Forum RenaultPT
Àrea Tecnica => Mecânica Geral => Tópico iniciado por: cardona em 11 de Abril de 2013, 09:27 am
-
Bom dia a todos
Na ultima IPO do meu Mégane RXE 1.6i de 99, fiquei com uma anotação de tipo 1, porque havia um pingo num dos foles da transmissão.
O mais curioso é que o inspector, depois de me espetar com aquilo na folha verde, me diz que não é nada de preocupante e que nem valia a pena ir já ver o nível de óleo da caixa...
Afinal em que ficamos? É grande o suficiente para contar como um defeito, mas não o é para ir a uma oficina?
Bem, passei pela oficina aonde vou habitualmente e foi-me dito que isto acontece em todos os Renault mais antigos. E que seria por aonde sai a haste da manete das mudanças, que com o passar do tempo e dos kms, começa a haver uma pequena fuga.
Na próxima revisão vamos ver disto. Mas fiquei com a pulga atrás da orelha, pois pelo que me foi dito é um problema crónico e possivelmente em Fevereiro, aquando da IPO, voltarei a ter o tal pingo no fole.
A solução, passaria por lavar bem o motor e caixa antes da dita IPO...
Sabem de alguma coisa sobre este problema?
-
Fugas de óleo por ai, é natural. Também há foles, casquilhos, etc que podem ser substituídos, que minimizam essas fugas. Como é (mais que) natural que com o tempo o material vá apresentando desgaste.
Normalmente a fuga de óleo por ai é mínima, no entanto, em cada revisão deve-se verificar os níveis, e atestar se necessário.
Só o "estar sujo" de óleo, é o suficiente para te colocarem uma def. de grau 1, não porque é uma falha mecânica, mas sim por uma questão ambiental.
-
Os foles da direcção e transmissão foram mudados no ano passado.
Por aí não será...
Enfim, a ver o que sucede na revisão e se for caso disso, em Fevereiro é tudo bem lavado antes de ir à IPO.
Neste momento, até me preocupa mais a questão da iluminação do totalizador de kms que avariou :(
Obrigado pela ajuda :)
-
Eu referia-me mesmo ao fole e casquilhos, e não tenho a certeza se há ou não um retentor, para a alavanca das mudanças, essa que dizes ter uma fuga de óleo.
Conforme se pode ver na imagem.
(http://img837.imageshack.us/img837/6758/caixavelocidades.png) (http://imageshack.us/photo/my-images/837/caixavelocidades.png/)
-
Alguma coisa haverá a vedar aquilo, não?
O mecânico explicou-me que o eixo vai ficando gasto e mesmo mudando esse vedante, passado pouco tempo está na mesma.
Problemas da idade, tá visto :(
Obrigado pela info e pela foto
-
Se for o que aparece na foto existe um kit de reparação barato que se vende na renault e funciona.. Montei no meu vermelho de 2004 que estava todo babado nesse sitio... Não parece mas funciona o kit...
-
Obrigado pela ajuda :)
Agora resta-me juntar uns patacos para o levar ao mecânico a ver destas coisitas.
Entretanto uma das motas tem de fazer a revisão e resolver outras porcarias que surgiram e afinal, parece que vou receber o subsídio de férias a tempo do Natal!