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Àrea Tecnica => Motor => Tópico iniciado por: funkyou em 30 de Setembro de 2013, 22:33 pm
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Boas noites, tenho um clio 1.2 Tce de 2007, e o carro de 1º arranque do dia soluça até pegar.. isto tanto faz que seja de manha ou de tarde esteja calor ou frio ele soluça.
Se eu desligar logo o carro após o 1º arranque sem andar nem fazer nada ele a seguir ja pega sem problema nenhum..
Não faço ideia do que seja uma vez que bateria não é, ja pensei em velas mas fiz a revisao a cerca de 2000 km e na renault disseram que estavam boas.. nao se se confie, mas ja vi que podera ser fuga de gasolina? que poderá entrar ar no sistema ?
gostava de ouvir a vossa opinião.
Cumprimentos
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hummm não me parece, porque a bomba de gasolina coloca o circuito à pressão certa, antes do arranque.
E se fosse ar que entra no circuito, isso acontecia-te mais vezes, ao longo do dia.
Eu vou mais para a borboleta suja, e a frio não faz a correcta mistura de ar/gasolina, ao 2º arranque como o motor já está mais quente, o arranque é melhor.
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mas mesmo sendo o 2 arranque no segundo a seguir ao primeiro? e que seu ligar e desligar logo a seguir ja arranca bem sem problema nenhum
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A borboleta é um componente electrónico muito sensível, no primeiro arranque pode ficar preso ou não conseguir colocar-se na posição mais correcta para a entrada de ar correcta para o arranque. Ao 2 arranque, já consegue.
Atenção que é uma hipótese, o ideal seria fazer uma verificação de valores no 1º arranque , a ver se há algum componente a falhar, utilizando a maquina de diagnóstico da renault (CLiP)
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Uma simples actualização do calculador de injecção pode resolver, ou seja, pode ser um problema identificado pela renault e em que a actualização resolva! É uma hipótese.
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vou fazer o diagnostico alguem sabe que preços costuma rondar?
eu tinha um VW antes do clio e fazia os diagnosticos com um cabo que tenho mas penso que para o clio sera algo diferente..
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Se for necessário actualizar, caso seja o caso, só mesmo na renault!!
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Boas, descobri nestes dias que, se eu rodar a chave sem ligar o motor no 1º arranque de manha e de seguida tirar a chave, voltar a por e rodar e desta ligar o motor ele ja pega sem solavancos nem soluços.. Alguem sabe o que possa ser? ja vi mais casos iguais mas em nenhum está 1 solução. se conseguir meto um video do que acontece sem rodar a chave antes de arrancar
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Provavelmente isso é capaz de ser um erro a nível do calculador de injecção, já fizeste o que o carlosjcm sugeriu? Ir à renault fazer uma actualização/diagnóstico?
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Boa Noite
O meu clio anda com os mesmos sintomas,ja foi trocado captor PMS,captor temperatura,velas ,cabos de velas, bobine, a referida atualizaçao do caculador e continua na mesma,refiro ainda que o carro esteve na Renault uma semana em comunicaçao com os tecnicos em Lisboa e na França e foi-me passado a informaçao que tal coisa nao tinha acontecido.
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E já resolveram a situação? Ou ainda continua a ser analisado?
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Nao conseguiram resolver,o calculador nao regista qualquer erro, os valores estao todos dentro dos parametros .
P.s-Quando a Renault nao consegue resolver,quem o conseguirá...............................mais uma vez a renault me esta a desiludir.Ainda dizem mal da citroen....ca por casa ja passaram 4 e ZERO problemas.
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funkyou quando poderes diz alguma coisa quanto ao problema!!
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ainda nao fiz a tal actualização, porque como investiguei em foruns nao nacionais tambem, muitas vezes nao conseguem descobrir o erro como aconteceu com o marcioc4, e nao quero entrar em despesa desnecessaria..
