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Àrea Tecnica => Motor => Tópico iniciado por: carlosjcm em 29 de Abril de 2013, 15:04 pm
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Vinha pedir a vossa ajuda, uma tia minha tem um clio I 1.1 e parece que neste momento o carro anda a gastar 10 a 15l aos 100 o que é um exagero, o carro tem neste momento 114mil km.
Sai de coimbra direito a viseu (+-100km) o ponteiro estava a onde está o risco a verde e neste momento está assim
(http://i1251.photobucket.com/albums/hh542/carlosjcm/IMG_20130429_145557_zps02954eab.jpg) (http://s1251.photobucket.com/user/carlosjcm/media/IMG_20130429_145557_zps02954eab.jpg.html)
Já esteve numa oficina mas parece que pouco ou nada resolveram, as velas e o filtro da gasolina parecem novos, o filtro do ar é novo também, o carro apresenta algum "babanço" de óleo. Na viagem as vezes carregava no acelerador e dava uns pequenos soluços, reduzia e resolvia ( mas não faz sempre). Agora de manha custa a pegar até mesmo com o ar ligado, e quando começa a trabalhar se acelerar vai abaixo, depois de morno já pega bem. Que poderá ser?? Já pensei que o carburador precise de ser afinado (não sei se é possível).
Aqui fica umas fotos do motor
(http://i1251.photobucket.com/albums/hh542/carlosjcm/IMG_20130429_145215_zps6765ed6f.jpg) (http://s1251.photobucket.com/user/carlosjcm/media/IMG_20130429_145215_zps6765ed6f.jpg.html)
(http://i1251.photobucket.com/albums/hh542/carlosjcm/IMG_20130429_145152_zpsc5223713.jpg) (http://s1251.photobucket.com/user/carlosjcm/media/IMG_20130429_145152_zpsc5223713.jpg.html)
(http://i1251.photobucket.com/albums/hh542/carlosjcm/IMG_20130429_145146_zps87992051.jpg) (http://s1251.photobucket.com/user/carlosjcm/media/IMG_20130429_145146_zps87992051.jpg.html)(http://i1251.photobucket.com/albums/hh542/carlosjcm/IMG_20130429_145123_zpsb3d83427.jpg) (http://s1251.photobucket.com/user/carlosjcm/media/IMG_20130429_145123_zpsb3d83427.jpg.html)
Agora queria ver se resolvia o problema para evitar uma ida á renault mas se tiver que ser que remédio, por isso peço a vossa ajuda.
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mas de viseu a coimbra já gasta menos, certo ?
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Não, olhando para a descida do ponteiro acho/confirmo que está a gastar muito também.
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mas de viseu a coimbra é sempre a descer ...
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Tem boas subidas :P
Ajuda-me mas é, isso sim.... ;)
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Tendo como experiência, a 4 L que está cá no monte, que bebe 5L de gasosa, só para a por a trabalhar :lipsrsealed:
Pelo que percebi, se estiver a trabalhar a 3 cilindros, bebe que se farta, mas não parece ser o teu caso.
Eu apontava para um problema a nível da mistura de ar/gasolina, que não estando nas proporções adequadas, alem de teres dificuldade a por a trabalhar, dispara o consumo.
Eu começava por ver o estado do carburador, se está com perdas de combustível pelas juntas, se está bem afinado, se há alguma entrada de ar pelas juntas do colector de admissão, etc.
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Hmm sendo assim tem de ser com pessoas qualificadas para tal :S
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a boia está a marcar corretamente ?
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Pois também já pensei nisso, apesar de nada resolver caso seja a boia limpei a ficha da mesma com spray limpa contacto. Verificar isso só mesmo testando com outra certo?? Se atestar o ponteiro sobe até cima, mas também com o andamento nota-se que ás vezes desce um pouco e depois sobe (é uma coisa mínima), as de agora devem ser mais precisas porque nos carros recentes isso não acontece ou será que é mesmo da bóia?? Mas então o porque de a frio quando acelero ele vai abaixo?
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faz o teste dos 100 kms , enche e volta a encher ao fim de 100 kms e verificas se gastou os tais 15 lt´s que referes
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Faz fumo preto ao pegar e ao acelerar forte? Se sim, parafuso de CO desapertado ou carburador com defeito.
Mas de pega bem a quente e mal a frio, é suposto ter mistura pobre (CO baixo), logo algo ai não está bem. Quanto ao trabalhar, certo ou incerto?
Isso de custar a pegar de manhã pode ser apenas humidade nos platinados, nos cachimbos das velas ou distribuidor...
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Vou fazer o que o Artur recomendou depois digo algo.
MRC mas se fosse CO baixo na inspecção não era detectado??
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Ser dectectado é, mas não sendo uma anomalia não é comunicado ao cliente. Se fosse CO elevado ou chumbava ou ficava anotado com def. tipo 1 e no ano seguinte a se repetir chumbava.
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Ok, percebido, quanto a fumo a frio aparece um pouco branco mas é normal a frio certo?
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fumo branco é sinal de novo papa
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Ainda bem que é novo papa e nao novo carro :D
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Fumo branco é vapor de água, é normal e deve-se à condensão de humidade na linha de escape a evaporar quando o mesmo aquece. Pode também acontecer nos dias frios e humidos, mesmo a quente. Só é anormal quando, com tempo ameno/quente, o carro fazer a quente e consequentemente gastar liquido refrigerante.
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Fiz o teste que o Artur disse e deu á volta de 12l.
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Isso está a beber muito...
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Podes querer :(
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Tens que mandar afinar o carburador ;) isso deve estar a fazer uma mistura muito rica em gasolina.
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Gostei da parte muito rica em gasolina :D
Ora, carburador afinado, esperemos que o problema esteja resolvido.
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Bem parece-me para já que este problema ficou resolvido com a afinação do carburador. Obrigado pela ajuda!!
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Ainda bem que era só isso. Depois, se puderes, faz novamente as contas à média, para termos uma ideia da poupança.
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carvalhovsky neste momento anda entre os 6 e os 7l aos 100km
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Boa tarde, verifica a sonda da lambda, o carro pode ter a informação de estar sempre a frio, o que faz consumir mais.
Limpa e afina o carburador, válvulas, e vê as velas e os cabos.
( procura no fórum que há uma explicação de afinação )
:lamp:
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Se lê-se o topico vias que ja estava resolvido ;)
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Agora está bem melhor! Esses são os consumos que faz o meu Super 5 com o mesmo motor.