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Àrea Tecnica => Motor => Tópico iniciado por: youresocool em 12 de Março de 2013, 20:43 pm
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Boas.
Tenho um Megane II Fase I 1.5 DCI 80cv. Actualmente tem um problema "à Renault":
- As luzes de marcha atrás não funcionam, a escova traseira também não liga com as frontais ligadas;
- O motor pega engatado, ao carregar no START com o pé no travão.
A válvula de marcha atrás foi trocada à uma semana, foi instalada uma nova da marca FAE. O fusível da marcha atrás está OK.
Existe mais algum sensor que possa provocar esta situação?
É que sinceramente já estou a ficar farto do carro e dos seus problemas ridículos.
Cumps
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Já verificaste o fio da massa das luzes de trás e do limpa vidros?
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Não sei o nome certo mas isso cheira-me a sensor de marcha-atrás avariado ;)
Verifica se o novo que foi colocado tem a ficha ligada se tiver tentar limpar a ficha com spray de ficha de contacto senão é trocar de novo. Ás vezes comprar sensores na concorrência não é a melhor solução.
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Já verificaste o fio da massa das luzes de trás e do limpa vidros?
Vou verificar!
Não sei o nome certo mas isso cheira-me a sensor de marcha-atrás avariado ;)
Verifica se o novo que foi colocado tem a ficha ligada se tiver tentar limpar a ficha com spray de ficha de contacto senão é trocar de novo. Ás vezes comprar sensores na concorrência não é a melhor solução.
Porquê, a Renault fabrica sensores? Epá desculpa lá mas isso não faz sentido. Salvo erro, o que lá estava de origem era da mesma marca.
Pode efectivamente estar avariado, no entanto antes o carro não pegava engatado, nem é suposto acontecer.
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quando te tentam ajudar, tenta ser mais calmo nas respostas, corres o risco de não seres ajudado.
quanto ao topico, se pega engatado, o problema pode estar no sensor de embraiagem e/ou no do pedal de travão.
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Eu agradeço e dou atenção a todas as respostas. Mas todos os fóruns tem respostas comuns com o qual não concordo. Aqui por exemplo, é frequente: "liga à clip"; "vai à oficina da marca (os outros mecânicos não sabem)"; e "compra material de origem (apesar da marca não fabricar a maioria dos componentes). Não estou a dizer que é o caso da resposta do Carlos porque tentou ajudar, mas por vezes lêm-se respostas sem ajuda.
Vou confirmar a questão dos sensores. Tenho ideia que já carreguei no START sem o pé em nenhum pedal e o motor não pegou, mas vou confirmar.
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O sensor de embraiagem e o sensor de travão estão ok.
Liguei o Cruise Control e ao carregar um pouco nos pedais desactiva logo.
Tendo em conta que com o carro engatado o motor não deveria pegar, certamente existe um sensor que detecta a posição do selector da caixa de velocidades. Onde se localiza?
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problema pode estar no sensor de embraiagem e/ou no do pedal de travão.
é nestes sensores que dá a informação para pegar ou não quando carregas no botão start
Ia dizer para ligares á clip mas sendo assim nada digo, já vi que és daqueles que esperas pela resposta que desejas. E no entanto não é bem assim do "vai á renault" se morasses na Amadora ia-te recomendar o Caçoilauto!! Mas pronto
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Correcto, mas os sensores dos pedais de embraiagem e travão estão funcionais, pois ambos desactivam o Cruise Control.
A minha dúvida é a seguinte: com o carro engatado em 3ª por exemplo, ao carregar no pedal do travão e no START o motor não pegava, e agora pega. Ou seja, existe algum sensor que detecta a posição do selector da caixa, e não apenas o sensor de marcha atrás.
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Desculpa que eu te diga.. mas liga à Clip e não inventes mais, porque isso é claramente um problema que quase garantidamente uma simples Clip detecta o erro e escusas inventar mais...
.... ahhh espera! :laugh: :laugh:
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se é frequente esse tipo de resposta, é porque na maioria das vezes é a melhor opção .
alem disso, o sensor de embraiagem tem 2 posições por exemplo, bem como o do travão. E alem disso existem mais coisas que tambem podem afetar, as vezes o "calhometro" sai mais caro que a clip .
Mas este mes já saiaram 2 euromilhoes em portugal, sentes te com sorte ? se te sentires, continua as tentativas. Se não te sentires com sorte, tenta ligar a clip que pode ser que resolva os problemas a renault .
E alem do mais, é normal que um carro com 200 e muitos mil, tenha problemas até bem maiores que esse
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Obrigado pela ajuda.
O sensor do pedal do travão tem função dupla e apenas uma está a funcionar, no entanto já detectei isso antes deste problema. O sensor do pedal da embraiagem vou averiguar.
Apesar disto, reiteiro a minha questão sobre o sensor de posição do selector da caixa.
Não ligo à Clip pois acho o preço pedido por um diagnóstico que pode demorar 5 minutos ridículo, só em última instância. Eu próprio posso verificar 10 sensores e gasto zero.
O carro tem 200 e muitos é verdade, e agradeço-te a ajuda, mas não era este tipo de problemas que esperava quanto escolhi ficar com ele. Uma coisa são componentes de desgaste, outra são "pecinhas" que avariam sem razão aparente.
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Então se podes verificar 10 sensores a custo zero, que andas aqui a fazer? Verifica e corrige. Se calhar, o que pagas de diagnóstico não é só ver os erros mas também o conhecimento que está por trás para saber detectar anomalias. Se calhar os 30/40€ já compensam agora lool
Eu continuo a preferir que avariem "pecinhas" e continue com carro para andar do que ter de chamar o reboque e deixá-lo na oficina uma semana.
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Desculpa mas se te recusas ir á renault e ligar à Clip não me venhas com esta frase
É que sinceramente já estou a ficar farto do carro e dos seus problemas ridículos.
Eu continuo na minha ás vezes os problemas aparecem e depois pode dai surgir outros muitas vezes é por culpa dos clientes/donos do carro e depois falam mal das marcas.
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Tenham lá calma!
Os carros são como as amantes, se elas se queixam e não lhes damos a devida atenção, elas depois f :censored: -nos, com o carro é a mesma coisa, agora está a dar um problema ridículo, mas pode ser de simples resolução, uma limpeza, uma afinação, ou até mesmo com a troca de um componente, mas deixamos andar depois se calhar sai mais caro, se andarmos às apalpadelas.
Imagina o seguinte, por uma razão qualquer deixas o carro estacionado atrás de outro, e tens o cartão no leitor e tal, e depois vai uma criança, ou até mesmo um adulto a fazer um movimento qualquer, carrega no botão do start, e o teu carro bate no da frente :shocked:
Ah.... depois sais mais caro do que ir fazer um diagnóstico com a CLIP..... Pois é... Mas gasta-se muitos €€ com os carros, mas também há amantes que nos saem mais caras :assobio:
Já verificaste se os sensores dos pedais estão todos ok? e a darem os valores correctos, se o sensor da marcha atrás da caixa de velocidades está ok, se as lâmpadas da marcha atrás não estão fundidas e a massa dos farois está ok?
Pode ser uma pintelhice qualquer, mas uma coisa te digo, um simples condensador de supressão de ruídos/interferências que os carros a gasolina tem que está ligado à bobine, para evitar que o radio faça barulhos de estática, se estiver estragado, não é de admirar que depois a outra electrónica, comece a dar erros. Uma pequena coisa pode causar um grande problema.
Por isso, não é assim tão caro ir fazer um diagnóstico e ficar com o problema resolvido de vez.
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Então se podes verificar 10 sensores a custo zero, que andas aqui a fazer? Verifica e corrige. Se calhar, o que pagas de diagnóstico não é só ver os erros mas também o conhecimento que está por trás para saber detectar anomalias. Se calhar os 30/40€ já compensam agora lool
Eu continuo a preferir que avariem "pecinhas" e continue com carro para andar do que ter de chamar o reboque e deixá-lo na oficina uma semana.
O que ando aqui a fazer? Por saber o mínimo de mecânica não posso pedir ajuda num fórum?
O conhecimento que sabe detectar anomalias, é o mesmo conhecimento que por vezes obriga à troca de componentes desnecessários? Não são poucos os casos de visitas aos concessionários da marca que acabam em facturas de 4 digitos, e o problema mantém-se. E mais 40€ por um serviço que pode demorar 5/10 minutos não faz sentido.
Avariar uma pecinha de vez em quando é normal, não todas as semanas.
Desculpa mas se te recusas ir á renault e ligar à Clip não me venhas com esta frase
Eu continuo na minha ás vezes os problemas aparecem e depois pode dai surgir outros muitas vezes é por culpa dos clientes/donos do carro e depois falam mal das marcas.
Eu percebo o que pretendes dizer e concorco. Mas, como já referi, não compreendo o custo de diagnóstico. Só por isso não vou logo a correr à marca para ligar "à máquina", e tento primeiro resolver eu o problema.
rodinhas, obrigado pela ajuda. Já referi algumas coisas anteriormente, mas respondo-te.
- O sensor do travão tem função dupla, apenas uma está a funcionar, já está assim antes deste problema;
- O sensor da embraiagem pelo menos funciona, pois desactiva o Cruise Control e deixa o motor pegar - falta verificar a questão da segunda função, como referiram aqui;
- A válvula de marcha atrás foi trocada à pouco tempo, é nova da marca FAE. No entanto, quando avariou apenas provocava a ausência das luzes e da escova traseira automática, ou seja, com a válvula estragada o carro não pegava engatado;
- As lâmpadas estão ok, a questão das ligações vou verificar. Dúvido, pois tudo isto aconteceu em simultâneo.
Eu já perguntei isto aqui, mas acaba sempre por ficar esquecido. O carro em estado normal pega desengatado, e não engatado. Falta saber se existe algum sensor específico, ou se por acaso é a chamada válvula de marcha atrás que passa essa informação (pois tem 3 fios).
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Que eu saiba, conhecimento vale dinheiro nem que seja apertar um parafuso por 50€. A questão é que a pessoa sabe que o problema é daquele parafuso e tu não.
Como um amigo meu diz:
Deixa-te estar. Tu é que estás bem!
Aqui ajudam-te com o que podem que já acho ser bastante. Se não chegas a nenhuma conclusão com a ajuda prestada nem queres ir à marca, manda isso pela ribanceira abaixo.
Vou ficar por aqui que já me chega de off topic. Boa sorte na resolução.
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O diagnostico é caro, mas entao agora deixo-te a pergunta se tivesses tu a maquina e a pagar 1000€ por mes quanto levarias tu por um diagnostico? (Nao quero que respondas mas pensa porque é à volta destes valores que pagam)
Quanto ao sensor que tanto procuras não sei se exite mas alguem mais experiente pode-te esclarecer, mas é em função dos sensores que o artur fala em cima é que têm ligação directa com o trabalhar do carro.
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Que eu saiba, conhecimento vale dinheiro nem que seja apertar um parafuso por 50€. A questão é que a pessoa sabe que o problema é daquele parafuso e tu não.
Como um amigo meu diz:
Deixa-te estar. Tu é que estás bem!
Aqui ajudam-te com o que podem que já acho ser bastante. Se não chegas a nenhuma conclusão com a ajuda prestada nem queres ir à marca, manda isso pela ribanceira abaixo.
Vou ficar por aqui que já me chega de off topic. Boa sorte na resolução.
Conhecimento vale dinheiro, tempo também! Logo não percam tempo a ajudar aqui no fórum...
Eu já expliquei o meu pedido de ajuda, se continuam a bater na mesma tecla, força. São clientes assim que as oficinas precisam.