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Àrea Tecnica => A Marca Renault => Tópico iniciado por: nelsonjrgomes em 22 de Março de 2010, 18:08 pm
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Ao mesmo tempo que anuncia o arranque da produção do novo motor 2.3 dCi para uso exclusivo nos veículos comerciais, a Renault também confirmou o início da produção do motor 1.6 dCi para o próximo ano.
Com o nome de código R9M, o novo bloco turbodiesel irá desenvolver 130 cavalos, pelo menos numa primeira fase, e terá o papel de substituir o «antiquado» 1.9 dCi. Está destinado aos modelos do segmento C (Mégane e Scénic) e segmento D (Laguna) e terá como principal curiosidade o facto de cumprir as normas de emissões Euro6.
A marca francesa promete uma redução do consumo na ordem dos 20% face ao 1.9 dCi – 4,1 litros no Mégane ou 4,8 l/100 km no Laguna -, e as emissões até 30 por cento.
(In Autoportal)
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Parece ser uma boa aposta :wink:
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Eu já á muito tempo que ouvi falar nisso.Esse motor axo que vai ter muito exito pois para ja como tem menos cilindrada que o 1.9 irá ser mais barato para alem disso de certeza que as performances iram ser melhores tambem os consumos etc para alem de preencher o "fosso" entre o 1.5 e o 2.0 por exemplo o megane quem quiser mais potencia mas tambem nao quer gastar muito mais dinheiro esse motor sera a soluçao e para o laguna será tambem muito bom pois a quem queira um laguna mas nao compra por ser caro (pois muita gente poem de parte o 1.5dci dai a irem comprar o 2.0dci) e assim podem ter este mais barato que o 2.0 e que as prestações são melhores que as do 1.5.
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Pois, mas também acho estranho manterem um motor 1.5 e um 1.6 dci na mesma gama - acho que li algures que num futuro próximo o 1.5 dci irá desaparecer, e irá surgir um dci de menor volumetria, tipo 1.3, para equipar clios e afins. É verdade que actualmente coexistem em certas gamas o 1.9 e o 2.0 dci (por exemplo na Espace), mas a via é a extinção do 1.9.
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Agora ja nao se fabricam espaces com o 1.9dci assim que apareceu o 2.0dci o 1.9 passou a historia e por isso que a o 2.0dci de 130cv mas vai deixar de haver pois nao faz sentido ter dois motores com mesma potencia.
Isso de o 1.5dci deixar de existir axo que realmente e possivel talvez eles façam um 1.4dci que axo que ja vi isso em algum lado.
E agora como a vw lançou o 1.2tdi acho que seria possivel desenvolver um 1.2dci ou de menos cilindrada para substituir o 1.5dci de 70cv e ate algum com menos potencia mas para o twingo.
O twingo se tivesse o dci de 70cv é que a renault ganhava com isso porque com o de 85cv já é um dos mais baratos do segmento com motor diesel e entao com o de 70cv era um espetaculo.
Quanto a motores a gasolina um motor 1.0tce seria uma boa aposta pois agora com isto tudo das emissoes e de redução de consumos era o ideal.
Visto que isto e sobre o 1.6dci e eu falei de outras coisas desculpem o off topic.
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RenaultTurbo. o 1.2tdi VAG já existe desde 2000 no audi A2 e no VW Lupo. E ao que parece não teve grande sucesso porque é uma arrastadeira lool
Se o 1.3 da Opel/Fiat faz uns consumos grandes porque tem pouco binário para o peso dos carros que obriga a um grande esforço do motor. Não estou a ver a renault a fazer motores diesel mais pequenos que 1.5 se quiser manter os baixos consumos já que o peso dos carros é cada vez maior (o clio 3 já tem 1300kg). A meter o 1.6dci deveria ser sim para substituir o 1.5dci....que também já vai ficando obsolento.
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Por exemplo já algumas pessoas se queixam de que o 1.5 nos scenics nao presta.
