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Àrea Tecnica => Motor => Tópico iniciado por: tbafonso em 04 de Outubro de 2013, 16:07 pm
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Caros,
Sou novo por aqui, sendo este o meu 2º post, (1º apresentação). tenho como intuito mostrar a qualidade do produto Renault.
Quero referir que o carro que possuo é a Scenic II 1.5 dci 100cv, tendo sido esta alvo de o plano de manutenções rigorosamente cumprido.
Aos 36k km tive uma fuga oleo no motor, tendo sido diagnosticado pela Renault como o turbo. Este foi substiutido pelos mesmos e agora aos 70k km, tenho o mesmo problema.
O carro foi comprado em 1º mão, tem sido estimado, a condução é maioritariamente em cidade, é economico e confortavel qb.
Não acreditando neste ultimo diagnostico, entreguei o carro numa casa de turbos, esperando que me confirmassem o diagnostico, ou não! dado pela Renault.
O tecnico afiancçou me, que o problema não estava no turbo tendo sido todos os ensaios efectuados ( o que é que será que isto quererá dizer!!!! bela forma de me levarem 50€)
Assim acabei por encontrar um sr que trabalhou na Renault. Este começoou por reconhecer o problema da fuga de oleo que estaria associada ao vedante do tudo de admissão de ar e que operando como se o carro fosse seu iria substitui-lo e como extra limparia a EGR.
Quando fui levantar o carro, existia um posso enorme, não passava dos 50km/h em 3º a fundo e fazia uma fumarada branca enorme (com cheiro) para alem do bater de valvulas!!!!!
O responsável ficou de novo com o carro e depois de substituir a EGR por uma nova, colocar um aditivo directamente na camera das valvulas para limpar o carvão, diz me que o o problema é do turbo ....
Voltei à oficina e acompanhei a desinstalação do turbo. Junto anexo as fotos do mesmo.
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COMO COLOCAR FOTOS:
http://www.renaultpt.com/index.php?topic=4701.0 (http://www.renaultpt.com/index.php?topic=4701.0)
http://www.renaultpt.com/index.php?topic=11164.0 (http://www.renaultpt.com/index.php?topic=11164.0)
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Acredito que estejas frustrado, mas é preciso ter em conta vários aspectos.
Normalmente costuma-se dizer que o material tem sempre razão, e quase sempre, para não dizer sempre, é verdade.
O turbo dá uma outra alma a qualquer motor mas é um componente muito "maricas". Os motores diesel requerem mais cuidados que os motores a gasolina, e turbinados, ainda mais cuidados requerem. Neste tópico podes ver mais informações sobre o turbo - http://www.renaultpt.com/index.php?topic=10076.0 (http://www.renaultpt.com/index.php?topic=10076.0)
O não deixar o turbo arrefecer convenientemente; o não deixar aquecer antes de puxar pelo turbo; má lubrificação, etc provoca o desgaste do turbo.
Como referiste, o carro faz normalmente uma condução citadina, ou seja, percursos curtos, para arranca, etc. e apesar de fazer poucos km/ano este tipo de condução, provoca mais desgaste que uma condução em AE, com velocidades sempre constantes, percursos moderados, etc.
Quando a marca tem tempos preconizados para a manutenção do carro de 30 em 30 mil km por exemplo, refere-se a condução normal, que será um misto de condução citadina e de AE.
Quando temos uma condução maioritariamente citadina, estes prazos preconizados devem ser encurtados.
São estes pequenos cuidados que fazem com que o motor tenha mais saúde.
Tens tido o cuidado depois de uma viagem, deixar o motor ao relantim e esperar uns minutos para deixar que o motor arrefeça um bocado?
Antes de começar a puxar pelo carro, o cuidado de o deixar aquecer até à temperatura normal de funcionamento?
Adequar as mudanças de óleo e a qualidade deste ao tipo de condução que tens normalmente?
Se calhar não é o material que é de má qualidade, mas sim um pouco falta de cuidado ;)
Já colocaste a questão à renault? A troca do turbo e esta avaria do mesmo não está dentro do tempo de garantia da reparação anterior?
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Rodinhas. Isso dos cuidados com os turbos tem os seus quês. Posso dizer que tenho um clio dci há 6 anos, já fez quase 200mil km nas minhas mãos, nunca o tratei bem, nunca tive qualquer cuidado especial com o motor nem com o turbo. Quem já andou comigo de carro pode confirmar que anda todos os dias a fundo e todos os dias vai com mudanças ao corte, nunca tive qualquer cuidado em arrefecer o turbo quando desligo....
Ou seja, faço tudo ao contrário do que dizem. E no entanto, tudo no motor é de origem e não dá sinais de querer partir. Turbo, injectores, bomba de HP, etc etc. E está a chegar aos 270 mil km de mau uso .
Não quero com isto dizer que não se devem estimar os motores. Quero apenas dizer que muitas vezes pode ser apenas uma questão de sorte ou então haver algum problema que está por trás...
Quanto ao problema em questão. Até pode eventualmente ter estragado os 2 turbos. Mas será que não está algo a estragar os ditos? Será que não há resíduos/limalhas dentro dos tubos de admissão que estraguem a turbina? será que o tubo de pressão de admissão de óleo está bom?
Em que peça concretamente existia a fuga de óleo?
Será que o facto de provavelmente esse tubo ter fuga de óleo, não estará a dar a pressão e o caudal necessários para o turbo funcionar bem?
Será que o tubo de vácuo que passa pela válvula de controlo que faz actuar a geometria está bem ligado?
Erros registados na centralina?
A temperatura do ar de admissão está a indicar -50º (sim, para quem não sabe, nos motores 100cv da renault este é um valor padrão!)?
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Acredito que estejas frustrado, mas é preciso ter em conta vários aspectos.
Normalmente costuma-se dizer que o material tem sempre razão, e quase sempre, para não dizer sempre, é verdade.
O turbo dá uma outra alma a qualquer motor mas é um componente muito "maricas". Os motores diesel requerem mais cuidados que os motores a gasolina, e turbinados, ainda mais cuidados requerem. Neste tópico podes ver mais informações sobre o turbo - [url]http://www.renaultpt.com/index.php?topic=10076.0[/url] ([url]http://www.renaultpt.com/index.php?topic=10076.0[/url])
O não deixar o turbo arrefecer convenientemente; o não deixar aquecer antes de puxar pelo turbo; má lubrificação, etc provoca o desgaste do turbo.
Como referiste, o carro faz normalmente uma condução citadina, ou seja, percursos curtos, para arranca, etc. e apesar de fazer poucos km/ano este tipo de condução, provoca mais desgaste que uma condução em AE, com velocidades sempre constantes, percursos moderados, etc.
Quando a marca tem tempos preconizados para a manutenção do carro de 30 em 30 mil km por exemplo, refere-se a condução normal, que será um misto de condução citadina e de AE.
Quando temos uma condução maioritariamente citadina, estes prazos preconizados devem ser encurtados.
São estes pequenos cuidados que fazem com que o motor tenha mais saúde.
Tens tido o cuidado depois de uma viagem, deixar o motor ao relantim e esperar uns minutos para deixar que o motor arrefeça um bocado?
Antes de começar a puxar pelo carro, o cuidado de o deixar aquecer até à temperatura normal de funcionamento?
Adequar as mudanças de óleo e a qualidade deste ao tipo de condução que tens normalmente?
Se calhar não é o material que é de má qualidade, mas sim um pouco falta de cuidado ;)
Já colocaste a questão à renault? A troca do turbo e esta avaria do mesmo não está dentro do tempo de garantia da reparação anterior?
Quando refiro que o plano de revisões foi rigorosamente, seguido, é isso mesmo que eu quero dizer!!! este é um carro que faz por dia 3km. por ano menos de 10k km. as manutenções foram definidas na renault e sempre acompanhadas pela oficina(casa) onde foi efectuada a compra.
Sempre tivemos os cuidados devidos com a utilização do turbo, arrefecimento, após uma viagem prolongada.
