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Àrea Tecnica => Motor => Tópico iniciado por: Octavio69 em 14 de Setembro de 2013, 22:51 pm
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Boa noite amigos já faz algum tempo que por aqui não passo.
E por castigo estou com problemas no meu motor 1.9D da minha Express.
Pelo que vi em uma folha do autodata
1º aperto a 30 Nm
2º 100 ± 4º
3º aguarde 3 minutos
4º 1 e 2 = desaperte +25Nm + 213±7º
5º 3 e 4 = desaperte +25Nm + 213±7º
6º 5 e 6 = desaperte +25Nm + 213±7º
7º 7 e 8 = desaperte +25Nm + 213±7º
8º 9 e 10 = desaperte +25Nm + 213±7º
A minha grande duvida é se desaperto e depois volto a apertar em Nm e dou os 213±7º.
E como se lê este e que ferramenta se usa 213±7º só sei apertar com Nm até tenho a chave!
Todas as cabeças que já montei é sempre com este aperto (Nm) posso fazer só com Nm mas dando mais?
Já agora algum sabe qual a melhor junta para estes motores?
Um grande obrigado
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Acho que não percebeste que isso é aperto de 25Nm e depois rodar o parafuso 213 graus
Sim, precisas de uma ferramenta própria para medir o ângulo.
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a não ser que tenhas o braço calibrado :P
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Existe torquimetros que medem o ângulo, não sei é aonde se arranjam...