Forum RenaultPT
Àrea Tecnica => Motor => Tópico iniciado por: vasco mendes em 26 de Setembro de 2013, 23:55 pm
-
Boa noite comunidade,
É o seguinte, a minha Renault laguma ja de á bastante tempo a tras que nao é o que era, pois nota-se uma perda de rendimento do motor, quando tudo estava direito ao acelerar a carrinha sentia-se mesmo aquela sensação de aceleração de encosto ao banco, e agora acelera-se e puf.... nada acontece. Nao gosto de sentir a carrinha assim parece que se esforça muito mais que o necessário e como não esta bem quero resolver.
Não faço a minima do que poderá ser, do turbo nao é com certeza, pois levou um turbo a pouco mais de um ano. já nessa altura nao estava bem, mas meteu-se o turbo na renault a achar que seria disso e melhorou, pois o turbo nao estava bom, mas nada como aquele motor deverá ser.
O carro tem 170 mil km logo nao deverá ser desgas-te do motor porque nao tem assim tantos km, turbo também nao será.
Alguem me consegue ajudar e explicar o que poderá ser ? ja aconteceu a alguém ?
Espero respostas da vossa parte pois queria mesmo ver este problema resolvido.
Vasco Mendes
Obrigado a todos
-
Luzes de aviso? Nada? Só lhe falta potência? Só a referires isso vai ser difícil ajudar-te.
Não te fies é que não seja do turbo só porque o trocaste à pouco mais de um ano. Os primeiros 1.9dCi eram conhecidos por mandar os turbos com as couves, penso que devido à linha de óleo do turbo.
-
Não será algum tubo que ligue aos injectores que esteja fissurado?
Com o meu sogro aconteceu uma coisa parecida, ele tem um vectra cdti de 150 cv e certo dia em auto estrada o carro não desenvolvia.
O carro a fria andava bem e só quando o motor aquecia é que deixava de desenvolver.
Levou o carro ao mecânico e era um do tubos que liga aos injectores que estava fissurado e quando o motor ficava quente distendia e deixava entrar + ar do que gasoleo.
Pode ser que ajude.
-
Bom dia,
Não luzes de aviso não existe, não é identificado nenhum erro no painel de controlo. O turbo não é a partida, digo isto porque quando o problema surgiu levamos logo ao nosso comum mecânico, que disse que era da colaça, e que teve de fazer, já não me lembro bem o que foi, sei que deixamos la 1000 e tal euros. Como o problema preexistiu levamos a renault, e la viram o turbo e disseram que era do turbo, trocaram-no por um novo, e sim melhorou, no entanto nunca como era inicialmente nem nada parecido, dai dizer que não e do turbo porque o problema existiu antes da troca do turbo e depois da troca do mesmo melhorou mas nada como devia(A não ser que a renault me tenha enganado).
Sim conheço esse problema dos turbos nos lagunas pois já tive uma de 2001 e foi um problema sem duvida. e mesmo na que tenho que penso que já não é tão problemática pois já é o modelo de 2003, já tive de mudar um turbo como ja expliquei.
Esse problema dos injectores não sei, mas a minha laguna perde sempre rendimento seja a frio ou a quente.
-
Acho que estás a descartar o problema do turbo sem certezas. O ideal é arranjares alguém ou até mesmo na Renault que te ligue a Clip ao carro para procurar valores que possam indicar que peça está com problemas. Atenção que nem toda a gente sabe fazer um uso correcto da ferramenta de modo a detectar o problema. A maioria só sabe ler erros e afins. A carrinha pega bem? Se te sentires à vontade, dá também uma vista de olhos na EGR.
-
Boas, eu a tempos tive uma situação parecida na minha Laguna, e o que se passou foi o tubo de admissão de ar do turbo que partiu e o que acontecia era que a MAF calculava por exemplo entrada de 2kg de ar e na verdade entravam 4kg e fazia com que o carro não tivesse força não se sentia esse tal encontrar no banco que falas-te.
Outra das coisas que pode estar a acontecer é a válvula que se encontra rodeada a vermelho na imagem estar avariada ou com alguma fuga e já com que também não tenhas esse encontrar de banco.
(http://img407.imageshack.us/img407/874/3hpl.jpg) (http://imageshack.us/photo/my-images/407/3hpl.jpg/)
-
ou muito comum nesses carros a egr entupida. e o sinal é mesmo perda de força.
ao fazer a limpeza não esquecer dos canais que vão da EGR ao bloco do motor
-
Segundo o meu irmao, quando este problema apareceu, e o levávamos a um electricista, ele apagava os erros e a carrinha passava a andar bem. Não sei se será mesmo assim.
Sim sinto-me a vontade para limpar a egr, alias ja o fiz antes, e até descobri que tinha uma rosca moída ao voltar a apertar.
Vou levar ao meu mecânico para ver se tem erros electrónicos que possam ser evidenciados para resolver o problema.
Caso nada se descubra se calhar levo mesmo a renault para tentar descobrir. Mas como ela ja la esteve e nada me disseram por isso ja nao acredito que consigam perceber o que é.
