Forum RenaultPT

OFF TOPIC => Tasca => Tópico iniciado por: Rui em 20 de Junho de 2013, 21:34 pm

Título: A década de 80
Enviado por: Rui em 20 de Junho de 2013, 21:34 pm
Na sequência de algumas "bocas" (no bom sentido e na desportiva) com o camarada algarvio especialista em R11, mais conhecido por MRC, sobre a rádio M80, levo agora à discussão a década de 1980.
Por acaso ainda há pouco tempo passou no National Geographic uma série sobre essa década. Acompanhei a série mais numa de "mostrar" à minha filha o que aconteceu. Para os que não sabem, já tenho 18 anos com 25 de experiência (43), e claro está vivi essa década e muitas das coisas que apareceram nessa série tive contacto com elas. Claro que para a minha filha, muitas das coisas devam-lhe vontade de rir... :laugh:

Afinal o que leva malta neste momento (na 2ª década do século XXI), ainda na casa dos 20 gostarem tanto da música produzida nessa altura?
O MRC já sei que é fã da M80, o Silvestre diz que só ouve música dos '80 e que a actual não presta.
Afinal o que esta década tem de especial?
Ou então sou eu que sou maluco e mesmo tendo vivido os '80 intensamente (entrei com 10 e saí com 20 anos) não sinto nada de especial. A forma como a malta se vestia era do pior, autêntico hino ao mau gosto (os penteados então... :laugh:), a música era como hoje, alguma excelente e alguma absolutamente execrável.

Vá, degadiem-se praí. :smiley:
Título: Re: A década de 80
Enviado por: Pedrob em 20 de Junho de 2013, 21:43 pm
Gosto do rock dessa altura
Título: Re: A década de 80
Enviado por: Sls a GPL em 20 de Junho de 2013, 21:53 pm
Eu por acaso não tenho grandes recordações dessa década, entrei com 2 e sai com 12, a musica nunca foi o meu forte, e muito menos historia.... Tenho muito mais recordações do que não devia fazer do que do resto  :laugh:

Eu costumo ouvir a RR e não é por passarem também musicas dos anos 80 e não só, mas sim pela conversa lol como não ligo à musica sempre vou ouvindo a conversa dos locutores.
Título: Re: A década de 80
Enviado por: Silvestre em 20 de Junho de 2013, 21:56 pm
Na rádio ouço RFM e RR pois são das poucas que pôem musicas em condiçoes :D
Título: Re: A década de 80
Enviado por: scenick em 20 de Junho de 2013, 23:27 pm
O Rui se calhar vai perceber o que quero dizer: passámos ao lado da época, não era por os outros terem que tinhamos que ter, não era por os outros vestirem que tinhamos que vestir e por aí fora.
Ele passou os 80 e eu os 70 e um pouco dos 80 e não me enquadrei nas "cenas" que se viviam na época.

Título: Re: A década de 80
Enviado por: Sls a GPL em 21 de Junho de 2013, 00:06 am
Eu nesse aspecto, também nunca fui de ir nas modas, mas lembro-me bem como era, ver todos a seguir a tendência da moda tipo ovelhas atrás da ovelha negra   :laugh: , e eu a passar ao lado lol há gostos e gostos, e os dessa época nunca foram do meu agrado.
Título: Re: A década de 80
Enviado por: MaNeL em 21 de Junho de 2013, 00:33 am
em relação à musica para mim é simples. nessa altura as bandas lançavam musicas porque gostavam de tocar, sentiam e vibravam com cada acorde. agora a musica resume-se quase que única e exclusivamente a "vedetas". procurem (sem ser a adele) verdadeiras divas... pessoas com voz e não com um computador a "afinar". Digam-me em quantas bandas vocês vêm os bateristas, os baixistas, guitarristas, etc etc. a musica deve tocada com os instrumentos e interpretado pelo vocalista, não é só por uma gaja com as mamas à mostra e siga para a frente
Título: Re: A década de 80
Enviado por: energyprivilege em 21 de Junho de 2013, 01:36 am
Basicamente nessa altura, anos 70 e 80 fazia-se musica, agora pa, faz-se trampa, nada me da mais gozo de que ir a conduzir e a ouvir o Jim Morrison a fazer um live in detroit em 1970, ouvir uns pink floyd com musica que toca a alma, scorpions que muitos dizem que é banda de gaja, uns Queen, tambem oiço manowar, agora ando a conhecer um pc mais da carreira dos led zepplin e mais alguma coisa que oiço.... lol, agora é como o manel diz, é arranjar uma gaja sem cerebro e com mamas grandes e meter umas cenas no pc e sai musica, enfim, ta tudo desvirtuado....
Título: Re: A década de 80
Enviado por: MRC em 21 de Junho de 2013, 02:24 am
O Manel falou bem. Aqui o energy também, só grandes oh mestre! 8)

Rui sinceramente eu não vejo onde é que a música era como hoje, como dizes, aliás nem eu, nem pessoal entendido nesses tempos e em bom som, como meu pai, a minha inspiração do que toca à música (que tinha em 1980, 20 anos)... Boa e má sempre houve, mas (e gostos à parte) boa hoje é muito pouco do que se produz, e nos anos 80 (que foram um acordar para algo de novo e bom, a "New wave", bem como os generos alternativos e outros novos géneros graças ao uso dos sintetizadores em boa medida) era uma boa parte a meu ver. Cada vez mais a música está fabricada, mais artificial, especialmente no mainstreem, ouve-se hoje, e quer gostemos ou não, a falta de qualidade e de originalidade é tal, que amanhã já ninguem sabe sequer sabe o nome da música. Feita basicamente para vender no momento, desprovida de amor à arte, mas com muito amor aos cifrões.

Hoje faz-se muito barulho, e piorado pela sina das editoras em aumentar o volume nas gravações e reduzindo assim a sua qualidade. Por exemplo as ondas alternativas que tanto admiras, hoje são dos poucos géneros que ainda metem algo de novo no mercado, mas os que fazem esse algo novo, são muito poucos, a maioria é o que eu chamo de "bate latas", musicas monotonas e insipidas, que não ficam minimamente no ouvido e que soam a mais do mesmo. Basta ligar rádios como a Antena 3 para perceber isso. Onde é que desde há 13 anos vês grupos alternativos tão bons como REM, Bauhaus ou New Order e outros que tantos com origem nos 70's e 80's? Eu não vejo nada de especial, mas também admito que não ando à prepositadamente à procura, apenas vou ouvido o que me vão pondo à frente.

E eu quase que aposto que sei o porquê de não sentires nada de especial pelos 80's aquando da passagem. Portugal era um atraso em quase todos os sentidos (muito mais que hoje), nos anos 80, ainda os "estragos" do estado novo estavam frescos na sociedade em geral, ou seja, mentalidade muito limitada relativamente a outros países como o RU ou os EUA ou mesmo a Alemanha ocidental. E isso vê-se bem na música, em especial no mainstream tuga da altura. Só nos anos 80's é que o rock português acordou, bem como o pop e todos os outros géneros modernos. Até aqui, era apenas a música popular, o folklore e os fados o essencial que tocava nos rádios. Pelo que para muitos os 80's foram cinzentos. Para gajos como o meu cota, que não se limitou ao tipico, tacanho e tradicional Portugal de então, andando pela Europa fora com o inter rail, foram bons tempos, em termos musicais então, a carrada de vinyls que tem guardados, não me deixa duvidas. E quando não estava em inter rail, andava pelo Algarve com os amigos "camones" que fazia lá fora e alguns traziam por vezes a música que só chegava cá meses ou anos depois. Não é à toa que ele mesmo volta e meia sai-se com uma história nova daqueles tempos, que conta com uma certa nostalgia. :P

Bem, mas tal como disse, tretas musicais sempre ouve... Nos 80's existiram muitas: Bananarama, Modern Talking, Rick Ashley, Baltimora, etc etc... E desde há 13 anos para cá quantas tretas apareceram? São tantos que nem vale a pena enumerar alguns...

Já não se fazem clássicos como nas décadas anteriores aos 90's. E eu vivi bem os 90's para à medida que os anos passam, ir-me apercebendo disso. O que se faz hoje e que aprecio, vem em parte desses "clássicos" que ainda estão no activo. O resto, bom bom, são "uns quantos", os que têm amor à arte e que têm a sorte de puderem regatear com as editoras ou serem independentes.

Não houve nem vai haver outros anos 80, já lá vão 30 anos, e muitos mais vão-se passar, e a malta não se vai cansar, o que é bom é para sempre!

