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Àrea Tecnica => Mecânica Geral => Tópico iniciado por: RS TROPHY em 02 de Novembro de 2013, 22:10 pm
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boa noite amigos.
O meu megane II dci 105cv de 2006, sempre ao arrancar devagar pela 1ª vez, ou seja após o colocar a trabalhar, faz um ruído como de uma peça a engrenar "trac", mas se parar o carro sem desligar a ignição e arrancar de seguida , não faz.
Alguém tem um problema semelhante?
Obrigado
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Esqueci-me de um pormenor; É que estes sintomas começaram após terem mudado as capas (bronzes) das bielas em Março deste ano na Litocar, será que alguma coisa ficou mal apertada no interior!!!.
É estranho, que só faça após colocar o carro a trabalhar e começo a circular, e só quando chega por volta das 1300 RPM, mas se parar por exemplo num semáforo e arrancar, não faz, mas se desligar o motor e voltar a ligar, ao arrancar faz novamente, nota-se ao nível dos pedais quando isso acontece.
Eu fazia um video, mas não dá para ouvir. :angry:
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E é audível do exterior? Já experimentaste tentar ouvir e tentar localizar a origem do barulho no compartimento do motor?
Tenta ver se o barulho vem do motor de arranque, da caixa de velocidades , ou se há algum apoio do motor mal apertado ou com folga.
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se parares sem desligar, e fizeres marcha atrás e voltares a andar para a frente também faz?
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E é audível do exterior? Já experimentaste tentar ouvir e tentar localizar a origem do barulho no compartimento do motor?
Tenta ver se o barulho vem do motor de arranque, da caixa de velocidades , ou se há algum apoio do motor mal apertado ou com folga.
penso que do exterior não se ouve, mas esse teste so se pode efectuar com o carro elevado para que o carro esteja com uma mudança engrenada e ir até ás 1500 RPM mais ou menos.
Amanhã já vou a Litocar para ver o problema.
Obrigado
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se parares sem desligar, e fizeres marcha atrás e voltares a andar para a frente também faz?
Não MaNeL, não faz, só quando se inicia a marcha ao atingir +- as 1500 rpm, após o por a trabalhar :sad:
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Boas, fui hoje a Litocar e a questão desse Ruído estranho não ficou resolvida :angry:, porque não o conseguiram identificar.
Em relação a outros ruídos, apertaram a caixa da direcção, lubrificaram as portas e apertaram o parafuso que se situa por baixo da coluna da direcção, que parece não ser uma situação estranha nestes automóveis :huh:
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Fala com o artur pois o Trophy dele tb anda com um barulho no arranque.
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O barulho não é no RS Trophy.
É no Megane II dCi 105cv.
:laugh: :laugh:
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Opss :laugh:
" Entrada à rodinhas" :laugh:
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...e quase a pés juntos. :laugh: :laugh: :laugh:
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Agora diz que é "À rodinhas" :tongue:
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O barulho não é no RS Trophy.
É no Megane II dCi 105cv.
:laugh: :laugh:
:huh: Exactamente! obrigado amigo Rui por rectificares. :wink:
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Fala com o artur pois o Trophy dele tb anda com um barulho no arranque.
Amigo caçoilauto, se fosse o trophy entregava-o!... :gun:
Com 4800 kms se começa-se a dar problemas estava tudo estragado. :gun:
Eu já tenho uma ma experiência com um opel calibra turbo, que gastei cerca de 15000 € com ele num ano, porque levou tudo novo, desde motor, turbo, transmissões, etc, etc, etc e tive que o :gun: despachar por 10000 €.
Jurei nunca mais passar por isso. :sad:
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Ainda não está identificado, mas no meu entender deve ser uma válvula de vácuo qualquer, porque o ruído é como se qualquer coisa engrenasse ou enchesse!!!!!!!!!
Em 1ª velocidade ao arrancar devagarinho, quando chega as 1500 rpm, faz o barulho.
Ao arrancar em 1ª e ao chegar as 900 rpm ou 1000 rpm e meter a 2ª faz logo de imediato. :rolleyes: :huh:
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Ola pessoal, ainda continuo com este fantasma por resolver, e como estive algum tempo ausente, confesso que também ainda não tive tempo para me dedicar á sua resolução.
Vamos ver se perante esta nova descrição alguém já me pode ajudar:
Além dos sintomas anteriores, verifiquei agora que mesmo com o motor parado mas com a ignição ligada, deixando-o embalar numa descida, quando atinge mais ou menos 15- 20 kms/h, ouve-se o mesmo barulho, mas fiz o mesmo teste com a ignição desligada, numa zona sem trânsito obviamente, e verifiquei que não faz. conclusão: Só faz quando a ignição está ligada, seja com o veiculo engatado a trabalhar ou em ponto morto só com a ignição ligada.
Desde já obrigado a todos.
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P.S. penso que tem a ver com a velocidade e não com a rotação, já que os 15 ou 20 kms/h que atinge desengatado, equivale a velocidade atingida as 1500 Rpm em 1ª. :huh:
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Pelo que descreves parece ter a ver com algum mecanismo, ou outra coisa qualquer eléctrica, pois só faz quando tem corrente, (ignição ligada)
Já tentaste localizar a origem do barulho? se é dentro ou fora do carro? Não será algum relé a atracar.
O meu faz um barulho do género de engrenar quando tranco as portas e o fecho da porta do passageiro atrás já está trancada. Se esse carro tiver a opção de trancar automaticamente a porta e ao andar x metros ou atingir x velocidade tranca as portas. Se houver algum motor com algum problema esse barulho pode vir dai.
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Muito obrigado amigo Rodinhas, pela tentativa de ajuda.
O ruído, consigo localiza-lo, pois vem do compartimento do motor, mais propriamente da parte inferior esquerda do lado da caixa, consigo senti-lo nos pedais. É estranho também que após o ruído de "atracar" segue-se um grr grr grr, durante mais ou menos 2 segundos.
Obrigado uma vez mais
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Para esses "lados" só estou a ver a direcção assistida....
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Pois! Eu já pensei de facto na direcção e também no ABS, bem como na própria caixa de velocidades ou embraiagem, e até no volante bimassa :sad:
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Desculpem o desenterranço...
A minha Megane 2 Fase 2 de 2006 também faz isso. Um "troc" que ocorre ao mesmo tempo que se sente as luzes no painel meio que a fraquejar, sensivelmente a 10km/h.
Só consigo repetir o barulho se desligar o carro, voltar a ligar e arrancar. Se não desligar o carro, só faz uma vez, sempre no primeiro arranque depois de a ligar.
Comprei usada com 120.000 km, e sempre fez. O barulho ocorre por velocidade e penso que tenha algo a ver com o ESP ou ABS, algo a fazer um lock. Por sentir nos pedais, deverá mesmo ter a ver com o ABS.
Não há nenhuma anomalia registada no CB e não noto nada de anormal na carrinha.
Chegaste a descobrir o que era?
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Opss...
Será que compraste a do RS TROPHY do autor do post anterior?...lol
Seria muita coincidencia
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Sendo o user de Castelo Branco, julgo que não, pois comprei a particular em Lisboa e apenas tinha 1 registo... Na próxima vez que for ao mecânico vou falar nisto...