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Àrea Tecnica => Geral Renault => Tópico iniciado por: KingKong1998 em 22 de Maio de 2013, 00:10 am
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Alguem me podia explicar qual eh a diferença entre os motores 1.0 1.1 1.2 1.4 etc do clio mk1 e se algo mudava do clio fase 1 para o fase 3 :)
abraço
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1.0 não existe. 1.1 só existiu na 1ª fase, motor C1E/Cléon de carburador simples. 1.2 existiu em todas as fases, sendo que na 1ª e 2ª é um motor Energy, até 92 de carburador simples (E5F) e depois de 93 de injecção monoponto (E7F). Na 3ª fase é um motor D/D7F, já com injecção multiponto. 1.4 existiu também em todas as fases, e em todas elas, motor Energy, e tal como 1.2 do mesmo tipo, até 92 de carburador (duplo) (E6J) e depois de 93 de injecção monoponto (E7J).
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Do Clio fase 1 para o 3 no exterior mudavam o para choques da frente, capot, faróis dianteiros/traseiros/nevoeiro, frisos laterais, mala em que passava a ter 3º stop e a sigla "Renault" "Clio" deixava de estar no friso. Interiores é os volantes e os comandos da sofagem/AC que são iguais em uso mas em estética têm diferenças.
De motor têm apenas no 1.2 que tal como o MRC disse passou a ser um motor D7F multiponto com 60cvs enquanto que o fase 1 tinha um 1.2 monoponto de 55cvs (se não estou em erro) porque de resto foram alterações que ainda decorreram no fase 1 e se mantiveram.
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Aparentemente o motor 1.2 eh igual ao 1.4 certo? o que muda por dentro? a cabeça diferente? bloco?
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Tenho quase a certeza que apenas muda o curso do piston, o resto tudo igual
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Alguem me pode ter a certeza disso?
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Muda o diametro do piston as bielas também não são iguais, na cabeça do motor as sedes das válvulas tb alteram
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De notar de que nos fase 1 os espelhos eram minúsculos e que nos fase 3 eram maiores e já possuía zona de pintura....
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E a nivel do motor 1.2 pra 1.4 existe alguma diferença interna?
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já responderam....
Muda o diametro do piston as bielas também não são iguais, na cabeça do motor as sedes das válvulas tb alteram
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Mas rodinhas dependo do1.2. Os primeiros sim mas os últimos acho que tinham bastante diferenças... O pessoal mais entendido pode dizer mas os primeiros 1.2 eram os mesmo dos R5. Os últimos eram os D7F mas nos fase 2 os energy eram iguais aos primeiros????
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ehehe o MRC tinha explicado não vi.......
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Bem desculpem la mas nao tinha visto, obrigado, alguem aqui tem um motor 1.4? para saber mais ou menos o andamento dele. hehehe obg abraço
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Tenho um 1.4 energy, apesar de não ter muito contacto com ele das vezes que andei (sempre a esticar um pouco aqui e ali) nota-se que tem alma, nada a ver com o 1.2 e os próprios números já falam por si (apesar da experiência em si ser o que conta mais) tens o 1.2 de 60cvs (D7F) que faz 0-100 em 15.2 segundos (anunciado) e o 1.4 que os faz em 11.2 segundos.
No fundo é o motor mais equilibrado para o Clio I (na minha opinião) tens um bom andamento (nada comparado a um 1.8 ou o williams) com consumos bastante decentes.
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Em que acham que devo investir? num 1.4 ou num 1.8? nao invisto num williams pq sei que da muitos problemas e isso eh umas das coisas que quero evitar :) abraço
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Williams dão muito problemas???? Não sabia...
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Também desconhecia. Há por aqui alguns diários de bordo de Williams, em que os donos até puxam bem por eles e os "problemas" que têm são inerentes à velocidade a que andam.
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Olha primeira vez que ousso isso, sempre ouvi dizerem que o williams da problemas como o caral** mas os donos do williams que se acusem para sabermos mais acerca disto ehe abraço
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Os 1.8/2.0 dos 16s e Williams são extremamente fiáveis KingKong, esquece onde ouviste dizer isso... Qual a versão e ano do teu Clio?
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O meu clio eh o clio fase 1 rn motor 1.2 so que desde que o primeiro motor estourou nas maos do meu irmao ele meteu outro so que este nao anda uma peida, para chegar aos 100 vejo me negro e nao passa nem sequer dos 120, pelos sintomas acho que eh motor preso e junta queimada ou a queimar, faz muito fumo branco. conduzi algumas vezes o outro motor e lembro me de conseguir chegar ao 170/175 so com um escape de rendimento. gostava de chegar a esses niveis e ultrapassalos claro. com este motor nao vejo forma de o conseguir, so com uma retficaçao geral, que custa caro e secalhar nao vale a pena, sei tambem que se meter la outro motor mais potente que tenho de investir tambem na segurança.
O carro era do meu irmao que agora tem uma passat de 92 1.6td.
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tenho um 1.8 e nao tenho conhecimento de problemas cronicos nos 1.8 e Williams
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Exato, eu sei que o 1.8 era bem seguro, mas o williams muita gente me disse que dava problemas, ao principio achei estranho pq se o williams eh uma evoluçao do 1.8 nao devia ter assim problemas por ai alem, mas como nao foram poucas as pessoas que me disseram isso eu comecei a acreditar.
Ainda bem que me inscrevi aqui... ao menos aqui as pessoas sabem do que falam.
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E esses que diziam mal tinham Williams??? Ou é so daqueles que dizem mal por ser uma marca concorrente?? Temos cá um user que tem um e dá gás nele como gente grande, e problemas, só os do costume, material de desgaste.
Atenção que depois da alteração às características originais do carro, neste caso, alteração da cilindrada do motor, vais ter que fazer a respectiva legalização do carro.
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Que uso queres dar ao carro? Isso é fundamental para escolher o melhor. Se for para usar no dia a dia é melhor esquecer o 1.8 e o 2.0 a não ser que não te importes de largar dinheiro para gota.
Para dia a dia o 1.4 é bastante equilibrado, diferenças de consumos para o 1.2 não são grandes e anda melhor.
Para voltas de fim de semana para andar mesmo a curtir serras a puxar pelo carro então vai para um 1.8 (os williams já têm preços mais proibitivos para comprar mas se tiveres disponibilidade força!)
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Isto eh assim comigo eh sempre no redline, mesmo no dia a dia, nao tenho problemas com a gota, tambem sei equilibrar o meu pezinho :) eh que no meu 1.2 nao consigo fazer 40 km com 10 euros. mesmo que o williams beba, nao deve ser muito mais do que o meu abraço.
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ja agora alguem me pode dizer os consumos de os mesmo? 1.4 1.8 e williams
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O williams podes esquecer, pelo preço mais vale comprares um Clio II R.S uma vez que é para o dia a dia. O Williams é mais carro para fins de semana e o proprio preço a que andam diz tudo (7.500€ o mais barato que vi).
Consumos anunciados em ciclo misto é 6.4 para o 1.4, 8.1 para o 1.8 e 8.6 para o williams.
Ao preço que anda o 1.8 e williams consegues arranjar algo mais recente com bom andamento também.
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Ah queres trocar de motor! Pensava que estavas a pensar mudar de carro mesmo.
O que fica mais discreto é mudar do 1.2 para o 1.4 porque são praticamente iguais (em termos visuais), com outro motor diferente já irás ter problemas no IPO penso eu.
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por pouco mais de 150€ arranjas um motor e caixa de um rti e já ficas bem servido
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isso nao eh um 1.9d?
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Se o clio que tens é um fase 1 podes comprar um motor 1.4 completo por 150/200€. eu perguntei o ano do teu Clio (mas não respondeste), pois se for anterior a 92 podes e deves optar por um 1.4 de carburador duplo, codigo E6J, se for de 93 ou 94 tens que colocar um 1.4 monoponto, E7J, que é menos enérgico que o de carburador, mas ainda assim, com boa diferença para os 1.2.
1.4 de carburador procura em R19's de 1988 a 1992, versões GTS, TSE, S, RN e RT, ou em Clios de 1990 a 1992, versões RT, S ou Baccara.
Para o 1.4 de injecção procura em R19 de 1993 a 1996, versões 1.4, em Clios de 1993 a 2001, versões 1.4 8v, ou Meganes/Scenics I versões 1.4 8v.
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mas queres dizer que nao consigo por um 1.4 e6j num clio de 93 pq? nao percebi qual a diferença desculpa...
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Acho que ja percebi, eh por causa dos apoios certo?
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É mais pelo aspecto do motor na inspecção. Se o motor que tens é de injecção (energy) terás que meter um 1.4 de injecção também porque passa despercebido. O mesmo se passa se o que tens for a carburador, aí tens que arranjar o 1.4 a carburador também para ser igual.
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É pelo aspecto das emissões... Num motor a carburador não se instala catalizador pela pouca eficiencia do carburador em relação à injecção, e a pouca durabilidade que traria para o catalizador, por outras palavras, se meteres um Energy de carburador no teu Clio com catalizador, o mesmo vai ter más performances e acusar excesso de gases na ipo, chumbando. No teu tens que pôr um 1.4 de injecção. ;)
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O meu eh de 94, 1.2 energy, carburador monoponto. tenho entao de colocar o e7j certo?
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Exacto, é o 1.4 de injecção. Como o MRC disse podes encontrar nos R19 a partir de 1993, megane I fase I, scenic I fase I, clio I a partir de 1993
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Ja agora sabem sintetizar a diferença de um para o outro? da para aplicar duplo carburador essas coisas todas xpto? abraço
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No E7J não dá porque é de injecção monoponto. O E6J já vem com carburador duplo.
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Mas nao existe um cabrurador que acho que se chama weber que eh duplo e que da la?
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Esse carburador é o do E6J. O E7J já é mais moderno e não usa disso.
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Desculpa la a insistência mas nao consigo adaptar nada para conseguir por la um duplo carburador?
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Mais vale arranjares logo um E6J então. :tongue:
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Mas como faço para ele passar na ipo? acrecento uma panela na linha por exemplo?
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Fazes uma ipo B e legalizas, mas a carga de trabalhos que isso dá, nem vale o esforço. Das duas uma, ou colocas um motor que escape à vista, ou compras um carro que traga o motor que queres de origem.
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eh acho que vou apostar meter o monoponto depois tento alterar o carburador, por um intejor maior, borboleta cromada, essas coisas. que dizes?
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nao eh borboleta cromada mas sim polida enganei-me
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Mas o de injecção monoponto não tem carburador :P Epah em questões de modificações não sei bem o que se costuma fazer, ele stock já está bastante bom.
Agora é melhor esperar pelos experts na matéria, eu só tenho alguns conhecimentos básicos :tongue:
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Nos motores a gasolina, a mistura ar/gasolina tem que ser muito "equilibrada" caso contrário, os resultados são sempre desfavoráveis, quer em combustível quer em performance.
Razão pela qual se vê poucas repro e coisas do genero em carros a gasolina, alem que depois as diferenças são pouco significativas.
Julgo que consigas obter mais resultados, se fizeres algumas alterações a nível do filtro de ar. Quanto à borboleta, ela quere-se sempre limpinha :wink:
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Tem carburador so que eh um carburador monoponto, ou seja um carburador em que so sai gasolina por um ponto, ou seja so tem um unico injetor.
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Nos motores a gasolina, a mistura ar/gasolina tem que ser muito "equilibrada" caso contrário, os resultados são sempre desfavoráveis, quer em combustível quer em performance.
Razão pela qual se vê poucas repro e coisas do genero em carros a gasolina, alem que depois as diferenças são pouco significativas.
Julgo que consigas obter mais resultados, se fizeres algumas alterações a nível do filtro de ar. Quanto à borboleta, ela quere-se sempre limpinha :wink:
Sim mas eu vi num video um rapaz la dos estranjeiros que alterou o intetor para um de 56mm ou algo do genero...
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Espeta-lhe um E7J, não inventes no injector (isso de polimentos na borboleta de admisão não traz ganhos nenhuns), mete sim uns bons cabos de velas, umas velas iridium, um bom rotor e distribuidor, um filtro de caixa KN, um oleo 10w40 semi sintetico de marca, dá-lhe uns esfregas de vez em quando e já tens um Clio engraçado em termos de andamento. :)
O nome correcto é injector, neste caso monoponto, só um e de configuração identica ao sistema de carburadores, ou seja, entram pelos colectores de admissão, ar e gasolina misturados. Mas não tem nada a ver com carburador, são coisas completamente distintas.
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"dá-lhe uns esfregas de vez em quando e já tens um Clio engraçado em termos de andamento"
Ora aí está o que pode mudar completamente a comparação de carros iguais com motores iguais, um carro que é levado aos seus limites de vez em quando fica muito mais solto podendo ter diferenças bem grandes.
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Aliada a boa manutenão, uma boa esfrega para soltar os cavalos todos de vez em quando, faz sempre bem. :)
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So uma coisa ha parte, alguem sabe quanto custa legalizar um motor? ou depende do carro?
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Não sei, mas com o E7J esse problema não se põe.
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Nao era para mim, mas sei que exige muita papelada etc etc e tal
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Alem de que não é só trocar de motor e pronto, é preciso ter em conta, a electrónica envolvida caso haja, pressão de combustível necessária para o bom funcionamento do motor, etc. E nem sempre o veiculo está preparado para um upgrade destes.
O mais sensato seria a alteração para um motor de maior cilindrada dentro da mesma tecnologia que o carro traz.
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So uma coisa ha parte, alguem sabe quanto custa legalizar um motor? ou depende do carro?
Da última vez que vi esses custos de averbamento ficava por €150. Actualmente não sei.
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obg
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Mas atenção que no meio da papelada penso que seja necessário teres um papel com as características do motor da Renault (só um exemplo) e tem que ser um motor que exista na gama do carro se não me engano, por exemplo se queres mudar num Clio I do 1.2 8v para um 1.4 16v do Clio II eles não te iram passar o papel.
Corrijam-me se estiver enganado.
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De certeza que não, pois não esse motor não existiu no Clio I e logo não tem homologação.
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Mas eu ja vi uma passat com o motor tsi das novas se nao me engano v8 e foi para legalizar e consegui a passat era a b3
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Ou tinha algum contacto na VW que lhe passou o papel ou então não sei como fez. Os carros são sujeitos a testes a vários níveis para cada motor e meter lá um do qual nunca foi testado pode dar m****.
Acho que sem ter cunhas e tal é complicado conseguir fazer tudo, ou foi na VW ou no IMTT, em algum desses sitios ele devia ter alguém que pudesse ajudar.
Se quisesse meter um 1.4Tce no scenic nunca na vida a Renault iria aprovar, são mais 35 cavalos num carro que foi criado com travagem e suspensão a nível de um motor com 95 cavalos e não 130. Mesmo que tenhas modificado o sistema de travagem para ficar mais eficiente e mudado amortecedores e tudo o mais eles iam recusar.
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Eu tambem pensei que ele tivesse cunhas mas ele jurou a pes juntos que nao, mas que teve de modifar muitas coisas para conseguir passar com a minima de segurança. ou cunhas ou tinha uns milhoes no porta tralha
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Pois, só se na VW eles se deram ao trabalho de testar primeiro antes de passar o papel ou não querem saber de todo.
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ja tens barra de estabilidade? há que ver isso... é que os 1.2 não tem e notasse muuuuuuuuuuuuuuito
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A trazeira só, mas sim vou tentar arranjar do 1.9 ou do 1.4