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Àrea Tecnica => Mecânica Geral => Tópico iniciado por: olharapo em 25 de Julho de 2013, 09:54 am
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Será que me podem esclarecer?
O meu scenic II de 2004 já tinha apresentado em tempos 1 ou 2 vezes a mensagem "falha na direcção" ao ligar. Ficava sem assistência. Mas desligava, esperava um pouco voltava a ligar e tudo estava Ok....uff..
Há uns dias aconteceu de novo mas agora foi de vez. Já não há mais assistência, desligar não resolve e a mensagem está fixa.
A parte que mais me preocupa é que o mecânico, ainda sem pôr as mãos na massa, é um facto, mas pesquisou já o preço e só vendem a coluna completa por 1700€... minha alma está parva.
É um facto que ele ainda vai ligar a máquina e fazer o diagnóstico, mas com estes valores a pessoa fica logo doente. Será possível? Não haverá mesmo mais alternativas em caso de ser o motor elétrico?
Obrigado pela vossa ajuda.
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Isso não sei. Só sei que já bati há uns anos com um ibiza de 2002 por a direcção bloquear como se não tivesse a chave posta e eu tivesse tentado rodar o volante. Até tirei fotos ao carro e a mim. Por enquanto foi a única vez que experimentei um airbag na cara.
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Pois isso deve ser mesmo a coluna direccao. No caso de ter de ser substituida deve se arranjar mais barato em sucatas por exemplo
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Se for só o motor eléctrico, tens 2 soluções, ou trocas por um motor usado comprado numa sucata se for igual ao teu, ou então mandas arranjar o motor numa casa da especialidade.
Se for do modulo electrónico, a solução será trocar o modulo electrónico por um igual.
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Obrigado pelas vossas sugestões. Como não tenho muita hipótese de pôr as mãos na massa vamos ver se o meu mecânico se chega á frente com uma dessas soluções. Para além de encontrar as peças corretas ainda é preciso encontrar quem esteja disposto a avançar com esse trabalho.
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Já vi um caso quase identico ao teu num renault, em que a origem do problema era humidade num fusível...
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Pois. 1700 euros é um abuso.
Sei de um amigo meu que na semana passada teve que, pelo mesmo problema, meter uma direçao nova (coluna e motor) num Corolla de 2005 na Toyota e ficou-lhe em 1020,00euros.
Bem, eu no meu Punto há ano e meio pelo mesmo problema, gastei 60euros para reparar as soldaduras do motor...
"O Google é nosso amigo."
Claro que na marca eles nao reparam as direçoes eletricas. Mas 1700€ é exagerado. Sei que num Mercedes de 2006 custa á volta de 1200 euros.
Cumptos
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Peço desculpa pelo comentário:
Independentemente se é caro ou barato para o bolso de cada um a forma como colocam a questão é que é um exagero.
Agora pergunto eu: Sabem o custa de produção do componente? A origem não é livre de estipular o preço do componente?
Se o componente fosse fabricado com qualidade inferior logo mais barato se calhar já acham que estava correcto da parte do construtor.
Depois tb acho deveras engraçado quando fazem as comparações:
1º Quanto pesa um FIAT PUNTO?
2º Quantos FIATS de segmentos baixos usam Jantes 16 ou 17 ?
3º Mesmo mercedes e Toyotas quantos têm com caracteristicas iguais a uma scenic??
4º Qual o equipamento que está agregado a uma coluna de direcção Renault scenic? Conheçem a tecnologia?
Voltamos ao mesmo Todos queremos inovação . Quando esta falha reclamamos como gente grande.
Reflitam :)
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A mim como cliente que pouco ou nada percebe só me choca as marcas cada vez mais obrigarem à compra de blocos de peças quando falha apenas um dos componentesa. Mas claro que não conheço sequer a peça em questão e se seria possível fazer a coisa mais modular.
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Pois isso deve ser mesmo a coluna direccao. No caso de ter de ser substituida deve se arranjar mais barato em sucatas por exemplo
mais barato é , po la a funcionar é que é capaz de não ser facil , há coisas que se chamam numero de chassis e depois , puffff , fez se chocapic que o vin não dá para trocar ..... a não ser por quem saiba e tenha equipamento para isso
Se for só o motor eléctrico, tens 2 soluções, ou trocas por um motor usado comprado numa sucata se for igual ao teu, ou então mandas arranjar o motor numa casa da especialidade.
Se for do modulo electrónico, a solução será trocar o modulo electrónico por um igual.
humhum.... e já viste alguma coluna dessas ? é que se visses, se calhar não argumentavas isso como solução pois são blindadas
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Por acaso ainda não vi nenhuma, mas falei com o conhecimento que tenho, e as que já vi dava para serem desmontadas e tinham o controlador em separado.
Já analisaram a questão de poder ser só uma falha eléctrica? Mau contacto nas fichas ou coisa do género?
E se calhar consegues encontrar nova na concorrência com um preço mais em conta que na renault.
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o controlador dá para separar da coluna mas os contatos são feitos através de uma massa especifica, a coluna é totalmente blindada e não dá para fazer nada quando isso acontece e tambem não se consegue ter acesso ao interior do controlador bem como a outras partes da coluna. Qualquer intervenção eletronica que possa eventualmente ser efetuada, necessita de alto conhecimento eletronico e equipamento especifico.
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Por acaso ainda não vi nenhuma, mas falei com o conhecimento que tenho, e as que já vi dava para serem desmontadas e tinham o controlador em separado.
Já analisaram a questão de poder ser só uma falha eléctrica? Mau contacto nas fichas ou coisa do género?
