, não.
Quantos amplificadores estáveis a 1ohm de impedância kerem???? quantos a 2ohm's????
potência máxima é a que interessa????? os meus woofers nem têm indicação de potência máxima como é k avalias???? a potência que realmente interessa é a RMS, e a potência RMS é apenas o valor RMS do conjunto/componente que o fabricante garante que elas não queimam.
em relação ás colunas e valores que deram como exemplo, eu estou para conhecer o sub da sony que consegue tocar em condições 35hz, colunas garanto que só a velhinha gama XES talvêz chegue na realidade a esses valores.
Fisica caro Watson! A sério! Bem vista a gama audivel :cool: tu partes-me todo old xD
Atenção, não entendo nada de colunas, apenas esta despertou-me o interesse :grin:
Modera nos k's pah! Mania que tens tu :tongue:
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Quantos amplificadores estáveis a 1ohm de impedância kerem???? quantos a 2ohm's????
Os que conseguires novos, dentro da linha comercial acessível, se é que me faço entender!
Ai esse português...
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ahhh, eles existirem existem... regra geral mono's e regra geral com 300€ em segunda mão já compras um.... novos rondam sempre os 600/700
mas arranjas estáveis a 2ohms já bem acessíveis...
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Isso é tudo menos acessível... A não ser que ganhasse 5000 por mês. :S
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Não ouves mas sentes e acredita que fazem diferenças.
Já tive o prazer de "ouvir" um Sub nos 20Hz um JBL GTI realmente não se ouvia nada mas sentiam-se os 20Hz.
Abraços....
eu vou pegar neste post, mas és só o crucificado de tanta asneira k já vi por aki.
o que viste do PP era uma música que se analisares o espectro são 10hz....
20hz sente-se e alguns ouvidos conseguem ouvir, sentir, todos sentem.
90% dos ouvidos do pessoal acima de 18khz não ouvem, colunas que dão 40khz, epá, será k isso interessa, não.
Quantos amplificadores estáveis a 1ohm de impedância kerem???? quantos a 2ohm's????
potência máxima é a que interessa????? os meus woofers nem têm indicação de potência máxima como é k avalias???? a potência que realmente interessa é a RMS, e a potência RMS é apenas o valor RMS do conjunto/componente que o fabricante garante que elas não queimam.
em relação ás colunas e valores que deram como exemplo, eu estou para conhecer o sub da sony que consegue tocar em condições 35hz, colunas garanto que só a velhinha gama XES talvêz chegue na realidade a esses valores.
E tá dito, potência de pico o que não falta é disso agora bons "rms's", é preciso procurar e ter sorte em encontrar por um preço acessível.
A sony desde sempre exagerou nas capacidades do seu material sonoro.
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queres mais marcas que exageram??? pioneer e alpine....
á excepção das gamas ODR ( linha de competição no valor de um megane ) ou da extinta gama alpine F#1 status que também era 3mil€ o autorádio, esqueçam-nas...
actualmente as marcas gastam mais em martking k no material.
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queres mais marcas que exageram??? pioneer e alpine....
á excepção das gamas ODR ( linha de competição no valor de um megane ) ou da extinta gama alpine F#1 status que também era 3mil€ o autorádio, esqueçam-nas...
actualmente as marcas gastam mais em martking k no material.
Oh Oldmaxx mas também tens de pensar que nem todos somos exigentes a´nível de qualidade sonora como tu. E 99% das pessoas que querem meter umas colunas num carro pretendem apenas melhorar um pouco o som e não participar em competições. E muito menos gastar 3000€ numas colunas ou num rádio. Não percebo muito de colunas nem de som. Mas penso que para a grande maioria das pessoas, já é satisfatório umas colunas alpine ou pioneer de 50€. Podem não ser marcas de super hiper topo nem com qualidade sonora para pessoas exigentes, mas a grande maioria das pessoas não tem exigências superiores a isso.
Estar a dizer que colunas que custem menos de 200€ são lixo, se fosse assim, tinhamos de ter um orçamento para colunas maior que o valor do carro.
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Hoje vou intervir neste tópico um pouco mais a sério... Como sabem tenho uma tempra... Na altura descontente com a qualidade sonora que a carrinha possuia de origem, adquiri um radio blaupunkt (se forem ao projecto conseguem visualizar o mesmo) e ainda 4 colunas de 2 vias com 120W da blaupunkt, nao me perguntem mais caracteristicas das mesmas que nao as sei.. Sinceramente? Adoro! Nem mais, nem menos, para mim está optico, para ouvir algo a sério, oiço no home cinema de casa que até faz partir os copos da vitrine, isso sim! Agora no carro, quero umas boas dentro do acessivel... Posso dizer que montei tudo no carro (radio e colunas) com 200€... Agora gastei mais uns 20€ em cabo para as mesmas, e acredito que melhore ainda um pouco mais o som, contudo eu adoro o poder das mesmas e nao gastei nenhuma fortuna... Um bocado diferente de ti oldmaxx, tu tens isso pra competiçao e nao sei que, eu tenho para ouvir uma boa musica com uma qualidade "decente", nao "divina", tal como muitos dos que aqui passam a dar a sua opiniao ou a pedir :tongue:
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lá está, mas num carro recente, não se podem basear por aí....
os carros actuais estão estudados a nível acústico para dar o melhor relação qualidade / preço,
se querem melhorar, invistam num bom rádio, e num amp e um sub, e fiquem-se por aí.
antigamente os carros nem 2 vias traziam, agora nem é comentado....
se não querem gastar muito dinheiro, metam um sub para ajudar ás colunas nos graves, e metam uma boa fonte e deixem-se estar...
no teu caso coolwater, é mesmo isso, pk com colunas de gama de 50€ mais vale deixares-te ficar com as que tens e fazeres akilo k digo.
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Olas,
tive a ler este topico porque estou a pensar trocar as minhas colunas,
e li agumas coisas menos bem ditas.
em relação a frequencia de resposta, percebo muito pouco de sonorização dos carros e afins, mas em relação a acustica sei algumas coisinhas (foi a minha licenciatura)
-> voces têm 30 anos ??? em media ??? -> se ainda ouvirem 15 / 16 Khz sintem-se felizes,
aos chegarem aos 50 ou 60 anos só já ouvem até lá para os 10Khz
-> dos 20Khz para cima não importa porque não ouvimos ??? errado
se tiver-mos uma som puro a 300hz por exemplo (um som so com a frequencia de 300hz) e adicionarmos outro som puro de 400hz, não vamos so ouvir as frequencias 300hz + 400hz , porque as duas frequencias ao juntarem-se criam uma enorme quantidade de harmonicos (outras frequencias)
por isso, se tivermos uma musica a tocar, e a essa mesma musica adicionar-mos uma frequencia de 20khz, claro que não ouvimos essa frequencia, mas essa frequencia influencia a musica que estava a tocar ( o que acontece ao certo é que vais haver frequencias que se vão eliminar e outras que vão ganhar mais força)
por isso há monitores de estudio que vão dos 20hz aos 50khz e mais as vezes
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Assim a rondar os 100 euritos, se tivessem de escolher, qual destas duas colunas escolheriam
uma a outra ou nenhuma???
tenho mais em conta a qualidade de som (volume não me interessa muito)
http://focal-america.com/wp-content/uploads/2013/12/FT_auditor_R165S2.pdf (http://focal-america.com/wp-content/uploads/2013/12/FT_auditor_R165S2.pdf)
http://www.hertzaudiovideo.com/wp-content/uploads/2014/05/hertz_Energy5_ESK_165.5_tech.pdf (http://www.hertzaudiovideo.com/wp-content/uploads/2014/05/hertz_Energy5_ESK_165.5_tech.pdf)
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Boas
@carlossanot86
Concordo com o que foi dito sobre a frequência das colunas, normalmente e com alguma gama de frequências de resposta digna desse nome serão dos 10Hz ao 20KHz, sendo que a voz humana está compreendida entre os 300 e os 3400Hz (ou 0,3 a 3,4KHz).
Quanto à capacidade de ouvir certas e determinadas frequências isso depende de cada um e da "dureza" de ouvido ganha com a "ternura" da idade.
Colunas, eu pessoalmente porque não sou nenhum audiófilo mas não me pareceram nada mal adquiri na norauto para o meu captur umas MTX RTS652 que considero serem bastante razoáveis tanto em termos de potência (rms diga-se) como na gama de frequências a que respondem, vi lá focal mas mais caras, vi lá hertz mas mais caras também; considero-me "bem" servido.
Cumprimentos
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Boas
@carlossanot86
Só para referir que as colunas indicadas por ti t~em somente 2 vias, não é necessário 3 vias?
