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Àrea Tecnica => Motor => Tópico iniciado por: hmilitao em 09 de Julho de 2013, 10:44 am
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Boas,
a dúvida que se me assiste (e ao meu "mecânico" também) tem a ver com o facto do meu Modus 1.5 dci (65cv) se ir abaixo assim do nada.... sem avisar.... :(
Muitas das vezes vou a rolar em AE e ele vai-se abaixo.... depois a única coisa que me resta fazer é desligar a ignição e voltar a ligar. Pega e depois continua como se nada fosse com ele....
No painel a mensagem que aparece é "Pressão de óleo deficiente"....
Ainda hoje de manhã, quando saí de casa, meti o dito a trabalhar, e enquanto colocavao cinto, foi-se.... continuei a fazer o check list e depois dessa mensagem apareceu outra que dizia "carga bateria deficiente"....
O que me enerva é que não consigo replicar o dito sintoma para tentar percebe na oficina o que se passa....
Os senhores já ligaram o dito à máquina, mas não dá erro nenhum....
Há por acaso aqui alguém que padeça, ou tenha padecido do mesmo mal??? :angry:
Obg a todos
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Provavelmente tu e o teu mecânico já pensaram no que eu vou dizer, mas não me custa nada. Com esses erros de pressão de óleo deficiente e de carga da bateria deficiente, já viram se a correia do alternador e a de distribuição (penso que esta actua a bomba de óleo) estão tensas o suficiente? E já agora, manda aí dados do carro só para termos uma ideia do que estamos a falar (ano de 1ª matrícula, km's actuais, etc).
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Muito provavelmente é o captor pms que está a causar esse problema ;) de se desligar assim do nada. Experimenta fazer uma limpeza ao captor pms e à ficha do mesmo.
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já viram se a correia do alternador e a de distribuição (penso que esta actua a bomba de óleo) estão tensas o suficiente? E já agora, manda aí dados do carro só para termos uma ideia do que estamos a falar (ano de 1ª matrícula, km's actuais, etc).
o carro é de 2005, é o 1.5 dci de 65cv , e comprei-o a marcar 75.000kms. Actualmente está com 110 e levei-o agora a fazer a revisão mais completa (correia da distribuição), filtros, bomba de água, etc, etc, etc....
trocou-se um sensor de combustível (?) que ele lá tinha, para experimentar mas os sintomas mantém-se....
agora essa do captor pms é que me deitou ao chão... o que é isso? tenho de ir googlar..... :huh:
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Pesquisa no fórum , que o que não falta é informação sobre o captor pms :laugh: Este sensor diz à centralina se o motor está a rodar ou não. Se a qualquer momento este sensor disser que o motor esta parado, a centralina corta a alimentação ao motor, mesmo que este esteja a trabalhar nesse momento. Por isso é que o carro se desliga do nada ;)
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:angel:
ok, vou pesquisar.
Obg pela dica. Depois actualizo os desenvolvimentos.
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Também aposto no captor, a mim aconteceu algo semelhante, o carro não ia abaixo mas não arrancava, estava sempre a morrer, porque o sensor estava a fazer mau contacto. Deixei a minha pequena a pintar e a mudar um tubo e não sei o que caraças lhe fizeram, que mexeram naquilo...o carro deitava um fumo desgraçado... um filme meu amigo..
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É bem possível que seja problemas com o sensor da cambota que esteja sujo ou o sensor da arvore de cames.
Mas aponto mais para o da cambota.
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Vai-se abaixo
O titulo era o que acontecia comigo à uns tempos atrás... agora não pega mais!
O carro em questão é um VAG (fds... :assobio:) mais precisamente um Lupo 1.4 tdi de 2000. E é o carro da maria.
Inicialmente o carro começou por ir abaixo quando aquecia, e hoje ainda trabalhou por 3seg (ultimo suspiro loool) e nunca mais pegou...
O motor de arranque dá sinal e aparentemente com pujança.
Alguma sugestão antes de chamar o reboque :tongue:?
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Ver erros na centralina, medir compressão... Começa por aí.
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Consegui finalmente resolver um dos problemas, que era de o por a trabalhar. Pedi os esquemas dos componentes e consegui descobrir pelo menos quais eram as fixas. Foi quando vi que os pinos do sensor posição da cambota estavam a fazer mau contacto.
Agora só amanha é que posso ver se ele ainda vai abaixo.
Se continuar, lá terei que fazer o que o Xmarine disse. :smiley:
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(https://imagizer.imageshack.us/v2/889x667q90/909/zEnH9j.jpg)
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Componente VW .... tá explicado ;)
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Com a trepidação desse 3 cilindros, não admira que as fichas fiquem nesse estado xD
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Alguem tem conhecimento da resolução deste problema?
Ob
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Ola tenho o mesmo sintoma no meu Renault Modus 1.5.
O carro vai abaixo (desliga-se) em pleno andamento
Depois dou a chave de novo e trabalha.
Por vezes não pega a primeira.
Falaram do captor PMS podem colocar fotos onde se encontra esse sensor?
Obrigado pela ajuda
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o carro é de 2005, é o 1.5 dci de 65cv , e comprei-o a marcar 75.000kms. Actualmente está com 110 e levei-o agora a fazer a revisão mais completa (correia da distribuição), filtros, bomba de água, etc, etc, etc....
trocou-se um sensor de combustível (?) que ele lá tinha, para experimentar mas os sintomas mantém-se....
agora essa do captor pms é que me deitou ao chão... o que é isso? tenho de ir googlar..... :huh:
Ola podes dizer onde esta esse sensor Captor PMS. Obrigado
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Normalmente está na zona superior da caixa de velocidades junto ao motor, pois este faz a leitura no volante do motor.