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Àrea Tecnica => Mecânica Geral => Tópico iniciado por: henriqe em 08 de Julho de 2013, 21:00 pm

Título: Será a embreagem? Qual escolher?
Enviado por: henriqe em 08 de Julho de 2013, 21:00 pm
Boa noite.

Eu sei que existe 'n' tópicos sobre o assunto, mas nenhum me tirou as dúvidas sobre o que preciso de saber.


O carro em questão é um Renault Clio II F III 1.5dci 80cv totalmente de origem (EGR, CAT, etc) a não ser uma reprogramação. Conta com 140.000km.

Ia eu em 5º mudança em aceleração suave quando o carro começou a acelerar e as rotações quase paradas nas 2000rpm e o carro a subir a velocidade à mesma. Logo a seguir, as rotações subiram até ás 2700 rapidamente e voltaram depois a estabilizar as 2300 rpm. (isso é possível, ou foi impressão minha?  :rolleyes:)

A partir desse ponto da viagem a situação só piorou e começou a ser mais frequente. Por vezes fazia isso, outras vezes apenas sobe as rotações (e ruído) e a velocidade mantinha como acontece quando a embreagem patina.


Pergunta 1: será mesmo a embreagem?

Pergunta 2: pelo que tenho visto, será a marca LUK a mais indicada? Qual a usada na marca? Ou convém usar mesmo a OEM? Alguém tem uma ideia de preços?

Pergunta 3: Quantas tempo é que demora a substituição em média por quem está habituado a esses serviços?

Pergunta 4: Para além da embreagem troco o cabo até ao pedal? Há alguma coisa recomendável nessa troca?



Obrigado e até já  :wink:


Edit: fiz o teste em 5º c/ travão de mão e o carro foi a baixo. Quando acelero a fundo a puxar o carro, ele não patina. Só em condução mais suave pelas 2000rpm quando começa a ganhar potência.
Título: Re: Será a embreagem? Qual escolher?
Enviado por: brunocampos em 08 de Julho de 2013, 21:19 pm
quase que aposto que e a embreagem
Título: Re: Será a embreagem? Qual escolher?
Enviado por: Sls a GPL em 08 de Julho de 2013, 22:03 pm
Para trocar a embraiagem é preciso retirar o charrion, soltar transmissões, etc.
Eu quando troquei a minha, não contabilizei mas demorei para ai umas 8h ou mais, numa oficina é capaz de ser menos, 4 a 6h  para ai.

Experimenta ver como é que a embraiagem se comporta em arranque em subida.
Em relação ao cabo, se ele estiver bom, não se justifica a troca.
Título: Re: Será a embreagem? Qual escolher?
Enviado por: henriqe em 08 de Julho de 2013, 22:23 pm
Em subidas se for a subir à rally não se verifica nada. Se for em condução calma e rotações baixas.. bazinga, patina logo principalmente em 5º e 4º!

4 / 6 horas?? Estava a contar com umas duas horas ou três horas... não envolve tirar a caixa de velocidades também?
Título: Re: Será a embreagem? Qual escolher?
Enviado por: Sls a GPL em 08 de Julho de 2013, 22:45 pm
sim, tirar charrion, tirar caixa, tirar embraiagem, tirar rolamento de encosto, voltar a colocar o rolamento novo, colocar prato e embraiagem, apertar o prato, voltar a colocar a caixa no sitio, voltar a colocar charrion, etc. 
2h é só para tirar a caixa e voltar a colocar a caixa no sitio  :laugh: e o resto??
Claro que com elevador e ferramentas adequadas é mais rápido, mas 2h é muito pouco tempo.
Título: Re: Será a embreagem? Qual escolher?
Enviado por: Blurr em 08 de Julho de 2013, 23:58 pm
O meu faz o mesmo amigo... esquece isso. É simples oleo da caixa na embraiagem.. o meu fez à ano e meio.. durou um dia.. Fez 6 meses depois.. e voltou a fazer 6 meses depois... Não faz à meses....
Título: Re: Será a embreagem? Qual escolher?
Enviado por: Artur em 09 de Julho de 2013, 01:04 am
tira a repro ...
Título: Re: Será a embreagem? Qual escolher?
Enviado por: andretdi em 09 de Julho de 2013, 02:36 am
duas suloçoes que tens,
1. diminui a repro ou mete oem
2. mete embraigem nova, quanto a marca luk é bom é o mesmo material que sachs  :wink:
Título: Re: Será a embreagem? Qual escolher?
Enviado por: henriqe em 09 de Julho de 2013, 03:26 am
Tirar a repro é só adiar o problema. Prefiro o problema resolvido...