E se calhar consegues encontrar nova na concorrência com um preço mais em conta que na renault.
Nova na concorrência??? Fuuuuuuuiiiiiiiiiii
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Pelo menos foi o que apareceu na pesquisa no nosso amigo google, para uma scenic II, se é alguma coisa de jeito, não sei, mas que é mais barata lá isso é.
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Vê lá no numero do chassis da tua scenic qual é o codigo do teu carro é JM??, quais são os dois caracteres a seguir ao JM? Que é para confirmar se os codigos oem são estes 8200035272 ou 8200442177
Para -te dar a ref oem para poderes procurar.
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O mecânico já confirmou?
A bateria está boa? O liquido da direcção está a nível?
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Direcção assistida electrica nao há niveis a verificar porque nao tem
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Como o Artur disse e bem, essa coluna de direcção é blindada, por isso não há reparaçoes de soldaduras ou afins a fazer, tal como acontece nos motores da DA dos puntos de 2000.
A questão é a seguinte, isso é a tua segurança e de quem anda no carro, para além dos demais que andam na estrada, e eu acredito que sem DA, se queres fazer um desvio de emergencia, não o consegues fazer, pois estás a girar jante 16 ou 17 o que dificulta bastante as coisas... Aconselho-te a trocar isso o quanto antes, tens usadas que podes colocar, sempre são mais baratas.
É muito bonito termos os sistemas mãos livres e todas as demais comodidades, mas claro, tudo tem um custo :)
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Se a direçao é blindada, nao ha nada a fazer. Arrotar com os mil e muitos euros.
Mas ó Gonçalo. Se fores á Fiat, nos Puntos, eles tambem substituem o conjunto completo, mesmo sendo tudo separado.
A reparaçao, normalmente, (nos Puntos) limita-se a refazer as soldaduras, que com o passar tempo(ás vezes nao muito) e trepidaçoes, deixam de fazer bom contacto.
Cumprimentos
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Como já tinha dito anteriormente, que encontram-se a venda mais baratas na concorrencia, se a for esta a ref: 8200035272 tens pelo menos 3 marcas diferentes disponíveis num site espanhol - Caixa da direcção WAT ref.CD003RN (Consulte o preço); Coluna da direcção LIZARTE ref.08.70.1200 (466,28 €*) e Coluna da direcção TRW ref.JCR115 (Consulte o preço).
A lizarte, julgo que e uma empresa que faz reconstrução de material auto.
É uma questão de se procurar bem, que se consegue encontrar bons preços.
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Se a direçao é blindada, nao ha nada a fazer. Arrotar com os mil e muitos euros.
Mas ó Gonçalo. Se fores á Fiat, nos Puntos, eles tambem substituem o conjunto completo, mesmo sendo tudo separado.
A reparaçao, normalmente, (nos Puntos) limita-se a refazer as soldaduras, que com o passar tempo(ás vezes nao muito) e trepidaçoes, deixam de fazer bom contacto.
Cumprimentos
Sim eu sei que substituem tudo, contudo neste caso, sendo blindada, nada a fazer. Nos puntos ainda se consegue contornar a coisa com alguma facilidade :) Sim, refazes as soldaduras e aquilo aguenta mais uns tempos :)
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Alguém que saiba que me confirme se a direcção assistida do meu megas também é eléctrica. Quando mudei o óleo reparei que não havia nenhuma tubagem ali na zona da direcção e fiquei com a pulga atrás da orelha. Na realidade até nem me espantava porque até vejo o volante a mexer sozinho logo depois de ligar o motor como se estivesse preso e naquele momento desbloqueasse.
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A direcção do Megane II é com assistência eléctrica. O volante a mexer quando ligas o carro, é apenas devido á tranca da direcção que também tem acionamento eléctrico. Não tem nada a ver com a assistência da dita.
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Então explica-me uma coisa Rui. O meu carro a cada duas semanas +/- acende a luz SERVICE do nada e a do airbag. Desligo o carro, acende a mesma luz e aparece a mensagem "DIRECÇÃO NÃO BLOQUEOU". Descobri o truque para acabar temporariamente com isso: ponho uma mudança, carrego no travão e deixo o carro no modo ON. Depois desligo (não chego a ligar o motor) e está o problema resolvido.
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Se a luz do airbag acende de vez em quando, o mais natural é ser a fita do airbag a começar a entregar a alma ao criador. No entanto pode existir algum problema com a tranca de direcção. Ela tranca quando o carro sai do modo ON e destranca quando passa a ON. Não tem a ver com o ligar ou desligar do motor.
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Até já tinha pensado em mandar trocar os airbags e os tensores dos cintos do meu carro. Dizem que a cada 10 anos se deve trocar o material pirotécnico por possíveis falhas. Alguém tem ideia quanto custa trocar esta coisada toda na renault?
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Xiii nunca ouvi tal coisa. Para fazeres isso é o preco do teu carro
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Isso vai para muito caro!!! Realmente também já tinha ouvido essa de trocar os airbags ;)
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No meu megane também já apareceu a mesma coisa mas um colega meu que tem um megane explicou-me que é um sensor que verifica a distancia do condutor ao volante (pelo posicionamento do banco).
Ele disse me para dar um pequeno ajuste no banco que esse erro desaparecia e desapareceu.
De quando em vez lá aparece da-se um ajuste no banco e desaparece novamente.
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o topico é sobre a direcção ou air bags ?
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olharapo, com é que está a situação da direcção?? Já está resolvida?
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ou já tá resolvida e deixou de se lamentar ou a alma continua parva