Forum RenaultPT
Àrea Tecnica => Motor => Tópico iniciado por: joserocha em 09 de Outubro de 2013, 12:13 pm
-
Boas,
Venho aqui fazer uma pergunta existencial, que tem a ver com o facto de eu ter um vício por viajar de carro para o estrangeiro. Não sei se este é o sítio ideal para este tópico, mas cá vai.
Gostava de saber se é prejudicial para a durabilidade do motor fazer viagens muito longas, ainda que com pausas para esticar as pernas e deixar arrefecer o motor, especialmente quando o carro é um Clio 1.5 DCi de 65 cv...
Acredito que seja demasiado puxado para o turbo nestes carros de baixa cilindrada, mas gostava de saber as vossas opiniões sobre outros cuidados a ter. Até agora tive sorte nas viagens que fiz, o carro nunca me deixou ficar mal.
Comprei-o com 120000 km em 2008 e agora tem 255000 km.
Desde 2008 fiz muitas viagens pelo país fora, sempre sem problemas, e à custa dele conheço Portugal praticamente de lés a lés :)
A origem da minha pergunta tem a ver com as duas viagens mais longas ao estrangeiro que também cheguei a fazer:
- Viagem ao Mont Saint-Michel em França: com paragens pelo caminho em várias cidades (3 a 4 horas para visita), tanto na ida como na volta - média de 300 km por etapa, num total de cerca de 3300 km em 5 dias;
- Viagem a várias cidades na Holanda: sem paragens para visita pelo caminho mas apenas para descanso - média de 250 km por etapa com 30 minutos para descansar e esticar as pernas (cerca de 1000 km/dia), num total de 5000 km em 8 dias. Cheguei à Holanda na manhã do 3º dia e aí as distâncias entre cidades foram muito curtas;
[li]Viagem ao sul de Espanha: com paragens pelo caminho em várias cidades (4 a 5 horas), na ida e na volta - média de 250 km por etapa, num total de cerca de 2000 km.
[/li][/list]
Pelo meio houve ainda mais algumas viagens a Espanha, mas nunca para muito longe da fronteira com Portugal, e idas ao Alentejo e Algarve (sou do Norte).
Acham saudável para o carro fazer este tipo de viagens tão longas ao estrangeiro, com 1000 km/dia, ainda que com paragens? Tenho planos para fazer muitas mais viagens ao estrangeiro, para conhecer pelo menos até ao centro da Europa, mas receio que essa tarefa seja mais virada para carros de alta cilindrada (menor esforço para o turbo à velocidade de cruzeiro de 120 km/h)...
Já agora podem partilhar aqui as vossas aventuras em Clio/Twingo, caso também sejam viciados em road-trips :)
-
Boas
Penso que mais correcto que isso era impossivel. Tiradas relativamente curtas com tempo para descanso do material.
Alias acho que é mais saudavel esse tipo de utilização que a citadina
-
A condução citadina provoca mais desgaste que uma condução com uma velocidade estável. Desde que não faças as viagens longas com grandes acelerações, não faz mal nenhum.
-
Então mas afinal para que são feitos os carros, não é para fazerem kms? Alta ou baixa cilindrada só tem as principais diferenças na velocidade recomendada de cruzeiro, e os consumos. Nesse carro, 110 a 130km/h é a velocidade recomendada de cruzeiro na auto estrada. Mais e por muitos kms é escáfia, menos é para consumos.
O mais importante é fazer uma boa revisão antes de fazer a viagem (se não tiver a mesma ocorrido pouco tempo antes da viagem). É mais de meio caminho andado para tudo correr bem. :)
-
Muito obrigado pessoal, gostei de saber a vossa opinião :wink: