Forum RenaultPT
Consultorio Juridico => Consultório Jurídico => Tópico iniciado por: rui20andre em 14 de Novembro de 2013, 11:57 am
-
Boa tarde, ontem bateram me no carro e feito burro fui na cantiga de todos serem sérios e não fiz participaçao. Fui perguntar orçamentos e agora quem me bateu diz que é muito caro e que nem quer fazer participação.
O que devo fazer? Só tenho o contacto e a matrícula do carro.
Como devo fazer a participação?
-
se tiveres mediador vai lá e fazes a participação pela tua parte.
se ele dentro de 30 dias não responder a seguradora dele assume tudo automaticamente, se ele responder tens que esperar que as seguradoras se entendam...
penso que seja assim
-
já não vai ser assim tão simples como parece.
-
Sim, será mais ou menos isso. Já me aconteceu, não exactamente da mesma forma, mas num acidente com fuga do outro interveniente e foi assim que ficou resolvido.
Conselho para quem passar por uma situação dessas, se a outra pessoa quiser assumir a reparação sem meter ao seguro, preencham sempre a participação amigável, para terem alguma coisa caso depois se esquive a essa solução.
-
Pelo que sei, o processo é o seguinte:
Vais a http://www.isp.pt/NR/exeres/09089E16-115D-4C82-9C64-FDA43D5FF098.htm (http://www.isp.pt/NR/exeres/09089E16-115D-4C82-9C64-FDA43D5FF098.htm) e introduzes a matrícula do outro malandro para saberes a seguradora dele. Depois telefonas para a seguradora dele e dizes o que aconteceu e que, portanto, queres fazer uma reclamação. No meu caso a seguradora era a Allianz e tive de preencher uma declaração amigável assinada apenas por mim e enviei para o email que me indicaram. Depois é como já disseram: enviam uma carta ao malandro, que tem 30 dias para responder. Se não responder, a seguradora tem de decidir assumir a reparação ou levar o caso a outras instâncias. De qualquer forma, não convém reparares o carro antes de te contactarem para fazer a peritagem. Se o fizeres tira muitas fotos a todos os danos antes.
No meu caso estão agora a passar os 30 dias e ainda só me contactaram para fazer a peritagem. Já recebi uma carta a dizer que posso reparar o carro por minha conta enquanto eles tomam a sua posição, mas estou a deixar-me aguardar mais um pouco...
-
E sempre que possivel, tirem umas fotos no local do acidente, de forma a conseguir-se identificar os veículos envolvidos, a rua onde ocorreu o acidente e a situação em que ocorreu o acidente.
É meio caminho andado para que as seguradoras se cheguem à frente, em situações em que os segurados, não apresentam a participação.
-
Não estou a ver como ele vai resolver o problema. Eles não cumpriram as normas fundamentais…
Ex.:
Abandonar o local do acidente só apenas se houver feridos (pouco tempo depois aparece-te um agente à perna).
Burocracia:
Declaração amigável devidamente preenchida e assinada pelos intervenientes (neste caso convém fazer o que o rodinhas disse).
Caso nenhum dos dois cheguem a uma conclusão ou entendimento, chamar as autoridades.
-
Caracol, o haloweenj ja explicou o processo. E funciona precisamente assim.