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Àrea Tecnica => Motor => Tópico iniciado por: joserocha em 06 de Setembro de 2013, 12:26 pm
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Boas,
O meu Clio 1.5 DCi de 2002 ainda está na oficina e não sei ainda nada acerca do problema. Mas até sábado devo ter novidades.
Abri este tópico para vos perguntar qual é a quilometragem máxima que se pode esperar do meu carro, se é que isto faz algum sentido perguntar.
O carro tem neste momento 258000 km, feitos praticamente em auto-estrada desde que o comprei usado com 120000 km, mas tem dado muitas dores de cabeça a nível de injectores, problemas eléctricos e derivados nos últimos 80000 km mais ou menos.
Sempre fiz as revisões todos os anos e mudo sempre componentes e óleos dentro do período indicado pelos mecânicos, entre outras coisas que aprendi aqui neste fórum.
Acham que é possível que ele faça mais uns 100000 km? Ou devo preparar-me para comprar carro novo? :sad:
Nota: a minha namorada também tem um Clio 1.5 DCi mas de 2004 e 85 cv, tem agora 140000 km e nunca lhe deu um único problema, e anda todos os dias com ele na nacional.
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Acho que a tua questão não faz muito sentido..... ou nenhum.
Se sempre que ele for avariando, o fores arranjando, ele dura a tua vida toda. Agora se não o arranjares e mandares para a sucata, não dura...
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Bem me parecia que não fazia muito sentido, mas refiro-me particularmente ao motor. Será que é pedir muito que um motor 1.5 DCi com apenas 65 cv chegue perto dos 400000 km, antes de o substituir por um novo?
Pergunto isto porque lá em casa está um Fiat Punto 1.7 TD (também comprado usado) que é uma máquina! O carro não anda muito rápido, na auto-estrada, mas não se queixa da pancada que leva, e até agora só teve problemas na suspensão dianteira. Nunca teve problemas de electrónica nem turbo, injectores, nada. Foi o carro que levou a pancada toda quando eu e os meus irmãos estávamos ainda a aprender a conduzir. Os meus pais compraram-no para nosso 1º carro e na verdade ainda lá anda por casa, 9 anos depois.
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Sei de alguns 1.5 dci que fizeram mais de 700mil km sem problemas de maior. Outros que nem aos 100mil chegaram... isso nunca se pode dizer com certeza quanto vai durar. Mesmo com revisões a tempo e bons óleos...
O meu tem 265mil. Nunca nada avariou no motor, ainda é tudo de origem... e espero fazer pelo menos outros 260mil... e quando partir troco o motor e faço mais uns quantos....
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700 mil km dava jeito, principalmente agora que estamos em crise! Não é que tenha nenhuma ligação sentimental com o carro, mas se aguentar até aos 400 mil já era excelente. Estou farto é dos problemas crónicos dele que me põe de pé atrás, é que tenho gasto uma média de 600€ por ano no mecânico, e para quem como eu só faz 12000 km/ano é muito dinheiro!
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Todos os componentes tem uma vida útil estimada em condições normais, e à medida que vai sofrendo manutenção vai prolongando a sua vida útil, tal como a utilização em condições fora do normal encurtam a sua vida útil.
Se tratares do carro como deve de ser, ele deve-te durar bastante até mesmo ultrapassar a vida útil estimada pelo construtor.
Agora há factores que influenciam a vida útil do qual não temos controlo, mas há outros no qual temos e muitas vezes somos os culpados por uma súbita redução de vida útil.
Por exemplo, como referiste antes, já tiveste problemas com os injectores, se o problema ficou resolvido como deve de ser, tão depressa não vais ter problemas, mas se foi só atamancado para não se gastar muitos €€€, o mais provável e voltar a ter problemas e até mais graves.
A tua questão não é descabida de todo, por acaso eu também gostava de saber qual é a vida útil estimada pelo construtor, eu julgo que será à volta de 10 ou 20 anos, mas não tenho a certeza.
O fundamental será o trato que se lhe dá, e o tipo de utilização que o veiculo tem. Apesar de andares sempre em autoestrada, pode provocar um maior desgaste que o da tua namorada que anda sempre em nacional, depende bastante da carga e das velocidades em ambos andam normalmente.
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Eu nunca disse ao mecânico algo do género "não queria gastar muito dinheiro, veja lá...". Nem vou sempre ao mesmo mecânico. Quando saio de lá dizem-me sempre que o carro está óptimo, e que só devo ir verificando se o carro tem fugas na direcção (outro problema crónico que é detectado sempre nas inspecções), que dizem ser normal e não é motivo para preocupações.
O que é certo é que o carro já não puxa tão bem como quando o comprei, principalmente em 5ª a subir. E ninguém me sabe dizer qual é o problema. Claro que a culpa em parte também é minha porque ainda não o levei à Renault com medo de sair de lá "depenado". O carro já foi ligado às máquinas, mas não às da Renault.
Nunca passo dos 120, só se for nas descidas, e tenho uma condução defensiva. Por causa dos problemas que o carro me tem dado tenho muito cuidado com a forma como conduzo. Mas sempre fui assim desde que o comprei, ele também nunca foi carro para passar muito dos 140. Só ando com ele praticamente a cada 15 dias, entre minha casa e a dos meus pais, em auto-estrada. Tenho a sorte de poder ir a pé para o trabalho.
Sinceramente estou mesmo tentado a comprar carro a gasolina. Gasta mais, mas também de certeza que não gasto 600€/ano no mecânico...
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Ou não looool
Na minha opinião pessoal e já tive um carro a diesel do qual gostei bastante, prefiro os a gasolina, por vários motivos, apesar do preço do combustível estar caro.
No teu caso em particular, o que recomendo é verificar aqueles componentes que costumam dar problemas, com a egr, turbo, etc, ver em que estado está a compressão do motor, etc e procurar a causa desses problemas e corrigi-la.
O ideal seria ires a um mecânico que seja de confiança, e competente por forma a corrigir o que tenha problemas.
No caso que referiste, em relação à fuga na direcção, é um problema que tem solução, ou é reparado convenientemente ou tem que ser substituído por uma caixa de direcção nova.
Não te esqueças também que apesar de tu teres 1000 cuidados com o carro, o anterior dono pode não os ter tido, e pode ter deixado mazelas que ao longo do tempo se vão revelando.
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Acho engraçado procurar fugas na direcção em carros com direcção assistida eléctrica. Mas se encontrarem, tirem fotos para a posteridade :D :D
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O X... pode ser das antigas que ainda são a óleo... ou então ser simplesmente um fole roto, e como tem massa ser dai que dizem que tem fuga :laugh:
P.S. - no "diacoiso" para os clios 2 aparece as 2 opções eléctrica e a óleo ;)
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Sim, os primeiros k9k nos fase 1 traziam hidraulica. No fase 2npara cima, na Europa, todos os k9k sem excepção usam electrica!
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Bom dia a todos, e antes de mais agradeço as vossas respostas!
Em relação àquela fuga na direcção, o mecânico também costuma dizer "valvolina da direcção". Como isto é um bocado abstracto para mim não sei o que é sequer. Já teve um fole reparado há 2 anos e não voltou a dar problemas. Mas a fuga é mínima, é detectada todos os anos na inspecção, e eles próprios na inspecção dizem-me que não é grave e apenas um "veja lá isso na oficina assim que puder, só para controlar" :)
Venho aqui fazer só um update em relação ao estado do carro. Ele teve uma paragem em pleno andamento e depois não voltou a pegar. O problema era uma fuga de combustível num dos tubos que sai da bomba de combustível e passa naquela espécie de "pêra" (que dá para bombear) :embarrassed: Essa "pêra" foi substituída por uma nova, assim como o respectivo tubo.
A brincadeira saiu barata, felizmente!
Agora há que continuar a mimar o carro com as verificações todas a tempo e horas para ver se chega aos 700 mil km :wink:
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A fuga será do fole da direcção, não? Se o problema se repete todos os anos, convém perceber a causa do mesmo.
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O fole de direcção só retém um pouco de massa consistente. Não tem mais líquidos la dentro.
Valvolina da direcção? desculpa, mas isso não merece comentários.
Não será uma pequena fuga de óleo da caixa (ou valvolina), junto ao selector, que todos os renault's com caixas JB's e JC's têm?
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É exactamente como dizes, valvolina da caixa e não da direcção. Já confirmei na fatura :)
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Para isso é dares uma boa lavagem ao motor e à caixa antes de ires à inspecção.
Também é possível fazer essa reparação, e enquanto não é feita convém ir verificando de vez em quando o nivel de oleo da caixa de velocidades.