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Àrea Tecnica => Motor => Tópico iniciado por: Bichodumatu em 16 de Julho de 2013, 16:08 pm
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Boas amigos(as)
Já tinha relatado uma avaria em que me aparecia a luz de pre aquecimento das velas, já descobri o que era e já a resolvi, era a geometria do turbo encravada e como dava picos de pressão aparecia a avaria e entrava em safe mode.
No seguimento desta "mexida" descobri por onde tenho vindo a perder liquido da refrigeração, era o radiador fdd... Comprei um radiador, um vaso de expansão (o que tinha estava todo queimado) e mudei tb o liquido de refrigeração...
Meti o liquido, sangrei o circuito e deixei aquecer o motor de modo a circular pelo circuito todo.
Pensei que tudo estava resolvido mas eis que surge uma merd* nova :angry:
Acendeu a luz STOP e a que tem o simbolo do motor com Stop tb está a piscar, quando se desligou a carrinha nunca mais pegou :cry: :cry:
Alguém pode ajudar-me??
Muito obrigado
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Máquina de diagnóstico para começar... duvido que alguém aqui consiga ajudar sem saber resultado dum diagnostico electrónico...
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Pois tens razão.... Vou fazer isso e depois vejo o que lá diz e ponho aqui :)
Obrigado
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Essa luz tambem já me ligou na minha clio, no meu caso eram as 4 velas incandescentes queimadas, e a centralina das velas que estava a mandar corrente a mais para as velas.
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Dúvido muito... Essa luz é de sobreaquecimento.. Esse motor tem protecção para não arrancar se não tiver agua ou se estiver a sobreaquecer...
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Qual carro é?
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Boa noite
Já se fez o diagnóstico e aparecem avarias da EGR, pedal de acelerador, medidor de massa de ar, etc...
É com certeza um problema eléctrico... vai ser complicado é de resolver (acho eu)
Amanhã vou limpar caixa de fusiveis e fichas e confirmar a cablagem da ecu
Se alguém puder aconselhar mais alguma coisa eu agradeço :)
Realmente esta luz pode ser de sobreaquecimento mas apenas quando acende fixamente, segundo o manual quando pisca é avaria na injecção
Muito obrigado
Bruno
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Já agora a ecu fica por baixo da bateria certo?
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Se indicares que carro é, é mais fácil.
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Bom dia
O carro é uma Laguna II 1.9Dci de 2002
Em relação à centralina já a encontrei e estive a ver se tinha humidade nas fichas mas nada.... Já confirmei as relés de controlo do motor (no compartimento do mesmo) e agora vou ver as relés que ficam debaixo do volante.
Alguém já teve um stress do género?
Obrigado
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Já que andaste a mexer podias ter aproveitado para limpar os contactos, das fichas com um spray adequado. Pode ser um mau contacto nas fichas, como também uma falha na massa. Verifica também a ligação da massa do motor ao chassis.
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Foi isso que fiz... tirei bateria e ecu e limpei as fichas com lubri limp indicado para este tipo de "coisa"
Vi os fusiveis do motor, tirei um por um e limpei os contactos, tirei relés e limpei....
De tarde vou fazer um diagnóstico a ver quais as relés de controlo de motor que ficam debaixo do volante e ver se têm algum problema...
Vou ver a massa
Nunca aconteceu isto a ninguém???
Estou a ver que isto vai ser uma merd*..... :)
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Tanta coisa junta de uma só vez, julgo que não, mas visto que isso tudo partilha a mesma massa, a que sai do motor para o chassis, pode ser dai. Julgo eu, que basta que a massa não esteja em condições para afectar os diversos componentes.
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Hoje de tarde andei a desligar a EGR, MAF e pedal de acelerador para ver se não estariam a "corromper" o sistema e se eventualmente a carrinha pegaria.... mas nada.... :(
Aceitam-se sugestões
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Uma coisa tão simples.. Já tentaste ligar à máquina???
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Tal como disse acima foi feito o diagnóstico pelo Clip e através de outro software (que deu até mais informação)
Depois de uns dias a fazer isto e aquilo consegui chegar ao problema:
Cablagem da EGR, Valvula de temperatura e vacuo estava de tal maneira estragada que os condutores estavam à mostra e a tocar uns nos outros :(
Hoje fui comprar uma cablagem à sucata e vamos recuperar a que está na carrinha
Obrigado a todos
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Acontece. Aliás desses problemas eu sei bem o que me custou.... O que interessa é que resolvas o problema
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Confirma-se, uma falha eléctrica generalizada, só podia estar ligada a uma situação do genero. Ainda bem que descobriste a origem, e serve também para alerta, pois não é só pensar que o problema esta nos dispositivos, pois o problema também pode estar na cablagem que liga ao dispositivo.
Já agora, da para perceber o que causou os danos na cablagem? Tipo ruído pelos ratos, zona de fricção, etc? E em que zona da cablagem foi? Será possível uma foto indicando a zona onde a cablagem ficou afectada?
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Boas
Vou tentar arranjar uma foto mas fica já aqui a explicação...
A cablagem danificada sai do #grosso# da cablagem e passa por cima da ligação entre o motor e a cx de velocidades e depois sobe para a EGR e para a válvula de vácuo
Pelo que já vi nestes motores 1.9DCI na borboleta de admissão "chapina" algum óleo da valvula que a controla e como no meu nunca limparam isso, só eu o fiz, o óleo foi-se acumulando e como está muito perto do turbo e corta fogo da carrinha, a cablagem foi apanhando oleo e calor.... Foi-se
Amanhã vai ser feita a recuperação da cablagem, se me lembrar ponho fotos
Obrigado
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Boa tarde
Depois de reparada a cablagem a carrinha continuou sem pegar e aparecem avarias no MAF, pedal de acelerador, EGR...
Depreendendo que os cabos estavam "nus" e fizeram com certeza contacto uns com os outros talvez a falha tenha "passado" para a ECU, que com tantos contactos e curtos-circuitos deve ter entregue a alma ao criador
Hoje fui buscar ECU usada, vai ser codificada e espero que a carrinha pegue :)
Cumprimentos,
Bruno
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Convém parar para pensar um bocadinho antes de continuar a gastar dinheiro e não resolver o problema.
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Neste caso não há grande coisa a pensar.... está a ser seguida a lógica de possibilidades de avaria... :sad:
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Bom dia!
Problema resolvido - a carrinha pegou ontem à noite :)
Depois de gastar dinheiro desnecessário na ECU ontem medimos tudo e depois de 2 horas às voltas...
Devido ao estado da cablagem, que foi recuperada, houve um curto circuito que queimou um relé da caixa de fusíveis (tablier), a mesma estava em curo circuito e não deixava a carrinha pegar
Obrigado a todos pela disponibilidade
Se puder ser útil disponham
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Ainda bem que conseguiste resolver o problema, foi pena é teres gasto dinheiro uma ECU sem ser necessário.
Já agora qual é o relé que estava queimado ou qual era a função dele, sabes?
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Tal como disse acima foi feito o diagnóstico pelo Clip e através de outro software (que deu até mais informação)
Depois de uns dias a fazer isto e aquilo consegui chegar ao problema:
Cablagem da EGR, Valvula de temperatura e vacuo estava de tal maneira estragada que os condutores estavam à mostra e a tocar uns nos outros :(
Hoje fui comprar uma cablagem à sucata e vamos recuperar a que está na carrinha
Obrigado a todos
Ainda bem que conseguiste resolver o problema.
Curiosidade: que software deu informação que a clip?
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através de outro software (que deu até mais informação)
A clip é fiavel a 100% duvido dessa outra máquina, mas......
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Ainda bem que conseguiste resolver o problema.
Curiosidade: que software deu informação que a clip?
O software não sei qual é mas é de um amigo que domina o assunto de diagnósticos/avarias e reprogramações
A que deu a informação final foi uma daquelas consolas que se usam em oficinas mas nenhum deles dizia, obviamente, qual era a falha, teve de se andar a medir continuidades, volts, etc... para conseguir chegar a um conclusão
Obrigado a todos