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Àrea Tecnica => Motor => Tópico iniciado por: oiz em 17 de Junho de 2013, 20:00 pm
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Boas Pessoal
Estou a pensar trocar o intercooler da minha clio III DCI 70cv pelo intercooler frontal da clio de 100cv
O que eu cria é saber quais os intercoolers que dão para lá meter, também o da megane também dá ?
E a nivel de rendimento o que vou ganhar ?
Uma altura ouvi falar num ganho de aproximadamente de 8cv
Cumps
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Não penso ser possível dar um valor certo para isso, mas sendo um Ic de maiores dimensões que o que já tens irás ter ganhos sim. Se puderes fazer uma repro de maneira a aproveitar melhor é melhor ainda.
Nesse carro e motor aconselho a que faças mesmo a repro também, o Clio III é demasiado pesado para 70 cavalos se mexerem como deve ser. Faz algo soft até aos 85/90 cavalos que já ficará mais agradável, já agora aconselho a Publicidade? Não Obrigado. que é parceira daqui do forum e tem um bom feedback.
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70 e 100cv o Intercooler é o mesmo.. por isso, vais mudar para algo exactamente igual.
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acho que não é bem assim henrique. o clio 100 cv e as kangoo vem com este IC:
(http://images01.olx.pt/ui/21/57/10/Fotos-de-Intercooler-e-Tubagem-Renault-Clio-dCi-100cv-Storia-Kangoo_433355710_1.jpg) (http://images01.olx.pt/ui/21/57/10/Fotos-de-Intercooler-e-Tubagem-Renault-Clio-dCi-100cv-Storia-Kangoo_433355710_1.jpg)
oiz: os ganhos que o ic dá só os tens com uma reprogramação, porque o ic não te dá diretamente mais cavalos. simplesmente mantém o turbo mais frio, podendo assim puxares mais por ele :)
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eu já tenho uma repro by Publicidade? Não Obrigado. :)
e já falei com ele e o proprio me disse que com uns ajustes que se extrai mais uns cabalinhos
Henrique respondendo ao teu comentario o ic da 70 e 85cv não é igual ao de 100cv
O de 100cv é como o manel indica, é um ic frontal
O que eu cria saber é se já alguem ja fez essa alteração aqui no grupo, e qual os passos a fazer principalmete em relação aos encaixes e tubagens
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Errado. No clio 3 são todos iguais: 70, 85, 105
No clio 2 é que a kangoo usa o mesmo ic do dci100
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como é que é possivel o de 105 ter um turbo maior com o mesmo ic ?
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Precisava era de saber de alguem que ja tenha feito esta alteração, pois hoje fui ao meu mecanico e ele falou me que dificilmente teria espaço para passar o tubo do lado esquerdo
E já agora onde é que posso arranjar as tubagens ?
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acho que não é bem assim henrique. o clio 100 cv e as kangoo vem com este IC:
([url]http://images01.olx.pt/ui/21/57/10/Fotos-de-Intercooler-e-Tubagem-Renault-Clio-dCi-100cv-Storia-Kangoo_433355710_1.jpg[/url]) ([url]http://images01.olx.pt/ui/21/57/10/Fotos-de-Intercooler-e-Tubagem-Renault-Clio-dCi-100cv-Storia-Kangoo_433355710_1.jpg[/url])
oiz: os ganhos que o ic dá só os tens com uma reprogramação, porque o ic não te dá diretamente mais cavalos. simplesmente mantém o turbo mais frio, podendo assim puxares mais por ele :)
E não só... com a mesma pressão metes mais moléculas de O2 no motor no mesmo período de tempo = + potência.
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como é que é possivel o de 105 ter um turbo maior com o mesmo ic ?
Mas tem. Os engenheiros da renault lá quiseram fazer assim ;)
Tens aqui um exemplo dum clio 3 com um ic frontal diferente
http://www.renaultpt.com/index.php?topic=2199.msg199713#msg199713 (http://www.renaultpt.com/index.php?topic=2199.msg199713#msg199713)
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Por acaso andava a procura desse user pois era o unico que eu tinha conhecimento dessa alteração por causa do Publicidade? Não Obrigado.
O intercooler que eu quero meter é o da megane de 105cv
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Boas people
Ao que parece não vou conseguir aplicar o intercooler da megane pois no lado direito do carro não há espaço entre o chassi e o radiador do motor/ac
Alguem me sabe dizer onde arranjar um intercooler com a saida e a entrada do mesmo lado ?
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Já viste os universais? No ebay tambem costuma haver kits intercooler e tubagens para todas as carteiras. Mas precisas assim tanto de um ic maior? mas eu compreendo.. é o bichinho das modificações :)
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Pedrob agora disseste tudo :D
E tambem cria aproveitar que estou com a mao na massa e mudar e depois já posso aumentar uns barzinhos ao turbo pois ja tem uma maior capacidade de arrefecimento :D
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Podes sempre tentar por o Ic que falaste mas em que as tubagens que levam ao motor sejam as mesmas...so precisas de fazer a curva da saida do Ic até ao tubo que tens de origem! Falo sem conhecimento de causa...é apenas uma ideia porque também já pensei fazer o mesmo no meu :wink:
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No fim disto tudo arranjei uma solução
Não foi a mais simples mas lá deu
O que aconteceu foi, comprei um intercooler da megane de 105cv
A entrada do lado esquerdo (vista de frente para o carro) já ficava na posição da antiga tubagem, do lado direito a saida ia para tras
O que se fez foi cortar essa saida e coloca la virada para cima e criar um tubo em inox ate a tubagem de origem
Aqui esta o resultado final
(http://img197.imageshack.us/img197/2613/jedg.jpg) (http://imageshack.us/photo/my-images/197/jedg.jpg/)
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E que diferenças é que notas?
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é impressao minha ou tapaste o ar para o radiador?
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Para já notei um pouco de mais força em altas, mas brevemente vai para as maos do Publicidade? Não Obrigado. para fazer os reajuste a repro e aumentar a persao do turbo para 1.2bar
Gonçalo é verdade a zona inferior do radiador ficou com o fluxo de ar mais reduzido mas mesmo assim tem fluxo de ar nas grelhas de cima
Em relação a temperatura do motor devido a o intercooler se encontrar a frente do radiador não notei que aquece se mais por isso
Mantem se na mesma
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Salvo erro o turbo do 85 cv já vem a debitar esses valores. Força nisso. :D
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Sim...o Silvestre disse certo já tens pressão a 1.2bars...é só fazer a repro e já está :tongue:
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No meu megas basta uma coisa para recuperar cavalos que nunca conheci: limpar o intercooler do óleo que foi lá parar ao longo dos já 202 mil km. :happy:
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Mas a minha não é a clio de 85cv
É a clio de 70cv que tem um turbo 1.0bar :D
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Hum então com uns pozinhos saca bem 1.2 bar
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Estou a espera da possibilidade do Publicidade? Não Obrigado. para poder fazer isso e as devias alterações :D