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Àrea Tecnica => Motor => Tópico iniciado por: adegas em 08 de Outubro de 2013, 21:40 pm

Título: ClioSport RS ano 2000 169HP
Enviado por: adegas em 08 de Outubro de 2013, 21:40 pm
Boas , mudei a distribuição, correia de acessorios, bomba de água respectivos retentores ( cambota, cames) e também o carreto variador de admissao.. a principio o carro n ficou no ponto devido á falta de uso das trancas (cames carretos e cambota), foi usada só a das cames
O problema é que dps de meter o motor no ponto, ao relentim e acelerando suavemente o motor parece normal, mas se acelerar a fundo faz um GRRR GRRR parece que está a roçar alguma coisa.. pergunto se alguém sabe se o carreto variador tem posição... ou se será alguma coisa mais grave.. ele n bate válvulas, mas o que realmente me deixa confuso é o dito barulho se acelerar a fundo... não queria desmontar tudo sem saber mais ou menos o que procuro, o trabalho foi feito por um mecãnico que n tem muito conhecimento deste motor...
Obrigado
Título: Re: ClioSport RS ano 2000 169HP
Enviado por: Pedrob em 08 de Outubro de 2013, 23:25 pm
Hum... se calhar devia ter sido um com mais conhecimento da causa
Título: Re: ClioSport RS ano 2000 169HP
Enviado por: rik19 em 09 de Outubro de 2013, 01:09 am
Boas,

Eu tenho um igual e quando o mecânico me fez esse serviço foi a Renault pedir umas ferramentas emprestadas, parece que são especificas e caras e nem todos os mecânicos as tem. Por isso se não usou as ferramentas certas pode estar ai algo errado

Abraço
Título: Re: ClioSport RS ano 2000 169HP
Enviado por: adegas em 09 de Outubro de 2013, 09:44 am
Sim, as ferramentas são a tranca das árvores de cames, a tranca dos carretos, de modo a conseguir desaperta-los, e a da cambota, o problema agora é saber se o carreto variador de admissão têm posição/ângulo, porque eu reparei que quando o motor ainda estava para cima , sem o apoio, ou seja, o motor ligeiramente inclinado, ele trabalhou bem, mas quando se baixou e fixou o apoio, ficou a fazer aquele "ronco", ou ou carreto tem posição/ ângulo para estar colocado, ou então n sei... e segundo o que me disseram na renault nos dados técnicos n demonstra ter posição... a única solução à vista vai ser desarmar aquilo tudo, tirar a tampa das válvulas ver se n está nenhuma no lixo, e caso esteja tudo bem ir por tentativas... resumindo, já reparei que devo de ser o único que muda aquele carreto, talvez por saber para o que ele serve :) lol
Título: Re: ClioSport RS ano 2000 169HP
Enviado por: Sls a GPL em 09 de Outubro de 2013, 10:48 am
Não terás nenhum apoio do motor nas lonas, e o barulho que ouves não será devido à excessiva vibração do motor?
Título: Re: ClioSport RS ano 2000 169HP
Enviado por: adegas em 09 de Outubro de 2013, 12:45 pm
Nao, o barulho vem da zona dos carretos e só faz se acelerar tipo poço, se acelerar suavemente vai até cortar.. para mi  é o carreto, ele é variador funciona com oleo, de certeza que está no angulo errado e quando puxas pelo motor a came de admissao n fica bem coordenada com a de escape devido ao carreto estar a obriga-la a abrir cedo ou tarde isso já n sei...
Título: Re: ClioSport RS ano 2000 169HP
Enviado por: adegas em 09 de Outubro de 2013, 20:33 pm
Bem Problema encontrado, bem que podia desmontar o motor todo parafuso por parafuso, o problema está na válvula que controla o óleo que entra no variador, desligando a ficha o motor fica estável, ligando a ficha ronca-se todo, é engraçado que corri várias renaults e ninguém me falou nisso, foi preciso falar com o pessoal do tuning para xegar lá :)
Bom ao menos serve para alguém aqui do fórum, caso aconteça já sabem, válvula de controlo de óleo no carreto
Post terminado
Título: Re: ClioSport RS ano 2000 169HP
Enviado por: scenick em 09 de Outubro de 2013, 21:04 pm
Obrigado pela partilha, se te resolveu o problema é realmente uma boa ajuda para quem máquinas dessas
Título: Re: ClioSport RS ano 2000 169HP
Enviado por: Pedrob em 09 de Outubro de 2013, 21:21 pm
Foi só trocar a valvula?
Título: Re: ClioSport RS ano 2000 169HP
Enviado por: adegas em 10 de Outubro de 2013, 20:23 pm
Bom em principio será só trocar a válvula, acabei de limpar os erros na ECU, e com a ficha ligada faz o barulho na mesma, agora somando um mais um, aquela válvula está posicionada na árvore de came de escape, e logo por azar foi essa que ficou fora de ponto, portanto por causa disso danificou a válvula.. agora o problema vai ser compra-la... na renault vou ficar uma semana à espera com certeza... e cá fora n sei se há!