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Àrea Tecnica => Motor => Tópico iniciado por: andretdi em 13 de Março de 2013, 23:27 pm
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boas, pedia ajuda a voces, hoje ia no meu carro e apanhei 2 sustos, apareceu no CB sub aquecimento do motor, acendou a luz de stop a temperatura do motor cai para zero, e quando o ponteiro regressa a temperatura normal o erro desaparece (30 seg pouco mais)
e o ponteiro tanto esta no meio como vai descendo um traço,
fiz alguns testes e a agua esta a circular, quando acendeu a luz a 1ª vez fui ver se a agua estava com pressão e mornae no nivel correcto,
o mecanico da Renault diz que a clip não ia detecta nada... tinha de deixar o carro la 2 dias para se ver, as causas....
não sei porque a situação nem a origem, nunca me tinha aparecido tal coisa! ! !
desde ja obrigado a quem ajudar
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A mim parece-me o sensor de temperatura do líquido de refrigeração.
Mas um mecânico deveria dizer-te logo isso, sem deixar lá o carro 2 dias.
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eles "mecanicos" renault dizem que problemas de aquecimento de motor não é facil, que a clip nao faz nada nessas avarias... o erro ja acendeu e apagou 2x se registou ou nao... tenho de procurar ajuda noutro agente renaut...
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Sub aquecimento? O motor não aqueceu o suficiente, será isso? Ou será sobreaquecimento, aqueceu demais? lol
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O mais provável é serem os sensores da temperatura a darem valores errados, se calhar uma limpeza neles e nas fichas não fazia mal nenhum :assobio:
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Sub aquecimento? O motor não aqueceu o suficiente, será isso? Ou será sobreaquecimento, aqueceu demais? lol
sim sobre aquecimento do motor, mas o ponteiro no quadrante cai para o zero graus passado nem 1 minuto volta ao meio e desaparece o erro, e depois vai descendo um traço para tras... deve ficar nos 30 graus mais ou menos...
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O mais provável é serem os sensores da temperatura a darem valores errados, se calhar uma limpeza neles e nas fichas não fazia mal nenhum :assobio:
não sei onde eles ficam, estou a ver que a coisas que a Renault não quer fazer quer ir bem fundo no bolso do cliente...
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Até tens um DIY!!! Usa a pesquisa ;)
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JMT, Experimenta não andar a inventar e a estragar quadrantes. Pode ser que essas avarias deixem de aparecer... digo eu...não sei :)
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pessoal é estranho, A partir do momento em que o motor chega a temperatura ideal (90ºC) e o ponteiro volta para trás (independentemente da situação) e as vezes da o dito erro sobre aquecimento do motor não entendo o ventilador nao liga nem que esteja 1h ao relantim :azn: :azn:
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Não terás o sensor da temperatura marado?? E quando chega a essa temperatura ele deixa de dar sinal?? Acho que com esses sintomas o ideal era ir medir os valores do sensor para ver o que é que ele está dar.
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não sei, mas se for a subir ele mantem, em plano ou a descer vai descendo um traço para trás no relantim igual...
já me falaram que podia ser o termostato mas o termostato teria tendencias sempre para subir a temperatura penso eu, ja fui a Renault e querem que deixe la o carro, podiam ligar a clip, mas dizem que a clip não faz nada... o ventilador so trabalha se ligar o AC de resto mais nada...
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Já verificaste os fusíveis do compartimento do motor? Não os que tens de usar chave para abrir a tampa mas sim aqueles que ficam mesmo encostados à bateria entre a mesma e o para-choques. Tem aí um de 30A senão estou em erro e que é do moto-ventilador.
O termostato se avariar aberto, o motor não atinge a temperatura ideal e se avariar fechado, aquece.
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essa descrição que falas era o que o VW do meu pai tinha e era o termostato marado.... agora nao sei se no clio poderá ser a mesma coisa....
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pois o termostato ira ser mudado, mas o que nao se compreende é avaria de subre aquecimendo do motor com o o ponteiro a cair para a posição de frio. se encosta-se no vermelho... que coisa mais estranha... ngm consegue saber nada
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O megane da minha ex. andava com um sensor de temperatura a dar valores na casa dos -40ºC, apesar de o sensor ter sido trocado, o valor mantinha-se, mas foi visto numa maquina de diagnóstico universal. Não sei se chegou a confirmar-se esse valor na CLIP.
