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Àrea Tecnica => Mecânica Geral => Tópico iniciado por: SC em 28 de Fevereiro de 2013, 02:01 am
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Boa Noite,
Tenho um problema na minha Scenic II 1.5 DCI 106CV com 97000km de 2005, pelo que gostaria que me dessem a V/ opinião.
A baixa velocidade quando circula em estradas de paralelos ou com pequenas irregularidades no piso ou pequenas rampas, ouve-se um “toctoc”.
Já se substituiu as “Violetes direcção” pois provocavam uma folga exagerada nas rodas.
O barulho manteve-se tendo sido detetada uma folga nos casquilhos do charriot (nos parafusos que apertam diretamente ao chassi), a solução passa por trocar essa peça pois não existe na origem casquilhos de substituição, e como sabem é uma peça bastante cara +/- 500eur.
A minha questão é saber se aqui alguém já teve este problema e que soluções encontraram para o resolver.
Não queria colocar a peça usada de algum carro acidentado pois não é certo que esteja boa, e sabem que para trocar o charriot é preciso desmanchar a estrutura da suspensão, direcção etc… Ou seja muitas horas de mão-de-obra, sem a garantia que fique o problema resolvido para uns anos.
Existirá alguma oficina que troque os casquilhos sem que tenha de desmontar todos os componentes que estão ligados ao charriot.
Obrigado por partilharem as V/ experiências
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Para retirar o charriot, implica sempre, desligar a caixa de direcção da coluna de direcção, retirar os 2 veios de transmissão dos cubos, soltar os amortecedores dos cubos, desligar os sensores do ABS, entre outras coisas. Por isso é que tem sempre um valor de mão de obra ligeiramente alto.
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Antes de partir para coisas mais complicadas, os topos tão bons?
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Antes demais para colocar "casquilhos" ou melhor sinoblocos o charriot têm obrigatóriamente que sair.
" Violetes" não conheço :laugh:
Ou mudaste bialetes de suspensão ou mudaste terminais de direcção ou ainda rótulas axiais de direcção.
Verifica bem o que mudaste para te podermos ajudar
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Boa Tarde! Obrigado pelas V/ respostas.
Em relação as questões que colocaram as "Violetes" são a articulação axial, barra de acoplamento.
A folga vem de baixo e sente-se a vibração da pancada junto aos pés, por exemplo se descer uma rampa a direito sem cuidado dá uma pancada enorme e não é a bater no chão.
A solução é mesmo a substituição do charriot segundo o mecânico, a minha questão é tentar fazer a reparação e não colocar a peça nova, para baixar o custo.
E gostaria de saber se alguém teve este problema e qual foi a melhor solução adotada, colocar peça nova? ou trocar os casquilhos/sino-blocos? caso exista oficina que o faça, pois na marca não é possível.
Obrigado
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Existem sinoblocos que podem bem ser colocados/substituídos.
Há outra opção que é comprares um charriot usado mas... tb têm os seus inconvenientes.
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Para completar mais o tópico e talvez ajude outro user, o problema também pode ser proveniente das torres dos amortecedores ou também conhecido como bloco filtrante. Pelo menos era no meu.
Dei com este tópico por causa das Vieletas (bieletas) , visto que o meu mecânico também usou erradamente esta expressão e o nome correcto é articulação axial…
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Alguma novidade relativamente a este problema? (Passado mais de meio ano) :)
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Desculpem desenterrar o tópico mas tenho o mesmo problema na Megane II Break 1.5 dci de 2007.
Não há sinoblocos e o charriot anda nos € 400 + IVA mais mão de obra.
Alguma solução?
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Não há casquilhos na concorrência? Nem em sites de peças?
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Boas.
Para já não encontrei nada.
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Desculpem desenterrar o tópico mas tenho o mesmo problema na Megane II Break 1.5 dci de 2007.
Não há sinoblocos e o charriot anda nos € 400 + IVA mais mão de obra.
Alguma solução?
Existem , já troquei os meus no Megane II (sedan 4P) DCI 1.5 2004 de 100cv.
Assisti em directo , ajudei , metes numa prensa, pois aquilo é tipo descravar/cravar novamente os novos .
Aproveita e muda os 2 apoios de borracha da barra estabilizadora, como ficas com o charriot "à mão ", e são baratíssimos., da Febi 28282, 11€ os dois.
Gastei uns 50€ na mão obra , e uns 45€ salvo erro nos sinoblocos.
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WD40, onde posso comprar os sinoblocos?
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Ainda te faço melhor :
Metalcaucho 5710, mais designado por MC5710
E MC4626 para barra estabilizadora .
Qualquer casa de peças que se preze tem isto a magotes.
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Ou seja, a primeira é o que preciso (sinoblocos) e a segunda o que recomendas mudar também?
Obrigado.
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Exacto , já que tens o charriot "na mão", pelo menos , verificar o estado , se mau aspecto , aproveitar e substituir apoia da barra estabilizadora.
Gastas nem 35€ nos 2 sinoblocos, e 11€ nos 2 da barra estabilizadora.
No máximo (com exagero ) 3h de mão obra já com "ida ao colo" do charriot na prensa hidráulica .
Para 400€+IVA charriot novo mais mao obra.....
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Excelente dica WD40.
Obrigado.
Abraço.