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Àrea Tecnica => Motor => Tópico iniciado por: Antoniojmsg em 26 de Agosto de 2013, 19:57 pm
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Boa tarde, eu tenho um clio comercial 1.5 dci 65cv de 2002,
gostaria de saber se alguém me pode dar uma ajuda sobre o que poderá ser,
eu comprei o carro recentemente com 191 mil kms (actualmente conta com 192600 kms) , fiz uma viagem longa com ele (Braga - Nazaré e vice-versa), andei a dar umas boas voltas e tudo bem,
até que o carro já por três vezes custou a pegar, uma vez antes da viagem longa e depois outras duas, e era sempre há segunda que pegava, mas que desta vez ele não pegava mesmo, só ao lanço. Desta última vez conduzia eu tranquilamente até que mudo para a 4ª velocidade e de repente carrego no pedal e senti falta de pressão mas depois lá começou a andar até que vou mais à frente para estacionar e desengato o carro e vai ao lanço até que ele próprio se desliga, o que poderá ser?
Dirigi-me a um mecânico e ele ligou a máquina ao carro e acusa falta de pressão, diz que poderá ser ou bomba ou injectores, agora pergunto-me eu, será necessário trocar ou existe alguma possibilidade de por exemplo deitar óleo mineral quando coloco combustível.
É que honestamente é muito caro o arranjo do carro se for os dois potenciais problemas indicados.
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O carro não estará na reserva ou lá perto?
Costumam entupir o respiro do depósito e criar vácuo dentro do deposito não deixando que o gasoleo flua bem até a bomba. Quando isso acontece e o carro desliga dá esse erro.
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Eu tinha ainda como que 10 litros , quase 2 traços acima da linha de reserva, antes fosse isso, é que o próprio motor não pegava, tipo, o motor de arranque não é pois ouve-se a trabalhar, o motor é que não pega mesmo, se deitar óleo aditivo e funcionar era uma maravilha.
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O problema de misturar oleo com o gasoleo em carritos destes mais novos é se o motor desaolvora e vai dar a alma ao criador , ou então entope os injetores e lá vão +/- 1000 aérius
Oficina própria para ver o problema de raiz e se houver €€€€ resolver
Isto digo eu à falta de melhor opinião :azn:
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Se andar assim estou sujeito a rebentar o motor então?
Tipo, posso substituir só o injector danificado ou tenho que mudar os 4?
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Sendo o carro de 2002 não será a boia de combustível que faz entradas de ar?
Ainda para mais se isso acontece quando o carro têm +/- 1/4 de combustível.
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Vê se aparece bolhas de ar nos tubos de combustível no compartimento do motor.
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Boas eu tenho um clio comercial 1.5 dci 65cv de 2002, gostaria de saber se alguém me pode dar uma ajuda sobre o que poderá ser, actualmente conta com 193 mil kms. O carro está a dar-me uma dor de cabeça até que por exemplo uma vez conduzia eu tranquilamente até que mudo para a 4ª velocidade e de repente carrego no pedal e senti falta de pressão mas depois lá começou a andar até que vou mais à frente para estacionar e desengato o carro e vai ao lanço até que ele próprio se desliga, o que poderá ser? Dirigi-me a um mecânico e ele ligou a máquina ao carro e acusa falta de pressão, diz que poderá ser ou bomba ou injectores, depois dirigi-me a outro e indicava vários tipos de problemas, baixa pressão no pedal, etc. Mas os injectores segundo o vendedor foram rectificados, e o estranho é o carro normalmente pega bem mais a frio e depois mais a quente não pega e se pega é dando mais que uma vez à chave, por exemplo faço a viagem Braga-Guimarães e quando vou para voltar para Braga o carro não pega, a semana passada fui três vezes lá e três vezes que aconteceu eu ter que dar ao lanço basicamente, até parece "mico", sendo que a temperatura está sempre ao nível normal, tem liquido e tudo, não sei que poderá ser, se é corte da chave no canhão, se é a relé, se são velas danificadas.. O carro por exemplo além de custar a pegar às vezes quando está ligado parece que acelera momentaneamente sozinho e abranda, existe uma agitação no motor e certa vibração de vez em quando.
Agradeço respostas.
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Arre...
Por mais que te queira ajudar, esse teu texto enorme e atabalhoado impede-me de perceber qual o problema do carro.
Está aí uma salsada tão grande que não percebi nada ;)
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eu estou com o Xmarine , mas lanço só conheço o de escadas .... mico só o da camara pereira ....
de resto, percebi que gostas de braga e guimarães ....
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Sendo mais directo então para entenderem visto que fui demasiado expressivo com os nervos (brincadeira) :laugh:
é assim, o carro normalmente quando está a frio pega bem, mas por exemplo quando está assim em dias de mais calor e vou passear o carro pega a frio mas depois por exemplo estaciono e tento ligar, ele simplesmente não liga, e quando liga é forçando mais que uma vez, o motor de arranque trabalha mas nada mais do que isso, a única solução que encontro é basicamente por a caixa já engatada, ligar a ignição e dar lanço ao carro. Eu tento sempre arranjar um lugar numa descida para evitar andar a empurrar o carro.
Quanto ao motor quando está a trabalhar sinto que faz de vez em quando certas vibrações irregulares, dá a sensação de certas pancadas, uma aceleração meia descontrolada, não faço ideia o que seja.
Esclarecidos caros foristas?
cmps
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Esclarecido... nem por isso. Mas vou tentar...
Pelo que percebi, custa a pegar e por vezes soluça ou desliga em andamento. Com esse erro de falta de pressão, pode eventualmente ser realmente um problema de injectores ou bomba de alta pressão.
Mas se fosse meu, eu começaria por ver se o depósito de combustível está em vácuo e a impedir o gasóleo de chegar a bomba. Visto que esse problema é algo comum e faz exactamente esses sintomas que falas e precisamente esse erro ;)
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E como posso ver se é esse sintoma? Se existem bolhas nos tubos de gasoleo junto ao motor por exemplo?
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Por exemplo.
E quando abres o tampão de depósito, ouve-se um som de sucção... e o problema fica resolvido...por uns dias :D
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mete a pila no deposito, se crescer e for sugada ..... aguenta que senão contaminas o gasoleo .....
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Fala-se em sucção, apareces logo tu :laugh: :laugh:
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Então convém constantemente abrir a tampa para evitar que aconteça o que anda a acontecer, como é normalmente quando há calor até que pode ser..
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O que convém é verificar se o problema é dai, e se for, fazer a reparação disso, que andar sempre a abrir o deposito não é solução :laugh:
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Isso é verdade...
Hoje abri a tampa e realmente parecia que estava mesmo sem ar o depósito, sugou ar rapidamente.
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Pronto... entao tens de limpar o respiro do deposito
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Posso eu próprio fazer isso ou implica ida ao mecânico?
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O meu carro anda com os mesmos sintomas, também é um Clio 1.5 DCi de 2002, mas o mecânico disse que não havia problema no respiro. No meu caso tratava-se de uma fuga de combustível num dos tubos, teve de levar entretanto um tubo e uma pera nova.
Mas os sintomas de engasgue ou problemas de ignição (principalmente a quente) mantêm-se e em breve vou levá-lo à Renault para ver o que se passa. Tenho o natural receio de existirem problemas na injecção.
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Pronto... entao tens de limpar o respiro do deposito
O meu clio também sofre desse problema,já desmontei o bocal do deposito para descobrir o misterioso respiro do deposito e não vi nada que se pareçe-se a isso.
O que se ve e o tubo de exaustão do ar no deposito aquando do abasteçimento do mesmo.
Era alguem que fise-se um desenho............ :angel:
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Mas os sintomas de engasgue ou problemas de ignição (principalmente a quente)
Estranho procurar problemas de ignição num motor onde o combustível queima por compressão.... hmmmm mas até pode ser alguma inovação tecnológica de que eu não tenha conhecimento.
E sim, um tubo partido com entrada de ar pode provocar isso.
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Ainda pra mais com o motor quente xD Conheço um Clio que não pegava bem também e quando pusemos o carro no elevador, viu-se logo de onde vinha o mal. Um tubo de gasóleo já previamente, e mal remendado pelo antigo dono. Após a reparação, ficou impecável.
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O que faz essa função de respiro do deposito, é o conjunto bomba/bóia de combustível que está dentro do deposito.