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DIY => DIY - Electrónica / Electricidade => Tópico iniciado por: Sls a GPL em 23 de Julho de 2013, 12:19 pm
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Eu tentei fazer a instalação dos faróis tal e qual como se viesse de origem, passando os fio mais ou menos pelos mesmos locais, utilizando também a caixa de fusíveis, conforme se tivesse vindo de origem.
No video tem os passo necessários para a instalação dos faróis.
Antes de mais julgo que no video pode estar mal a explicação em relação aos terminais E18 e S18.
Na caixa de fusíveis há o terminal E18 e o terminal S18, o terminal E18 traz corrente desprotegida e o terminal S18 é já corrente protegida pelo fusível, que depois vai ligar ao relé. No video a explicação está correcta mas o nome dos terminais é que foi trocada.
https://www.youtube.com/watch?v=M3SYZa6_CfQ (https://www.youtube.com/watch?v=M3SYZa6_CfQ)
Notas importantes:
Fui buscar corrente a um terminal da caixa de fusíveis, porque o terminal que arranjei, o fio não tinha comprimento suficiente para ir buscar à junção de fios que vinha directamente da ficha habitáculo/motor com corrente permanente, no entanto conforme vem de origem a puxada de corrente vem dessa junção de fios.
A ligação que fiz tem corrente pós-ignição, apesar do relé ser activado mesmo com a ignição desligada, os faróis de nevoeiro só acendem depois de ter a ignição na 3ª posição e pelo menos, os mínimos acesos.
Se for imprescindível acender os faróis de nevoeiro quando se tem o carro desligado, nesse caso deve-se optar por ligar o fio que alimenta o fusível (E18), ao fio que traz corrente permanente da ficha habitáculo/motor.
Como já tinha referido anteriormente preferi optar por uma solução diferente.
Foto da junção de fios referida anteriormente (ter em atenção que esta junção é pós-ignição, se for a de corrente permanente a cor dos fios deve ser vermelha):
(http://imageshack.us/a/img15/7237/1304191558.jpg)
Localização dos terminais nas diversas fichas e caixa de fusiveis:
Ficha habitáculo/motor :
(http://img829.imageshack.us/img829/654/12rd.png) (http://img829.imageshack.us/i/12rd.png/)
Caixa de fusíveis:
(http://img832.imageshack.us/img832/6594/2skr.png) (http://img832.imageshack.us/i/2skr.png/)
Ficha da manete das luzes:
(http://img199.imageshack.us/img199/6642/1my.png) (http://img199.imageshack.us/i/1my.png/)
Ficha do quadrante:
(A ficha do quadrante é composta por 2 linhas de terminais uma numerada de 1 a 15 e outra do 16 ao 30)
(http://img835.imageshack.us/img835/1817/bt96.png) (http://img835.imageshack.us/i/bt96.png/)
A descrição das ligações do relé estão no video.
Alguma duvida perguntem ;)
Ah... no video mais uma vez não aparecem gajas mas em contra partida aparecem 2 gatos :laugh:
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Não achas que ficavam uns videos mais interessantes se surgissem umas gajas a explicar as ligações ?
:laugh:
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tens é que fazer um video com gajas a lavarem o teu carro e a explicar tudo muito devagarinho.... LOOOOOLLLLLL
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Tá visto camarada rodinhas que não tens hipótese.
Próximo DIY tem que meter gajas que até podem nem dizer nada.
Esquece os DIY sérios e embarca nesta nova aventura de DIY com gajas. O futuro está aí.
:laugh: :laugh: :laugh: :laugh: :laugh:
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Bom diy boy
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Um DIY razoável, para ser bom só mesmo com gajas :D
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Gabo-te a paciência...
De fazeres os DIY...
E de teres de levar com os comentários destes gajos :laugh:
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Muito bom mesmo , trabalhinho de artista , parabéns
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eu gabo te a paciencia de fazer upgrades a um chasso que a puxar um atrelado de 1914 não vai durar muito mais
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LooooL o pior é que se aparece alguma gaja, não se consegue fazer o DIY :laugh:
Artur o reboque não é de 1914, é capaz de ser lá de 1980 ou coisa parecida. Tenho que ver qual é a data de fabrico dos pneus, que ainda devem ser os de origem :laugh: O clio aquenta-se muito bem e se for preciso levar um upgrade de motor também leva :laugh: se houver €€€€ para isso.
Obrigado a todos pelos comentários :grin:
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Muito bom! :smiley: