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Àrea Tecnica => Motor => Tópico iniciado por: Speedy_loiro em 27 de Abril de 2010, 20:40 pm
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Boas... tenho lido e re-lido topics noutros lados e noutros paises acerca da mitica EGR...
e assim, ja referi que o meu megane 1.5 DCI de 80cv ta com 156.000 kms... sem problemas, n faz fumos esta impec... mas visto que tanta gente fala que se deve limpar a valvula EGR, gostaria de saber (e estive a procura aqui de um topic) de como se desmonta a EGR de um megane 1.5 Dci de 2003 de 80cv...
Sff...
Obrigado :kiss:
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algo parecido com isto
http://www.renaultpt.com/index.php?topic=23.0 (http://www.renaultpt.com/index.php?topic=23.0)
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sim ja tinha lido esse topico... mas parece que essa EGR e de mais facil acesso que a minha...
mas se o principio basico for o mesmo... e uma questao de perder umas horinhas com a marreta e o pe de cabra ate isso sair... :tongue:
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é praticamente a mesma coisa, não aconcelho é a usar o pé de cabra :)
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Boas,
Visto a válvula EGR ser um componente onde se acumulam muitos resíduos, influenciando inclusive o rendimento do motor, queria perguntar aos "experts", se esta é uma operação que pode ser feita facilmente em casa e quais os procedimentos e cuidados a ter. Se houvesse por aí um DIY seria o ideal. Já procurei mas não encontrei.
No meu caso, o motor é o 2.0 dci.
Obrigado a todos.
Cumptos
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http://www.renaultpt.com/index.php?topic=23.0 (http://www.renaultpt.com/index.php?topic=23.0)
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[url]http://www.renaultpt.com/index.php?topic=23.0[/url] ([url]http://www.renaultpt.com/index.php?topic=23.0[/url])
Obrigado Artur
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Boas,
Visto a válvula EGR ser um componente onde se acumulam muitos resíduos, influenciando inclusive o rendimento do motor, queria perguntar aos "experts", se esta é uma operação que pode ser feita facilmente em casa e quais os procedimentos e cuidados a ter. Se houvesse por aí um DIY seria o ideal. Já procurei mas não encontrei.
No meu caso, o motor é o 2.0 dci.
Obrigado a todos.
Cumptos
Desculpa querer estar poupar-te trabalho mas li algures, q estes motores 2.0dci-tambem tenho um-têm um sistema q faz a limpeza da EGR e nao costumam dar problemas...
Estarei certo?...
Cumptos
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é suposto os motores dci de 85cv e de 105cv tambem terem isso. é o que ? basicamente consiste num circuito de agua que a arrefece e limpa e o sistema electronica não deixar acumular tanto lixo . No outro dia, ao fazer uma pequena manutenção a um amigo com uma carrinha 1.5 dci de 85cv com 120mil km , disse me que a carrinha já não puxava como antigamente. Apos mudanças de filtros todos e de oleo , fui fazer um teste de estrada e notava realmente uma pequena falta de genica . Por teimosia e com muita trabalheira ( 2 horas só para tirar fora, estas novas dão um trabalho do caraças ) deparamo me com uma egr completamente obstruida . apos uma limpeza ao circuito egr ( saliento que a egr apos tirar fora o conjunto só desencaixou a martelada e com muitas marteladas tal era o carvão ) montei tudo e fui fazer novo teste de estrada e claro que notei grande diferença
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Por acaso não tinha conhecimento desse sistema! A confirmar-se, e se realmente funcionar, é excelente e poupa trabalho.
Eu não tenho um termo de comparação, porque não comprei a carrinha nova, mas até agora não tenho razões de queixa, pelo contrário, e já conta com 155M km.
Seria mais por uma questão de curiosidade, para ver o estado da válvula.
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Eu já li q quando desligamos o motor, faz varios movimentos de fechar/abrir para fazer uma limpeza.
Agora nao me lembro onde li isso...
Cumptos
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Eu já li q quando desligamos o motor, faz varios movimentos de fechar/abrir para fazer uma limpeza.
Agora nao me lembro onde li isso...
Cumptos
não me lembro de ouvir isso em lado nenhum
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Também li isso num fórum inglês, Parkers (foi onde tomei conhecimento sobre a problema crónico dos turbos dos 1.9 dci, e onde descobri, que com certas condições, a Renault assumia os custos da reparação) - nas motorizações mais recentes aquando do desligar fazia esse ciclo uma série de vezes para evitar que a válvula agarre. Agora se é verdade ou não...
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Boas pessoal,
Isto de limpar a EGR é só valido para motores 1.5 dci 100 cv ou inclui tambem os 1.5 dci 105 de 2006?
É que a minha megane é um 1.5 dci 105cv de 2006 e tem 90000km e já me disseram que não vale a pena tirar e limpar, porque se limpa automaticamente!!! Será mesmo?
