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Àrea Tecnica => Geral Renault => Tópico iniciado por: HugoFerreira em 18 de Novembro de 2013, 18:35 pm
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Boa tarde,
Ando a procura de uma caixa de velocidades para o meu R19 16S, de preferência igual a que esta montada, JB3044.
Disseram-me que será muito difícil encontrar uma caixa igual, e que se montar outra JB3 que serve na mesma para o carro em questão. Posto isto comecei a procurar e encontrei uma JB3S15, que estava montada num R19 1.8 fase 2 cabriolet, estrangeiro.
Eu nunca tinha visto a referencia desta caixa, inclusive tenho um manual que saquei da net e não consta lá.
Se me puderem dar uma ajuda, agradeço
Cumprs
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Se procurares bem, és capaz de encontrar uma igual à que tinhas.
Quanto às duas, não encontrei informação sobre nenhuma, para poderes comparar.
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Okapa, obrigado na mesma :wink:
Cumprs
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Já progredi um bocadinho! o S na referencia JB3S15, significa que a caixa foi reconstruida, agora a minha duvida é se a primeira referencia da dita caixa era JB3015 e as relações da mesma, para poder comparar com a minha e ficar a saber se é mais longa ou mais curta.
Se for mais longa, em principio daria para meter no meu bote :azn:
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Em principio é a JB3015 versão reconstruida, e a ser, terá que ter o mesmo escalonamento.
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O rodinhas tinha razão, hoje fiz uns kms e encontrei uma caixa igualzinha a que tenho no carro, JB3044.
A caixa, assim como o motor, ainda esta montada no carro, R19 chamade 16v phase 1, que marca 206000km, o seletor de mudanças tem folga, que penso ser casquilhos gastos. de aparência não tem fugas de valvulina, mas só consegui ver por cima, visto o carro não ter rodas e estar assente no chão.
Existe alguma maneira de testar a caixa, montada ou desmontada do carro, para ter uma ideia de que pelo menos esta em melhores condições que a minha?
Obs. Vou montar outra caixa no meu devido ao facto de ter descoberto que a zoada que ouvia, não vinha dos rolamentos das rodas da frente, mas sim da caixa de velocidades, deduzo que do diferencial.
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Peças em 2ª mão são sempre uma incógnita ;) Mas a reparação da tua caixa não é uma opção viável ?
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Penso que não será viável, porque para alem de ter de substituir o diferencial ou/e rolamentos, também vedantes e retentores, mais o elevado risco de aparecer mais alguma coisa que precise de meter depois de abrir a caixa, e mão de obra... acho que o orçamento iria ficar muito próximo de uma reconstruida e sendo assim vou correr o risco de aplicar esta que encontrei, que tem garantia de 1 ano
Não existe nada que se possa fazer antes de a montar no meu bote para a testar?
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Julgo que não .
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Okapa,
Thanks :wink: