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Consultorio Juridico => Consultório Jurídico => Tópico iniciado por: torrestiago em 07 de Fevereiro de 2013, 22:39 pm
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Boa noite, tenho uma scenic importada de frança de março de 2009, compreia em dezembro de 2011, com 71.543km, e ontem numa visita a 1 oficina da renault descobri que o carro ja teve 290.000km, foram retirados muits kms. Agora nao sei o que fazer, ja liguei ao vendedor do stand, ele disse me ke nao sabia de nada e que nunka fez isso e que se fosse pa tribunal que eu nao ia adiantar nada pois ele nao tinha culpa nenhuma, que a nossa justiça nao presta e que teriam de ir la fora para descobrir o antigo dono do carro. Depois ofereceu se para fazer 1 revisao ao carro para eu ficar descansado, tambem disse que me dava mais 1 ano de garantia, no fundo eu axo k ele tem o rabo preso, mas disseram me que se apresentar queixa o carro tem que ser parado nao posso andar com ele, e disseram-me k kusta 1 pipa de massa andar com isto pa frente, ha alguma instituiçao onde posso apresentar queixa deste stand sem ter que gastar €€€?
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http://www.renaultpt.com/index.php?topic=1516.0 (http://www.renaultpt.com/index.php?topic=1516.0)
http://www.renaultpt.com/index.php?topic=2423.0 (http://www.renaultpt.com/index.php?topic=2423.0)
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Em 1º lugar se faz favor escreve correctamente sem k's e afins...
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Fogo estes gajos cada vez mais desonestos!! :angry
Já agora alguma sogestão de como saber os kilometros reais? estou a pensar ver porque o meu carro foi comprado em 2ºmão com 56mil à coisa de 2 meses, o carro é de 2006 mês 4, e sempre desconfiei, mas na ultima inspeção que fez (ainda não era o proprietário, e sim uma mulher) em 2012 tinha 51mil, agora proxima inspeção só em 2014 e estou na duvida se os km's que tem sejam os reais :rolleyes:
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Dynamique_PT esquece lá isso, se a tua intenção não for para processar o stand ou coisa parecida, tira isso da ideia, porque mesmo assim, basta eles dizerem que trocaram o quadrante porque estava avariado, por um em 2ª mão, que fica resolvido a questão dos km no ipo por exemplo, apesar de na ficha depois vir assinalado que o veiculo tinha menos km que na inspecção anterior, e é coisa que depois deixa de vir na ficha, na inspecção seguinte, por isso, não te preocupes.
Claro que a questão moral, é outra historia.
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Viva,
hoje descobri que sofro do mesmo mal. Fui à Renault para verificar uns barulhos na mala e na suspensão dianteira, e ao tirar umas dúvidas com o senhor sobre a correia de distribuição, ele verificou que em 04/2012 o carro tinha 195000 km num serviço efectuado na Renault. Comprei o carro com aproximadamente 125000 km.
De seguida dirigi-me a um centro de inspecções, onde me disseram que só no IMTT me podem fornecer o histórico dos km's que o carro apresentou nas inspecções anteriores. De notar que fiz a última inspecção na última 6ª feira.
Tendo em conta que é um comercial, a primeira inspecção é feita 2 anos depois do ano da matrícula (2008), por isso foi feita em 2010, 2011, 2012 e agora por mim em 2013.
Se os tipos que fizeram isto foram finos, não devem ter feito a borrada de forma a se notar nas inspecções. O que eu agora queria saber era se com a informação que a Renault me deu e com os km's que o carro apresenta, e possivelmente com os dados do IMTT posso fazer alguma coisa ...
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podes, confronta quem te vendeu o carro com esses dados e tenta chegar a acordo ou de devolução de €€€s ou extensão de garantia
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Quem me vendeu o carro não era o primeiro dono e é uma pessoa de confiança. Provavelmente isto já foi feito antes ...
Agora o que acho estranho é ter dito ao senhor da Renault que queria encontrar os responsáveis e ele fazer-se de esquisito para me dar o historial das revisões na marca. Isso é normal?!
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Sim, é normal. É confidencial por ser facturas a terceiros que não és tu.
Quem te vendeu é de confiança, até que ponto? Amigo chegado? É que nesses casos são sempre nossos amigos, falando por experiência..
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Sim, é um amigo chegado. Mas o carro não era do stand onde ele trabalha, era de um terceiro conhecido dele ... vamos tentar perceber em que ponto foi feita esta borrada.
O que me chateia no meio disto tudo é mesmo tentar perceber se a correia de distribuição já foi mudada ou não. De repente, na Renault ele já me disse que "parece" que mudaram aos 160000 km.
Parece-me então que a única maneira de tirar isto a limpo é abrir um processo judicial. Aí presumo que a Renault seja obrigada a divulgar essas informações ...
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então abre o processo judicial e vai mantendo o pessoal informado
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Vou tentar saber mais informações na Renault através de um conhecido. Eu vou dando notícias ...
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atão mas não é mais simpes meter os kms cetos no kadrante e ponto fica ok :huh:
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Achas que o problema é esse? O problema é eu não saber os quilómetros reais do carro e ter comprado o carro a pensar que tinha X e tem Y.
Além disso, tal como já referi, quero tentar perceber se já trocaram a correia ou não. E para além do mais, alterar os KM's no conta km é ilegal.
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enquanto o pau vai e vem muda mas é a correia e faz uma revisão séria ao carro, acabas por poupar
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Já lhe tinha trocado o óleo e os filtros todos.
Entretanto já confirmei na Renault que fizeram sempre lá as revisões direitinhas, incluindo a correia ...
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O melhor de tudo é ires ao ministério publico, policia e abre um processo judicial como aqui já foi dito.
Tenho um bom exemplo de um colega de trabalho à umas semanas atrás comprou uma carrinha e passado uns dias estavam lhe a bater à porta...era a GNR!
(GNR) -Então amigo comprou esta carrinha?
(AMIGO) -Sim, comprei na semana passada...
(GNR) -Humm...olhe somos da GNR (identificaram-se) e andamos atrás de quem anda a tirar kms a estas carrinhas!
(AMIGO) -Mas como sabem que esta carrinha tem os km alterados?
(GNR) -Pois a carrinha era nossa e acreditamos que fizeram essa artimanha...
(entretanto vão ver a carrinha, os homens olham para os km e constataram que mais uma vez foram retirados kms)
(GNR) -Amigo garanto-lhe que as nossas carrinhas da brigada tem contratos de 4 anos ou 200mil kms por isso estes cento e poucos km são falsos! E mais, esta a ver este recorte aqui, aqui e aqui???? Eram os pontos onde estava colocado o radar e toda a sua cablagem. Já agora digo-lho porque o capot esta com aspecto de pintura nova....por teve de ser pintado devido aos furos que fazemos para levar as luzes de emergência....
(AMIGO) -E agora que faço?
(GNR) -Não faça nada, vai ser arrolado como testemunha porque já abrimos inquérito no ministério publico.........
P.S. Ninguém caia na asneira de comprar carros usados sem ir confirmar a matricula, à policia, marca, centro de inspecções etc etc etc...façam tudo que tiver ao vosso alcance. A euforia de carro "novo" leva a chegar, ver e comprar, depois saem destas coisas!
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Pois é Bruno, tens razão. Infelizmente, no meu caso, o antigo dono não suspeitava que tinha sido enganado, e por isso eu também nem me lembrei disso.
A investigação continua. A teoria actual é que o engenhocas que vendeu o carro ao antigo dono fez uma inspecção facultativa (para quê? troca de quadrante? isso não devia vir assinalado na ficha?) para "comprovar" os km's do carro.