Abraço
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é suposto limpar se sozinha pois está ligada ao circuito de agua e funciona de forma diferente desta no exemplo . Mas depois de desmontar uma , ve se que ela limpa se sozinha mas muito mal lol
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Obrigado artur,
Mas mesmo assim deve-se tirar fora e limpar? que me dizes? bem eu penso que o meu seja o 105cv e não o 100cv!!! como posso ter a certeza disso? se é de 105 cv ou 100cv?
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tens 6velocidades?
os de 100cv só tinham 5velocidades, creio
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7º digito do numero de chassis ( vf1xxx2 ) é um 2 no caso do 105cv . Tens que ter caixa de 6 velocidades tambem .
para tirar a egr do 105cv é uma carga de trabalhos , pois está montada atras , junto do turbo e colector de escape , o que faz com que os parafusos sejam de dificil acesso e de dificil extracção e reposição
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Sim é caixa de 6 velocidades.
Eu sei que a carrinha é a topo de gama daquela seri e que à poucas em portugal assim como a minha com aque equipamento todo, porque é tudo extras, mas não sabia a diferença a de 100cv ou 105cv.
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Então artur mais val deixar estar assim como está certo?
Só se me acender a luz do motor junto com a de serviço é que tem que ser mudada ou levar limpeza, certo?
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se houver falta de desempenho do motor , deve se verificar o estado e limpar . Preventivamente , cada um faz o que achar melhor , consoante a sua carteira
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pois agora disses-te todo, consoante a carteira.
Eu tambem nao ando todos os dias com ele é mais ao fim de semana, nas quando ando com carro ate lhe dou umas puxadelas dem auto-estrada, para limpar um pouco o carvão, espero que ajude.
Já verefiquei o numero do chassi e sim tem um 2. Então é mesmo um 105Cv :D.
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Eu já li q quando desligamos o motor, faz varios movimentos de fechar/abrir para fazer uma limpeza.
Agora nao me lembro onde li isso...
Cumptos
não me lembro de ouvir isso em lado nenhum
Boas.
Já descobri onde li isso: http://imageshack.us/photo/my-images/96/egr1.png/ (http://imageshack.us/photo/my-images/96/egr1.png/)
Cumptos
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Boa info.
Mas refere-se a algum motor em particular, ou a todos com a válvula EGR, com a norma euro IV?
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já aprendi qq coisa hoje :)
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Explicação do funcionamento da EGR depois de deligar o motor, em português corrente:
http://www.renaultpt.com/index.php?topic=4541.msg96700#msg96700 (http://www.renaultpt.com/index.php?topic=4541.msg96700#msg96700)
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Boa info.
Mas refere-se a algum motor em particular, ou a todos com a válvula EGR, com a norma euro IV?
Refere-se aos nossos motores M9R.
Cumptos
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Boa info.
Mas refere-se a algum motor em particular, ou a todos com a válvula EGR, com a norma euro IV?
Refere-se aos nossos motores M9R.
Cumptos
Boa!
Obrigado pela info
Cumps.
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up up up :) Espero que isto seja permitido :police:
Boas, eu também gostaria de saber como é que se faz a limpeza a um 2.0 dci, e o DYE demonstra a limpeza de uma egr de um 1.5 dci. Já cheguei a ver um mas já não me recordo onde vi isso, mas se encontrar outra vez, vou tentar colocar um dye novo para esse motor (2.0)
Eu já li q quando desligamos o motor, faz varios movimentos de fechar/abrir para fazer uma limpeza.
Agora nao me lembro onde li isso...
Cumptos
Não é preciso ler em lado nenhum. Se prestares atenção, quando desligas o carro vais ficar a ouvir uns sons estranhos tipo abrir e fechar uma tampa. No meu caso o barulho é muito maior, porque a minha egr é mais complexa.
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Como prometido...
http://www.renaultforums.co.uk/showthread.php?t=103576 (http://www.renaultforums.co.uk/showthread.php?t=103576)
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o que posso acrescentar é que decidi limpar a minha EGR da Laguna II 2.0 DCI após 155.000Kms por precaução (e cisma) e depois do trabalhao que aquilo deu a desmontar (deve ser a mais complicada de todas da renault seguramente) verificou-se que estava bem limpinha... :dance:
os tipos lá da oficina nunca tinham visto uma assim limpinha, nem acreditavam que era a 1ª vez que se tirava aquilo para limpar...um lá que me conhece já de outras andanças, (leia-se outras viaturas + vitaminadas), diz que deve ser do meu pé pesado...seja lá o que isso fôr :assobio: :police:
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Não é das mais complicadas, tenta tirar a de uma Trafic... :lipsrsealed:
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boas,
visto eu ter uma laguna de 2005, comprei-a com 85.000.....faço a seguinte pergunta se calhar muita "parva" :azn: mas pronto......há necessidade de tentar ou mesmo mandar limpar a dita vavula???? a minha laguna conta com uns 145.000 kms visto eu ja ter lido algures que não é só tirar e limpar, depois é preciso ligar á "clip"....ou será que estou longe do assunto???
abraço
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Se a EGR estiver boa em principio poderá não ser necessário ligar a CLIP para a mesma adquirir o ponto zero, pois é a mesma.
Caso seja nova, sim convém ligar a CLIP para fazer o ponto zero.
Mas alguém mais dentro do assunto poderá confirmar a noção que tenho.
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Boas pessoal,
Tive a dar uma pesquisadela aqui pelo forum e encontrei um tópico antigo, mas não tinha a ver na totalidade, abri este porque se calhar vai fazer jeito a mais pessoal...
Então é o seguinte, queria limpar a EGR que é idêntica a esta
(http://img197.imageshack.us/img197/4586/25112011003.jpg)
Como tirar esta EGR? Ou seja, na realidade o que tem de sair???
Cumprimentos,
Fábio Pacheco
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3 parafusos. Um por baixo da ficha, outro atrás da egr e o outro à frente.
Tens de ficar com isto na mão:
(http://farm9.staticflickr.com/8028/7210964040_2baec31a56_z.jpg)
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Com tantos tópicos sobre EGR era preciso abrir mais um?? Um tem como titulo Desmontar e limpar EGR outro é Limpeza EGR 1.5 DCI 80....
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Nenhum tinha a explicação de como retirar neste sistema...
DiogoIglesias obrigado, realmente já fiz isso e tentei sacar só que só consegui tirar uns 5mm para fora pois não saía mesmo.
Existe algum truque ou é só mesmo puxar por ela até sair?
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Fpacheco, não tem lógica nenhuma abrir um tópico para limpar egr do modelo A, depois mais outro tópico para limpar egr do modelo B e por ai adiante. Se há um tópico sobre esse assunto tem lógica que tudo o que tenha a ver com limpar, montar e desmontar a egr esteja tudo no mesmo sitio.
Para um user que use a pesquisa para saber como limpar a egr e encontrar 4 ou 5 tópicos, vai ter que os ler todos com quase todos a dizer o mesmo, se tiver só num não é mais fácil?? :wink:
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OK sls, phá tudo bem tens razão :embarrassed:....
Podes ajudar a esclarecer a minha duvida :smiley:
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Não, não tenho motor diesel, só a gasolina :grin:, mas se ela não sai, só uns 5 mm e se não tem mais nada a prende-la, só resta ser carvão que faz com que ela não saia, a não ser que seja por falta de espaço para a retirar, e nesse caso tens que desmontar mais alguma coisa para a tirares. Se não estou em erro há um tópico que diz que é necessário desmontar os plásticos ao pé das escovas do limpa-vidros para se conseguir desmontar "não sei o que" (não me lembro bem o que é) por não haver espaço para o fazer. Se for por falta de espaço é uma questão de fazeres uma pesquisa à procura desse tópico lol :laugh: entendes agora o que queria dizer? :tongue:
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Yap sls, obrigadão mas deve ser mesmo do carvão então porque tem espaço para sair.
Aquela cena não quer sair mesmo :angry:
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Então não vás à bruta, vai encaixando e desencaixando varias vezes e tentando rodar de um lado para outro ao mesmo tempo, ela à de sair, não nasceu lá por isso é ires insistindo até ela sair.
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Pois vai ser isso... na sexta devo ter tempo para por mãos a obra mas agora para a sacar fora (espero eu) :shocked:
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Boas.
Sei que existe por aí um tópico sobre isto mas já está sem imagens.
Alguém me sabe dizer como desmontar a válvula? É fácil de se fazer? Tem um tubo preto que passa por cima e é necessário retirar não é?
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Vê se isto ajuda:
! No longer available (http://www.youtube.com/watch?v=TJwjGdAIz8A#)
! No longer available (http://www.youtube.com/watch?v=7THt__Kib1c#)
Se puderes colocar depois umas fotos da tua seria ótimo.
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Já tive a ver alguns vídeos mas ainda não fiquei esclarecido.
No meu passa isto preto por cima dificultando o acesso à valvula para a tirar fora. A foto não é minha mas é igual.
(http://www.renaultforums.co.uk/attachment.php?attachmentid=15598&d=1332534572)
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Podiam ter também movido o outro post. xD A minha dúvida é se é fácil tirar a válvula EGR e como tirar para limpar sendo que tenho aquele tubo preto por cima e já tive a ver outros tópicos mas já não têm imagens. Mégane II 1.5 dci
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Não me parece que consigas tirar a EGR sem tirar esse tubo. Quanto muito, podes tentar tirar essa abraçadeira que se vê na imagem, desencaixar e rodar o tubo.