Se licenciado em avustica sabes que colunas de 2 vias só respondem a frequências baixas e médias, falta-lhes a "boa" capacidade de resposta às altas frequências, as tais acima dos 14 KHz
Cumprimentos
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:)
eu sei,
mas a minha ideia é meter as de 16 (espero mesmo conseguir) no sitio delas.....
O tweeter vou tentar meter naquele triangulo de plastico (fora da porta) onde fica o encaiche do espelho retrovisor)
Em relação aos mais agudos, tenho sempre a possibilidade de fazer com os tweeter de origem do carro (os tweeter já não são os de origem, alias, o meu megane nem trazia, e como na altura comprei uns, optei por comprar os da bose) acho que os consigo por 5* nem que tenha de trocar ou adicionar a frequencia de corte
MAs e qual seria a escolha ???
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como ja disse, de colunas auto não sou nenhum expert, nem de perto nem de longe,
mas acho que em relação a 2 ou 3 vias, o tweeter não deve diferenciar muito de um modelo de 2 ou 3 vias
(PENSO EU)
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Boas
As que comprei trazem crossover de origem e em caso de comprares colunas com tweeters julgo que os trarão, não precisarás de aplicar filtros e possivelmente até terás filtros para os tweeters se montaste.
Se tens tweeters no local proprio para eles de origem do carro porquê aplicar noutro local?
As opções que apresentas para mim são idênticas, são ambas da mesma potência, ambas com resposta de frequência igual, julgo que focal é marca mais cara mas também já li algures boas opiniões das hertz.
Talvez deixares a carteira escolher, não????
Cumprimentos
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Boas,
hoje tirei a forra da porta, e fiquei um pouco triste, dá para meter de 16 (penso, ainda não tenho a certeza) mas é preciso um bocado grande de trabalho, terias que andar a alargar o biraco da porta, porque a coluna tem que entras quase toda para dentro, se ficar saida como estão as de origem, vai bater na forra da porta quase de certeza :(
acho que ja escolhi.......
é boa escolha ou nem por isso ???
http://www.focal-america.com/product/r130s2/ (http://www.focal-america.com/product/r130s2/)
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desculpem lá estar a ser chato,
e em relação a estas de 13cm, quais as que tem mais qualidade de som???
já alguem ouvui as duas??
preço é quase o mesmo
http://www.focal-america.com/product/r130s2/ (http://www.focal-america.com/product/r130s2/)
http://www.hertzaudiovideo.com/car-audio-systems-energy-esk130_5/ (http://www.hertzaudiovideo.com/car-audio-systems-energy-esk130_5/)
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Boas
Alargar o buraco???
Para quê? Se o carro leva de 13 cm é de 13 cm que metes; o tamanho neste caso não é assimmmmm importante.
As colunas que propões, são "identicas", escolhe pela "cara " delas, já vi que nãos és nenhum audiofilo portanto quanquer uma delas te serve.
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Ja deu para perceber que achas que quanto maior a coluna melhor o som, errado, compra mas é umas a medida certa, ficas bem servido e não andas com invenções
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Ora aí está um comentário bem assertivo por parte do overlord.
Isso só seria de considerar no caso de serem umas colunas para instalar na chapeleira por exemplo, de resto o mais assertivo é mesmo montar o que é devido e mais nada.
Cumprimentos
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Eu ja tinha dito que ia montar uma de 13, porque e de 16 da muito trabalho e precisava de andar a inventar.
mas em regra geral se a coluna for maior tem uma melhor reprodução dos graves....
Audiofilo so sou as vezes, casa / estudio / um ou outro local....
graças a deus tenho a capacidade de as vezes conseguir ignorar a qualidade de som e apreciar só a a musicalidade
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estive a ver melhor a definição e não sou assim tão audiofilista quanto isso......
gosto sim de qualidade de som, mas a minha profição não me permite andar a fazer regulações nem alterações para consegui essa qualidade
(estou a falar em casa, não no carro)
não posso aterar o ambiente nem fazer nenhum tipo de colorações ao som para que este fique com mais qualidade,
não conseguiria produzir nessas condições.....
os monitores e o ambiente têm de ser o mais real possivel, com o minimo de coloração possivel, de preferencia zero (gostava muito) para que depois a música toque com boa equalização em qualquer lado