A questão (avaria) foi dirigida aos canais apropriados na Renault, que pagou o 1º turbo por ainda se encontrar em garantia, mas não o 2º.
Tenho por experiência própria 15 anos de condução em estrada (media 150k km) em carros de serviço. nunca tive qq cuidado com a manutenção ou condução, sendo estes realizados de acordo com as indicações de marca e nunca vi ou tive um problema idêntico a este (sendo este o meu carro).
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COMO COLOCAR FOTOS:
[url]http://www.renaultpt.com/index.php?topic=4701.0[/url] ([url]http://www.renaultpt.com/index.php?topic=4701.0[/url])
[url]http://www.renaultpt.com/index.php?topic=11164.0[/url] ([url]http://www.renaultpt.com/index.php?topic=11164.0[/url])
Eis a indicação que é dada depois do upload:
You must provide a valid auth token or dev key. see http://code.google.com/p/imageshackapi/ (http://code.google.com/p/imageshackapi/)
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(http://imageshack.us/scaled/thumb/41/8nqx.jpg) (http://imageshack.us/photo/my-images/41/8nqx.jpg/)
(http://imageshack.us/scaled/thumb/706/wvg0.jpg) (http://imageshack.us/photo/my-images/706/wvg0.jpg/)
(http://imageshack.us/scaled/thumb/30/5ybn.jpg) (http://imageshack.us/photo/my-images/30/5ybn.jpg/)
(http://imageshack.us/scaled/thumb/24/i3kb.jpg) (http://imageshack.us/photo/my-images/24/i3kb.jpg/)
comentem, please!
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este é um carro que faz por dia 3km.
uii
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Quem já andou comigo de carro pode confirmar que anda todos os dias a fundo e todos os dias vai com mudanças ao corte, nunca tive qualquer cuidado em arrefecer o turbo quando desligo....
Confirmo! O homem é louco! :laugh:
tbafonso, compras-te um dCi para fazer 3km por dia? Que crime :lipsrsealed:
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Tem que haver por aí um pormenor que esteja esquecido ou desconhecido.
Um óleo mal mudado/ mal aplicado, uma tubagem de intercooler com detritos etc etc etc...
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tbafonso, compras-te um dCi para fazer 3km por dia? Que crime :lipsrsealed:
[/quote]
A compra da carrinha não pensada para uma utilização de 3km diária....
A questão é que sempre tive carros de serviço, e a utilização da Scenic resume-se neste momento à deslocação da minha esposa para o trabalho.
Estou à espera da reconstrução do turbo. Assim que esteja pronto (400€) será de novo instalado. Coloco fotos.
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Acho que vais cometer um erro. Verifica as tubagens do IC antes de meteres o turbo no sítio.
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Já foram trocadas+ EGR...
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A andar assim poucos kms!!!!
Já agora quando dizem 3000km escrevam:
3mil km ou 3000km e não 3k km porque certamente á primeira pode haver pessoal que não perceba o 3k!!!!!
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E o intercooler foi trocdo tb?
Acho que te vais arrepender de mandar reconstruir isso ....
Oxalá esteja errado
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O intercooler não foi trocado ... apenas tinha um fuga pela admissao de ar
A intervenção começou no tubo de admissão de ar (troca - apresentava uma fuga no vedante) ...e depois de instalado + troca de EGR ....o carro começou a fazer uma fumarada como nunca tinha feito .... o mecânico conhecendo o historico .... desmanchou em seguida a tubagem do turbo e verificou uma folga no eixo do mesmo. Acompanhei a desinstalação do mesmo e com o turbo na mão verifiquei a folga no eixo da turbina superior a 2mm. Segundo o mecânico, com o tubo admissão e a EGR novos, o turbo com esta folga deixa passar oleo (dai a fumarada).
Só não entendo é porque quando lá deixei o carro não tinha nenhum destes sintomas, para além do dinheiro que já empenhei!
Queria uma reparação simples, por causa do valor comercial do carro ... sendo que se soubesse que iria ter este tipo de despesa o iria despachar/vender .... dei essa indicação ao mecânico ... e agora não sei o que faça!!! é que não consigo vender com fumo e outros problemas.