Bem mas é vou dormir, que isto já vai muito longo e já estou a escrever uma palavra a cada 5min. loool :P

P.S.: Agradeço-te o tópico Rui, é sempre salutar a malta trocar ideias de temas interessantes como este. :)
Título: Re: A década de 80
Enviado por: anita89 em 21 de Junho de 2013, 06:24 am
eu tenho pena de nao ter passado por muitas das coisas que se passaram na altura (nasci em 89  :assobio:) e acho que a musica era um espetaculo, e ainda hoje o meu Ipod esta ao menos com 60 por cento de musicas dessa epoca. e sempre bom relembrar essa epoca com fotos dos meus pais, avos etc, mas bom, o mundo evolui e ha coisas boas que sempre ficam  :smiley:
Título: Re: A década de 80
Enviado por: Sls a GPL em 21 de Junho de 2013, 08:45 am
Como já tinha dito anteriormente a musica nunca me disse nada, apesar de algumas ficarem no ouvido, nunca fui um grande fã de nenhum grupo em especial, e sempre me fez confusão ver pessoas com  headfones o dia inteiro a ouvir musicas atrás de musicas.
Eu também sou da opinião que cada vez mais se faz barulho sincronizado, tirando uma musica ou outra, que até fica engraçada.
Nunca foi adepto dá musica pesada, ficando-me sempre pela musica mais ligeira.
Basta só dizer que a concertos ao vivo, só fui a um dos Delfins, que foram a Olhalvo à uns anos atrás, praticamente  porque fui obrigado lol e a um do Pablo Alborán e a Carminho na feira de Santarém à um ano atrás e fui para fazer companhia a uns amigos.

Mas claro, à gostos e gostos....
Como por exemplo  :assobio: .....

209€ e alguns cêntimos em 3 bilhetes para o concerto do Justin Bieber, em março de 2013.

Podem agora começar com as bocas. :laugh: :laugh: :laugh: :laugh: :laugh:

Tá tudo dito  :laugh: :laugh: :laugh: (private joke)
Título: Re: A década de 80
Enviado por: Silvestre em 21 de Junho de 2013, 11:45 am
Eu nem por 1€ ia a um concerto do justin Bieber. Se fosse uns AC/DC (já vi que o manel deve gostar e por acaso é a minha banda preferida) ou uns Iron Maiden, Scorpions, Pink Floyd, Modern Talking...
Título: Re: A década de 80
Enviado por: MaNeL em 22 de Junho de 2013, 00:21 am
silvestre, fui ver os AC/DC a alvalade :)

um aparte para vos mostrar porque eu odeio grande parte da musica que se faz actualmente:
http://www.youtube.com/watch?v=kYtGl1dX5qI#ws (http://www.youtube.com/watch?v=kYtGl1dX5qI#ws)

http://www.youtube.com/watch?v=O4IgYxHEAuk#ws (http://www.youtube.com/watch?v=O4IgYxHEAuk#ws)

http://www.youtube.com/watch?v=_M3AbH5gLwQ#ws (http://www.youtube.com/watch?v=_M3AbH5gLwQ#ws)

http://www.youtube.com/watch?v=ZSM3w1v-A_Y#ws (http://www.youtube.com/watch?v=ZSM3w1v-A_Y#ws)

esta ultima  :angry: contem as vezes que o gajo consegue dizer o refrão em 3 minutos


claro que ainda se faz grandes musicas, simplesmente ou pesquisas ou alguém te fala delas, porque passar na radio ou na TV é mentira...
Título: Re: A década de 80
Enviado por: Silvestre em 22 de Junho de 2013, 00:48 am
Quem me dera ve-los ao vivo mas aqui no norte do país é quase impossivel, só sendo Porto. Aquele thunderstruck deixa um gajo atordoado
Título: Re: A década de 80
Enviado por: Silvestre em 22 de Junho de 2013, 13:06 pm
Algumas das minhas preferidas

http://www.youtube.com/watch?v=u6EdMjo8d18# (http://www.youtube.com/watch?v=u6EdMjo8d18#)

http://www.youtube.com/watch?v=v2AC41dglnM# (http://www.youtube.com/watch?v=v2AC41dglnM#)

http://www.youtube.com/watch?v=btPJPFnesV4# (http://www.youtube.com/watch?v=btPJPFnesV4#)

http://www.youtube.com/watch?v=cpys1c3jCNs# (http://www.youtube.com/watch?v=cpys1c3jCNs#)
Título: Re: A década de 80
Enviado por: Rui em 23 de Junho de 2013, 08:53 am
Bem malta, antes de mais parece-me excessivo estar a postar videos neste tópico, pois já existem os tópicos "As nossas musicas :D" (http://www.renaultpt.com/index.php?topic=2238.0 (http://www.renaultpt.com/index.php?topic=2238.0)) e "Musica (mesmo) da treta " (http://www.renaultpt.com/index.php?topic=3286.0 (http://www.renaultpt.com/index.php?topic=3286.0)). O 1º para a musica que cada um gosta e o 2º para os ódios musicais.

