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Àrea Tecnica => Motor => Tópico iniciado por: André Parreira em 12 de Setembro de 2013, 09:33 am
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Bom Dia
Tenho um serio problema no meu carro ( Renault Clio 1.5 de 1999).
Troquei de óleo a cerca de 7 meses, onde fiz cerca de 10 000 km, e onde gastou 5 litros de óleo ( Sunoco - Óleo 10w40 Semi-sintético), o motor não esta babado, e o fumo do escape sai branco, o que me disseram foi que como o carro já tem 200 mil km, era melhor colocar um óleo mais grosso.
A minha duvida é se não a problema colocar óleo mais grosso, e se o problema pode ser mesmo do óleo ou se o motor já a gastar de mais e era melhor trocar de motor.
Agradeço desde já a ajuda.
Cumprimentos
André Parreira
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Pelo que descreves o motor já esta a queimar bastante óleo, possivelmente poderá ser segmentos, ou a junta da cabeça. Colocar um óleo mais grosso é adiar o problema.
O ideal seria fazer a reparação do motor, ou então trocar de motor apesar do risco do "novo" motor, se for um motor usado, estar no mesmo estado que esse.
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Podes colocar uma foto do teu motor sff ?
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1.5 dCi num carro de 1999?
Esse não é o motor original, pois não?
O 1º 1.5 dCi apareceu em 2001.
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Não retirando nada do que o rodinhas disse, porque não também colocar óleo de boa marca?? Sunoco por exemplo é marca que nunca ouvi falar, será que cumpre as normas da renault???
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Rui, por isso é que eu pedi uma foto do motor. Vou ficar com ela e expõ-la num museu e talvez daqui a uns anos fique milionário por ser uma raridade ;)
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Um reparo, o carro é um 1.2 :lipsrsealed: :shocked: falha grave da minha parte...
Se o motor estivesse a ficar danificado, poderia perder força, ou engasgar as vezes?? É que até agora o meu ainda não o fez..
Que óleo poderia colocar, visto que carro já tem 200 mil km
Obrigado
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Pela quantidade de gasto de óleo e como já disseram, é possível que sejam segmentos.
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Assim sendo será um 1.2 8V de 60cv.
Colocares nesse motor um óleo de maior viscosidade, tal como o rodinhas referiu, vai ser apenas o adiar do problema.
Em 10.000 km esse motor "comeu" 5 litros de óleo?
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Exato, troquei óleo e os filtros, fez cerca de 10 000 km, tinha que ir sempre acrescentando com o passar do tempo, um motor novo não deve ser barato, e comprar um em segunda mão, corro o risco como foi dito em cima, de o motor estar igual a este..
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Mais vale madares reparar esse.
1 litro de óleo a cada 2.000 km é um bocado abuso para esse motor.
Não andaram para aí óleos marados ou fora da "validade"?
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Pode de facto ser os segmentos com folga. Mas diagnóstico com 100% de certeza só começando a desmontar o motor.
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Eu comprei o carro a cerca de 1 ano e pouco, e mudei óleo alguns meses depois para o que referi a cima, sei também que antes de comprar o carro, ele esteve quase 1 ano parado, mas quando comprei o carro, meteram bomba de agua, correia de distribuição, caixa de mudanças...
A dias fui arranjar um rolamento no carro, e falei deste problema, ele disse que arranjar poderia não valer a pena, devido aos quilómetros do carro, disse que mais valia vender :rolleyes:
Quanto custa mais ou menos o arranjo do motor??
Obrigado
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Em material gastas uns 300€ +- Mas o que vai precisar vai depender sempre do que se vai encontrando a medida que se vai desmontado. Portanto até pode subir o valor para peças
Mão de obra talvez uns 200 ou 300€ mas mais uma vez depende do que for encontrando...
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Ou seja, deve ser por volta dos 1000 euros, e nem toda a gente sabe fazer isso calculo...
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Experimenta falar com Caçoilauto, Lda.
É um dos parceiros do fórum e tens toda a info aqui: http://www.renaultpt.com/index.php?board=66.0 (http://www.renaultpt.com/index.php?board=66.0)
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É tudo uma questão de contas e de €€€, um motor reconstruido, ou em 2ª mão deve andar perto dos 1000€, se venderes o carro no estado em que está, não deves conseguir vender por esse valor. Reparares o teu motor, deve ficar perto do valor do reconstruido, mas ai ficas com a garantia de que tens um motor em condições se for bem reparado.
É tudo uma questão de ponderar a melhor solução e fazer contas ao investimento.
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Neste momento não é fácil dar 1000 euros para o motor, o que posso fazer é comprar um óleo de maior viscosidade, e vou juntando o dinheiro para daqui a uns tempos arranjar o motor..
Corro o risco de se estragar ainda mais mas enfim.. que óleo me recomendavam a usar neste caso??
Obrigado
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Não conheces ninguém que te arranje isso por um preço mais amigável?
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Existem mecânicos aqui na zona, não sei é ate que ponto eles sabem arranjar bem o motor, para arranjar e daqui a 1 ano estar na mesma, como foi referido, vou falar com o Caçoilauto Lda. para ver o que me dizem
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Pelo que estive a ver a marca sunoco tem a aprovação de " Mercedes Benz, Volkswagen, BMW, Saab e Porsche." e "A Sunoco é o maior fabricante mundial de gasolina para carros de corrida"
Antes de colocar este óleo ( Sunoco Titanium Futura 10 W40) não sei qual era o óleo do carro, podendo ter um com maior viscosidade e agora, ao colocar este, por ser menos viscoso, perder mais óleo??
Tive a ver no manual do carro, mas não sei qual é o recomendado.
Antes de mandar arranjar o motor, e visto que o carro tem 200 mil km, poderia mudar primeiro para 15W40 e ver se continua a perder óleo a esta velocidade..
Qual o óleo que se adequa mais a um Renault Clio 1.2 de 1999 já com 200 km??
Obrigado pela ajuda