Quanto ao motor 1.2tdi eu sei que já existia mas agora foi renovado tendo agora 75cv para substituir o 1.4 que muita gente diz que ja era antiquado por ter só três cilindros e o 1.6tdi tambem é para isso (versão de 90cv).
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RenaultTurbo. o 1.2tdi VAG já existe desde 2000 no audi A2 e no VW Lupo. E ao que parece não teve grande sucesso porque é uma arrastadeira lool
Se o 1.3 da Opel/Fiat faz uns consumos grandes porque tem pouco binário para o peso dos carros que obriga a um grande esforço do motor. Não estou a ver a renault a fazer motores diesel mais pequenos que 1.5 se quiser manter os baixos consumos já que o peso dos carros é cada vez maior (o clio 3 já tem 1300kg). A meter o 1.6dci deveria ser sim para substituir o 1.5dci....que também já vai ficando obsolento.
Xmarine, acredita que estes motores sao muito bons, e fazem consumos excelentes.Mas apenas se adaptam bem a carros tipo Punto/Corsa, superior a isso sao uns mancos.
Eu tive um Punto com esse motor (1.3Multijet) e era um autentico pequeno fuguete.
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Só mais uma coisa que me esqueci de dizer aquilo que disseste xmarine está muito correcto á alguns anos atras os carros do segmento do clio pesavam todos */-800kg agora tambem serem mais pesados até é bom pois isso demonstra que as carroçarias estão mais reforçadas e tambem o equipamento que agora trazem tambem pesa. :grin:
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RenaultTurbo. o 1.2tdi VAG já existe desde 2000 no audi A2 e no VW Lupo. E ao que parece não teve grande sucesso porque é uma arrastadeira lool
Se o 1.3 da Opel/Fiat faz uns consumos grandes porque tem pouco binário para o peso dos carros que obriga a um grande esforço do motor. Não estou a ver a renault a fazer motores diesel mais pequenos que 1.5 se quiser manter os baixos consumos já que o peso dos carros é cada vez maior (o clio 3 já tem 1300kg). A meter o 1.6dci deveria ser sim para substituir o 1.5dci....que também já vai ficando obsolento.
Xmarine, acredita que estes motores sao muito bons, e fazem consumos excelentes.Mas apenas se adaptam bem a carros tipo Punto/Corsa, superior a isso sao uns mancos.
Eu tive um Punto com esse motor (1.3Multijet) e era um autentico pequeno fuguete.
Ele não disse que era um motor mau o que ele queria dizer era que agora esses pequenos motores diesel já têm alguma dificuldade em faze-los andar como deve ser.
E sim acredito que seja um bom motor.
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Exacto. Eu não disse que não prestavam. A fiat pode ter alguns pontos menos bons mas os motores são muito bons. Um colega meu tem um grande punto com esse motor e quixa-se que em certas subidas de AE ele queixa-se bem e nota-se o esforço do motor nos consumos...e em termos de média de CB, ele faz +- o mesmo tipo de estradas que eu e nunca tem abaixo de 5l/100 enquanto que muito raramente o meu passa dos 4.8l/100 de média claro que isto é tudo relativo, etc e depende do peso do pé ;)
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Tambem não disse que o Xmarine tinha dito que nao prestava! :wink:
Depende tambem do motor, existe o 1.3Multijet de 70/75/90cv´s , acredito que as versoes mais baixas se queixem mais no que toca a prestaçoes.
Eu tinha a versão de 70cv e os meus consumos andavam sempre a baixo dos 5l.
Para mim aquele carro so tinha um defeito de motor, tinha um poço até as 1700rpm que se tornava irritante.
Em comparação com todos os carros diesel de baixa cilindrada este foi o que sempre mais gostei.