O que suspeito(nao percebo nada é so 1 palpite) é estar relacionado com a bomba de gasolina ou algo do genero, pois se eu der a chave sem ligar o motor e depois voltar a dar uma segunda vez e arrancar já nao soluça.. e isto so acontece de manha mesmo ou mais de 8 horas sem pegar no carro. alias quando faço este processo o arrancar é praticamente instantaneo..
como disse cheguei a ler que poderia ser uma pequena fuga nos tubos de gasolina que fariam entrar ar no sistema e fazer com que existisse os tais soluços... mas acho que saria estranho pois no forum casos semelhantes/iguais com o meu ja sao 3 e isto so começou a acontecer agora no verao o carro tem agora cerca de 6 anos.
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Pois eu tambem tenho a sensaçao que o problema vem da parte de alimentaçao(bomba ou injectores ou tubagem),o proximo passo vai ser mandar verificar injectores e bomba a uma casa especializada,visto que o concessionario Renault da minha zona nao faz esse tipo de serviço.
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De qualquer maneira vou marcar a actualizaçao e falar com o chefe de oficina da renault aqui perto, a ver se ja apareceram os mesmos sintomas, e se foi resolvido e se sim como foi e dou feedback.
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Mas quando rodam a chave para a posição anterior ã do arranque não ouvem a bomba a colocar o circuito de combustivel sobe pressão?
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sim oiço a bomba a puxar o combustivel.
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Entao falta de combustivel junto aos injectores, nao deve ser, a não ser que haja ar em grandes quantidades. É ver se ha algum tubo roto.
E a borboleta? No clio 2 costuma dar problemas.
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Para mim deve ser problema de electrónica!!
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No meu ,fez-se a troca da borboleta e o problema continuou e ja agora tambem substitui a bateria.
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Vou dizer uma coisa que pode ser um tamanho disparate mas como não percebo do assunto, vou arriscar e pode até dar aso a novas ideias. A MAF não aquece quando se liga a chave na posição 2? Poderá estar relacionado?
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Nao tem MAF,mas sim 2 captores MAP
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bem pus gasolina 98, e durante 2 dias nao dava a chave logo da primeira vez rodava a chave voltava atras depois arrancava.
Agora nos ultimos 3 dias ja arranquei de maneira normal e sem problemas, arranca a 1ª.
Este foi o arranque de hoje a 1ª e sem problemas...VIDEO0092 (http://www.youtube.com/watch?v=QBiy8ALVE2k#ws)
nao percebo mas nestes ultimos 3 dias nunca mais fez nem quis fazer.
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Pelo que vi nenhuma luz acendeu, do travão, e as outras habituais quando se dá à chave!!!
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O carro estava frio?E que pelo manometro da temperatura nao parece.
Eu no meu sempre usei e uso BP ultimate 98.
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o video nao era esse desculpem-me o engano é este :
VIDEO0091 (http://www.youtube.com/watch?v=On4F9t1-0_g#)
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Fui Hoje a renault no qual o chefe de oficina falou em que poderia ser o sensor de ponto da caixa de velocidades quando descrevi os sintomas será?
nao tenho conhecimento sobre esse sensor.. alguem sabe o que faz e o nome exacto e preço?
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Na caixa so existe o sensor que ativa as luzes de marcha atras,nao sera o captor de PMS.
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eu deixei o carro lá hoje e ele falou mesmo em sensor da caixa de velocidades expliquei tudo e que ja tinha conhecimento de casos iguais etc.. da tal actualizaçao etc.. e a primeira coisa que ele disse foi um sensor que nao o da velocidade na caixa que costumava acontecer
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É o captor PMS a que ele se refere.
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No meu caso nao resolveu.
O captor de PMS custa a volta de 30€
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Esse sensor é o chamado captor de ponto morto (pms) ou sensor de rotação. Basicamente informa a centralina que o motor esta a rodar e em que posição está, sem esta informação, para a centralina é como se o motor estivesse parado.
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estive hoje na renault para levantar o carro ( para-choques que foi para pintar)e viram hoje de manha o que o carro fazia no arranque, ligou a maquina e nenhum erro.
Disseram-me que a soluçao passa por reconfiguraçao da injecçao, mas com a limpeza da borboleta pois disse que sem limpar a borboleta nao iria adiantar a reconfiguraçao.
E que o captor PMS estava bem sem problema nenhum.
