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Àrea Tecnica => Motor => Tópico iniciado por: Camarinha em 09 de Maio de 2013, 19:22 pm
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boas minha gente estou com um problemazeco no meu laguna.hoje ao sair casa deparei me que perde oleo, fui para abrir o capot, pensando eu que era como os meus outros automoveles puxei em vez de pressionar, na qual fiquei com o puxador na mao :rolleyes:
Alguem me pode dizer de onde podera vir a perca de oleo?
e um laguna de 2002 1.9dci 120cv, segundo ouvi relatos de serem um poucos frageis em termos de motores e turbos.
e tambem ao puxar 2a 3a e 4a, entre as 1800 e as 2000rpm faz um xiozinho tipo metal a rossar, alguem pode me dizer o que podera ser?
nao sei s ajuda ao problema mas a embraiagem pega em cima em relaçao aos carros que andei, nao patina nem nada...
desde ja o meu obrigado
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Normalmente, se pinga, pode ser do bujon, do filtro de óleo, ou pelo turbo.
Se a fuga for grande, ai já podes ser um problema mais complicado.
Experimenta espreitar por baixo do carro e tentar identificar a proveniência do óleo.
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mais complicado???
ei nao me metas medo :gun:, tenho o carro a 2 dias.amanha vou ver se dou uma saltada a uma garagem da renault a ver...
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Depois diz qual foi o resultado ;)
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boas, hoje la fui eu a procura de um concessionario aberto (em frança e assim quando ha feriados perto do fds), mas la encontrei uma, fui la com um tradutor, que o meu frances e muito superior ao deles, eles nao me entendem, la pos se a ver o motor sem tirar a tampa do motor, depois fexou o capot e pediu para acelerar e meteu a mao a frente do para choques.diz que sente uma fuga de ar de uma peça nao sei qual, que podera ser disso.(axo um pouco estranho, mas os entendidos sao eles) quarta feira tem consulta marcada no medico para oscultado e fazer um diagnostico geral.o carro comporta se bem, puxa bem, anda bem.algum entendido que podera saber podera pornunciar se....
quarta feira ja saberei do que se tratara, e deixo aqui o era.
abraço
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Fuga de ar??? e pinga óleo??? loool Acho que isso foi diagnóstico, para "volte cá segunda feira, que depois vemos isso" :laugh:
Se o carro tiver intercooler ou pelos tubos de ar na admissão do turbo, ainda vá lá que não vá, de resto parece-me que foi o que disse antes... Volta cá segunda feira :laugh:
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eu tambem acho isso que foi 15 min que la tive.mas prontos.mas tive a reparar que cai na frente do radiador, cai na aba do parachoques, porque tenho la oleo espalhado pelo para choques e pelo radiador na zona debaixo salpicado... s alguem tiver suspeitas do que seja que diga para eu estar preparado psicologicamente...mais logo coloco uma foto do oleo pelo choques.
abraço
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(http://img211.imageshack.us/img211/7114/cam00013n.jpg)
(http://img577.imageshack.us/img577/9950/cam00014g.jpg)
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estao ai as fotos.s alguem tiver uma ideia do que s possa tratar que s exprima sff.
abraço
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Se isso for o radiador do intercooler, é melhor veres como é que está o turbo, isso parece-me óleo a mais para andar no circuito da admissão.
Se tiveres Ar Condicionado, pode ser uma fuga no radiador do A.C e isso ser o óleo do A. C.
Verifica lá se isso é o radiador do intercooler se é o A.C.
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como poderei ver a diferença entre ambos??? :rolleyes:
mecanica para mim nao e 0 mas e 0,5.... :grin:
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Vês de onde é que vêm e para onde vão os tubos que vão a esse radiador que está sujo ;) Se do turbo, se do compressor do A.C.
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bem hj fui dar uma espreitade la debaixo do carro, e afinal nao e so por onde disse, mas tambem tem oleo pelo carter... espero que nao seja nada de muito grave... :sad:
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Consegues colocar umas fotos das zonas afectadas?? Ajudava para se ter uma ideia das possíveis causas.
A fuga até pode ser pequena, mas estar numa zona onde cai numa peça que tenha movimento e que com o andamento suje uma grande área.
Já verificaste na vareta do óleo do motor o nível??