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Eu entro noutra hipótese... Alem do sensor marado pode ser cablagem avariada.. Pelo menos nos meu carros ao desligar a ficha do sensor de temperatura, o ponteiro cai para 0 e o ventilador entra logo em funcionamento. Além disso aqueles sensores têm costuma a avariar ao fim de alguns anos. Muda primeiro isso que é barato... Alías costumo mudar os meus de 5 em 5 anos...
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e esse sensor poderia original a menssagem no CB
desde ja obrigado
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claro é esse que mede a temperatura do motor... A diferênça entre o meu e o teu é que o teu avisa o erro o meu é menos "maricas"...
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levei hoje o carro a renault, e foi visto, diagnostico, do erro da clip, "ausencia de sensor de temperatura"
o orçamento é de 100€ para substituir o dito sensor, perguntei porque tão caro e eles dizem, que o sensor so é vendido com o termostato, que custa 77€ + anticongelante + mao de obra = 100€
será que o sensor não é mesmo vendido a parte?
ajudem se poderem :smiley:
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Nesse modelo não te sei responder..
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procedi a troca do termostato e do sensor de temperatura para ver se resolvia, é que o meu carro atinge a temperatura normal mas se eu apanhar uma pequena descida e colocar uma 5ª e não acelarar com o carro embalado engrenado o ponteiro da temperatura desce ao primeiro traço muito lentamente, passado uns 5km sem acelarar so o carro a trabalhar engrenado depois se acelarar vai subindo normalmente... estive na Renault descrevi isso e trocaram-me o termostato e o sensor de temperatura a dias verifiquei que esta a fazer o mesmo o carro nas mesmas circunstancias será isto normal???
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A temperatura desce até ao risco de "frio"?? Isso é sintomas de termostato aberto, mas mesmo indo em esforço e em andamento a temperatura mantém-se abaixo do normal. A não ser que o termostato não consiga ficar completamente fechado. Tirando isto, não vejo outra razão para isso acontecer (excluindo problemas no sensor de temperatura).
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sim a temperatura vem ao risco de "frio"
se eu for a subir ou andar normal nas rectas ele sobe para o "meio" depois se apanhar descidas onde ele não va injetar gasoleo ele lentamente vai descendo ate ao "frio" em 5/6km sem acelarar ele desce ate ao frio...
ja me aconteceu uma vez, fui a Renault a 2 semanas e limparam-me 100 e tal € meteram termostato e sensor de temperatura mais o anti congelante... pelo menos eu paguei isso, e ele esta igual... nao sei se e normal nos clios, mas noutros carros não acontece...
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Isso de normal não tem nada. Mas o pessoal paga para a marca resolver o problema, fica na mesma e não vão lá reclamar?
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estive la hoje, meteram a clip e nao tem erros, so disseram " deia calor nisso, se passa-se o meio para cima era preocupante mas como como desce não tem problemas"
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Não tem problemas o caraças! Ou nunca ouviram que não se puxa pelo motor a frio? Ou é normal o carro funcionar assim? Bem tinham de me aturar!
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pois foi o que disse, mas como não sou de fazer barulho comi e calei, aqui no forum posso passar a imagem de uma pessoa "agressiva" mas não o sou, eles não me dão o dinheiro do termostato nem do sensor. . .
quanto ao quadrante ele de outro clio data de fabrico maio de 2009 ja tem mascara de fundo branco, tem o tremer de iluminação como os outros que tive ate agora, se é defeito do quadrante não sei, que é uma situação chata isso não duvido. . .
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boas é normal o carro atingir a temperatura ideal e ao se estiver ao relantim vai descendo? ate o ar começa a vir frio mesmo com o carro a trabalhar.
clio III 1.5dci 105cv
fotos de um teste
carro na temperatura ideal após 15km
(http://imagizer.imageshack.us/v2/640x480q90/14/lst6.jpg) (https://imageshack.com/i/0elst6j)
Após 15-20min ao relantim
(http://imagizer.imageshack.us/v2/640x480q90/801/u6l2.jpg) (https://imageshack.com/i/m9u6l2j)
* saliantar, que em abril de 2013 foi a renault deixei lá um dinheirão, e ao que parece ficou igual
levou
sensor de temperatura
Termóstato que é chamado de caixa de agua
liquido de refrigiração
e quando ele baixa a temperatura o ar quente deixa de hexistir no habitaculo...
pode ser normal, como nao pode,
Na Renault disseram-me deixe andar que isso nao tem mal nenhum para o motor. mas como a malta aqui tem dci deve saber se é normal esta situação
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a mim não me pareçe mesmo nada normal....
mas isso dá-me a entender que o sistema de arrefecimento do carro não desliga....
e não concordo que isso não faça mal nenhum... por algum motivo se chama temperatura normal de funcionamento!!!! o teu motor foi projectado para trabalhar a uma temperatura normal de funcionamento estando apenas ao relantim ou em andamento...
