Forum RenaultPT

Àrea Tecnica => Mecânica Geral => Tópico iniciado por: rui20andre em 07 de Julho de 2013, 15:21 pm

Título: ar condicionado clio II 1.2 16v
Enviado por: rui20andre em 07 de Julho de 2013, 15:21 pm
boas..
o A/C (AUTOMATICO) do meu clio II 1.2 16v não arrefece..tipo já deixei uns 10 a 15 minutos ligados e nada... este clio só tem uma ventoinha para o A/C e sofagem?
é que ligando o carro só oiço uma ventoinha, seja com o A/C ligado ou desligado (mas para mim isto é totalmente chinês). já ouvi falar que também poderá ser por o A/C não estar carregado, do filtro (onde é que este se encontra? como se desmonta?). Poderá ser algum fusível queimado?

se puderem dar umas dicas...
 :afro:
Título: Re: ar condicionado clio II 1.2 16v
Enviado por: rui20andre em 07 de Julho de 2013, 15:25 pm
não sei se terá influência... o termómetro do carro (aquele junto ao rádio) anda maluco...
é capaz de estar uns 30ºC e ele marca cerca de 40ºC
Título: Re: ar condicionado clio II 1.2 16v
Enviado por: Phenom em 07 de Julho de 2013, 18:52 pm
A sonda do termómetro está debaixo do espelho do lado direito, por isso é normal que se o carro estiver ao sol a temperatura que ele está a medir seja meia dúzia ou mais de graus acima.

o filtro tira-se do lado do pendura atrás da unidade central.

uma das causas possíveis é o sistema de gás do ac ter, sabe-se la porquê, deixado o gás escapar, ou o gás já ter perdido as propriedades devido ao uso.
Título: Re: ar condicionado clio II 1.2 16v
Enviado por: Sls a GPL em 08 de Julho de 2013, 04:04 am
O gás perde-se normalmente porque os vedantes ao longo do tempo ficam ressequidos e deixam o gás sair, ou então, tubagens rotas.
Por isso deve-se recarregar o gás periodicamente, e durante essa intervenção trocam-se os vedantes por novos.
O filtro do gás do AC também deve ser trocado periodicamente.
Não é conveniente o circuito do AC, andar muito tempo sem gás, porque o ar e a humidade, alem de estragarem o óleo com que o AC trabalha, acelera a degradação do alumínio das tubagens, originando fugas.
Outra causa do AC não fazer frio, após ser carregado, ou passado pouco tempo, pode ser devido às tubagens estarem obstruídas com os elementos filtrantes do filtro do gás do AC, por este não ser trocado periodicamente.
Quando se recarrega o gás e o AC não faz frio, uma das coisas a verificar, é se a passagem de ar pelas tubagens faz-se sem dificuldade, coisa que muito raramente os técnicos fazem. Simplesmente colocam o circuito em vácuo para verificar fugas e voltam a recarregar com gás.
Existem vários tópicos sobre problemas com o AC, onde encontrarias informação sobre esse teu problema ;) era só pesquisar.
Título: Re: ar condicionado clio II 1.2 16v
Enviado por: henriqe em 08 de Julho de 2013, 12:50 pm
Se usas raramente o AC tens a justificação do teu mal.

A solução é o que já disseram.
Título: Re: ar condicionado clio II 1.2 16v
Enviado por: Sls a GPL em 08 de Julho de 2013, 18:45 pm
Outra coisa, o gás dos ACs e frigorificos, é eterno, ou seja, não desaparece do nada. Sendo estes circuitos fechados, o gás mantém-se lá eternamente, o que acontece, é que ao longo dos tempos o material com que estes circuitos são feitos, degrada-se e aparecem fugas.
Se um circuito estiver continuamente a trabalhar, mesmo com fuga, o gás consegue-se manter muito mais tempo no circuito, do que se estiver parado.
Por isso quem liga o AC poucas vezes, nota que fica sem gás mais depressa do que quem usa o AC todos os dias, com o circuito nas mesma condições ;)
Título: Re: ar condicionado clio II 1.2 16v
Enviado por: rui20andre em 09 de Julho de 2013, 20:27 pm
Ainda nao vi o que se passa, mas ja nao utilizo o A/C ha mais de 2 anos... Mas este carro so tem uma ventoinha à frente?
Título: Re: ar condicionado clio II 1.2 16v
Enviado por: Sls a GPL em 09 de Julho de 2013, 20:29 pm
Sim, a ventoinha do radiador da refrigeração do motor é a mesma que a do radiador do AC, visto estarem os 2 radiadores um à frente do outro.
Título: Re: ar condicionado clio II 1.2 16v
Enviado por: rui20andre em 28 de Agosto de 2013, 21:59 pm
Boas..

Afinal era um problema eléctrico, pois não chegava lá corrente (segundo o pai da minha namorada, que foi arranjá lo enquanto estive de férias)