Forum RenaultPT
Àrea Tecnica => Mecânica Geral => Tópico iniciado por: leonelmoveis em 16 de Setembro de 2013, 22:31 pm
-
Tenho uma carrinha Mégane III 1.5 dci com 39000 km aproximadamente, que começou a fazer uma coisa estranha.
Quando faço marcha-atrás em situações em que necessita o motor fazer mais força ( subidas ), parece que o carro prende e anda aos solavancos, isto com a embraiagem ainda a fazer força, pois quando o carro atinge velocidade para tirar o pé do pedal fica tudo normal. Quanto mais inclinada for a subida mais se nota o problema. Se for num sítio plano não noto qualquer problema.
A andar para a frente, mesmo a arrancar em subidas, está tudo normal.
As mudanças entram sem quaisquer problemas e não noto nenhuma diferença no pedal de embraiagem.
Disseram-me que o problema deve de vir do disco de embraiagem. O que acham? Alguém já passou por algum problema igual ou parecido que me possa ajudar?
É que acho 39000 km poucos km para já ter problemas de embraiagem.....
-
Ainda tem garantia o carro??
-
Esqueci-me de mencionar que a garantia acabou em Novembro de 2012, daí estar ainda mais preocupado....
-
Poderá ser o disco de embraiagem?
-
Se fizeste todas as intervenções na marca até agora vai lá que pode ser que a renault comparticipe com algo, caso seja um problema grave e de custo elevado. Quanto ao problema se calhar pode ser da embraiagem mas espera que alguém mais dentro da matéria diga algo.
-
O funcionamento da embraiagem é igual quer o carro ande para a frente quer ande para trás. A mim parece-me que seja outra coisa, como por exemplo travões que fiquem presos quando o carro anda para trás, por exemplo.
-
Não é defeito mas sim feitio.
Isso só acontece a recuar em subidas muito ingremes. A relação de caixa da marcha atrás é mais curta que da 1ª.
A minha conclusão é simples. Trata-se de um defeito no pé esquerdo.
Na minha sucata é igual e não me chateio nada com isso. O pé esquerdo neste momento já tá "treinado" para tal. :laugh:
-
Uma coisa que me tinha esquecido de mencionar é que o meu carro tem o motor 1.5 dci 110 cv.
Que o defeito seja do meu pé esquerdo já eu tinha pensado, embora nunca me tenha acontecido com os outros carros que já tive, hehehe.
Para além do mais não aconteceu só comigo a conduzir, como pensei que o defeito fosse meu pedi a outra pessoa, com experiência em mecânica, para experimentar e aconteceu o mesmo.
Como não é caso único, pode ser que seja como disse o Rui, não é defeito é feitio, mas vou continuar atento.
Outra coisa que me tem acontecido várias vezes é o seguinte, quando tenho o carro estacionado numa descida, quando coloco o cartão e o pé da embraiagem, antes de colocar o carro a trabalhar, aparece-me uma mensagem de AVARIA DO SISTEMA DE TRAVAGEM. O travão de mão está todo puxado para cima. Assim que coloco o motor a funcionar e inicio a marcha a mensagem desaparece e volta tudo ao normal. Isto também é mais um feitio dos nossos carritos?
-
Como é numa descida. . Provavelmente o nivel de oleo dos travoes encontra se baixo...devido aos desgaste das pastilhas e acusa erro
-
A mensagem de "avaria no sistema de travagem" tem também a sua razão de ser.
O sensor de nível do óleo de travões está montado na parte posterior do reservatório. Numa descida o óleo desloca-se para a frente deixando assim de actuar o sensor.
Não é grave, o chato é ter o CB a "cantar".
Atenção que o desgaste das pastilhas é verificado justamente pelo nível do óleo de travões, pelo que se pode acrescentar um pouco de forma a fazer desaparecer esse erro (na Auto Cambota fizeram isso na revisão dos 2 anos). Quando forem colocadas pastilhas novas haverá óleo a mais.
-
Muito obrigado pelos esclarecimentos, e quem quiser dar mais opiniões está à vontade. :cool:
-
E mais opiniões para?
-
feitio é renault, o meu motor faz o mesmo :laugh:
-
E mais opiniões para?
As opiniões são sobre os problemas que apontei, pois pode ajudar a mim ou outra pessoa que tenha problemas parecidos, nunca desfazendo de todas aquelas que já foram dadas.
-
Queres melhor opinião sobre o assunto, qua a de alguém que tem um Megane III Sport Tourer, com o 1.5 dCi de 90 cv e que por acaso do destino já conduziu vários (Sport Tourer, Berlina e Coupé) nas variantes dCi de 85, 90 105 e 110 cv, para alem do TCe de 130 cv, e que já se deparou com as situações relatadas?
-
Por acaso não sabia de essa experiência toda pois sou novo aqui no fórum e nunca quiz dizer que duvidei das opiniões que me foram dadas. Se assim foi peço desculpa.
Sendo assim, não se fala mais nisso e mais uma vez obrigado pelos esclarecimentos.
Quando tiver mais dúvidas já sei quem me pode ajudar . :happy:
-
Sem stresses. :smiley:
-
Queres melhor opinião sobre o assunto, qua a de alguém que tem um Megane III Sport Tourer, com o 1.5 dCi de 90 cv e que por acaso do destino já conduziu vários (Sport Tourer, Berlina e Coupé) nas variantes dCi de 85, 90 105 e 110 cv, para alem do TCe de 130 cv, e que já se deparou com as situações relatadas?
só conduzes é merd* .... pfuiiiiiiiiiiiiiiiiii
não vejo ai RS
-
É só emprestares o teu. :laugh: :laugh: :laugh:
-
e empresto, qual é o problema ? ainda no outro dia o caçoila andou com ele no autodromo a curtir . O carro foi feito para isso mesmo, para ser conduzido e para proporcionar momentos de diversão
-
Nem eu esperava outra coisa da tua pessoa. :smiley:
No entanto, devia era existir no fórum uma gaja BOA com um RS. Isso sim. :cool: