Forum RenaultPT
Àrea Tecnica => Geral Renault => Tópico iniciado por: JD em 18 de Fevereiro de 2013, 22:46 pm
-
Boas!
Já fiz pesquisa, mas os resultados da pesquisa em relação a siglas dos carros vão sempre para a grandes maquinas...ou seja, aparece siglas e a respectiva tradução mas não são as que quero saber...aparece as GT GTI etc...as que quero saber é as dos carros mais comuns e faceis de encontrar, como por exemplo as marcas renault, opel, pegeout, ford etc...o que querem dizer as siglas dci, tdi destas marcas?
O meu carro é o clio II 1.5 dci...isto quer dizer diesel c... i...? o tdi turbo diesel injecção? Que outras siglas existem?
Alguem que me tire esa duvida sff!
Cumprimentos!
-
http://wiki.answers.com/Q/What_does_dci_mean_in_cars (http://wiki.answers.com/Q/What_does_dci_mean_in_cars)
-
TDI - turbo diesel intercooler
DCI - direct common rail injection
CDTI - common rail diesel turbo injection (acho eu)
HDI - high-pressure direct injection
-
TDI é Turbo Diesel Injection
-
Nop, TDi é "Turbocharged Direct Injection"
-
Confirmo a versão do Erbium e acrescento outra sigla, para marcar a diferença nos Vag's: SDi - Suction Diesel Injection ;)
-
Ya, tá certo. Não sabia que a Rover tinha sido a primeira a usar a sigla TDI mas por não a ter registado...
-
E ainda temos mais uma siglas que por acaso podemos colocar aqui:
XRD (antigos Peugeot's) - ?
tds (antigos BMW) - ?
CDI (Mercedes) - ?
E por agora nao me lembro de mais nenhuma...:P
-
CTDI - Honda
CRDI - Kia/Hyundai
JTD - Fiat/Lancia/Alfa Romeo
-
Salvo erro e corrigem-me se estiver enganado..
CDI é Common rail Direct Injection
CRDI - Common Rail Direct Injection
CDTI - Common Rail Direct Turbo Injection
Os Peugeot acho que a parte XR era da versão de equipamento pois tambem existia o XR a gasolina.. O D era de Diesel
Nos BMW TD de turbo diesel e o S acho que era para ser tipo versão desportiva
-
Não me acredito que fosse para uma versão mais desportiva, pois havia o 525tds...que de desportivo nao tinha mesmo nada :P
-
E tens toda a razão... O s era para modelos com intercoller... Quando só existe td não possui intercoller
-
Boas.
E VCDI alguem sabe???
Vi isto num chevrolet :)
-
Encontrei na net que o TCDi é para motores de geometria fixa. "The spyshots tell us GM India is conducting test runs of the TCDi variant (fixed geometry turbocharger)"
Poderá ter a ver com a geometria variável?
Variable-geometry-turbocharger Common-rail Direct Injection?
-
E os antigos da ford: TDdi
A land rover agora usa: TD4, TDV6 e TDV8
-
E ainda temos as versões diesel dos modelos Volvo: D2, D3, D4 e D5...
-
exacto.
Mas já agora deixa-me completar essa informação:
D2 - 1.6 diesel 4 cilindros 115cv derivado dos PSA
D3 - 2.0 diesel 5cilindros 136cv
D4 - 2.0 diesel 5 cilindros 163cv
D5 - 2.4 diesel 5 cilindros 215cv
D6 - 2.4 diesel 5cilindros 280cv (215motor diesel + 65cv motor electrico)
-
TDdi - era os Turbo Diesel direct injection..
Os da Land Rover tinha a ver com os cilindros.. TD4 tinha 4 cilindros e o TD5 era de 5 cilindros, ambos em linha.. Acho que se mantem nos TDV6 e nos TDV8 que são V6 e V8
-
correcto também Blurr :)
-
Obrigado pelas informações malta!
O meu carro é um DCI - injecção directa mas tambem tem turbo, então se TDI é Turbo Direct injecção não vai tudo dar ao mesmo?
-
Mais ou menos.. Os TDi surgiram com uma tecnologia muito diferente dos dci antigamente.
Os TDi usavam uma bomba injectora que fazia de bomba e de injector ao mesmo tempo e era uma para cada cilindro. Os dci usam uma bomba central com injectores em cada cilindro, apesar de os TDI novos também usarem esta tecnologia.
O facto de ter turbo nada tem a ver com a tecnologia dci. De certa forma o teu carro é um Turbo direct injection, mas um TDI antigo não é common rail. Poderias ter um dci sem turbo pois a sigla não significa turbo.
Basicamente hoje em dia são todos iguais entre si...
-
Ok :smiley:
-
Não percebeste nada..... não é?
-
Sei que está em espanhol mas está bem perceptivel o tipo de funcionamente do teu motor Dci:
"Diesel Common rail Injection. Sistema de alimentacíon de combustible diesel . Se vasa en un conducto común ( common rail) , que alimenta los inyectores. Es el sistema utilizado por la mayoría de fabricantes , excepto el grupo Audi VW, que utiliza un sistema de bomba de aspiración por cada inyector."
-
Sim está certa mas até a VW já usa este sistema...