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Àrea Tecnica => Mecânica Geral => Tópico iniciado por: dj_ogoid em 14 de Novembro de 2013, 18:33 pm
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Boas pessoal, estou aqui com um problema que me intriga no meu Clio III 1.2 e gostava de saber a vossa opinião.
Quando estou andar normalmente no meu clio e quero passar da 2° mudança para a 1°, ela não deixa meter tenho quase que parar o carro para conseguir que ela entre isto é normal neste carro?? Isto nos dias de muito transito da me cabo da cabeça, parado entra perfeita e também passa bem para a 2° mas se não esticar um bocado da 1° para a 2° morre.
Parece que a 1° mudança esta demasiado curta mas como não percebo nada disto venho aqui saber se é normal isto acontecer nestes carros.
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Sim é normal, pelo menos no meu acontece o mesmo.
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Isso não é defeito. É feitio :smiley:
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Prontos sendo assim já fico mais descansado em saber que não é defeito mas sim feitio ;)
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Boas
Desculpem o ensinamento, mas até na escola de condução se aprende que a 1ª velocidade , covém, engrenar depois de imobilizar o automovel ou a iniciar a marcha. Apesar de algumas caixas "admitirem" o sincronismo do carreto da 1ª velocidade com o veio secundário, ou de saída a algumas rotações a cima.Mas nunca é saudavel para o grupo sincronizador, visto a luva do sincronizador da 1ª fazer bastante força nas anilhas sincronizadoras para engrenarem a 1ª quando o veículo vai, ainda, em marcha.
Em relação á falta de binário na passagem da 1ª para a 2ª, não é o unico, por exemplo um dos modelos mais vendidos o corsa 1.2, tem o mesmo problema, quase dá vontade de meter o pé de fora para ajudar, tem cavalos, mas são cavalos.... :cavalo:....
Cumprimentos
Pinheiro
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Eu não sei que raio tem os vossos carros, mas o meu se meter segunda praticamente sem andamento, sem rotação, o carro aguenta-se bem, com pouco acelerador, seja ao cima ou não.
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O meu também, primeira só meto mesmo se o carro parar.
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Mas anda tudo maluco?
Vamos por partes. A 1ª é para arrancar. Engatar esta mudança em andamento é estar a abusar da caixa e ponto final. Não inventem.
Comparar a passagem de 1ª para 2ª de um 1.2 16v a GASOLINA, com a mesma situação num 1.5 dCi a DIESEL?
Vou ali cortar os pulsos e já volto...
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Yap, rui esquecem-se que um a disel tem um binario maior em baixas rotações...
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Boas pessoal, estou aqui com um problema que me intriga no meu Clio III 1.2 e gostava de saber a vossa opinião.
Quando estou andar normalmente no meu clio e quero passar da 2° mudança para a 1°, ela não deixa meter tenho quase que parar o carro para conseguir que ela entre isto é normal neste carro?? Isto nos dias de muito transito da me cabo da cabeça,
Desculpa, mas passar de 2ª para 1ª com o carro em andamento não é andar normalmente! ou paras e metes a 1ª ou usas a embraiagem e acelerador para compensar a 2ª (esta ultima opção não garante longevidade da embraiagem)
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Tudo depende a que velocidade vai.
Para colocar a primeiro não tem que se estar obrigatoriamente imóvel. A primeira entra bem se o carro ainda estiver ligeiramente em movimento. Agora se o carro já vier a andar acima dos 10km/h ai acredito que a primeira não entre.
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LOlllllllllllllllllllllll
Isso é porque a caixa já está relaxada :laugh: :laugh: :laugh:
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Como foi dito acima, nunca se deve "meter" a primeira com o carro ainda em andamento, ou pelo menos deve estar a andar muito devagar, quase parado. Regra geral a 2° aguenta bem nem que seja com um pouco de embreiagem. :P Todos os carros que tive/conduzi até hoje foram assim menos o meu Citroen AX mas este ja tem 21 anos e é dificil sequer ver em que mudança esta olhando para a manete tamanha é a folga, mas suponho que em novo era a mesma coisa, também não entraria facilmente.
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O meu Renault 18, mal lhe espeto 2ª, seja a 30 km/h seja a 5 km/h aguenta-se igual. E mais tem 28 anos e 242600 km.
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Boa tarde amigos,
Aproveitando o tópico,
Tenho um twingo, gasolina, de 1999 1.2, e quando estou na 3ª velocidade, engrenando a 2ª, as vezes custa a entrar, e a 1ª mudança as vezes também, o que poderá ser !! já mudei a babolina, ou , será a caixa, embraiagem, ou o sincronizador da 1ª e "º , que tem de ser mudado,
Cmpts,
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A 1ª custa a entrar quando estás parado? é que a 1ª não entra em andamento.
Se isso acontece o mais provável é ser a embraiagem que não desembrai correctamente, estando sempre a passar movimento para a caixa.
Experimenta engatar a mudança com o motor desligado, o veiculo parado e com o pé no pedal da embraiagem carregando mesmo até ao fundo a ver se é mais fácil ou não de engatar a 1ª.
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Sim já experimentei , entra bem, a 1ª com o veículo parado, e desligado, contudo a 2ª quando reduzo de 3ª para a 2ª. às vezes custa a entrar,
Mt obg,
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E mesmo sintoma de embraiagem gasta.
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Agradeço,