Forum RenaultPT
Àrea Tecnica => Motor => Tópico iniciado por: Duarte_RO em 19 de Junho de 2013, 15:50 pm
-
Boas,
Possuo uma Renault Laguna 2.0dci 150cv, e ando na ideia de retirar o catalisador..
Será que tenho ganhos em termos de potência, principalmente em baixas rotações? Na minha maneira de ver, como o catalisador fica logo à saída do turbo, julgo que com ele lá há muita obstrução de gases..
Será que estou a pensar bem? Alguém com mais experiência que dê a sua opinião.
Cumprimentos
-
potência nao sei, mas que deve dar mais saúde ai sim acredito pelo menos a temperatura dos gases sempre baixa
-
Sim..baixa a temperatura nessa zona visto os gazes sairem directos sem tanta obstrução.
Ao fazer recomendo por tubo directo por dentro do catalizador em vez de desmiolar e tá feito... os gazes assim nao embrulham e saem directos.
És capaz de sentir uma melhor resposta em baixas
-
Um concelho, esta para breve as alterações nos centro de inspecções que vão ver tudo e mais alguma coisa, por isso o melhor que tens a fazer é ires a uma casa de escapes e assim pedir para te removerem o catalisador sem o danificarem e porem um tubo.
-
Só vos digo uma coisa, tirem catalizadores, tirem filtros de particulas e depois venham queixar-se que os carros não passam na IPO.
Os gajos cada vez mais apertam o cerco com o CO2 e com as particulas emitidas pelos diesel.
-
Exactamente, totalmente de acordo contigo Rui por isso é que disse para retirar o catalisador e o conservar mesmo para depois ir ao IPO com ele aplicado
-
Eu ainda vou mais além:
Mexam à vontade tendo em conta que a Renault é que não presta mesmo :laugh:
-
Não sei porque, mas os centro ipo ainda não apertam com os diesel a nivel de emissões... É o que mais há por essas estradas e os que menos são controlados. Já com os otto, que têm uma emissão mais limpa, a conversa é outra desde que implementaram as ipo. É riduculo mas é o que acontece!
-
A falta de backpressure ao retirar o catalisador não prejudica o turbo por ex?
-
Segundo o que me constou para o ano ja estão a pensar em tunningar os centros de inspecções para medir as particulas e afins, para alem do topico que coloquei, agora convivo regularmente com um centro de IPO e eles disseram que ainda nada é certo, mas é possivel que para o ano ja começem a avaliar as particulas guiando-.se pelas normas EURO existentes aquando do fabrico do carro, mas atenção, isto é na base do ouvi dizer, tem que se esperar mais um pouco para saber...
-
é tudo uma questão de tirar e meter... tirar e meter... etc :laugh:
-
A falta de backpressure ao retirar o catalisador não prejudica o turbo por ex?
Pois também tenho duvida nisso, daí ainda não o ter removido...
-
já há mais de uma centena de informação sobre isso :google:
-
A falta de backpressure ao retirar o catalisador não prejudica o turbo por ex?
pode prejudicar sim
-
em que aspecto pode prejudicar?
-
Não gosto muito da ideia de tirar catalisadores e FAPs aos carros. Eles foram projectados sabendo que ia haver pressão de gases à saída, daí que se tirarmos o obstáculo ele dê mais potência mas pode fazer pior a longo prazo. Ainda por cima o FAP está logo depois do turbo, portanto o ar chega sempre quente o suficiente para nunca deixar aquilo entupir. Já noutro carro cá em casa (cof Chevrolet Captiva 127cv cof cof) era bem pensado tirar o FAP porque está debaixo do carro a arrefecer com o ar que passa. Resulta que muito frequentemente faz regenerações e por altura de mudar o óleo tá sempre com mais meio litro do que se tinha posto por causa do gasóleo que ficou dissolvido.