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Àrea Tecnica => A Marca Renault => Tópico iniciado por: carvalhovsky em 04 de Março de 2013, 13:22 pm
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A revista Motor Clássico tem este mês um artigo sobre o "R5 Turbo e outros Renault bombásticos".
Não me vai escapar!
(http://i1166.photobucket.com/albums/q612/carvalhovsky/outros/transferir_zpsb1c9e6d9.jpg) (http://s1166.photobucket.com/user/carvalhovsky/media/outros/transferir_zpsb1c9e6d9.jpg.html)
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Ja a tenho la em casa, a ver se logo a noite ja vou ler toda :dance:
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Acho que já tenho algo para comprar :P
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O preço (4,50€) é um pouco puxado quando comparado com outras revistas auto (de carros novos), mas acho compreensível, pois tem menos publicidade e poucas vendas. Mas é uma boa revista portuguesa, por isso acho que vale pena o investimento.
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A revista deste mês tem um comparativo entre o R5 GT Turbo e o Clio 16S.
(http://i1166.photobucket.com/albums/q612/carvalhovsky/outros/10885372_852247348150468_5621868692490601095_n_zps6039837c.jpg) (http://s1166.photobucket.com/user/carvalhovsky/media/outros/10885372_852247348150468_5621868692490601095_n_zps6039837c.jpg.html)
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O GT turbo continua a ser o mais reconhecido, icónico e por isso mais valorizado. Mas o 16V o mais eficiente, prático e linear, com uma mecânica moderna (ainda para os padrões actuais) e sendo atmosférico. Se bem, bem melhor mesmo será a versão 2.0, o Clio Williams, mas esse já é outro campeonato a nível de valor€s.
Um scan disso aqui era porreiro. :)
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Aquilo que dizes nas duas primeiras frases também vem mencionado no artigo.
Assim por alto, e para não estragar a leitura a quem vai comprar a revista, o jornalista gosta dos dois, dizendo que são "duas formas competentes e entusiasmantes" de ser GTI. O GT Turbo é mais exuberante e entusiasmante, enquanto o Clio 16S (V?) é mais discreto mas muito preciso.
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Clio 16S (V?)
Sendo a revista portuguesa podia optar por 16V (válvulas) e não 16S (Soupapes). Ou será que é mesmo este o nome comercial independentemente do país?
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Neps Silvestre, isso já foi falado algures pela versão equivalente do R19.
O nome 16S é apenas para o mercado francês, precisamente por esse facto de válvulas em francês é, ou é mais comumente chamado de "soupapes" ("valves" também consta no dicionário francês). Nos restantes países é a versão é designada por 16V.
Não sei porque razão a revista refere a designação francesa. Talvez por ser mais "original", por se tratar do país originário da Renault.