Assim de repente e tentando responder a todos, vou escrever "sem papas na lingua". Sim, porque por vezes chateia um pouco um gajo não poder falar abertamente sem que apareça alguém "mais sensivel" e que leva tudo ou quase tudo a peito. Devo no entanto frisar que o que cada um gosta é com o próprio e tretas como mau gosto ou falta de gosto isso aqui não vai entrar. Cada um gosta do que quiser e ponto final.

Eu sempre fui um gajo muito critico da cena musical em geral e não tenho a mínima pachorra para artistas com carreira assente em brutais estratégias de marketing, sem qualquer conteudo musical e de uma maneira geral concordo com o que o Manel escreveu e com os exemplos que foram dados. Sempre me movimentei numa zona musical mais alternativa e independente, gosto de alguns clássicos dos '60 e '70, aprecio um bom rock, desde a um som mais soft até ao mais hard, punk, gótico, electrónico, etc .
Hoje em dia temos a ditadura das play list, e programas de autor é mentira. O MRC já algumas vezes tocou no assunto de uma rádio que eu ouço todos os dias, mais concretamente a Radar (87.8 Lisboa) e gosto desta rádio porquê? Porque passa musica que não se ouve em rádios mainstream que passam durante todo o dia a mesma treta. Só tenho pena que quando me afasto de Lisboa, o sinal vai desaparecendo. Como não conheço outras rádios na mesma onda musical nas ondas hertzianas, acabo por recorrer á internet, que me permite ouvir a Radar e outras como é o caso da Alternativa 21. Neste momento o espaço radiofónico na internet está como nos '80, com o aparecimento de várias rádios locais. Claro que algumas são boas  e outras para esquecer.

Voltando agora à conversa, Manel, não concordo quando falas de bandas onde não se veem os musicos a tocar bateria, baixo, viola, etc. A musica não pode apenas ser com os chamados instrumentos clássicos. Existe musica electrónica de muita qualidade. E sim tem que se procurar musica em condições fora do circuito normal de rádio e TV. Já agora os videos que postaste estão na secção que eu considero lixo musical. :laugh:

Energy, ouvir Pink Floyd, Doors, Led Zeppelin, isso é porreiro, agora Scorpions? Ouve-se uma destes alemães e está a discografia completa ouvida, pois são todas iguais e sempre com os mesmos acordes. E o Klaus Meine como vocalista também deixa muito a desejar.

MRC, nos ultimos 13 anos não apareceu nada de jeito? E malta como Arcade Fire, Arctic Monkeys, Strokes, White Stripes, The National, Tame Impala só para exemplo?

Silvestre, Modern Talking? Uma das maiores trampas musicais de '80. 2 cromos que não tocam nada e que em todas as musicas existe uma parte em que apertam os tomates um ao outro e ficam com voz fininha. Estes enquadram-se bem no comentário do Manel sobre musica "fabricada". Ouve-se uma, está a discografia completa ouvida. Survivor é igual num estilo musical diferente. Nem por 1 € irias a um concerto do Justin Bieber? Eu nem que me pagassem. É lixo musical.

Agora desculpem-me a frontalidade mas vocês parecem os "Velhos do Restelo" e parece que só gostam de musica mais velha e nada do que existe hoje presta.

Façam como eu que vou em busca de boa musica, esteja ela onde estiver, e não fico á espera que uma qualquer rádio ou TV me diga o que tenho que ouvir e/ou gostar.

Pronto já desabafei, mas não se esqueçam que os juizos de valor que fiz, foram sobre os artistas em causa e nunca sobre as pessoas (vocês) que deles gostam.

Título: Re: A década de 80
Enviado por: Sls a GPL em 23 de Junho de 2013, 10:55 am
Apesar de não ligar muito à musica, só está a faltar uma coisa, fala-se muito de artistas estrangeiros e dos portugueses??
Só por não passar nos sítios do costume, não se ouvem, e até há algumas musicas de jeito. E lá esta o que o rui disse, como não passam nas rádios  mais importantes ninguém os ouve .
Título: Re: A década de 80
Enviado por: MRC em 24 de Junho de 2013, 12:19 pm
Eu adoro os Scorpions e os considero bons,  apesar de que inovação musical não era o forte deles. No entanto têm uma sonoridade caracteristica e por isso um gajo ouve-os e de imediato sabe que são eles pelo estilo musical, e fizeram autenticos clássicos.

Quanto às bandas alternativas recentes que enumeraste, digo-te, nenhuma se compara às classicas que enumerei, se colocar qualquer uma dessas ao lado dos grandes REM então desaparecem. Strokes são bons, mas tiveram momentos pouco desinspirados, apesar do resultado final até ser satisfatório. O exemplo mais gritante disso, foi a única música que os fez sair da garagem para o mainstream, em que tiveram que ir copiar o riff de guitarra dos Tom Petty & The Heartbreakers. Arcade são bons e até gosto, assim como Arctic Monkeys e White Stripes, estes dois últimos já os conhendo desde dos seus primordios, mas apenas os ouço ocasionalmente, pois acho-os um pouco monotonos (especialmente em musicas do mesmo album). The National do pouco que já ouvi (graças aos teus posts ali ao lado), não são a minha onda, mas não digo que não sejam bons. Tame Impala não conheço.

Por falar em rock alternativo recente, no sábado a minha namorada fez-me ouvir Paramore mais de metade da viagem até Lisboa, e apesar de não ter ouvido nada para futuro clássico, até gostei bastante.
Survivor são daquelas bandas rock conservadoras americanas, tal como os Chicago, que não inovaram, mas trabalharam bem no que produziram ou "fabricavam", e o resultado disso é que ainda hoje musicas com "Eye of the tiger" são hinos!

Eu não disse que hoje não se fazia boa música, disse é que se faz muito pouca relativamente às decadas anteriores a 90.

Falando nas rádios de boa qualidade, actualmente a 100% não considero nenhuma. Gosto da M80, apesar de muito repetitiva e de passarem mais lixo musical do que gostaria de ouvir. Tem programas fixes como o "Top M80", que acaba quase sempre por  fugir da tipica playlist repetitiva diária, apesar de alguns top estarem cheios de lixos musicais, especialmente os tops norte americanos e portugueses. Tem o "Super Rock" que em geral adoro, quase tudo clássicos do rock dos anos 70 aos 90. O mesmo não posso dizer do "Super Pop" que apresenta apenas pop dos anos 80 e que costuma passar muita treta musical.

De resto, rádios (em termos de frequencia) a nivel nacional apenas gosto do "Hotel California" da RR em que passam uma boa selecção de hits dos 70 e 80. A nivel de rádios locais, em Portimão gosto da rádio Alvor, em destaque o "Clube do Vinil", domingo ao meio dia durante 1h só grandes clássicos ou do "Alvor Live Music". É a melhor rádio algarvia pela selecção e variadade de géneros que constitui a sua programação.

Nos anos 80 e 90, a rádio Comercial ao contrário de hoje, era excelente bem como a RFM. Da RFM de hoje o que ainda aprecio é apenas o Oceano Pacifico, mesmo tendo uma playlist muito repetitiva. O resto destas 2 rádios é em grande parte lixo mainstream rencente/actual passado várias vezes ao dia, assim como as restantes rádios jovenis, Cidade, Mega Hits....

Rodinhas a cena tuga para mim (à parte de clássicos da era 60/70 como Zeca Afonso, Amália, ou Carlos do Carmo) começou precisamente nos 80, com a cena pok/rock com o Rui Veloso e grupos como os GNR, Táxi, Heróis do Mar (apesar da fraca voz do Rui Pregal da Cunha, bem notório na treta do álbum "Mãe"), Xutos, António Variações, etc, e depois mais pela 2a metade dos 80's, pelos Delfins (também estes com um vocalista fraco, mas que soube dar conta do recado), os Sétima Legião, os Rádio Macau, etc...
Todos eles fizeram grandes músicas e actualmente até mesmo rádios como a RFM passam clássicos destas bandas.
Título: Re: A década de 80
Enviado por: zecmax em 24 de Junho de 2013, 18:12 pm
Boa ou má musica, apenas depende do gosto de cada um.
Penteados bonitos ou não.... são gostos.
Eu gosto da M80, da Star FM.
Título: Re: A década de 80
Enviado por: MRC em 24 de Junho de 2013, 20:05 pm
Oh ze, mas isso dos gostos a malta sabe... Mas como em tudo, nos gostos há qualidade, há aqueles que gostam de coisas feitas com qualidade outros que preferem o rasca, pelos mais diversos motivos. Além disso há aqueles que como eu, reconhecem (ou tentam reconhecer) sempre a qualidade de determinada coisa, mesmo não gostando ou apreciando.
Título: Re: A década de 80
Enviado por: Artur em 25 de Junho de 2013, 00:20 am
eu só oiço radio off no megane ..... é que assim, ouve se bem a sonoridade do remus power e isso sim, é verdadeira musica para os meus ouvidos
Título: Re: A década de 80
Enviado por: Lipe em 25 de Junho de 2013, 21:47 pm
ahahah, Nisso concordo, mas pronto... se for anos 80, pode ser um Audi Quattro :) Excelente música também :D
Título: Re: A década de 80
Enviado por: energyprivilege em 25 de Junho de 2013, 22:00 pm
Respondendo ao Rui, eu compreendo, muita gente abomina Scorpions e o tom monocordido do Klaus, mas eu gosto bastante deles.
Uma pessoa também não deve ser extremista, hoje há material de qualidade, tem é que saber consumir.... lol
Título: Re: A década de 80
Enviado por: Rui em 25 de Junho de 2013, 22:05 pm
Precisamente e tal como referi, o facto de eu não gostar não impede de forma alguma que outros gostem.
Mas ainda assim não abomino Scorpions, apenas acho que os gajos escorrem azeite por todos os poros.
Os que abomino mesmo, já existem no tópico da musica da treta. :laugh:
Título: Re: A década de 80
Enviado por: Lipe em 25 de Junho de 2013, 22:23 pm
Eu por acaso gosto dos Scorpions também.