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soluçao passa por reconfiguraçao da injecçao, mas com a limpeza da borboleta pois disse que sem limpar a borboleta nao iria adiantar a reconfiguraçao.
Sera?...Nao me parece
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Pode ser porque não???
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Cada caso e um caso, se os tecnicos da renault dizem que resolve o problema,quem sou eu para dizer que nao...
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eu vou fazer a tal limpeza se nao funcionar e vendo a experiencia do marcio vou começar a achar que não é defeito é feitio :huh: (75 euros limpar a borboleta reconfiguração e trocar os vedantes é caro?)
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A questão da limpeza da borboleta é bastante válida porque, é um sistema bastante sensível,e qualquer acumulação de carvão vai fazer com que a abertura/ fecho da borboleta, não ocorra nas condições ideais, causando maior ou menor entrada de ar, e isso vai fazer com que o calculador esteja sempre a corrigir a injecção. Actualizar o plano de injecção, para depois ficar logo corrigido por causa do mau desempenho da borboleta, é uma perda de tempo. ;)
Quanto ao preço, se já inclui mão de obra, é de aproveitar ;) ,
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Actualizar o plano de injecção, para depois ficar logo corrigido por causa do mau desempenho da borboleta, é uma perda de tempo. ;)
Porque dizes isso? O mau desempenho da borboleta pode dever-se a algum bug electrónico e com a actualização resolver o mesmo
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Mau desempenho por estar suja ;)
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Depois de uma limpeza de injectores e nada resolvido, decidi substituir a minha conta e risco os 4 injectores por novos e o problema ficou resolvido.
Tinha 2 a gotejar e 1 com o conector queimado.
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O meu desde que começou o inverno e ficou mais frio deixou de fazer só faz no verão é smp quando fica o tempo mais quente ou fica ao sol
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Boas pessoal.
Quando vocês tiverem duvidas eu conheço uma casa que são muito bons no que fazem, salvo erro um diagnóstico completo custa à volta de 50 a 75 euros e saímos de lá a saber o que tem, depois se quiserem reparar lá é outro assunto. O meu clio dci 65 cv acendia a luz da resistência cada vez que puxava as velocidades, principalmente depois da 3ª e quando passava das 3 mil rotações, desligava e voltava a ligar, como se o carro abafa-se. Andei de renault em renault e não me resolveram nada, ou seja, à custa de óleo martelado de mecânicos de esquina parti 2 turbos no veio da "ventoinha" e com isso o sensor de pressão de ar entrou em modo "safe" ao que eles chamam na lusodiesel, apagaram o erro, afinaram o turbo e ficou 5 estrelas
falando em despesas:
turbo novo mais óleo mais filtro mais mão de obra - 900 euros
depois mais uma desilusão, outro turbo à vida, depois já levou um turbo reparado mais filtro e o óleo já fui eu que o comprei, castrol edge 5w40(recomendo) - 450 euros depois mais 80 euros na lusodiesel e pronto tá feito, o bolinhas ficou TOP
Agora só estou à espera do mês de março para reprogramá-lo e pronto não lhe devo mexer mais, espero eu :azn:
cumprimentos
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salvo erro um diagnóstico completo custa à volta de 50 a 75 euros
Caro, fica mais barato um diagnóstico na marca.
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depende do teste carlos. se for um teste de retorno aos injetores o preço anda à volta disso salvo o erro ;)
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Mas ai se calhar já não é diagnostico mas sim a reparação da avaria, digo eu, se fores a uma oficina e se quiseres um diagnostico vêem o que o carro tem e não passa para a reparação isto é o que eu acho, mas se for como dizes sendo assim eu me calo ;)
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Eu cheguei a ir à renault para ligar o meu carro à máquina e o que aconteceu foi, mal ligaram o programa não acusou erros, mas depois explicaram-me, que se quisesse fazer um teste diagnostico à injeção por exemplo, tinha que pagar mais x do que aquele que já tinha que pagar. O que entendi foi que para cada diagnostico têm um preço e por isso o valor da lusodiesel é considerável visto que é um diagnostico completo.
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Esse teste à injecção parece-me ser o teste de retorno. Não está relacionado com diagnóstico via Clip.