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Àrea Tecnica => Geral Renault => Tópico iniciado por: assis em 10 de Abril de 2013, 20:29 pm

Título: junta da colaça estalada
Enviado por: assis em 10 de Abril de 2013, 20:29 pm
amigos preciso de ajuda tenho um renault 19 de 94 com o motor 1.4 energy e penso que a colaça estalou porque começo por saia água por um dos pernos do colector de escape tapei a fuga e agora sai toda pelo escape . estou a recorrer aqui ao forum porque tenho uma colaça de um 1.2 energy la em casa e pretendia saber  se são iguais ou não e ja agora como se faz o aperto da mesma espero pela vossa ajuda!!!!!
Título: Re: junta da colaça estalada
Enviado por: Sls a GPL em 10 de Abril de 2013, 22:49 pm
Qual é o motor que o carro tem? um C3J 710, E7J 700 ou  E7J 706/740
Título: Re: junta da colaça estalada
Enviado por: assis em 10 de Abril de 2013, 23:20 pm
o motor quando o meti era de um renault 19 rti penso ser um E7J ..
Título: Re: junta da colaça estalada
Enviado por: Sls a GPL em 10 de Abril de 2013, 23:27 pm
Tem gravado no bloco qual é o motor e o índice, ou numa chapa de identificação.
Quanto aos apertos é só preciso saber qual é o motor, com certezas. Quanto à compatibilidade da cabeça do 1.2 com esse motor , não digo nada pois não faço a mínima ideia se é ou não compatível.
Título: Re: junta da colaça estalada
Enviado por: assis em 16 de Abril de 2013, 17:27 pm
pessoal alguém me sabe dizer qual é o aperto da culaça do 1.4 rti renault 19 ...
Título: Re: junta da colaça estalada
Enviado por: Sls a GPL em 16 de Abril de 2013, 17:50 pm
Não é preciso abrir outro tópico para falar do mesmo assunto, se já tinhas começado neste , continuavas  :wink:

Como já te tinha dito anteriormente, tens que dizer qual é o motor e o respectivo índice, porque por exemplo 1.4 há 4 designações diferentes, e os respectivos apertos também podem ser diferentes.
Título: Re: junta da colaça estalada
Enviado por: assis em 11 de Maio de 2013, 01:34 am
confirmei o indice do motor e é um E7J 700 alguem sabe os apertos e se é realmente preciso mudar os parafusos?
Título: Re: junta da colaça estalada
Enviado por: Sls a GPL em 11 de Maio de 2013, 02:03 am
Sim, é necessário substituir os parafusos.
O aperto, segundo o autodata é :
Citação de: autodata
Utilize parafusos novos. Aperte nas etapas seguintes:
1)20 Nm
2)100±6º
3)aguarde 3 minutos
4)desaperte os parafusos 1 e 2 e aperte a 20 Nm + 100±6º
5)execute a etapa 4 para os parafusos 3,4,5 e 6; e depois no 7,8,9 e 10

Sequência de aperto:
                                 8     4     1     5     9
poli distribuição   *                                     * volante do motor
                                 7     3     2     6     10