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Àrea Tecnica => Chassis => Tópico iniciado por: andretdi em 02 de Outubro de 2013, 01:06 am
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boas a minha duvida é a seguinte coloquei uns topos novos a 35mil km, e agora desde que montei os koni strt ando com o barulho quando passo num buraco/lomba, vindo do lado direito do carro, aquilo é um genero de um estalo... ja coloquei no elevador viu-se braço, rotula axial, ponteira de direção, barra establizadora e o mecanico nao detetou folgas, verificou se topo estava desapertado e não estava, viu a mola e está a 2mm do "batente" que o amortecedor tras, o mecanico diz que não é por ai, segundo ele pode ser o topo do amortecedor ou o proprio amortecedor que ainda nem 500km fez...
agora a duvida sobre os topos dos amortecedores, quando coloquei os novos eles são como estes
(http://www.pecasautoviaweb.com/images/img_data/big/su/suporte-de-apoio-do-conjunto-mola-amortecedor-optimal-f8-6525-479235.jpg)
hoje fui a uma casa para encomendar 1, quando me pedem 68€ :shocked:, com uma peça plastica que deram o nome de rolamento :rolleyes: e sem a peça plastica 48€.
Sinceramente nunca vi o dito plastico "rolamento" nos meus amortecedores, nem mesmo nos originais.
a peça a que me refiro é a que tem as setas apontar
(http://i39.tinypic.com/15zmddi.jpg)
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Estavas lá quando o mecânico os meteu? Esse rolamento vem lá sim. Quando troquei os meus topos, troquei tudo incluindo os rolamentos. Se fosse o topo marado, o barulho não seria um estalo e falo por experiência própria. Com 70€ comprei eu os dois mais os rolamentos tudo da Febi Bilstein.
Quanto à mola, sendo ou não por aí, deveria estar encostada ao batente do amortecedor.
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Esses estalos vêm do prato e não dos topos. A mola esta fora do sítio e quando viras a direcção toda dá estalos. Desmonta tudo e corrige a posição da mola aos topos e prato do amortecedor
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...viu a mola e está a 2mm do "batente" que o amortecedor tras, o mecanico diz que não é por ai, segundo ele pode ser o topo do amortecedor ou o proprio amortecedor que ainda nem 500km fez...
Molas originais prensadas?
Por norma as molas têm que estar prensadas entre o amortecedor e o rolamento/topo.
Pelo que entendi, neste momento a mola está com folga?
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Acho que ele tem Eibach Caracol. A mola está é mal posta. No prato do amortecedor, tem um batente levantado onde a ponta da mola encosta e no dele não está encostada.
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Aposto que as eibach estão a rossar no prato.
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Esses estalos vêm do prato e não dos topos. A mola esta fora do sítio e quando viras a direcção toda dá estalos. Desmonta tudo e corrige a posição da mola aos topos e prato do amortecedor
ao virar a direção toda não dá esses estalos, so mesmo se apanhar uma lomba ou pequeno buraco :sad:
Estavas lá quando o mecânico os meteu? Esse rolamento vem lá sim. Quando troquei os meus topos, troquei tudo incluindo os rolamentos. Se fosse o topo marado, o barulho não seria um estalo e falo por experiência própria. Com 70€ comprei eu os dois mais os rolamentos tudo da Febi Bilstein.
Quanto à mola, sendo ou não por aí, deveria estar encostada ao batente do amortecedor.
estava agora quando muntei os amortecedores koni, e essa peça plastica que tem as setas a vermelhas os meus topos não tem isso
as molas são eibach pro kit
onde comprastes os teus topos ? podias-me dizer por PM?
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Mas têm de ter. Comprei no mister-auto.
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os topos que o meu carro gasta visto a referencia OEM
é os febi bilstein 27457 e 27458 que custam 59.11€ cada nessa loja
outra questão esse dito rolamento encaixa onde? na mola?
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Sim
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obrigado caracol, agora tenho certeza que não tenho isso nunca vi essa peça redonda em plastico ou ela e cravada ao topo?
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Estás a ver o conjunto. Compra os topos que custam tipo 18€ cada e depois os rolamentos à parte.
Se bem me lembro, o rolamento fica entre o topo e a mola.
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reparei nisso so que tens lá um pequeno a parte, e talvez dai o preço mais alto nos outros
Peso [kg] 0,880 nos de 18€
Peso [kg] 1,273 nos de 58€
como os dci pesam cerca de 1275kg, não sei ate que ponto interfere essas informaçoes do peso, acho que não será peso da peça :laugh:
ou será so para ganharem mais €? visto a referencia da nissan ser igual nos 2 topos :huh:
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Se há diferença ou não, não sei. Só sei que já os tenho montados à imenso tempo e à vista desarmada, não há problemas lool
A peça pesa 1,273kg que é 1 quilo e 273 gramas :smiley:
Os meus eram de borracha e metal que era onde encaixavam os rolamentos.
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muito bem observado, aquilo refere-se ao peso da peça looool o direito pesa 1.230 e o esquedo 1.273 :laugh: :laugh: :laugh:
vou ter de mandar vir quanto pagaste de portes?
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Já não me recordo. Eles dão-te o valor um passo antes do checkout. Sei que no total ficou em 70€ por isso até estão mais baratos agora.
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ja vi em quanto fica 77.36€ + portes afinal estão mais caros... é curioso o direito custar mais que o esquerdo :rolleyes:
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Sério? Pensei que ficasse mais barato.
Pró meu fica a 61,58€ sem portes.
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não pode, 61€
suporte lado direito 19.50
suporte lado esquerdo 18.56
1 rolamento lado Esq 19.62
1 rolamento lado drt 19.62
total 77.30€ + portes dci 86cv ou dci 106 preço igual
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Ah, já percebi. Os rolamentos para o meu estão a 11,76€ cada.
EDIT: Agora sim, entendi! Tu estás a ver os da KYB. Os da Febi Bilstein são mais baratos. Estão na secção ROLAMENTO DE ROLOS, SUPORTE APOIO DO CONJ. MOLA/AMORTECEDOR
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corretom, muito obrigado pela dica, mesmo obrigado! Z1gZa :wink:
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Ora bem, para não abrir um novo tópico vou aproveitar este do andretdi :laugh:
Na minha laguna mk2 ph2 começou a fazer uma espécie de ranger ao virar a direção. Aproveitei ao trocar a ponteira da direção para tentar perceber de onde seria o barulho e parece vir do topo dos amortecedores. Mesmo com as rodas sem pressão (as duas suspensas no ar) parece que se nota a ranger:
https://vimeo.com/279432656 (https://vimeo.com/279432656)
A questão é: trocar o topo completo? Só rolamento? Só prato? Desmontar e ver ao certo o problema?
https://www.oscaro.pt/pt/kit-de-reparacao-copo-de-suspensao/renault-laguna?vid=17337 (https://www.oscaro.pt/pt/kit-de-reparacao-copo-de-suspensao/renault-laguna?vid=17337)
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Isso é o rolamento gripado.
No meu clio, faz o mesmo, parece que estou a abrir um portão velho.
Eu vou substituir só o rolamento, porque as borrachas não apresentam danos.
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https://www.oscaro.pt/pt/rolamento-copo-de-suspensao/monroe-l25914?pid=3500282#/?vid=17337 (https://www.oscaro.pt/pt/rolamento-copo-de-suspensao/monroe-l25914?pid=3500282#/?vid=17337)
É isto o rolamento? Que cena mais manhosa...
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Estive a ver no diacoiso mais não tem la a referencia só para o rolamento, tem só para o kit de substituição ou então do bloco filtrante onde o rolamento trabalha.
kit - 7701208419
Pela pesquisa de referencias, usando a do link que colocaste diz que é preciso encomendar um conjunto de 2 peças porque não tem só o rolamento.
Era para confirmar se era mesmo esse, mas pelos vistos não deu. Apesar de a referencia corresponder À lista de peças da laguna 2.
Mas sim, é uma cena manhosa, que com o tempo e lixo faz com que fique a direcção mais pesada e a chiar
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(http://i64.tinypic.com/33xebs0.jpg)
(http://i65.tinypic.com/2m4xflj.jpg)
(http://i67.tinypic.com/256bb5g.jpg)
Penso que não há necessidade de borrachas novas, só mesmo o rolamento pelo que me parece...
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A borracha parece-me que ainda se aguenta, já o rolamento, esse "jasus" já deve a alma ao criador.