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Àrea Tecnica => Motor => Tópico iniciado por: alvaro carvalho em 10 de Maio de 2013, 15:36 pm
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Boas.
Hoje fui á Servidiesel (Bosch Carservice) paguei 75,00 euros e fiz o teste de compressao á minha Laguna 2.0dci.
A taxa de compressao que manda de fabrica é 16:1
O meu motor deu 22 bars em todos os cilindros.
Eu fui fazer o teste pensando que estaria baixa e qual nao é o meu espanto quando dá esses valores.
Eu pergunto, será bom estar assim tao alta? Ou será que estou a ver mal a coisa?...
(http://img811.imageshack.us/img811/7135/tteste.jpg) (http://img811.imageshack.us/img811/7135/tteste.jpg)
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Eu não percebo muito disto, mas afinal qual é o valor de devia dar em "bars" é que de fabrica dizes "16:1" é 16 bars?
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Sim 16 bares é o valor que a Renault diz que tem.
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Atenção Álvaro, a taxa de compressão não é o mesmo que a pressão máxima... O facto de o teste ter dado de pressão 22 bar, não significa que a taxa de compressão seja 22:1...
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Bem, meu caro nelsonjrgomes, disso eu nao percebo nada. Pensava que este teste faria a comparaçao com a taxa de compressao(compression ratio) que a Renault diz que o motor tem quando é construido, que é 16:1.
Se alguem puder explicar este teste e compara-lo com os parametros da Renault, era o que eu gostava que se fizesse.
Ou seja, á luz destes resultados, o motor estará com saude ou nao?...
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Eu também nada sei do assunto, e a informação da wikipédia tem que se lhe diga, mas se leres inglês, vê isto:
http://en.wikipedia.org/wiki/Compression_ratio#Compression_ratio_versus_overall_pressure_ratio (http://en.wikipedia.org/wiki/Compression_ratio#Compression_ratio_versus_overall_pressure_ratio)
(Desculpem moderação pelo link, mas não é um link comercial, portanto julgo não haver necessidade de ser multado pelo post :police: )
De qualquer modo, e pelo que li, não é linear a conversão entre taxa de compressão e pressão. Pelo fim do artigo, existe uma pequena explicação de uma forma aproximada de conversão entre taxa de compressão e pressão (em psi), e de seguida convertendo para bar, e pelas minhas contas, o valor que obtiveste estaria dentro dos valores considerados normais.
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Eu acho impossível num motor ganhar mais compressão com o tempo em comparação a quando vem de fábrica, acho que é sempre o oposto, tende sempre a perder compressão nem que seja de uma forma quase insignificante...
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Bem, depois de fazer umas pesquisas, percebi que os valores que eu tenho de 22 Bars, referem-se á pressao de compressao, e nao á taxa de compressao, que por desconhecimento, coloquei no titulo do tópico.
Agora gostava de saber quais sao os valores de compressao que são considerados normais no Laguna 2.0dci 150 cv.
O teste deu 22 bars, mas como sei se está dentro dos parametros?
Se nao souber, nao vale de nada ter feito o teste de compressao.
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Pelo que percebo, mais do que o valor absoluto da pressão, o importante é que os valores sejam muito semelhantes nos vários cilindros. Isso acontece no teu caso.
No entanto, espera que os colegas que tiveram problemas no bloco do motor e que relatavam "baixa compressão" no bloco se pronunciem, com os respetivos testes de compressão - poderás, assim, ter uma ideia.
Já agora, quem tem autodata ou dialogsys, não vem nada acerca dos valores expectáveis?
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pergunta parva da minha parte; a Servidisel fez o teste e não comentou? limitou-se a testar e toma lá e pronto?
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Pelo que percebo, mais do que o valor absoluto da pressão, o importante é que os valores sejam muito semelhantes nos vários cilindros. Isso acontece no teu caso.
No entanto, espera que os colegas que tiveram problemas no bloco do motor e que relatavam "baixa compressão" no bloco se pronunciem, com os respetivos testes de compressão - poderás, assim, ter uma ideia.
Já agora, quem tem autodata ou dialogsys, não vem nada acerca dos valores expectáveis?
Pois, na Servidiesel disseram-me que achavam que os valores estavam bons.
Mas... pelo que percebi eles nao conhecem muito bem este motor.
Houve até quem dissesse que nao sabia que existia este motor antes do LagunaIII.
Fiquei com uma cetrta duvida acerca do conhecimento deles.
Daí eu estar aqui a perguntar.
Cumprimentos
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usando a pesquisa temos mais respostas;http://www.renaultpt.com/index.php?topic=9109.0 (http://www.renaultpt.com/index.php?topic=9109.0)
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se está igual nos 4 cilindros, não está bom, está optimo. Os valores de referencia serão abaixo dos 16 bars
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Ora aí está a resposta que eu procurava, Artur
Se os valores e referencia sao abaixo de 16, entao tenho motor para mais 200 mil. E eu que andava á procura de uma desculpa para trocar de carro...lol
Abraço
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Eu não queria um motor com uma taxa de compressão dessas, senão qualquer dia os pistons cravam-se no capôt :laugh:
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Bom. dia
Então ó caçoilauto.
Como trabalhas no ramo qual é a tua opiniao acerca deste grafico?
Tenho motor ou nao tenho motor para as curvas?
(A TAXA de Compressao e a compressao dos cilindros já está esclarecido que nao é a mesma coisa.)
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Para vereficar se a compressão está boa deve-se fazer o seguinte calculo:
A pressão indicada no compressímetro deve ser, no mínimo, igual à pressão atmosférica vezes a taxa de compressão do motor.
Por exemplo, um motor com taxa de compressão 10:1 deve oferecer uma leitura mínima de 10 atmosferas, 10 bar, ou algo em torno de 150 lb/pol² (psi), lembrando que 1 atm = 14,7 lb/pol². Valores esperados devem estar de 10 a 15% mais elevados que este, dependendo do motor.
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Bem, posso falar por experiência própria...
Tive um Clio 1.2 de 1999 que o vendi com 255 mil km e as compressões apresentadas no manómetro foram em 3 cilindros o valor de 11,5 bar e no último cilindro 7,5 bar...
O sintoma fisico no carro com estas compressões são semelhantes a estar a trabalhar a 3 cilindros, ou seja apresenta falhas... O carro soluçava em aceleramento...
No mecânico meu amigo, substituimos por ordem a despistar o problema velas, cabos, placa distribuidora e por fim mediu-se a pressão e voilá...
Precisava de levar um bom arranjo, segmentos, etc...
Por isso, concordo se todos os cilindros apresentarem a mesma pressão, o motor funciona todo por igual... Pode é estar abaixo do valor da marca mas acho que o normal é ir perdendo pressão.
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alvaro carvalho, só para te deixar mais “descansado”. Deram-me finalmente a confirmação em BAR na norauto que a compressão dos cilindros (do meu m9r700) tem que rondar os 21-26 Bar. Informação retirada através do autodata. Sendo o teu um 2.0 dci de 150, deve ser os mesmosvalores.
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Obrigado Caracol.
Na verdade tirando o "tal" problema do arranque, coninua a palmilhar kilometros sem problemas.
Cumprimentos