Mascondez a teu problema parece-me viável, pois e idêntico ao que sinto na minha carrinha, vou tentar tambem estudar essa situação para perceber se será isso.
queria mesmo resolver o problema pois nao gosto da falta de potencia.
Como limpo os canais da EGR ao bloco do motor pode-me explicar ?
Tinha ideia que o problema de EGR seria mesmo nos motores 1.5dci e nao nos 1.9.
-
Atenção a essa limpeza dos canais pois podes mandar os recidos para dentro do bloco e não é nada bom.
È de notar também que no meu caso não deu qualquer tipo de erro.
-
Então como e que descobris te a origem do problema ?
para ser mais facil identificar na minha carrinha ?
Agraceco desde ja a ajuda que me tem dado.
e ja agora por quanto de ficou a reparação ?
-
http://www.renaultforums.co.uk/showthread.php?t=32523&highlight=laguna+egr+cleaning (http://www.renaultforums.co.uk/showthread.php?t=32523&highlight=laguna+egr+cleaning)
o que eu estava a falar era isto
-
Primeiramente pensava que era da MAF, retirei foi limpa e colocada de novo no sitio mas o problema continuava, então iniciei uma vistoria a todos os tubos e fios e quando estava a verificar na zona do turbo deparei-me com a Admissão partida junto a "boca" do turbo.
Em termos de custo foi 0 euros pois foi tudo feito em casa, e como tinha partido junto a "boca" do turbo resolvi facilmente com outro tudo que tinha la por casa ( o tubo é muito parecido aqueles de silicone/borracha que se costuma por nos intercoolers)
A malta esta aqui mesmo para nos ajudarmos uns aos outros.
-
Caros, mal tive oportunidade fui ao motor da laguna ver se via alguma anormalidade, e mal tiro a tampa vejo sujidade oleosa na zona do tubo superior na EGR como passo a mostrar na imagem seguinte, ja tinha dado por este problema mas nao liguei nenhuma, no entanto para vocês pode ser relevante. Segue umas imagens do que me refiro e de outras do motor em geral.
Fotos da sujidade que me refiro,
(http://ep1.pinkbike.org/p4pb10145367/p4pb10145367.jpg)
(http://ep1.pinkbike.org/p4pb10145381/p4pb10145381.jpg)
(http://ep1.pinkbike.org/p4pb10145374/p4pb10145374.jpg)
Fotos do resto do motor
(http://ep1.pinkbike.org/p4pb10145391/p4pb10145391.jpg)
(http://ep1.pinkbike.org/p4pb10145385/p4pb10145385.jpg)
NOTA: a minha EGR nao e como a do link que o user MaNeL postou, a minha e assim.
http://www.custojusto.pt/Faro/Pecas-carros/renault+kangoo+1+9+valvula+egr-8669723.htm (http://www.custojusto.pt/Faro/Pecas-carros/renault+kangoo+1+9+valvula+egr-8669723.htm)
Vasco Mendes
-
Boas novamente.
O teu problema de certo (70% da probabilidade) deve-se a isso, essa peça não esta a efectuar a sua devida função, se tiveres possibilidade experimenta uma igual e vê se notas diferença.
-
Se o problema for de facto a EGR mais vale pensares em anular não?
-
A "válvula" que venho falando não é a EGR.
-
Sabes-me dizer o nome da peça para ser mais facil encontrar uma ?
E que nao devo ter possibilidade de meter outra apenas para ver se é ou nao esse problema.
-
Segundo os meus apontamentos que tenho aqui por casa e que se encontram em inglês o nome é
Throttle Valve ( Válvula de Estrangulamento) ou também Damper Unit.
Possivelmente pode existir uma designação mais correcta mas que agora não me recordo.
Basicamente como o próprio nome indica é a válvula que estrangula / corta o correcto funcionamento do carro para o ajudar a desligar, se não estiver nas perfeitas condições o carro não puxa correctamente.
Se meteres o carro a trabalhar e fores a Válvula e carregares nela para dentro o carro falha/corta e se deixares la o dedo por alguns segundo acaba por se desligar.
-
Estive a volta do carro e desmontei essa válvula para ver se via alguma anomalia, aproveitei e desmontei também a EGR.
Quando desmontei a válvula de estrangulamento e me pus a pensar naquilo e em como aquilo podia ajudar o carro a pegar melhor, a única coisa me me ocorreu foi ela fechar quando percepcionamos a ignição, se será assim ou nao, nao sei. O que e certo e que o meu carro nao tem actividade nenhuma naquela válvula quando o ligo. estará alguma coisa mal ?
Entretanto vou procurar aquela válvula numa sucata, e ver se experimento no meu carro para ver se será mesmo disso ou não.
Seguem fotos
(http://ep1.pinkbike.org/p4pb10158339/p4pb10158339.jpg)
(http://ep1.pinkbike.org/p4pb10158335/p4pb10158335.jpg)
(http://ep1.pinkbike.org/p4pb10158330/p4pb10158330.jpg)
-
Viva
A válvula de estrangulamento, é accionada quando desligas o motor
e a peça que tens na mão é metade da EGR, a outra metade que é aquela
que acumula carvão ainda está dentro do bloco, visível na foto anterior.
-
Mas para a válvula de estrangulamento funcionar, aquele "pistão" nao deveria de descer ?
Pois eu já desconfiava disso, alias tinha a certeza, pois no meu megane sai tudo junto mas neste nao.
Mas nao retirei o resto pois nao sei como se tira aquilo fora, eu tentei empurrar para fora mas sem resultados.
-
Correcto, para a válvula de estrangulamento funcionar,
o "embolo" tem que subir e descer.
Existe uma ferramenta própria para retirar a EGR, mas receio que no teu caso,
nem com ela te safavas. tem que ser com ferramentas "pesadas"
tipo com martelo e um ferrinho
-
E a minha pelo que me apercebo nao faz isso.
Porque e que dizes que nem com essa ferramenta me safo ?
devido ao carvão que ela tem ?
-
é normal que esse carro apresente problemas, com a egr partida ....
e até quase que aposto que partis te ao tentar tira la ....
-
Artur engana-se, porque quando de mecânica se trata tenho bastante cuidado para nao danificar nada, até porque muitas vezes trás consequências mais graves. Mal retirei os três parafusos(Um deles já moído) a EGR soltou-se logo sem que fosse preciso pancada.
E creio que a EGR nao esteja partida, quanto muito descolada ou algo do género mas partida penso que não.
Mas se assim é diga-me o que tenho de fazer para resolver o meu problema ?
Ficaria-lhe agradecido.
-
retirar essa e comprar uma nova ....
Ou então, optar pela solução que diz ( quando muito está descolada ) é só colá la .....
-
Eu nao percebo nada disto mas acho que a EGR de um Laguna 2 1.9dCi é assim:
(http://i.imgur.com/msc8mY2.jpg)
Eu nunca desmontei a do meu, mas como puxa bem nem me dou ao trabalho se não acabo com duas :grin:
-
Exacto, logo comprova que está partida a EGR ;)
-
Exactamente, ela tem que ser uma peça única, se fosse a ti em vez de "colar" comprava uma nova
ou tentava encontrar uma nos centros de abate.
-
Eu ja tinha quase a certeza que a EGR estava danificada, pois todas que via nao estava assim.
Quando falei em cola nao foi no intuito de querer cola-la, nem pensar, isso seria remediar.
A primeira coisa a fazer será arranjar uma nova ou então uma de sucata. Vou tratar disso.
So nao sei como retirar aquela parte interior nao vai ser facil. Algum lubrificante que recomendem para o interior da EGR descolar? WD-40 fará mal ? e metal com metal por isso deverá ser bom não?
Caso a carrinha nao volte ao normal, vou tratar de arranjar uma válvula de estrangulamento como ja aqui tinham explicado dito que poderá ser dai.
-
Boas. Chamo me Daniel e tenho um megane I 1.9DCI de 2002.
O problema que eu tenho no meu é algo identico. Abaixo das 2500rpm sinto uma falta de potencia grande em relacao ha uns tempos atras. Ao mesmo tempo que esse problema apareceu, há uma luz no painel que me costuma ligar. Luz essa que é das resistências.
Levei ao meu mecanico e na maquina aparecia um erro da egr. normalmente nestes casos costuma a egr ter a ver com o problema.
Apesar do carro ter levado uma egr ha 1 ano e meio, fez se uma limpeza á valvula, de facto estava bastante suja e apagou-se o erro na maquina.
Ao fazer isto pensei que iria resolver o problema, mas continua igual. Mesmo depois da limpeza da egr, o carro tem na mesma pouca potencia a baixas rotacoes e a luz liga na mesma.
Estou na duvida o que fazer. O carro tem 305mil km. De peças do motor acho que só levou a egr nova, de resto nao levou mais nada.
Se alguem me puder ajudar agradeço. :azn:
-
Viva... batalho à mais de um ano com a minha Laguna para tentar descobrir EXACTAMENTE o mesmo problema.
Infelizmente nao tenho aptidão para mecanica e em algumas coisas que me meti acabei por partir, pois tenho pouco jeito e pouca ferramenta.
No meu caso aparece no CB erro de injeccao e a "menina" diz-me "Falha na Injeccao" ou algo do genero.
Carro esta molengão, nao parece o mesmo... e estou farto de gstar dinheiro e não conseguem descobrir o que se passa.
Uma vez é um sensor, depois outro, agora falam injectores ... já me apetece é despachar a carrinha, MAS tenho forte sensacao que é algo simples.
Conseguiu chegar a alguma conclusao?
-
Ora cá vou eu desenterrar este tópico.
Na carrinha de um familiar, de vez quando, não é sempre, quando acelera na carrinha (Laguna II 1.9dci) ela demora um pouco a reagir, como se estivesse á espera que o turbo enchesse (até às ±1500rpm) e depois disso lá desenvolve certinho. No entanto chega ali por volta das 2600rpm e parece que não quer passar disso começando a deitar um pouco de fumo preto.
Alguém poderá dar alguma ideia do que possa ser?
Não dá erro nenhum no painel.
Enviado do meu 21081111RG através do Tapatalk