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Mais que óbvio que isso não é normal. O facto de sair ar frio, significa que o motor está mesmo frio.
A ventoinha está a funcionar nessas alturas?
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ela nem chega a disparar, basta apanhar uma descida ou ficar ao relantim algum tempo a temperatura baixa logo
mas na renault mudaram o termostato e o sensor da temperatura, segundo eles é normal, mas a mim nao me parece que o seja, e eles devem dizer isso porque ainda nao vai a um ano que coloquei la o termostato e o sensor de temp. e nao devem querer dar garantia, e secalhar vou la quando acabar a garantia dizem logo que não é normal para mamarem mais dinheiro
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Isso ta-me a cheirar a termostato ou sensor de temperatura.......
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Se tens garantia do serviço, porque não vais lá apertar com eles em vez de estares à espera que adivinhemos o que o teu carro tem?
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Porque não continuares no tópico que já abriste, pelos vistos é continuação do mesmo problema.
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Nao é bem o mesmo problema. Primeiro o ponteiro descia e aparecia no quadrante "sobre aquecimento do motor" desde a intervencao que nunca mais me deu esse erro.
Zigza. So se for a outra renault ou a garantia so cobre onde me fizeram a intervencao?
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Tirando o erro é a mesma coisa a temperatura vai descendo e para quem te dá opiniões dava jeito seguir o problema
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Tens razao. Se poderes mover agradecia
:smiley:
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Isso que aí está é o termostacto que não está a cumprir a sua função .
Muito provavelmente foi adulterado para não deixar alcancar uma temperatura mais elevada que a normal.
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Uma peca que custa ca fora 35 € da gates e na renault levaram quase 80 sem mao de obra, agora dizem que é normal que a peca é nova, e fazia quando montaram. Como nao me deu mais o erro 2o eles é normal. Terei de passar noutra Jap
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Passa é noutro concessionário, troca o carro porque esse é só problemas :laugh:
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Basta trocar de proprietário :laugh:
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O proprietario tem culpa do sucedido. Estou a ver que breve dizme tudo '' és muito picuinhas isso é normal . . .''
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Eu só sei que o teu carro já teve N acidentes e avarias por andares a mexer indevidamente.
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Vou mandar agora uma boca que há muito tempo não é escrita por aqui.
PRENSA com isso. :laugh: :laugh: :laugh: :laugh: :laugh:
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O meu carro é ou foi falado com bastantes mentiras, desde que recusei vende-lo a um individu-o de lisboa
No espaco de dois anos foi vitima duas vezes de vandalismo..
Passado nem um mes uma carrinha de caixa aberta mete-me a porta direita dentro
Depois numa madrugada de intenso nevoveiro e a chover bem estava uma derrocada de terra que ocupava cerca de 1,2 metros da minha faixa de rodagem, nao estando a mesma com qualquer tipo de sinalizacao, fazendo com que o carro ficasse inclinado. . . Ja anda a quase 2 anos em . Tribunal com a camara. e até ao momento tudo igual.
Falaram que fiquei sem travoes e que fui parar a um campo é mentira
Que abriram os air bags mentira.
Ja esteve na maquina que se usa para esticar o chassi e estava no ponto, nunca foi mexido em longarinas a
.
Ate h oje levou 2 parachoques frontais 1 traseiro uma porta esq. e outra drt. Pepuenas mocegas no painel traseiro direito, 1 ic radiador de agua e ac, suporte dos radiadores e um par de espelhos como podem ver esta numa miseria pronto para ir para a prensa lol
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E agora pergunto eu, que é que dá azo a esse tipo de especulções?
Não venho aqui discutir se o que dizes é verdadeiro ou falso, mas pensa lá um pouco. Cada tópico que postas ou mesmo num post isolado num qualquer tópico, nunca contas a história toda. Ou então umas vezes contas de uma maneira e depois mais tarde já há mais ou menos detalhes.
O que é que esperas, que a malta acredite piamente em tudo o que escreves? Claro que toda a gente fica logo de pé atrás e tens um historial complexo em fóruns como sabes, o que não te ajuda nada.
