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Àrea Tecnica => Motor => Tópico iniciado por: postboy em 02 de Abril de 2013, 04:33 am
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Boas
Sou novo aqui na zona, pelo que não sei se existe algum assunto acerca desta situação em concreto.
Aqui vai:
Laguna 2.0 DCI 150cv 2006; 91000Km; Comprado em 2ª mão com 85000Km.
Na semana passada o meu carro acendeu a luz de "oficina" e mais outra luz que mais parece uma "torneira". lol
Informação de computador de bordo: "Verificar Sistema anti poluição"
Telefonei para a renault e disseram que tinha que passar lá para o ligarem à máquina.
Fui lá e levei logo com a "bucha" de quase 40€ para me fazerem o diagnostico.
Eles desligaram a avaria, mas após ligar / desligar o carro, voltou a aparecer. Dizem que tem de levar uma EGR nova...
Orçamento: 200€ a peça, 100€ mão Obra....
O carro não apresenta sinais nenhuns de perda de potencia nem nada. Está tudo aparentemente ok.
Já vi alguns topicos que falam de limpeza de EGR's. Outros que dizem que a EGR se limpa sozinha com a água do radiador... Enfim, a minha cultura é muito pouca acerca disso.
Se alguem me puder dar umas dicas agradeço.
Cumps
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Ao contrário de que se fala, ela não se limpa sozinha, apenas se sacode. A água do radiador de que falas, só serve para arrefecer o ar, não tem mais ligação. Podes sempre tira-la fora e limpar.
Mas antes pega numa chave torx e desaperta o topo da egr só para ver se as rodas dentadas em plástico não estão danificadas.
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O melhor mesmo é tirar a egr fora (trabalho difícil porque aquilo é muito apertado) e limpar com um spray próprio para isso. Aproveita e limpa também o tubo que vai da egr para o colector de admissão. Há aqui algures no fórum um tópico de um moço que até tirou fotos. Penso que era de uma mégane 1.5 dCi 105cv. Procura "egr" na pesquisa e é logo um dos primeiros.
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o moço chama se artur ..... e o motor era um 1.5 dci 100cv
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Referia-me a este tópico: http://www.renaultpt.com/index.php?topic=12878.msg216159#msg216159 (http://www.renaultpt.com/index.php?topic=12878.msg216159#msg216159)
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ok, pensava que era outro topico pois nem me lembrava desse ;)
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Oi malta
Fui ter com um mecanico amigo. Ele tirou a EGR para limpar mas não chegou a voltar a funcionar. Tive de comprar 1 nova. 200€+IVA!
Agora o carro já não apresenta avaria e quando se desliga o motor ouve-se a EGR a trabalhar (umas 10 vezes).
Obrigado pelo apoio prestado
Cumprimentos
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Boa tarde,
No computador de bordo aparece a mensagem que está no título, juntamente com a luz de motor acesa.
Pelo que me disseram numa oficina Renault trata-se de um problema na EGR. Já foi limpa por duas vezes, mas o erro depois de apagado volta ao fim de alguns km.
Segundo me disseram, só se resolve o problema com a substituição.
No entanto, o que eu gostaria de confirmar é se após trocar a EGR por uma nova é necessário efectuar alguma "calibração", através do clip, da nova para o erro deixar de aparecer?
Obrigado desde já pelas respostas.
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Sempre que é limpa tem de ir á máquina por isso quando se coloca uma nova também.
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Portanto, mesmo que substitua eu a EGR em casa terei sempre de ir à Renault, não bastanto apagar o erro?
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Terá de ser ligada á maquina mas colocar a zero os valores, não será bem este termo técnico mas tens de ir á máquina.
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Obrigado.
Estou a ver que não me livro de ir à oficina.
Quando lá estive perguntei se não era necessário colocar os valores a zero, com a máquina, e deram-me a entender que não era preciso... Mas ainda assim a resposta não me pareceu lá muito convicta.
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Aguarda que alguém mais experiente comente aqui e te confirme.
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Qual o carro e de que ano?
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Renault Modus 1.5dci
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Renault modus 1,5 dci 65 cv, de 2005.
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Mais ninguém me consegue ajudar?
Estou tentado a trocar eu em casa a EGR, pois gasto sensivelmente metade do que na renault.
No entanto, queria saber se depois disso irei precisar de fazer algum "reset" com a máquina ou se basta apagar o erro.