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Ora um dos erros :
Intercooler não trocado.
- se me permites fazer novamente esta pergunta Trocaram as tubagens do intercooler??? de Certeza??
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Não tenho a certeza. Vou confirmar.
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Pois .......
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tbafonso, acho que não sabes o motivo de a gente te indicar a troca das tubagens + IC. Não é por apresentarem fugas mas sim por poderem conter partículas metálicas que possam estragar o "novo" turbo.
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eis o tubo trocado, mas não sei se é do intercooler ou de admissao :rolleyes:
(http://img268.imageshack.us/img268/6964/jpcd.jpg)
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Oiiiiiii?
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Eis as fotos da peça danificada ....
(http://img443.imageshack.us/img443/449/nwep.jpg) (http://imageshack.us/photo/my-images/443/nwep.jpg/)
Uploaded with ImageShack.us (http://imageshack.us)
(http://img41.imageshack.us/img41/1413/h23s.jpg) (http://imageshack.us/photo/my-images/41/h23s.jpg/)
Uploaded with ImageShack.us (http://imageshack.us)
e o turbo reconstruido e calibrado ;)
(http://img708.imageshack.us/img708/1125/vzjv.jpg) (http://imageshack.us/photo/my-images/708/vzjv.jpg/)
Uploaded with ImageShack.us (http://imageshack.us)
(http://img547.imageshack.us/img547/886/y4hp.jpg) (http://imageshack.us/photo/my-images/547/y4hp.jpg/)
Uploaded with ImageShack.us (http://imageshack.us)
(http://img819.imageshack.us/img819/3729/3v3v.jpg) (http://imageshack.us/photo/my-images/819/3v3v.jpg/)
Uploaded with ImageShack.us (http://imageshack.us)
(http://img24.imageshack.us/img24/5778/78kk.jpg) (http://imageshack.us/photo/my-images/24/78kk.jpg/)
Uploaded with ImageShack.us (http://imageshack.us)
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Basicamente estragou o Core do turbo. No ebay, vendem só o core por cerca de 150£
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aproveitavas para hibridar o turbo :assobio: :assobio:
quem te reparou o turbo que acha que foi que danificou o core?
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As palhetas estão comidas nota-se bem na foto.
Confirmo a minha desconfiança algo andou nas tubagens .
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o turbo foi reparado numa casa especializada.... não falei com o tecnico sobre o que poderá ter originado a folga.
Foi me entregue apenas esta peça como tem sido substituida ... (no entanto as primeiras fotos do turbo desintalado não mostram as palhetas comidas) mas será esta a mesma peça?
o mais estranho é que apesar da estado do turbo, nunca tive nenhum barulho estranho, nem fumo, nem falta de potência ;)
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mas nada que ao fim de 2 3 turbos não saia das tubagens :laugh: :laugh: :laugh:
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Intercooler mudado, tubagens revisinadas e turbo recondicionado. Depois, 5W40 100% sintético, filtro oleo, filtro ar, tudo de marcas conceituadas. Repetir isso de ano a ano, quer faça 1000 ou 20000km e não acredito que isso dê mais problemas em tão poucos km.
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A não ser que haja um defeito qualquer tipo na linha de óleo do turbo.
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Quero agradecer a todos o que comentaram este post, e ao fazê-lo conseguiram ajudar-me de alguma forma a levar a bom porto esta reparação.
A intervenção resume-se ao seguinte material (e uma pipa de €):
-tubo de admissão de ar
-EGR
-turbo
-limpeza do intercooler
-Oleo
-Filtros
o mecânico queixou-se de alguma falta de potência, mas depois de algumas "sapatadas" na autoestrada, o fumo desapareceu e o motor recuperou o desempenho que tinha.
Deu-me indicação para de vez em quando apertar com o carro, e a utlização de combustivel mais caro, especialmente em viagens.
Tenho alguns colegas que referem a utlização de aditivos misturados no combustivel, também surte grandes resultados.
Obrigado a todos.