Mas já agora... e falando de anos 80, nada melhor do que aquele gajo extremamente horrível mas com umas musicas porreiras... Meat Loaf :)
Título: Re: A década de 80
Enviado por: energyprivilege em 25 de Junho de 2013, 22:33 pm
O rolo de carne, esse classico dos anos 80, pa não aprecio, o homem parece que escorrer suor à posta... cada vez que canta...
Título: Re: A década de 80
Enviado por: Rui em 25 de Junho de 2013, 22:34 pm
Tou com o energy, esse gajo não canta puto.
Muitos (maus) tiques do rock sinfónico dos '70.
Título: Re: A década de 80
Enviado por: Lipe em 25 de Junho de 2013, 22:41 pm
vês porque é que nunca vejo um video dele? :D
Eu gosto das musicas dele com outros artistas da altura, os duetos com Bonnie Tyller por ex. :)
Título: Re: A década de 80
Enviado por: Silvestre em 25 de Junho de 2013, 23:21 pm
Um cantor com um vozeirão tremendo era Freddie Mercury. Era um monstro no mundo da música
Título: Re: A década de 80
Enviado por: MRC em 26 de Junho de 2013, 02:42 am
Também não gosto do Meat Loaf, ele e mais os seus "Bat Out Of Hell" todos juntos... Tretas!  :| :laugh:

Silvestre, nisso concordo contigo, aliás, para mim a melhor voz e o melhor "show man" de todos os tempos!

Quanto a carros dos anos 80, gama Turbo da Renault e Renault em geral (atrevo-me a dizer que o único que não engracei muito esteticamente foi o "avançado do seu tempo e fracassado" R14), Ferrari, especialmente o F40 (um dos melhores carros de sempre), Lamborghini Countach, Audi Quattro, BMW 635 CSI (M), Peugeot 205 GTI, 505 Turbo, Citroen BX Sport, CX 2.5 Turbo, Fiat Ritmo Abarth 130, Uno Mk1 Turbo I.E., Jaguar XJS, Toyota AE86, DeLorean DMC 12, Saab 900 e 9000 Turbo, Volvo 480 1.7 Turbo, Alfa Romeo Sprint, 164 QV, ui tantos! (alguns destes foram criados ainda nos 70's, mas muito populares nos 80's, como o Countach por exemplo).... Mas sonhar é bom, e dos anos 80 eu já me contento com o meu Renault 11 GTS! :embarrassed: :laugh:
Título: Re: A década de 80
Enviado por: Rui em 26 de Junho de 2013, 08:24 am
Um ex colega de trabalho chegou a tocar com o Frederico Mercúrio, diz ele.. :laugh:
O gajo tinha como hobby a actividade de baterista, durante os '60 e '70 chegou a integrar várias bandas e fez ainda parte de uma treta qualquer da TAP.
Estava eu e outro colega á conversa com o gajo sobre musica e o ele disse algo como isto:
"uma vez em Madrid, num bar toquei bateria com uns gajos ingleses famosos. era a banda daquele paneleiro que morreu com sida. mas o gajo cantava bem."
E para descobrirmos que o gajo estava a falar dos Queen... :laugh: :laugh: :laugh:
Título: Re: A década de 80
Enviado por: MRC em 26 de Junho de 2013, 10:36 am
Eish esse gajo não existe oh Rui :|  :laugh: Olha que vir com esse "quebra-cabeças" para vos dizer que trabalhou com umas lendas da música... :| Vá lá ao menos vocês acabaram por advinhar a que ele se referia  :laugh:
Título: Re: A década de 80
Enviado por: Silvestre em 26 de Junho de 2013, 12:54 pm
Também não gosto do Meat Loaf, ele e mais os seus "Bat Out Of Hell" todos juntos... Tretas!  :| :laugh:

Silvestre, nisso concordo contigo, aliás, para mim a melhor voz e o melhor "show man" de todos os tempos!

Quanto a carros dos anos 80, gama Turbo da Renault e Renault em geral (atrevo-me a dizer que o único que não engracei muito esteticamente foi o "avançado do seu tempo e fracassado" R14), Ferrari, especialmente o F40 (um dos melhores carros de sempre), Lamborghini Countach, Audi Quattro, BMW 635 CSI (M), Peugeot 205 GTI, 505 Turbo, Citroen BX Sport, CX 2.5 Turbo, Fiat Ritmo Abarth 130, Uno Mk1 Turbo I.E., Jaguar XJS, Toyota AE86, DeLorean DMC 12, Saab 900 e 9000 Turbo, Volvo 480 1.7 Turbo, Alfa Romeo Sprint, 164 QV, ui tantos! (alguns destes foram criados ainda nos 70's, mas muito populares nos 80's, como o Countach por exemplo).... Mas sonhar é bom, e dos anos 80 eu já me contento com o meu Renault 11 GTS! :embarrassed: :laugh:

Bem bom. Tomara um cego vê-lo e um maneta apalpa-lo :D
Título: Re: A década de 80
Enviado por: Rui em 26 de Junho de 2013, 22:14 pm
Eish esse gajo não existe oh Rui :|  :laugh: Olha que vir com esse "quebra-cabeças" para vos dizer que trabalhou com umas lendas da música... :| Vá lá ao menos vocês acabaram por advinhar a que ele se referia  :laugh:

Mas isso é de familia. O filho do gajo ainda há pouco tempo publicou no face uma foto do carro dele. Vê-se nitidamente a traseira com a marca e modelo bem escritos. Então não é que o gajo escreve algo como isto: "olhem só o meu novo Alfaromeu Jullieta"
Nem copiar sabe :laugh: :laugh:
Título: Re: A década de 80
Enviado por: MRC em 27 de Junho de 2013, 11:20 am
loooooool epic fail!  :laugh: :laugh:

Bem, outra coisa dos 80's que eu adoro e que revolucionou a forma como ouvimos música e que o seu conceito ainda hoje está bem vivo... O Walkman!

Hoje evoluiu para MP3 mas o conceito é o mesmo... É uma cena egocentrica, pois quem só que o leva é que ouve, mas que tem o seu lado positivo, muitos vizinhos puderam finalmente dormir sem o "ruidoso" do lado os incomodar!  :laugh: Além de claro está, ser portátil e de acessivel às massas! :)

Há quem não goste de ouvir música pelos fones, eu também prefiro ouvir pelas colunas, mas quando não as há... :P
Título: Re: A década de 80
Enviado por: Rui em 27 de Junho de 2013, 12:28 pm
Tive uns quantos desses.
Um ainda o conservo algures no fundo de uma gaveta na casa do campo. Funciona, com rádio FM, Auto Reverse, Dolby NR e o mítico Mega Bass da Sony. Este foi comprado em '87 e custou-me cerca de 25.000 escudos...
Título: Re: A década de 80
Enviado por: Lipe em 27 de Junho de 2013, 18:56 pm
Também ainda devo ter guardado algures o meu Sony Walkman com o fantastico Mega Bass :D
Título: Re: A década de 80
Enviado por: MRC em 27 de Junho de 2013, 20:40 pm
25 mil paus em 87 ainda era muita guito... Mas também com recepção FM incluida, encariquecia o preço do Walkman!

O meu pai teve um Sanyo, salvo erro de 1984, muito parecido aos primeiros Sony do inicio dos 80's, não tinha rádio FM nem "Mega Bass", mas lembro-me que tinha 2 funções pouco comuns nos Walkman dos 90's em diante, um botão "Balance" e outro para acelerar ou abrandar a velocidade reprodução identico às diferentes rotações dos gira discos. A piada que eu achava a esta última função. :D Na altura que o descobri na garagem, mesmo com quase 20 anos dava muito bom som! 8)

Eu tive um rasca Aiwa com FM analogico em 1998 quando fiz 9 anos e um Sony, já dos chineses, com FM e o Mega Bass de 2001 que ainda o tenho. Em 2003 evolui para o Discman da Sony também, apesar de ainda usar regularmente o Walkman por alguns tempos que se seguiram. Depois em 2004 ainda tive um Minidisc, também da Sony, que para além de reproduzir, também grava, através de fonte analógica ou cabo óptico (usava a PS2 para o efeito). Finalmente vieram os MP3, primeiro tive um Creative de 128MB, que com "duas" musicas ficava cheio, e depois um Sony de 2GB, que não era bem um MP3, mas sim um formato de compressão de alta qualidade (permitia ouvir musica com qualidade MP3 128kbps por 64kbps) da Sony, mas que era muito pouco prático, pois obrigava o uso de um software lento para converter e introduzir as musicas nele. Depois disto não tive mais nada, agora uso o meu Nokia 5310 para ouvir musica, pois passados todos estes anos o unico que tenho e que ainda funciona a 100% é o Walkman Sony :P
Título: Re: A década de 80
Enviado por: deathophobia em 27 de Junho de 2013, 21:11 pm
O meu pai teve um Sanyo, salvo erro de 1984, muito parecido aos primeiros Sony do inicio dos 80's,


pela tua descrição é igual ao meu

(http://img811.imageshack.us/img811/8369/l599.jpg)

(http://img199.imageshack.us/img199/9465/z2qk.jpg)

e este ainda rola...

e muitos não vão associar...

(http://img832.imageshack.us/img832/7932/w6ua.jpg)
Título: Re: A década de 80
Enviado por: MRC em 28 de Junho de 2013, 00:21 am
Por acaso não era igual a esse, mas era pela certa um antecessor próximo desse, pela pinta dele... Esse tem pinta de ser de 1985 em diante, o do meu pai era cor de vinho, com os botões em Reverse, Play, Forward e Stop em preto e branco em cima, uma rodinha para regular a velocidade da reprodução. Na lateral os botões eram praticamente iguais. Era alimentado por uma pilha de 9V. Ah já me esquecia, tinha um microfone em cima e um botão "Talk", suponho que a sua função seria para ouvir a pessoa com quem estivessemos a falar, uma vez que baixava a musica, e ouviamos a voz. :P

Tive a pesquisar e encontrei umas fotos dele, É um Sanyo M4440, lançado no mercado em 1981, pelo que é provável que o meu pai até o tenha comprado ainda antes de 1984 como disse atrás!

(http://farm4.staticflickr.com/3040/2528767410_b08723525e_o.jpg) (http://farm4.staticflickr.com/3040/2528767410_b08723525e_o.jpg)

E trazia uma capa protectora de série:

(http://i42.tinypic.com/wqra5l.jpg)


E pelo que tive a ver, foram produzidos tantos, que ainda hoje aparecem por vezes em leilões, exemplares destes walkmans novos na caixa!  :shocked:

(http://i192.photobucket.com/albums/z207/1Walkgirl/Sanyo%20M4440/SanyoM4440doosopen2.jpg) (http://i192.photobucket.com/albums/z207/1Walkgirl/Sanyo%20M4440/SanyoM4440doosopen2.jpg)

(http://i192.photobucket.com/albums/z207/1Walkgirl/Sanyo%20M4440/SanyoM4440doos.jpg) (http://i192.photobucket.com/albums/z207/1Walkgirl/Sanyo%20M4440/SanyoM4440doos.jpg)

Eram um pouco mais baratos e inferiores em som em relação aos Sony equivalentes, mas como as fotos sugerem, estes Sanyo transpiravam qualidade!
Título: Re: A década de 80
Enviado por: deathophobia em 28 de Junho de 2013, 00:41 am
o meu é um  SANYO M-G12 e por isto que encontrei sairam os 2 na mesma altura...

http://pocketcalculatorshow.com/walkman/sanyo/ (http://pocketcalculatorshow.com/walkman/sanyo/)

 :laugh:
Título: Re: A década de 80
Enviado por: MRC em 28 de Junho de 2013, 00:47 am
Muito bem visto! Eu que julgava pelo aspecto relativamente ao M4440 que era uns anitos mais recente, e no fim são do mesmo ano.... Realmente as aparencias enganam!  :laugh: