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Àrea Tecnica => Mecânica Geral => Tópico iniciado por: henriqe em 08 de Julho de 2013, 21:00 pm
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Boa noite.
Eu sei que existe 'n' tópicos sobre o assunto, mas nenhum me tirou as dúvidas sobre o que preciso de saber.
O carro em questão é um Renault Clio II F III 1.5dci 80cv totalmente de origem (EGR, CAT, etc) a não ser uma reprogramação. Conta com 140.000km.
Ia eu em 5º mudança em aceleração suave quando o carro começou a acelerar e as rotações quase paradas nas 2000rpm e o carro a subir a velocidade à mesma. Logo a seguir, as rotações subiram até ás 2700 rapidamente e voltaram depois a estabilizar as 2300 rpm. (isso é possível, ou foi impressão minha? :rolleyes:)
A partir desse ponto da viagem a situação só piorou e começou a ser mais frequente. Por vezes fazia isso, outras vezes apenas sobe as rotações (e ruído) e a velocidade mantinha como acontece quando a embreagem patina.
Pergunta 1: será mesmo a embreagem?
Pergunta 2: pelo que tenho visto, será a marca LUK a mais indicada? Qual a usada na marca? Ou convém usar mesmo a OEM? Alguém tem uma ideia de preços?
Pergunta 3: Quantas tempo é que demora a substituição em média por quem está habituado a esses serviços?
Pergunta 4: Para além da embreagem troco o cabo até ao pedal? Há alguma coisa recomendável nessa troca?
Obrigado e até já :wink:
Edit: fiz o teste em 5º c/ travão de mão e o carro foi a baixo. Quando acelero a fundo a puxar o carro, ele não patina. Só em condução mais suave pelas 2000rpm quando começa a ganhar potência.
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quase que aposto que e a embreagem
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Para trocar a embraiagem é preciso retirar o charrion, soltar transmissões, etc.
Eu quando troquei a minha, não contabilizei mas demorei para ai umas 8h ou mais, numa oficina é capaz de ser menos, 4 a 6h para ai.
Experimenta ver como é que a embraiagem se comporta em arranque em subida.
Em relação ao cabo, se ele estiver bom, não se justifica a troca.
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Em subidas se for a subir à rally não se verifica nada. Se for em condução calma e rotações baixas.. bazinga, patina logo principalmente em 5º e 4º!
4 / 6 horas?? Estava a contar com umas duas horas ou três horas... não envolve tirar a caixa de velocidades também?
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sim, tirar charrion, tirar caixa, tirar embraiagem, tirar rolamento de encosto, voltar a colocar o rolamento novo, colocar prato e embraiagem, apertar o prato, voltar a colocar a caixa no sitio, voltar a colocar charrion, etc.
2h é só para tirar a caixa e voltar a colocar a caixa no sitio :laugh: e o resto??
Claro que com elevador e ferramentas adequadas é mais rápido, mas 2h é muito pouco tempo.
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O meu faz o mesmo amigo... esquece isso. É simples oleo da caixa na embraiagem.. o meu fez à ano e meio.. durou um dia.. Fez 6 meses depois.. e voltou a fazer 6 meses depois... Não faz à meses....
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tira a repro ...
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duas suloçoes que tens,
1. diminui a repro ou mete oem
2. mete embraigem nova, quanto a marca luk é bom é o mesmo material que sachs :wink:
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Tirar a repro é só adiar o problema. Prefiro o problema resolvido...
Isso da caixa se for possivel tem solução Blurr?
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claro que sim.. Tirar a caixa, metes embraiagem nova (tenho um em casa até da luk) abres a caixa e mudas o retentor....
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Por falar nisso esse retentor é caro?
Se o problema manter-se realmente (como acredito) estou a ver que vou aproveitar e fazer tudo com a mudança de Óleo que está na altura, filtro óleo, lubrificante novo na caixa e o retentor da caixa... e cabo talvez deixe o que lá está.
Qual a melhor marca de embreagem? Sacha ? Luk ? Ou é mesmo preferível a OEM?
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Eu na tua situação metia Luk e/ou informava-me sobre embraiagens reforçadas se queres manter a repro. Quando se começa a mexer numa coisa, vêm 500 atrás.