Vejam:
(http://i.imgur.com/Izouq9a.png)
Infelizmente, pelo que tenho lido em vários fóruns na net, nas inspecções estão-se a marimbar para isto. Agora eu pergunto: se pagamos para verificarem se o carro está em boas condições de circulação, não deveriam fazer a verificação do número de quilómetros e assinalar que algo não bate certo? Enfim. Há um relato de um sujeito que tinha a bicha do conta km's avariada e foi 3 anos seguidos à inspecção com o mesmo número de km's e ninguém lhe disse nada ...
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A única coisa que fazem no ipo, é uma anomalia de grau 1 a dizer que tem menos km que na inspecção anterior. Na seguinte, basta ter 1 km a mais e deixa de existir qualquer anotação. :wink:
Lá está, eles na ipo verificam se o carro está em condições de circulação, e os km que marca no quadrante, não interferem em nada nas condições de circulação.
Se o quadrante estiver avariado, colocam uma anotação, basta que depois na inspecção seguinte já esteja a funcionar, para deixar de haver qualquer anotação.
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Mas eu tenho o papel dessa inspecção facultativa e não tem qualquer anotação ...
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a unica coisa que deves fazer é :
entre mes 4 de 2012 e 10 de 2012 era de quem o carro ? e tens a resposta a tua pergunta .
Alem disso, já tentas te bla bla bla renault e agora bla bla bla inspecções , tás a procura do alvo errado . E de qualquer forma, se quiseres resolver o assunto no imediato, é muito facil , vais ter com quem vendeu e das duas uma, ou chegas a um acordo ou devolve o dinheiro . Se foi ele ou não que fez ? isso pouco interessa, foi ele que vendeu portanto é responsavel pela venda de um bem viciado . Se não foi ele , entenda se depois com quem comprou e quem o fez , que acarrete com todas as despesas e danos que causou . Se queres resolver de outra forma, culpar ipo´s e renault por não te darem o historico, vai te entretendo e perdendo tempo .
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Artur, nada disso, estás a entender mal. Só estou a manter o pessoal actualizado :-)
Claro que já passei esta informação a quem me vendeu o carro, e ele vai tratar de chegar a quem fez a alteração para encostar o gajo. Ou indeminiza, ou segue para o MP.
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Já agora, já liguei para a Renault e eles vão colocar o histórico na minha conta do My Renault. Até agora foram impecáveis, não tenho nada a dizer contra.
Só me referia ao facto de na tal inspecção facultativa o inspector não apontar nada (sabendo ou não do assunto). Pensei que isso era um ponto de verificação obrigatório (a comparação dos quilómetros actuais e da inspecção anterior), mas pelos vistos enganei-me. E não sendo, penso que deveria ser, para pelo menos tentar impedir estas situações.
Eu vou dando novidades sobre o assunto :)
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Já agora, já liguei para a Renault e eles vão colocar o histórico na minha conta do My Renault. Até agora foram impecáveis, não tenho nada a dizer contra.
Tem algum custo? E fazem em qualquer caso? Era uma coisa engraçada para termos o historial à mão quando o carro nem sempre foi nosso. Na minha altura que tive um problema similar, não havia ainda o My Renault se não me engano.
BTW, eu no teu lugar não procurava muito mais e devolvia o carro .
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Não, supostamente já devia estar lá. Quem tiver My Renault e faça as revisões na marca que se acuse quanto a isso :)
Quanto ao carro: não o vou devolver, porque apesar de tudo, está impecável e gosto muito dele.
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Então negocia uma revisão e/ou extensão de garantia
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Sim, todas as intervenções feitas na marca, aparecem no myrenault, mas no meu caso, comprei o carro novo. Quem tenha comprado o carro em 2ª mão não sei se é igual ou não.
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Por acaso tive a revirar aquilo e não encontrei nada sobre isso... mas o meu foi comprado usado.
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Sim, vou negociar para ver se vejo algum €€€ de volta.
henriqe, segundo o atendimento telefónico da Renault, deveríamos ter 3 opções, mas só me aparecem estas duas:
(http://i.imgur.com/zornEWS.png)
A terceira opção seria onde aparecia esse histórico.
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O que vocês querem é isto :tongue:
(http://img823.imageshack.us/img823/5851/myrernault.png) (http://img823.imageshack.us/i/myrernault.png/)
(http://img825.imageshack.us/img825/4563/myrenault3.png) (http://img825.imageshack.us/i/myrenault3.png/)
(http://img801.imageshack.us/img801/797/myrenault2.png) (http://img801.imageshack.us/i/myrenault2.png/)
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Realmente não tenho nada disso... vou o tentar contactar para tentar resolver isso. :tongue:
Mas vamos voltar ao tópico! :tongue:
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E para além do mais, alterar os KM's no conta km é ilegal.
Não pode ser! A própria Renault troca o quadrante e não "acerta" os km's! Eu tenho um carro nessas condições por ex...
BTW: No IPO nem se preocuparam porque é que o carro com 10 anos marcava menos de 2000km's, nem colocaram qualquer anotação!
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Boas,
Necessito de uma ajuda vossa, porque estou apreensivo com uma situação que detectei depois de ter adquirido um Megane CC de 2005 a um stand. O carro tem a motorização 1.6 16V e apresenta no quadrante 76 mil kms, tendo um estado geral exterior e no habitáculo compatível com essa quilometragem. Pareceu-me normal que a utilização de um cabrio a gasolina seja um pouco inferior a 10 mil kms/ano.
Acontece que ao folhear o livro de revisões, constato que na 2ª página do livro estão carimbadas 2 revisões, aos 140.000 kms e 160.000 kms, em oficinas não oficiais.
Esta situação passou-me despercebida quando o comprei porque na 1º página do livro constam as duas primeiras revisões (20 e 40 mil kms) e um espaço de uma revisão deixada em branco, que supostamente corresponderia a uma fatura da Midas que consta da documentação que me foi entregue e que comprova a revisão dos 60.000 kms.
Foi a existência da segunda página com aquelas duas revisões (com quilometragem muito mais avançada) que me surpreendeu à posteriori. Sucede ainda que a fatura da Midas dos 60.000 kms tem data de Janeiro de 2012 e a suposta revisão dos 140.000 kms tem data de Julho do mesmo ano. Parece-me pouco plausível que um carro a gasolina tenha feito 80.000 kms em pouco mais de 6 meses, mas ainda assim fiquei muito desconfortável com a situação, que pode indiciar adulteração de quilometragem.
Fui pessoalmente confrontar o vendedor com a situação, que me referiu que é impossível mudar a quilometragem destes carros e que o carimbo destas revisões se deve certamente a um erro na(s) oficina(s) em que foram feitas. Mas acho estranho um erro acontecer no registo de 2 revisões.
Conseguem-me ajudar como é que posso confirmar a quilometragem real do carro? Se for à Renault consigo obter essa informação, mesmo sabendo que o carro só fez as primeiras revisões em agente reparador oficial?
Obrigado pela ajuda.
Cumprimentos,
Rodrigo
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dempsey Lê este tópico desde o inicio ;) utilizar a pesquisa também é útil.
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Obrigado pelo encaminhamento correto. :wink:
Em relação à obtenção do histórico nos IPO's, facultam essa informação em qualquer IPO ao proprietário actual? É necessário pagar por esse pedido?
Cumprimentos
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Encontras isso no site do imtt se nao me engano
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Fui pessoalmente confrontar o vendedor com a situação, que me referiu que é impossível mudar a quilometragem destes carros
Desculpa, estas a ser enrrolado.
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se é impossível ele que se informe... o que não faltam é aí casos desses, alguns passaram aqui no Forum.
Mas mesmo que fosse impossível alterar no quadrante, bastava trocar o próprio quadrante :)
Volta lá e pressiona...
Tenta ainda obter os registos da IPO
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é possível sim senhora... eu que o diga... apenas me retiraram cerca de 100000kms...
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quando escrevi dos casos do forum lembrei-me logo que ti lolol.