Isso da caixa se for possivel tem solução Blurr?
Título: Re: Será a embreagem? Qual escolher?
Enviado por: Blurr em 09 de Julho de 2013, 12:29 pm
claro que sim.. Tirar a caixa, metes embraiagem nova (tenho um em casa até da luk) abres a caixa e mudas o retentor....
Título: Re: Será a embreagem? Qual escolher?
Enviado por: henriqe em 09 de Julho de 2013, 12:54 pm
Por falar nisso esse retentor é caro?

Se o problema manter-se realmente (como acredito) estou a ver que vou aproveitar e fazer tudo com a mudança de Óleo que está na altura, filtro óleo, lubrificante novo na caixa e o retentor da caixa... e cabo talvez deixe o que lá está.

Qual a melhor marca de embreagem? Sacha ? Luk ? Ou é mesmo preferível a OEM?
Título: Re: Será a embreagem? Qual escolher?
Enviado por: Dom em 09 de Julho de 2013, 13:25 pm
Eu na tua situação metia Luk e/ou informava-me sobre embraiagens reforçadas se queres manter a repro. Quando se começa a mexer numa coisa, vêm 500 atrás.
Título: Re: Será a embreagem? Qual escolher?
Enviado por: henriqe em 09 de Julho de 2013, 13:56 pm
A reprogramação não é bruta.. e está lá desde que o carro ainda era um puto quase  :laugh: No entanto, o antigo dono era um bocado toto a conduzir e pode ser esse o grande motivo desse desgaste prematuro...

Um amigo meu disse-me que quando meteu LUK o carro começou a tremer nos pontos de embreagem.. alguém confirma?
Título: Re: Será a embreagem? Qual escolher?
Enviado por: Sls a GPL em 09 de Julho de 2013, 14:17 pm
Eu quando troquei a minha embraiagem e não pus luk ( basta ir ver ao meu db), também notei que agora ao fazer ponto de embraiagem treme mais , mas eu julgo que seja devido ao desgaste do volante do motor, causado pela embraiagem velha que patinava.
Título: Re: Será a embreagem? Qual escolher?
Enviado por: henriqe em 09 de Julho de 2013, 14:42 pm
Mas isso não era só nos bi-massa que devia de acontecer?  :rolleyes:

Vou mais tarde fazer uma pesquisa no teu DB  :azn:
Título: Re: Será a embreagem? Qual escolher?
Enviado por: Sls a GPL em 09 de Julho de 2013, 15:03 pm
A zona de contacto com a embraiagem, quer seja um volante mono-massa ou bi-massa, tem sempre desgaste ;)
Já ouvi falar que depois é necessário rectificar o volante, mas acho que não é boa solução, por causa da calibração do volante, mas como não tenho a certeza se é isso que se faz ou não, o melhor é esperar que alguém que saiba o que é , que explique.
Título: Re: Será a embreagem? Qual escolher?
Enviado por: Dom em 09 de Julho de 2013, 15:05 pm
O peso do volante transmite-se depois em aceleração/velocidade máxima. Mas uma rectificação não deverá trazer grandes problemas, julgo eu. Alguém mais entendido que esclareça.
Título: Re: Será a embreagem? Qual escolher?
Enviado por: henriqe em 09 de Julho de 2013, 16:05 pm
É recomendável fazer isso? Nunca tinha ouvido isso.. acredito e faz sentido.. mas será pratica comum e recomendável?
Título: Re: Será a embreagem? Qual escolher?
Enviado por: andretdi em 09 de Julho de 2013, 21:35 pm
quanto as marcas de embriagarem Luk e sachs é a mesma coisa e é bom material sachs equipa vários carros de origem, no clio penso que seja a valeo mas não sei
Título: Re: Será a embreagem? Qual escolher?
Enviado por: Artur em 09 de Julho de 2013, 21:38 pm
Tirar a repro é só adiar o problema. Prefiro o problema resolvido...

Isso da caixa se for possivel tem solução Blurr?

resolve te o problema :) de vez :)
Título: Re: Será a embreagem? Qual escolher?
Enviado por: Blurr em 09 de Julho de 2013, 21:52 pm
O retentor é que tem sido o meu problema. Quando me aconteceu ia fazer tudo mas o problema é que, o meu carro não dá nenhum retentor sabe lá deus porque.. O pessoal disse que apenas existe 2 tipos salvo erro de 40 e 47mm.. Depois de tirar verificamos qual o teu e leva novo. e são perto de 50€...

Mas isso sai caro...
Embraiagem 50€
Retentor 50€
Abrir a caixa e mudar retentor 60€
Mao de obra de desmontar aquela treta toda e montar nunca menos que 5 horas...
Título: Re: Será a embreagem? Qual escolher?
Enviado por: henriqe em 09 de Julho de 2013, 22:56 pm
resolve te o problema :) de vez :)

Resolve ? Essa repro já lá está à mais de 70 000 km... e nunca tinha patinado nem feito seja o que for. Como disse, a repro está suave e está de longe com valores exorbitantes... essa embreagem faz um ruido estranho ainda antes de ter reprogramação.

Blurr,

Para mudar o retentor envolve abrir a caixa? Pensei que era pelo exterior mas com ela desmontada do carro apenas..
Título: Re: Será a embreagem? Qual escolher?
Enviado por: henriqe em 10 de Julho de 2013, 19:15 pm
O meu faz o mesmo amigo... esquece isso. É simples oleo da caixa na embraiagem.. o meu fez à ano e meio.. durou um dia.. Fez 6 meses depois.. e voltou a fazer 6 meses depois... Não faz à meses....

Não sei se é coincidência ou não, mas hoje o problema desapareceu por completo. Não sei se vai voltar.. tenho que continuar a usar o carro uns dias para verificar.

A verdade é que no dia antes de isso ter acontecido, o carro teve todo o dia a andar e a usar a caixa de velocidades (curvas e contra curvas).. terá aquecido tanto que fez pingar mais em cima da embreagem? Digo eu.. nem estou a ver como é o local onde teoricamente pinga..
Título: Re: Será a embreagem? Qual escolher?
Enviado por: Sls a GPL em 10 de Julho de 2013, 19:23 pm
Não há lol se o óleo sair pelo retentor do veio primário, a rotação deste é que faz salpicar a caixa da embraiagem toda, tipo duche .
Título: Re: Será a embreagem? Qual escolher?
Enviado por: henriqe em 10 de Julho de 2013, 22:18 pm
Hmm.. estou a perceber.

Vou verificar se o problema mantem ou não.. se manter vou mudar a embreagem e provavelmente abrir a caixa para mudar o retentor conforme o Blurr disse... mas se passar por agora completamente vai andar assim e apenas atestar a caixa.

Mas se patinar, nem que seja pouco vou trocar... como disse atrás, adiar problemas não adianta nada.. a reparação fica ao mesmo preço mais tarde (se o iva nao subir ou assim loll) por isso escuso andar com isso a patinar :S

A primeira vez que me aconteceu foi numa ultrapassagem e sinceramente não gostei da sensação de corte de potência (muito mais no sitio que foi).