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Àrea Tecnica => Motor => Tópico iniciado por: Alex Bento em 05 de Julho de 2013, 17:11 pm
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Boas.
Digam-me uma coisa: haverá muito problema se tentar meter uma caixa de 6 velocidades no meu mégane de 85 bestas? :huh: É que dá-me raiva de ir no ic19 a 100 com o carro a 2500 rpm :angry:. Quando tive carro de substituição, que foi a versão de 105cv com caixa de 6 :grin:, à mesma velocidade estava a 1700 ou 1800 rpm e eu sinto no carro que o motor aguentava na boa mais uma mudança a velocidades estabilizadas. Alguém sabe onde posso mudar a caixa quando o puder fazer (€€€) sem ser na renault? Na renault de Chelas dizem que não fazem "modificações de produto".
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Olha que eu acho que não é só meter e tirar. Tens que mexer em alguns componentes, tipo volante de motor, embraiagem...
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Já me disseram que não é necessário o bi-massa do 106, agora se é verdade, não sei. É uma dúvida que gostava de ver esclarecida. No entanto, não te fies que os 86cv, cheguem para a 6ª só porque agora tens força em 5ª. Penso que teria de levar um cheirinho para aproveitar a caixa.
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Repro na espinha
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Também já tinha pensado na repro. Há uma empresa no outro lado do Tejo, a PKE que tem uma repro por 309€ para o meu motor em que ficava com 108cv e 250 Nm de binário :grin:. Quanto à questão do volante do motor e da bimassa, desconhecia totalmente que havia mudanças nesse aspecto entre as versões pobres e apimentadas do 1.5 dCi. Sempre pensei que o motor em si fosse totalmente igual, tirando a questão do turbo de geometria variável e a caixa em si. Quanto à embreagem, essa já desconfiava que ao comprar uma caixa de 6 vinha uma embreagem por arrasto.
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A injecção também é diferente e não compatível entre eles.
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não querendo desmoralizar acho que até envolve a centralina, o que não quer dizer que não se possa fazer, só que se calhar o dinheiro gasto na adaptação acaba por não compensar
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se pensas em fazer repro tens um parceiro aqui no forum. Já ouvi um bom feedback deles :)
Basta dares uma olhada pelo fórum nas parcerias :D
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:police:
Atenção as caixas que não são idênticas a do carro, a pala disso tenho o carro na oficina para trocar a embraiagem que meti no mês passado nova e outra caixa por ter metido uma caixa de um 1.4 no meu carro. A caixa era idêntica mas com carretos mais longos o que acabou por esforçar causando fuga de valvulina dando cabo da embraiagem nova que tinha metido juntamente com a caixa.
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Não fiquei convencido com a explicação dos carretos mais longos. Há N casos pela net fora de carros com caixas mais longas metidas posteriormente e sem problemas.
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A minha é uma delas...mas ainda é cedo para dizer se alguma coisa nao está bem! Sendo a minha embraiagem de origem (com repro em cima ainda para mais) vamos ver quanto tempo dura!
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Penso que mais te vale fazer uma repro e chegar-lhe mais uns cavalitos, do que fazeres essa alteração, até porque se quiseres mudar a caixa de velocidades, terás que alterar outros componentes e ainda pagas bem para fazê-lo. Infelizmente não ém plug&play. Já andaste a ver preços?
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Encontrei umas no OLX (não tou a pensar em comprar por aí) umas usadas ou de carros acidentados entre os 300 e os 450
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Olha eu agora opto, se necessitar, por procurar peças não só nas sucatas, como também coloco anúncios das peças que preciso tanto no OLX, CustoJusto e aqui http://autoempartes.pt/tem-uma-peca-a-menos (http://autoempartes.pt/tem-uma-peca-a-menos) (os básicos)..e digo-te uma coisa, oferta não falta, que anda tudo com falta de carcanhol!!:D Mas estás a pensar comprar onde??
Esses valores são bons, mas um conselho procura bem, não vás tu fazer um mau negócio.
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O Homen quere alterar a caixa porque acha que tem rotações muito elevadas a determinada velocidade, ora se fizer um repro como vocês dizem vai continuar a ter o mesmo problema porque as relações da caixa vão se manter.
Quanto ao user que dizer que alterou a caixa e depois perdeu a valvulina tudo leva a querer que o problema foi dos vedantes e não da caixa em si.
Pessoalmente já me disserem que no meu carro a caixa de 6 velocidades é totalmente compatível no meu motor que é o 100cv so que tinha que éra que mudar a caixa, os tirantes do manipulo, o próprio manipulo das mudanças e as transmissões. O volante bi-massa tem um função importante na redução das vibrações do motor e em muitos motores até existem motores bi-massa e normais
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O Homen quere alterar a caixa porque acha que tem rotações muito elevadas a determinada velocidade, ora se fizer um repro como vocês dizem vai continuar a ter o mesmo problema porque as relações da caixa vão se manter.
Errado. A repro era para o caso de a alteração de caixa ser efectuada e o motor não ter força suficiente. Convém ler tudo.