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Àrea Tecnica => Motor => Tópico iniciado por: JoaoVieira em 22 de Fevereiro de 2013, 20:12 pm
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Boas, encontri muita informação antes de iniciar este post, mas tudo o que vi, era para motores mais recentes e motores diesel.
O meu problema é o seguinte, estou farto de gastar fortunas no meu carro, ora muda uma peça aqui, outra ali, nunca consigo por o carro sem problemas de motor. Como tecnico de eletronica, é-me bastante facil, desapertar parafusos, e por-me à experiência. O meu carro tem um problema de engasgo, os filtros são novos, oleo, ar, combustivel, correias trocadas há 5mil km, Velas há uma semana...
Bom, continua a ter um trabalhar estranho.
Ligado, carrego no acelerador e, meio segundo as rotações baixam, e passado esse meio segundo sobem como normalmente. Esse tempo em que as rotações baixam já foi maior, mas trocando as velas, diminuiu.
Penso em trocar os cabos das velas e o distribuidor.
Um louco, mecanico, tirou-me o termostato porque avariou e aconselhou-me a nao colocar outro, como podem perceber, o meu carro sem termostato está sempre frio, consome bastante combustivel, e não aquece o interior.
Já pesquisei e acho que vou-me aventurar, nao parece nada dificil, abrir e colocar o termo com os respetivos vedantes e junta.
Pus-me a olhar, existem inumeras valvulas, gostaria de saber se o meu tem a MAF para lhe fazer uma visitinha e limpá-la. Já estive a olhar e não faço ideia onde esteja.
Tenho também uma desligada, nao sei quem a desligou mas não sei como vos mostrar, talvez ponha uma foto.
O problema é que aposto que poucos de voces tem carros com este motor mas a ajuda é sempre bem vinda.
De coração.
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a bobine de igniçao esta boa?
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MAF? Mas que energy é esse?
Diz o carro que tens e o tipo de motor (E6J ou E7J?), senão é dificil ajudar.
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se isso anda sem termostato e o "louco" tirou o , pode já ter levado uns aquecimentos valentes e ter uma passagem na junta
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o carro sem termostato nao anda sempre a frio?
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o carro sem termostato nao anda sempre frio, o único inconveniente é custar mais a aquecer quando arranque a frio, eu explico: o termostato abre e fecha consoante a temperatura do liquido refrigerante quando se liga o carro e ele está frio o termostato esta fechado, fazendo que não aja passagem de liquido refrigerante e o motor aquece mais rápido, ao chegar á temperatura ideal para o funcionamento do motor o termostato abre e deixa fazer a passagem de liquido para arrefecer o motor, sem termostato está sempre a fazer passagem de liquido e em vez de aquecer em 3 minutos quando está frio, vai demorar muito mais só isso, por outro lado nao há problema em o carro aquecer demasiado por avaria do termostato lol mas se a peça está lá de origem para alguma coisa de ser ;)
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Não é bem isso sam. Sem termostato o carro nunca vai aquecer praticamente nada, salvo se parado ou em pára arranca (até ao disparo do ventilador).
Não é saudável tirar o termostato por para além de o motor trabalhar a uma temperatura incorrecta e consumir mais, o gradiente de temperatura a que é exposto vai ser maior (quando o motor passa de frio depois de funcionar em estrada e passar para uma situação de pára-arranca por exemplo.
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enquanto ao teu problema aconselho-te a ver a tampa do oleo se tiver tipo leite creme é porque está a fazer passagem e por isso o tal louco nao meter termostato, mas se tiver tudo bem mete o termostato é muito facil de o trocar ou neste caso de meter lá um :)
ou meteres o termostato aproveita já que vais perder grande parte do anti-congelante para o renovares e para veres a válvula que gere o aquecimento do motor está mesmo ao lado do termostato tens lá duas vê as duas se tens duvidas qual é,se tiver furada é só comprar uma igual pode ser que o teu problema seja desta válvula comigo foi e os sintomas eram quase iguais
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Só uma pergunta esse carro é a carburador ou injeção monoponto? se for carburador tens ai a resposta, carburador sujo ou entupido :rolleyes:
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Tive um 1.1 rl de 92 a carburador e acontecia o carburador ficar entupido, mesmo trocando os filtros ar e gasolina, tambem ja era velho e o tanque estava todo ferrugento, e aconteceu me muitas vezes em autoestrada o carro ir se abaixo montes de vezes, do genero se tirasse o pé do acelerador ele morria, solução até não mandar limpar? andar sempre com a puxada de ar no máximo lool :laugh:
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MAF? Mas que energy é esse?
Diz o carro que tens e o tipo de motor (E6J ou E7J?), senão é dificil ajudar.
Amanha confirmo mas é penso que é o E7J. Eu sei que tenho por aqui o dialogys para ver melhor cada peça do motor, mas agora onde...
E também meço a bobina da igniçao.
Posso medi-la pela resistência com um multimetro e ver os 12v de entrada, tem algo mais para testá-la?
Exato, o carro nem chega a aquecer, só se fizer kilometros em auto-estrada, mas rapidamente baixa, e agora no inverno nem se fala.
Vou ver então tambem as válvulas à beira do termostato, ja reparei nelas, se tiver furada, se tiver é subsituir certo? E a outra ao lado é de quÊ? Que diferença tem elas?
Por acaso já ando a percorrer esse site há dias, tem preço acessiveis, pelo menos o que ouço falar, e nas peças que ja comprei para o carro...
Só uma pergunta esse carro é a carburador ou injeção monoponto? se for carburador tens ai a resposta, carburador sujo ou entupido :rolleyes:
Boa pergunta, como diferencio? :huh:
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O melhor mesmo é tirares umas fotos ao motor que a malta ajuda-te logo a identificar todos os componentes e localização dos mesmos. :wink: Tira umas fotos nem que seja com o telemóvel, que já dá para ver.
Depois para colocares fotos, vê aqui nestes tutoriais - http://www.renaultpt.com/index.php?topic=4701.0 (http://www.renaultpt.com/index.php?topic=4701.0)
http://www.renaultpt.com/index.php?topic=1399.0 (http://www.renaultpt.com/index.php?topic=1399.0)
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Sam esse 'leite condensado' na tampa do motor nem sempre é passagem, as vezes são condensações do motor porque tem estado muito frio...
O meu a ultima vez que trocou o oleo tinha um bocadinho disso na tampa ( foi no inverno naqueles tempo que fez muito frio e humidade ) limpei e nao voltou mais a aparecer, e o nivel do oleo e do liquido refrigerante mantem se sempre no mesmo nivel...
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Consegues ver tirando a caixa do filtro de ar, ou então mais fácil, ao ligares o carro precisas de acionar o acelerador? é que os carros a carburador se ligares a frio o carro vai a baixo tens que puxar o ar... se for de injeção basta ligar e ele mantem o motor ligado sem acionamento do pedal de acelerador
Exemplo de injeção monoponto, apenas 1 injetor...
(http://img88.imageshack.us/img88/3441/mdsc02608hh4.jpg)
carburador
(http://bimg1.mlstatic.com/carburador-novo-modelo-weber-190-fiat-uno-premio-alcool-naci_MLB-F-182324149_3225.jpg)
Consegue-se ver a diferença de injeção monoponto e carburador, na injeção monoponto ele vai ter uns "fios elétricos", desculpa lá a explicação estar assim um pouco manhosa mas é facil ver isso se o teu carro tiver "starter" que é a puxada de ar para aquecer, até mostrava uma imagem a ilustrar mas neste momento não estou a conseguir por as fotos no forum :rolleyes: espero que tenha esclarecido a dúvida, não é uma grande explicação mas prontos é a que se arranja agora :cry:
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Erro meu afinal as fotos deram :assobio:
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Aqui fica o link de um [DYI] da limpeza do sistema injecção monoponto
http://www.renaultpt.com/index.php?topic=675.0 (http://www.renaultpt.com/index.php?topic=675.0) :wink: