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Àrea Tecnica => Motor => Tópico iniciado por: pedroafonso em 22 de Março de 2013, 12:32 pm
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Bons dias pessoal.
Não encontrei nenhum tópico aqui que enuncia-se os sintomas exatos que o meu clio está fazer.
O carro que estou a falar é um Clio 1.2 - 75cv Privilége de 2001.
Há cerca de 3 meses mudei dois bicos injectores (o carro andava a falhar muito e ligou-se à máquina e era esse o problema, o bico 1 e 3)
O problema ficou resolvido e o carro ficou a funcionar sem problemas absolutamente nenhuns.
Entretanto o carro começou a perder potencia (em subidas e maiores esforços em via-rápida) e tremia em ponto morto e lá fui a oficina e percebeu-se que era a embraiagem que já estava a patinar.
Substitui-se a embraiagem (kit completo), aproveitou-se a ida ao mecânico e mudou-se afole do lado direito (que estava rota) e pastilhas de travão.
O carro saiu da oficina impecável até...
No outro dia a seguir denotar que o tremer em ralenti persistia...
Então o problema que ficou foi este:
Quando estou parado em ralenti e a frio (por exemplo no transito logo de manhã) o carro treme muito, não apenas a manete das mudanças (como já vi em outros tópicos) mas literalmente o carro todo.
Quando o carro atinge alguma temperatura passa a tremer menos mas continua sempre a tremer em ralenti.
Quando isto acontece (quer a frio, quer com temperatura) o ponteiro da rotação mantém-se sempre na mesma rotação sem oscilações, não sobe nem desce, fica nas 800/900 rpm's mais ou menos.
Se dou um pouco de acelerador e mantenho-o (quando estou parado) ele deixa de vibrar, porém não sinto absolutamente nenhuma falha de potência, nem soluços nem nada do género, o motor responde na perfeição.
Em andamento não noto qualquer vibração, nem falhas de potencia, nem soluços nem engasgos.... Funciona perfeitamente.
Fui ao mecânico (que até hoje e nos últimos 3 anos não tenho absolutamente nenhumas de queixas) e expliquei-lhe o problema.
Ele ligou o carro à maquina e não encontrou erros nenhuns, para não começar em grandes aventuras mudou-se as velas (por serem relativamente baratas) e porque o problema podia ser dai, só que não é, o problema persiste...
Ele recomendou-me a continuar a andar com o carro assim e esperar que ele apresente algum erro pois acha que não compensa estar a começar a desmontar o carro todo duma ponta a outra pois poderá ser muito dinheiro gasto em vão e o problema não está a causar entraves à condução...
Será que algum dos utilizadores dos clios já passou por este problema? Ou alguém sabe o que se possa estar a passar?
Neste momento não estou muito à vontade para grandes aventuras financeiras, foi o mês do seguro, selo e levou já as peças acima referidas, mas este problema é no mínimo muito enervante...
Ps: o carro tem todas as revisões em dia, óleos mudados, etc...
Obrigado desde já pela ajuda! Abraços
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Nesse carro não conheço substituição de bicos de injectores ( inj. a gasolina mudar bicos???? hummmm)
Quanto ao problema que referes ou bobine, ou apoio de motor ou então corpo da borboleta
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Posso estar a dizer uma grande asneira, mas volante bimassa talvez?
Não sei se este carro têm bimassa, mas a minha Megane tinha exactamente os mesmos sintomas, vibrava bastante mas so ao ralentim.
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A mim parece-me mais estar a trabalhar a 3 cilindros, conforme o caçoilauto disse, é o mais provável.
Este carro não usa bi-massa :wink:
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Posso estar a dizer uma grande asneira, mas volante bimassa talvez?
Não sei se este carro têm bimassa, mas a minha Megane tinha exactamente os mesmos sintomas, vibrava bastante mas so ao ralentim.
Nem pensar este motor é mono-massa
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O carro agora tem força? Se tem, o mais provável é o apoio estar nas lonas e passa as vibrações para o habitáculo tal como o caçoilauto disse.
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Eu vou para os apoios também... Alem disso alguma vez mudaste os mesmos??
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Pedro Afonso, eu na minha Mégane tenho exactamente o mesmo problema. Apenas a vibração não será tanta como a descreve, mas tenho vibração ao relantim.
E o meu mecânico disse exactamente o mesmo que o seu, para continuar a andar. ou o problema se agrava e ai sim estraga uma peça qualquer (bobines, apoios motor, corpo da borboleta sujo, etc...).
Se vamos tentar descobrir o que poderá ser, acabamos sempre por substituir tudo e mais um par de botas e se calhar o problema mantém-se.
Até pode haver uma fissura num tubo de ar e na mistura estar entrar um pouco de ar a mais, digo eu...
É deixar andar...
Eu já fiz mais de 12 000 km assim, o carro corresponde muito bem, sempre no ponto...
Ao ralentim é que vibra um pouco , mas acho que o incómodo é maior do que o problema em si.
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a minha continua a tremer quando está fria e soluça como o caraças , em quente fica estavel e também ninguem sabe porquê
se quiserem ; http://www.renaultpt.com/index.php?topic=9912.30 (http://www.renaultpt.com/index.php?topic=9912.30)
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Scenick, já li tópicos seus de limpeza do corpo da borboleta, oringues e afins...
E tudo na mesma... Eu apenas o que fiz foi por um aditivo para os injectores na gasolina e nada... Já pensei em limpar os injectores, já pensei em trocar os cabos das velas, placa distribuidora, etc... Mas não o vou fazer porque o problema persiste, mas não agrava... Mas como já disse, não é incomodativo, treme um pouco apenas...
Apenas tenho uma duvida, caso se reprograme a centralina (acho que é possivel) isto não vai reprogramar a injecção e entradas de ar para a combustão, etc?
É que poderá resolver o problema... Ou então não... Se houver alguém que já tenha experimentado isto, que diga sff.