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A reprogramação não é bruta.. e está lá desde que o carro ainda era um puto quase :laugh: No entanto, o antigo dono era um bocado toto a conduzir e pode ser esse o grande motivo desse desgaste prematuro...
Um amigo meu disse-me que quando meteu LUK o carro começou a tremer nos pontos de embreagem.. alguém confirma?
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Eu quando troquei a minha embraiagem e não pus luk ( basta ir ver ao meu db), também notei que agora ao fazer ponto de embraiagem treme mais , mas eu julgo que seja devido ao desgaste do volante do motor, causado pela embraiagem velha que patinava.
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Mas isso não era só nos bi-massa que devia de acontecer? :rolleyes:
Vou mais tarde fazer uma pesquisa no teu DB :azn:
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A zona de contacto com a embraiagem, quer seja um volante mono-massa ou bi-massa, tem sempre desgaste ;)
Já ouvi falar que depois é necessário rectificar o volante, mas acho que não é boa solução, por causa da calibração do volante, mas como não tenho a certeza se é isso que se faz ou não, o melhor é esperar que alguém que saiba o que é , que explique.
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O peso do volante transmite-se depois em aceleração/velocidade máxima. Mas uma rectificação não deverá trazer grandes problemas, julgo eu. Alguém mais entendido que esclareça.
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É recomendável fazer isso? Nunca tinha ouvido isso.. acredito e faz sentido.. mas será pratica comum e recomendável?
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quanto as marcas de embriagarem Luk e sachs é a mesma coisa e é bom material sachs equipa vários carros de origem, no clio penso que seja a valeo mas não sei
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Tirar a repro é só adiar o problema. Prefiro o problema resolvido...
Isso da caixa se for possivel tem solução Blurr?
resolve te o problema :) de vez :)
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O retentor é que tem sido o meu problema. Quando me aconteceu ia fazer tudo mas o problema é que, o meu carro não dá nenhum retentor sabe lá deus porque.. O pessoal disse que apenas existe 2 tipos salvo erro de 40 e 47mm.. Depois de tirar verificamos qual o teu e leva novo. e são perto de 50€...
Mas isso sai caro...
Embraiagem 50€
Retentor 50€
Abrir a caixa e mudar retentor 60€
Mao de obra de desmontar aquela treta toda e montar nunca menos que 5 horas...
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resolve te o problema :) de vez :)
Resolve ? Essa repro já lá está à mais de 70 000 km... e nunca tinha patinado nem feito seja o que for. Como disse, a repro está suave e está de longe com valores exorbitantes... essa embreagem faz um ruido estranho ainda antes de ter reprogramação.
Blurr,
Para mudar o retentor envolve abrir a caixa? Pensei que era pelo exterior mas com ela desmontada do carro apenas..
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O meu faz o mesmo amigo... esquece isso. É simples oleo da caixa na embraiagem.. o meu fez à ano e meio.. durou um dia.. Fez 6 meses depois.. e voltou a fazer 6 meses depois... Não faz à meses....
Não sei se é coincidência ou não, mas hoje o problema desapareceu por completo. Não sei se vai voltar.. tenho que continuar a usar o carro uns dias para verificar.
A verdade é que no dia antes de isso ter acontecido, o carro teve todo o dia a andar e a usar a caixa de velocidades (curvas e contra curvas).. terá aquecido tanto que fez pingar mais em cima da embreagem? Digo eu.. nem estou a ver como é o local onde teoricamente pinga..
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Não há lol se o óleo sair pelo retentor do veio primário, a rotação deste é que faz salpicar a caixa da embraiagem toda, tipo duche .
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Hmm.. estou a perceber.
Vou verificar se o problema mantem ou não.. se manter vou mudar a embreagem e provavelmente abrir a caixa para mudar o retentor conforme o Blurr disse... mas se passar por agora completamente vai andar assim e apenas atestar a caixa.
Mas se patinar, nem que seja pouco vou trocar... como disse atrás, adiar problemas não adianta nada.. a reparação fica ao mesmo preço mais tarde (se o iva nao subir ou assim loll) por isso escuso andar com isso a patinar :S
A primeira vez que me aconteceu foi numa ultrapassagem e sinceramente não gostei da sensação de corte de potência (muito mais no sitio que foi).