Se tiveres AC, já verificaste se o AC trabalha normalmente?
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Nem mais. Acho que antes de mais, deves verificar o nível de óleo.
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isso é o radiador de ar, vulgo intercooler
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Hoje tive a ver de onde vinha o oleo do radiador e nao vejo nada que possa pingar para la.e encontrei a outra fuga julgo que seja pela admissao.logo ponho foto.e grave o problema?e de facil resoluçao??
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Admissão é sinónimo de turbo com passagem. Só acho estranho ser tanto óleo. Já viste o nível?
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o nivel do oleo está normal...quais as consequencias destes sintomas??
ja estive a ler umas revistas e não achei muita piada ao que vinha escrito... :sad:
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Se não há consumo de óleo pode ser consequências de um problema anterior, isto se compraste o carro em 2ª mão, se não, pode ser o turbo a perder óleo.
Vai estando atento ao nível de óleo. E trata de ir à oficina reparar essa tal fuga de ar e aproveita e pede para te verificarem o estado do turbo.
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Isso é Turbo nas lonas na cert, todo o circuito de ar deve estar impragnado de óleo.
Tb se compras-te a carrinha à tão pouco tempo é provável que o anterior dono pensasse :" Falta óleo acrescenta"
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mas ele trabalha bem ao rolantim tudo...morre um pouco quando meto a segunda, mas de resto impec ouve se o "assobio" do turbo normal, e ouve se tambem um tipo um sopro de ar, que deve de ser a tal fuga de ar...bem amanha veremos ao fim do dia quando o for buscar a renault...se for isso que soluçao sera???trocar turbo e mais que???
abraço
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Se o turbo estiver com fuga pode ser reparado ou substituído por outro em relação à fuga de ar no intercooler e ai será trocado por outro, não sei se dá para reparar a fuga.
Mas como só tens o carro à poucos dias, ele deve estar coberto por garantia ou não???
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nao amigo nao tem garantia, foi comprado a particular...
ja fui levar a Laguna a renault, logo vou busca la e ver o que tem para arranjar e orçamente feito... :lipsrsealed:
abraço
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boas minha gente, as noticias nao sao das boas, depois da "peritagem" da renault, e do orçamento um bocado grande para a carteira e mais do valor do carro, uma "fatura" so para o que debaixo do capot de 2500e com troca de turbo, o radiador do intercoler mais tubos e afins so em peças sao 1500 mao de obra 500 mais uns 500 para andar com a maquina na mao a reprogramar... fica mais caro do que o valor do proprio carro aqui...depois do meu audi me dar que fazer quando o comprei, tenho mais um...
abraço minha gente
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É sempre um risco comprar a particular
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particular ou mesmo stand e um risco falo por experiencia propria, com o meu audi durante meio ano para o stand com defeitos, vinha sempre na mesma, a partir dai foi sempre abonar, era todos os meses no mecanico, ate que chega a um ponto que queres vender o carro mas sabes o que tens o que perdeste nele que custa e o meu caso no audi...
agora este vou ver...
eles dizem k nao e nada de grave ainda, o turbo esta cansado mas ainda rola, o intercooler tem fuga mas nao e uma coisa grave, para nao puxar por rotaçoes muito altas por ele...e com estes motores frageis que sao, o gajo do concessionario disse, tenho medo de investir e chegar daki a um tempo e puffffff...
:cry:
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os radiadores teem reparação assim como os turbos, nuns lados é mais caro, noutros mais em conta, tudo tem reparação
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Intercooler tem reparação. Mesmo que não tenha arranjas usado com alguma facilidade, nem precisa de ser 100% igual a esse. Vai pesquisando.
Quanto ao turbo aplica-se o mesmo principio. Possivelmente até é melhor começares a pesquisar por outro turbo mesmo que usado. de preferência um modelo melhor que o de origem e que seja adaptável.
Como ainda não está nas ultimas tens tempo para fazeres este trabalho.
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eu sei que tenho tempo para arranjar, mas como nao e como em portugal, uma garagem quase em todo lado sem ser concessionarios, aqui na minha zona nao... que tipo de turbos de outros modelos mais recentes posso tentar arranjar para o carro?
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um GCC
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digam me uma coisa o radiador intercoler de um 1900 e 2200 sao iguais ou nao sao compativeis?
e obrigado pela ajuda demonstrada.
abraço
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ora bem venho pedir mais uma vez a vossa opiniao perante o seguinte, hoje peguei no carro e senti um trabalhar diferente mais grave em rolantim baixo do tipo das 1100 a baixar da um baralho mais grave do que dali para cima, nao o sentia assim.sera que tem alguma coisa a ver com fuga de ar que tera no intercoler???sera "maluquice" minha?ou sera que esta a dar as ultimas?o trabalho dele e normal nao treme nem nada trabalha normal tirando esse barulhito....
abraço
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Mas ainda não arranjaste o radiador??
Se ainda não o arranjaste, pode ser que a fuga tenha aumentado e notes essa diferença no barulho.
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ainda nao, nem tenho pegado no carro...so mudei o oleo a viatura mais nada e agora pouco pinga ate...
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bem hoje levei o laguna para mudar o intercooler, contente por não ouvir o "sopro" da fuga que tinha vim me embora...
qual o meu espanto que o barulho em baixas rotações a quente continua grosso...e dei lhe uma bafarada no acelerador e ficou uma nuvem preta e a respetiva marca no chao, ate me assustei, sendo que reprovou por gases...alguma ideia?
agora esclareçam me uma duvida, o intercooler(radiador do turbo) e o primeiro que se apresenta não e? :huh:
e que se for o gajo não trocou e ainda anda la o mesmo....
esclareçam me sff e obrigado...
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Fiquei sem perceber qual é a 2ª dúvida.
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primeira duvida o trabalhar "grosso" a quente em baixas rotações 1200 1300.
segunda qual seria o primeiro dos 3 radiadores que vemos de frente para a viatura.esta já sei tirei as minhas duvidas...
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la fui ao mecânico ver do que poderia ser o trabalhar "grosso", perguntou me setinha batido em algum passeio, lol, porque era o sistema de escape que deveria ter uma fuga ou algum prob...sera possível? so sinto isso quando carro esta quente...
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Podes ter batido nalgum passeio, ou o apoio do escape estar nas lonas, e depois o flexível é sofre. Normalmente é aqui que costumam aparecer fugas com mais facilidade.
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boas colega.. estive a ver este topico e pra mim e fuga no intercooler e com a presao do turbo alargou mais um pouco.. mas quando poderes devias tirar o tubo que vai ao filtro de ar ao turbo e ver se tem muita folga no turbo.. o meu pai tem um carro igual e ja partiu 4 turboas.. carro totalmente de origem e so duram cerca de 4 meses..
tenta resolver isso porque se for o turbo da para partires o motor
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mas e que eu nunca bati num passei, e para bater num passeio a altura que esta o carro e obra...
o intercooler já foi mudado mas aquele que esta na foto e do ac, amanha já vai para o "consultório", mudar o turbo, que o mecânico quase que me batia por andar assim com o turbo, lol, e tratar da fuga, que quando aperto mais um pouco o acelerador fica logo uma fumarada negra atras de mim...abraço
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se e negra nao tem muito mal.. se fosse branca era sinal que passava oleo.. agora fazer preto podia ser que o antigo dono anda se devagar e agora sai o carvao acumulado
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antes fosse isso, como reprovou devido a gases algo s trata mas amanha já vai para o consultório, que por acaso são Arabes e tipos fixes, que nos e k fazemos o preço para arranjar o carro... do orçamento da Renault so irei pagar 1/5...e já ficarei com uma carroça particamente nova....
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bem hoje la fui buscar o laguna a oficina, tudo impecável, turbo novo, sem barulho grosso, sem grande fumo, e preciso que sai o lixo todo agora...vamos ver agora o que vale a carroça, e se para o mês que vem faz uns bons quilómetros ate Portugal e volta... ainda me trocou um tubo do óleo dos travões traseiros que estava a rebentar, sem levar nada...eheheh...
abraço
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bem meus amigos, mais uma vez venho ca pedir as vossas opiniões,
afinal o barulho "grosso" ainda continua, o que mais me "surpreende" e que so faz a quente a baixas rotações 1100 1200, quando ligo o carro e acelero um pouco não faz esse barulho.e o indicador de temperatura nunca foi, vai ao 90graus fica sempre entre os 60 90.la o "mohamed" do mecânico disse que era escape mas custa me a acreditar, e a caixa do filtro do ar quando deixo de acelerar treme por todo lado...
e agora que mudei o turbo, a perda de óleo e maior dantes tinha pocinhas de 1cm agora são bem maiores, mas não óleo do motor.que sempre que tenho o carro nivelado vejo o nível e esta impec.o carro trabalha impecavelmente, ate o mecânico e o gajo da inspeção diz que e admirável trabalhar tao certinho...
pnde posso ver o nível do óleo do turbo?
alguma ideia opinião.
desculpem o testamento
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O óleo que lubrifica o turbo é o do motor, se o do motor está no nível tem de vir de outro lado, já viste se não é da direcção ou mesmo da caixa?
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O turbo não tem nenhum deposito de óleo, o óleo que vem do motor, passa pelo turbo e regressa novamente ao motor.
A questão de aparecer uma pinga de óleo maior, pode ser por várias razões.
O óleo que aparece é mesmo óleo do motor?
Onde é a origem da fuga de óleo que origina essa pinga?
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pensei que tivesse um deposito so para ele...lol... onde e como posso ver o óleo da direcçao ou da caixa?
sei que o desgraçado tem fuga na admiçao, mas supondo eu que so óleo de motor se perca por la, e o nível esta impecável.e hoje deixei o carro numa subida nada no chao :huh:
desculpainde me minha ignorância na área da mecânica...
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Se tiveres direcção assistida hidráulica, no compartimento do motor tens lá um deposito com óleo para a direcção. O da caixa de velocidades é mais difícil dever, tens um bujão de vigilância na caixa, mas só la consegues chegar por baixo do carro.
Se tens fuga de óleo no tubo de admissão do turbo, é sinal que ele tem alguma fuga de óleo e o problema está no turbo. Se a fuga não for grande, não é problemático.
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O mecânico que levaste o carro consegue ver perfeitamente de onde vem a fuga, acho eu...
Só tem meter o carro no elevador tirar a blindagem (se tiver) e procurar a fuga. Se a quantidade é assim tão abismal não deve ser complicado para ele encontrar a fuga, ou será que é? :shocked:
Se realmente tiver blindagem, convém retira-la porque podes nem sequer ter uma fuga e apenas ser resíduos anteriores.
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tive a ver o compartimento do óleo da direção, e aquilo nem me parece óleo...mas tem o liquido parece agua... :huh:
caracol, pode ser do ramadão e então não viu a fuga...não tem blindagem não tem nada.amanha já la vou para ele ver,e que pinga "bastante" agora...
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Não terás estado a a olhar para o deposito do liquido dos travões??
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Eu não queria mandar aqui nenhuma bacorada, mas será que esse óleo não vem do AC? Era o radiador do AC que estava impregnado de óleo e se o nível do óleo do motor não baixa com essa fuga, talvez seja daí. E não experimentaste o carro antes de o comprar?
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opá desculpa mas à custa deste tópico já dei umas gargalhadas... leva isso a quem percebe de carros...
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e fácil falar para quem percebe e dar umas gargalhadas...mas quem não percebe pergunta para perceber....
mas prontos...
obrigado a todos
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mas nos já tentamos ajudar, e se o carro já foi a oficina levar um turbo novo e não viram isso?
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Camarinha ninguém nasce ensinado, por isso é natural que digas por vezes coisas erradas. O pessoal está cá para ajudar e será muito mais fácil tu conseguires explicar as tuas duvidas e de nós dizermos as coisas correctas se fizeres o seguinte, tira umas fotos do compartimento do motor, da mancha de óleo que aparece no chão e do sitio de onde julgas que ela possa vir. Assim podemos-te explicar com clareza as coisas ;)
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percebo o vosso lado...mas olha como não percebo grande coisa de mecânica desculpai me la....o óleo cai me do carter, sempre caiu mas agora abundante, hoje andei a ver como tem pouquíssimo acesso, tem um "poça" de óleo la num compartimento na qual amanh irei tentar tirar umas fotos e antes limpar. amanha já irei com ele ao mecânico depois reporto-vos o que se passa....
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Se cai do carter, então também pode ser valvulina