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Rui muitas vezes vai da maneira como . se interpreta sei que muitas vezes nao uso as palavras correctas depois na tentativa de explicar mais detalhadamente, baralho as pessoaS,
Mas eu sei do meu carro e o que se passou com ele nas minhas maos. O que dizem passame ao lado,
Era o mesmo que dizerem o banco veio pelo carro ao rui ao joao etc '' apenas exemplo nada de conflitos'' e essas pessoas com o carro em casa e pago, 1o nao iam ficar contentes por andar mentira no ar, 2o cag#v. Para quem inventou.
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Explicações detalhadas para quê?
Explicações simples e directas ao assunto, isso sim!
Quanto ao teu ultimo parágrafo, pá sinceramente, não percebi nada. :laugh:
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Era o mesmo que dizerem o banco veio pelo carro ao rui ao joao etc '' apenas exemplo nada de conflitos'' e essas pessoas com o carro em casa e pago, 1o nao iam ficar contentes por andar mentira no ar, 2o cag#v. Para quem inventou.
?????
Olha cag#v. tb para ti pá e Boa páscoa :laugh::laugh::laugh:
( Gente estranha) :laugh:
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Lol, Rui imaginavamos que tinhas comprado uma maquina a pronto pagamento, e mais tarde diziam na net, o rui vai ficar sem carro por nao ter pago as mensalidades do credito, e o carro ter sido pago a pronto qual seria a tua reacao?
Voltando ao topico em si o que faz abrir e fechar o termostato?
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Podem dizer o que quiserem de mim, que se fo**.
Não tenho que dar justificações a ninguém, principalmente num fórum publico ou numa rede social.
Além disso acho dificil ser apanhado numa treta dessas. Não revelo a ninguém a matricula da minha sucata, ninguém sabe se paguei a pronto, ou se fiz um leasing, ou renting ou crédito.
Como dizia o outro "os cães passam e a caravana ladra". :laugh:
O que faz abrir e fechar o termostáto?
A temperatura da água.
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Rui, Espero que nao tenhas levado a mal o exemplo. . .
Por norma o termostato abre prai nos 83° mas deveria voltar a fechar a uma determinada temperatura, nao é como o meu que ao relantim anda para ficar no primeiro traco,
Mais alguns dados que podem ser importantes
Temperatura do ar ambiente - cerca 3°
Ar ligado para os 26° faz rodar o ventilador.
Apos os 15 20 minutos de relantim o ar ja vem frio
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O ar vem frio porque o motor não está quente. Só com o motor quente, a ventilação manda ar quente sem mencionar AC.
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Eu quando ligo ele automaticamente liga o AC eu nem me dou ao trabalho de desligar o ac. . Mas nao deve ser por ai.
Pelo que vi na net o termostato abre aos 83 mas nao encontro a temperatura que volta a fechar,
Sabendo esses detalhes os da renault ja nao me mandaram tanta areia para os olhos
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Vê os fusíveis que estão entre o para-choques e a bateria. É uma caixa rectangular.
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Agora fiquei :huh:
O que é que os fusíveis tem a ver para o caso???
Andretdi o termostato é de accionamento mecânico, e há vários tipos de termostato , o mais comum nos carros basicamente é um cilindro com uma cera que fica liquida aos 82ºC ( é o mais comum, pode variar a temperatura consoante o tipo de cera) e ao ficar liquida, aumenta de volume e faz com que abra o termostato. Abaixo desta temperatura a cera solidifica e contrai, fechando o termostato, para manter o motor à temperatura ideal.
É , mais que óbvio que o teu não esta a fazer isso, por isso troca de termostato.
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A jap por norma deveria me dar um nao tem um ano que me meteram um, pelo menos paguei
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Agora fiquei :huh:
O que é que os fusíveis tem a ver para o caso???
O meu andou uns tempos com as temperaturas todas trocadas devido a um fusível queimado nessa caixa. Imagina que o quadrante está marado (não era o primeiro nas mãos do Jaime :laugh:).
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O unico defeito que vejo nos quadrantes Renault clio high series é a iluminacao tremer mas isso nao tem nada a ver com o ar vir frio quando o ponteiro da temp. Desce
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É pá! Faz o que já te disseram, troca de termostato. Vai lá a onde puseste e reclama, para alguma razão existe o livro de reclamações. Mas toma em atenção o que é que a garantia de peças e serviços cobre ;)
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Pela logica deveria ter dois anos de garantia, na publicidade da jap fala em garantia de 12 meses de mao de obra
A mim faz em marco os 12 meses que meti la o termostato e sensor, tenho de ir la de novo ou noutra jap, nao pode ser so pagar