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Por acaso, agora arrastando o offtopic, em tempos andei com um Stilo da Fiat e sendo sincero, eles em termos de evolução de motores, apostaram unicamente nos a diesel, porque por exemplo a Renault, mesmo em motores a gasolina consegue superar a fiat, igualando cavalagem e ainda cilindrada, os motores fiat's pesa-lhes mais a andar em subida, necessitando de recorrer muito á caixa. Aquele carro só me fez lembrar a tempra, que é uma manca a subir, por isso imaginem bem o desenvolvimento.
Multijet nunca conduzi nenhum creio (talvez até ja tenha conduzido uma combo com esse motor mas nao afirmo nem sim nem sopas...) mas ja ouvi dizer que em termos de consumos tem boas prestações, mas claro, um motor diesel de baixa cavalagem/cilindrada num carro grande, a soma final nao vai resultar muito bem. Talvez no 500 essa relação já seja mais satisfatoria. Recordo-me de um caso que foi o meu tio ter comprado um grande punto com o motor mais fraco a gasolina da gama, e o resultado é desastroso, estando ele agora já a deitar as mãos á cabeça com a escolha que fez, escolha essa que eu na altura o critiquei porque a relação peso/potencia era desproporcional.
Voltando ao 1.6DCi, creio que a aposta será boa e terá vasta adesão, desde que nao ocorram os mesmos erros que ocorrem nos 1.5DCi, com problemas nos bronzes das cambotas, etc etc... Isso é falta de testes e de estudos que analisem criteriosamente as estruturas dos motores, e se cada vez mais apostam em intervalos de manutenções longas, ha que ter em atenção todas as lacunas que podem surgir, porque carros a diesel a fazerem 30mil km's até á revisão, há muitos, e uns quantos deles, até oleo comem, uma pequena percentagem mas comem, pelo que ha que dar a mão á palmatória e perder um pouco mais de tempo para que mais tarde os clientes nao venham a ter dissabores e andem desiludidos com a marca, como muitos que têm 1.5DCi andam :wink:
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Ora tanto quanto sei o 1.5DCI vai continuar...
os motores novos pelo que sei, 1.2 e 1.6DCI são tricilindricos no caso do 1.2 e 4 cilindros no 1.6, sendo que a principal mudança, é a aposta finalmente em 16v, coisa que penso eu que apenas o 2.0DCI tinha até agora.
agora a novidade para mim é o bloco novo, tinha ouvido rumores que iria apenas mudar a cabeça do motor, sendo que o bloco se mantinha, pela numeração á mesmo mudanças.
só acho que a renault está a pecar por não incluir o 1.6 no clio, e desaparecer com o 1.5, já é altura do clio ter motores decentes, pois o 1.5 coitado face aos 1.9tdi
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o 1.9 tdi ja foi a historia pelo menos com as potencias aproximadas as do dci agora tem o 1.6Tdi com 90 e 105cv.
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o 1.9 tdi ja foi a historia pelo menos com as potencias aproximadas as do dci agora tem o 1.6Tdi com 90 e 105cv.
anda num e noutro, e nem vale a pena falar...
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Parece-me bem se for para substituir o 1.5...
Só espero é que não comecem a equipar o Clio com motores tricilidricos, tanto a gasosa como a diesel...
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o 1.9 tdi ja foi a historia pelo menos com as potencias aproximadas as do dci agora tem o 1.6Tdi com 90 e 105cv.
anda num e noutro, e nem vale a pena falar...
1.9Tdi é louco! Mais nao digo :wink:
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o 1.9 tdi ja foi a historia pelo menos com as potencias aproximadas as do dci agora tem o 1.6Tdi com 90 e 105cv.
anda num e noutro, e nem vale a pena falar...
1.9Tdi é louco! Mais nao digo :wink:
x2
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Parece-me bem se for para substituir o 1.5...
Só espero é que não comecem a equipar o Clio com motores tricilidricos, tanto a gasosa como a diesel...
o destino deles é twingo, clio e modus.... é para isso que vão construir o 1.2DCI tricilindrico, e o 1.5dci irá ser mantido nos clios, sendo que o 1.6dci sera apenas para meganes e lagunas e fluence....
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o destino deles é twingo, clio e modus.... é para isso que vão construir o 1.2DCI tricilindrico, e o 1.5dci irá ser mantido nos clios, sendo que o 1.6dci sera apenas para meganes e lagunas e fluence....
Bem que podiam continuar a fazer blocos de 4 cilindros nas baixas cilindradas... A meu ver os 3 cilindros só eram utilizados abaixo dos 900cc... e utilizados apenas nos segmentos A (Twingo).
Mas pode ser que com turbos se safem, sim porque puxar um Clio, carro com cerca de 1200 kgs com um 3 cilindros...
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o destino deles é twingo, clio e modus.... é para isso que vão construir o 1.2DCI tricilindrico, e o 1.5dci irá ser mantido nos clios, sendo que o 1.6dci sera apenas para meganes e lagunas e fluence....
Bem que podiam continuar a fazer blocos de 4 cilindros nas baixas cilindradas... A meu ver os 3 cilindros só eram utilizados abaixo dos 900cc... e utilizados apenas nos segmentos A (Twingo).
Mas pode ser que com turbos se safem, sim porque puxar um Clio, carro com cerca de 1200 kgs com um 3 cilindros...
O clio III com o meu motor é um carro que se mexe razoavelmente, nada de loucuras mas sem dificuldades. A questão aqui passa maioritariamente pelos consumos aplicaveis e como tal, encurta-se no motor... Em plano médias optimas, começa a subir começa a disparar os consumos... veremos
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falta de binário para arrastar os 1270kg do clio...
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precisamente...
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Hummmm, boa hipótese para substituir a MegIIBreak pela MegIIIBreak :D
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Já é oficial:
A Renault anunciou que o seu novo motor 1.6 dCi será comercializado na Primavera de 2011, nos monovolumes da família Mégane. Este irá substituir, progressivamente, o actual 1.9 dCi.
Em virtude da aplicação de várias soluções tecnológicas, o novo bloco é responsável por uma diminuição significativa das emissões de CO2 (cerca de 30g/km em relação ao 1.9 dCi) e por uma redução dos consumos na ordem dos 20%.
O novo grupo motopropulsor possui uma potência idêntica à do seu antecessor (130 cv) e um binário de 320 Nm. Surge associado a uma caixa manual de seis velocidades.
In Auto Hoje
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A recente troca de acções entre a Aliança Renault-Nissan e a Daimler-Benz, já vai ter resultados em 2011.
O motor 1.6 dCi vai ser montado nos Mercedes Classe A e Classe B.
A Mercedes irá fornecer um novo 2.0 a gasolina em "troca".
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NOVO MOTOR 1.6 dCi 130CV EM DESTAQUE NA RTP N (http://www.youtube.com/watch?v=reYLfoHcxH0#)
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Tudo o que precisam de saber sobre este motor está aqui:
http://www.renault.pt/descubra-a-renault/novidades-promocoes/imprensa/2010/10-2010-motor-dci/ (http://www.renault.pt/descubra-a-renault/novidades-promocoes/imprensa/2010/10-2010-motor-dci/)
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Até que enfim saiu algo de bom nos dci, ao menos esse motor é algo extraordinario bem haja esse motor ;)
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Até que enfim saiu algo de bom nos dci, ao menos esse motor é algo extraordinario bem haja esse motor ;)
Até parece que os restantes dCi não prestam...
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este motor tem algo melhor que os anteriores é 16 valvulas tem star and stop e tem mais potencia ;) enquanto os vw andam já com motores 1.6 tdi de 105cv a renault consegui mostrar que sabe fazer algo melhor com baixa cilindrada e com baixo co2 ;) os dci´s 1.5 e 1.9 2.0 são bem pouco gastadores vamos la ver se este cumpre as medias baixas.
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este motor tem algo melhor que os anteriores é 16 valvulas tem star and stop e tem mais potencia ;) enquanto os vw andam já com motores 1.6 tdi de 105cv a renault consegui mostrar que sabe fazer algo melhor com baixa cilindrada e com baixo co2 ;) os dci´s 1.5 e 1.9 2.0 são bem pouco gastadores vamos la ver se este cumpre as medias baixas.
Estás enganado.
Os 1.6TDI vão dos 90cv aos 150cv :smiley:
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1.6tdi 150cv's???????
90 e 105cv's acho eu, 140cv's é o 2.0l já que vai até aos 170 por enquanto.
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O que tenho visto é o 1,6 dci com 130cv com um binário de 320Nm, e 2.0 dci tem 150cv, 175cv e 180cv este ultimo na versão Laguna GT e 160cv no megane.
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A questão pertinente é: Quando vamos ter esse motor no carro?
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Acho que a renault ja tem o 2.0dci que serve bem para substituir o obsolento 1.9.
O 1.6dci deveria ser para substituir o super obsolento 1.5dci. Mas enfim...hoje a indústria automóvel gere-se mais por políticas e pelos ambientalistas e não por paixão automovel como antigamente...
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Acho que a renault ja tem o 2.0dci que serve bem para substituir o obsolento 1.9.
O 1.6dci deveria ser para substituir o super obsolento 1.5dci. Mas enfim...hoje a indústria automóvel gere-se mais por políticas e pelos ambientalistas e não por paixão automovel como antigamente...
Tudo ao lado Xmarine.
O 1.6 dCi vai substituir o obsoleto 1.9 dCi e como tal o 2.0 dCi nas suas diversas variantes não tem nada a ver com o assunto.
O 1.5 dCi vai continuar por mais alguns anos. A Renault continua a evoluir as diversas versões deste bloco. O 1.5 quando for substituido vai ser por um bloco algures entre 1.2 e 1.4 de cilindrada.
É o downsizing na cilindrada por causa do CO2, o resto que se lixe, mas isso é outra história...
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Sim, rui, eu percebi que o 1.6 é para substituir o 1.9. O meu comentário foi no sentido de que isso é uma estupidez...o 1.9 deveria ser substituido, sim, pelo 2.0. E o 1.5 pelo 1.6.
COmo se diz no top gear: Mais, é sempre melhor.
Quanto a virem 1.2 e 1.4...é da maneira que eu não comprarei nenhum renault desses no futuro...
O downsizing é uma treta. Qualquer dia temos motores de aspirador nos carros :cry: :cry: :cry:
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vêm aí um motor mini tce :laugh:
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O problema desses motores de baixa cilindrada é o fraco binário a baixa rotação, e para darem a volta a isso não é fácil. E ainda há que juntar juntar a isso as cabeças com 4 válvulas por cilindro que têm um efeito semelhante.
O multiair da FIAT resolve parte do problema.
Sim Lipe, um 0.9 TCe com 90 a 100cv..
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alias, ainda continuando o assunto dos dci's, embora em ot.
não é suposto vir um 1.2dci ou algo assim, já vi qualquer coisa sobre isso, para ir contra o 1.2tdi
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não é suposto vir um 1.2dci ou algo assim, já vi qualquer coisa sobre isso, para ir contra o 1.2tdi
É o que digo. O meu aspirador ca de casa tem motor mais potente lool
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alias, ainda continuando o assunto dos dci's, embora em ot.
não é suposto vir um 1.2dci ou algo assim, já vi qualquer coisa sobre isso, para ir contra o 1.2tdi
Acho que a renault ja tem o 2.0dci que serve bem para substituir o obsolento 1.9.
O 1.6dci deveria ser para substituir o super obsolento 1.5dci. Mas enfim...hoje a indústria automóvel gere-se mais por políticas e pelos ambientalistas e não por paixão automovel como antigamente...
Tudo ao lado Xmarine.
O 1.6 dCi vai substituir o obsoleto 1.9 dCi e como tal o 2.0 dCi nas suas diversas variantes não tem nada a ver com o assunto.
