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Àrea Tecnica => Combustiveis => Tópico iniciado por: carlosjcm em 26 de Junho de 2013, 13:54 pm
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Ora venho partilhar uma pequena informação, não sei se sabiam ou não, mas a gasolina/gasóleo dentro do deposito de combustível de um carro apresenta pressões diferentes de marca para marca, ou seja, um deposito de um carro com gasóleo da BP e outro da Repsol as pressões são diferentes, sendo a pressão do da BP maior que o da Repsol. Alguém sabia ou tinha noção disto??
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Já ouvi falar que a pressão criada dentro do depósito varia consoante a temperatura exterior. Será que isso não terá também a ver com o tipo de bombas utilizadas? Eu na utilizo a pistola a "meio gás", acho que sai com muita pressão. Ou então afinal o gasoleo não é mesmo todo igual.
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edit: "Eu na BP utilizo a pistola a "meio gás" "
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Pois o que sei e depois de alguns testes feitos a pressão dentro do deposito do carro é diferente de marca para marca, agora se terá a ver com a pressão da pistola ai já não sei, suponho que a pressão da pistola seja a mesma em todas as bombas
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A pressão para mim tem mais a ver com a temperatura exterior, e consequentemente com a temperatura no interior do deposito... A gasolina evapora muito, o gasóleo muito menos. Isso de variar em função das marcas das bombas parece-me mito. O que pode acontecer e é o mais certo, é variar consoante o posto de abastecimento pelas condições dos reservatórios onde são armazenados os combustiveis.
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Mito acho que não será, porque para já referente a este problema http://www.renaultpt.com/index.php?topic=5533.msg100222#msg100222 (http://www.renaultpt.com/index.php?topic=5533.msg100222#msg100222) desde que deixei de meter na BP e passei para a repsol isto deixou de acontecer e pelo menos foi essa a informação dada pela renault francesa ;) a não ser que o problema volte e ai poderei dizer que é mito.
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Tens que ter em conta que mesmo o combustível da mesma marca é diferente de abastecimento para abastecimento, quanto mais de marca para marca.
Basta que a percentagem de humidade do combustível seja diferente para que depois os comportamentos físico-químicos do combustível face às alterações térmicas variem.
Até essas conclusões serem 100% reais, tinha que se fazer um teste reproduzindo as mesmas condições com os diferentes combustíveis.
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Então pelo que dizes e seguindo o raciocínio do carlosjcm, o gasóleo da BP é uma mer** porque contém muita humidade. :assobio:
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A questão não é essa, a verdade é que os teores de humidade vão mudando ao longo do dia, tudo depende da humidade relativa do ar e da temperatura, etc alem de que podem ser só valores residuais, pouco significativos, mas que há variações há. É necessário ter em conta também os ditos aditivos que adicionam ao combustível, o que é que são ou o que é que fazem, é que ninguém sabe :laugh:
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BP nunca mais :D pelo menos nesta bomba, como em Viseu só existe esta, se existisse mais ainda tentava assim nicles :D
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Princípio básico de quem estuda engenharia: não é possível comparar caudal de pistola com a pressão que fica dentro do depósito. Até porque quando introduzimos o combustível no depósito, não é a vácuo, entra sempre uma mínima percentagem de ar (penso eu).
A pressão pode variar com temperatura e volume, e o volume pode variar com concentração e composição do líquido.
Não defendo melhor ou pior combustível... apenas são composições diferentes, por isso, concordo com o rodinhas.
E quem estudou Termodinâmica em engenharia, pode confirmar o que falo ;)
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Mas agora rodinhas vê aqui uma coisa engraçada e na qual eu pessoalmente custa-me a acreditar, e esquecendo algumas leis da ciência, porque nem a ciência consegue explicar isto, vê bem isto: Atesto o carro com gasoleo BP depois de atestado limpo o bocal e nos primeiros kms não verte nada quando começa a chegar a meio do deposito até entrar na reserva verte gasóleo pelo bocal, (esquecendo a parte das peças que já foram trocadas varias vezes e na qual das peças não é), mudo para a repsol e aquilo anda seco zero de humidade de gasóleo, agora como explicas este problema, o que achas que pode ser.....porque é que não verte quando está atestado???? Tem que existir aqui alguma coisa....ou seja, aqui só tiro uma conclusão que quanto menos gasóleo mais pressão ganha o gasoleo neste caso da BP
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Sim, lá realmente é estranho.... mas o deposito tem um respiro, que faz com que entre ar para dentro do deposito à medida que vai saindo o gasóleo. Só não sei se não faz o inverso também, deixar sair o ar quando há pressão a mais dentro do deposito, e o problema pode ser dai ;)
A tampa pode ficar com retenções de combustível na zona das roscas e borrachas, e depois com o aumento da pressão acaba por deixar sair essas acumulações.
Já viste se noutros carros esse problema acontece? Se for só no teu, o problema está no equipamento e não no combustível.
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Eu é que já estou a ficar maluco :rolleyes:
Carlos, esse fenómeno que relatas não tem rigorosamente nada a ver com pressão. O depósito de combustivel é aberto, logo não tens variações de pressão. Só se ele não "respira".
Quanto muito podem existir diferenças de densidade e/ou viscosidade entre os 2 diesel. Ou ainda um deles ser ligeiramente mais volátil que o outro.
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Princípio básico de quem estuda engenharia: não é possível comparar caudal de pistola com a pressão que fica dentro do depósito. Até porque quando introduzimos o combustível no depósito, não é a vácuo, entra sempre uma mínima percentagem de ar (penso eu).
Acho que não percebeu o que queria dizer, mas explico. Ex.: Quando abasteço o bidão de gasóleo (acontece) tenho que ter sempre o cuidado de dar meio gás à pistola caso contrário fico com meio bidão de gasóleo e outro meio com espuma. A mim também me ensinaram (uma das não sei quantas técnicas que alguns de nós já as conhece) de nunca abastecer o carro com a pistola no máximo porque a velocidade que ela entra no depósito acelera a evaporação do mesmo. Mito? Talvez…
Não estudo engenharia por isso não exijas muito de mim :tongue:
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rodinhas já vi casos iguais, no entanto não se preocupam com isso e nem se chateiam e deixam andar e esse é o grande mal!!
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Mas isso só acontece com o da BP, ou só acontece com os meganes iguais ao teu? O mesmo acontece com outros veículos de outras marcas?
Tal como o rui disse, o deposito é aberto, por isso a pressão dentro dele deve ser igual à da atmosfera, se não é, é porque há um problema no respiro do deposito.
Se isso não acontece quando o deposito está cheio, falta de estanquidade não será. Acredito mais que seja alguma coisa que vá escorrendo de algum lado.
Se quando abres o bucal do deposito se não sentes diferença de pressão entre o deposito e a atmosfera é porque está tudo ok.
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Neste momento se colocar gasoleo da bomba da BP quando começa a chegar a meio do deposito começa o gasoleo a sair do bucal, se colocar repsol nada verte logo do carro não pode ser (já levou depósitos novos, tubos de enchimento), de França dizem que isso deve-se á pressão dentro do deposito e que a mesma varia de marca para marca de combustível.
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Posso dizer que o meu praticamente só leva gasoleo da BP e nunca detectei perda de gasoleo, e normalmente vai sempre bem abaixo de meio deposito até voltar a atestar. Mas o meu é um Megane II. Portanto acho estranho que seja problema do gásoleo...