O 1.5 dCi vai continuar por mais alguns anos. A Renault continua a evoluir as diversas versões deste bloco. O 1.5 quando for substituido vai ser por um bloco algures entre 1.2 e 1.4 de cilindrada.
É o downsizing na cilindrada por causa do CO2, o resto que se lixe, mas isso é outra história...
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http://www.renault.com/SiteCollectionDocuments/Communiqu%C3%A9%20de%20presse/en-EN/Pieces%20jointes/19788_09-04-22_CP_R9M_Cleon_en_465004A3.pdf (http://www.renault.com/SiteCollectionDocuments/Communiqu%C3%A9%20de%20presse/en-EN/Pieces%20jointes/19788_09-04-22_CP_R9M_Cleon_en_465004A3.pdf)
http://www.renault.fr/gamme-renault/vehicules-particuliers/scenic/grand-scenic/prix-et-specifications/index.jsp?modelKey=S3L&versions=VEC694_FRAN&userPriceType=&codes=&diff=false&show=1&toggles=&add= (http://www.renault.fr/gamme-renault/vehicules-particuliers/scenic/grand-scenic/prix-et-specifications/index.jsp?modelKey=S3L&versions=VEC694_FRAN&userPriceType=&codes=&diff=false&show=1&toggles=&add=)
Alguns links sobre o assunto!!! :wink:
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qualquer dia temos motores com 500cc e com 220cv ;) mais vale termos o que temos heheheh. Sempre ouvi dizer que baixa cilindrada e muito cavalo o motor nao ta preparado para fiabilidade.
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O problema desses motores de baixa cilindrada é o fraco binário a baixa rotação, e para darem a volta a isso não é fácil. E ainda há que juntar juntar a isso as cabeças com 4 válvulas por cilindro que têm um efeito semelhante.
O multiair da FIAT resolve parte do problema.
Sim Lipe, um 0.9 TCe com 90 a 100cv..
Se bem que, segundo consta, os multiair de 2 cilindros da Fiat gastam gasolina como motores grandes :shocked:
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Tarda nada estamos é no verão e nada de 1.6 DCI... em Espanha e França já lá estão nos configuradores. Em Portugal demora mais... 1.600 já deve ser um luxo :grin:
Abraço,
Bruno.
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Presentation - Renault Energy dCi 130 engine (http://www.youtube.com/watch?v=Uqu0huka_yo#ws)
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Excelente!
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No configurador da Scenic e Grand Scénic já lá está!
Custa mais 1200 Euros que a versão 1.5dci Luxe. :cry:
Não refere o sistema stop-start nem as luzes diurnas...
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Os sistemas stop-start a mim é que não me convencem.
Para além de provocarem mais desgaste ao motor, também são bons para darem cabo dos motores de arranque e das baterias.
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Os sistemas stop-start a mim é que não me convencem.
Para além de provocarem mais desgaste ao motor, também são bons para darem cabo dos motores de arranque e das baterias.
Mas são bons para diminuírem os consumos e a poluição! Que por sua vez diminui os impostos sobre os veículos, juntamente com o downsizing para as marcas faturarem mais. É tudo uma questão de €€€€s...
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Mas com esses sistemas Start/Stop o motor de arranque e a bateria são adaptados e reforçados, para que se mantenham as caracteristicas de fiabilidade dos tradicionais. E depois há, pelo menos nos que conheço, a possibilidade de desligar esse sistema e já não há start/stop.
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Só uma pequena precisão...
O sistema Start-Stop da Renault, é o botão de arranque.
O sistema Stop-Start é feito por outro dispositivo que desliga o motor nos períodos de paragem e o volta a ligar quando é accionada a embraiagem.
Abraço,
Bruno Pereira.
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Mas com esses sistemas Start/Stop o motor de arranque e a bateria são adaptados e reforçados, para que se mantenham as caracteristicas de fiabilidade dos tradicionais. E depois há, pelo menos nos que conheço, a possibilidade de desligar esse sistema e já não há start/stop.
Os motores de arranque são do tipo de excitação série, tem o induzido ligado em série com indutor. Isso faz com que tenham mesmo muita força mas pouca velocidade de rotação, são motores que de natureza tem um desgaste muito mais prematuro quando comparado com outros tipos de motores elétricos, mas para rodarem um motor de combustão interna para este arrancar são excelentes, por isso é que atualmente são só utilizados praticamente para esse fim, nem mesmo para fins industriais estes motores são utilizados devido á sua elevada manutenção e desgaste.
Isto para dizer o quê, por melhor que seja a construção do motor, garanto-te que se fizeres mais de 20 arranques por dia, o motor de arranque pouco tempo te vai durar.
Para atenuar o desgaste de bateria podem colocar uma de maior amperagem mas isso vai exigir um alternador com um débito muito superior que por sua vez provoca mais inércia ao motor térmico, logo mais consumo.
E ainda temos o motor térmico, que posso-te assegurar que quantas menos vezes ele ligar e desligar mais te dura, pergunta a qualquer mecânico.
Em relação a essas novas tecnologias tipo; egr´s, filtros de particulas e stop/start, estou muito com a perna atráz. Podem ser muito amigas do ambiente mas prejudicam muito a fiabilidade dos motores e olhem que as marcas sabem disso.
Não vou referir quais há muitas marcas que colocam juntas cegas nas egr´s de modo a estas não fazerem a recirculação.
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Mas EGR não é propriamente uma tecnologia nova. já tem pelo menos uma década...
E é um principio de operação muito simples. Solenoide...
È peça que se for limpa com regularidade, dura a vida do carro salvo algumas excepções.
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Sim, não é novo e é simples o funcionamento mas se funcionar mal pode provocar danos no motor.
E quantas pessoas é que sabem que tem de ser limpa com regularidade, por norma até as marcas só o fazem quando começam a dar problemas.
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MOTOR RENAULT ENERGY 1.6 dCi 130 (http://www.youtube.com/watch?v=nOsoSeItbTI#ws)
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MOTOR RENAULT ENERGY 1.6 dCi 130 CV NA "TVI24" (http://www.youtube.com/watch?v=3gXRW1WxXjw#)
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Parece ser de corrente a distribuição só ai é uma mais valia...
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Para substituir o antigo 1.9 dci a Renault lançou o novo motor 1.6 dci com 130 cv , claro que a comparação tem é de ser feita com o 1.5 que se tem portado muito bem.
Segundo a Renault este 1.6 foi feito com ensinamentos tirados da Fórmula 1 ( construção com arquitectura quadrada , refrigeração e outras técnicas )
Em termos de utilização este motor fica agradavel de conduzir que o 1.5 sendo mais robusto , mais estavel a baixas rotações e mais dinâmico quando se puxa por ele , tendo menos vibrações a sua utilização é mais confortavel.
Ficha: Cilindrada 4 / 1598
Potência 130 cv
Binário 320 Nm/1750 Rpm
Velocidade 195 Km/h
0 / 100 10.5
Consumo 4.4 Lt's
Preço a partir dos 28.750€
"Tirado do Jornal Das Oficinas - nº72"
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só falta saber quando temos este motos no clio ou na megene.
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E a distribuição, á se sabe se é corrente ou correia?
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E a distribuição, á se sabe se é corrente ou correia?
corrente :)
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Teste dos espanhois da Autopista:
(http://milfotos.org/images/59d0d6f106419ef0989babd1a303753a.PNG)
Coches nuevos y segunda mano en Autopista.es (http://"http://motor.terra.es/pruebas-coches/articulo/renault-megane-dci-84127-datos.htm")
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parece que até está muito bom :)
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era esse motor no meu clio iii :P
esperamos que façam pelo menos 500mil e sejam mais fiáveis que os ex-1.9dci