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Àrea Tecnica => Mecânica Geral => Tópico iniciado por: heldersilvio em 20 de Novembro de 2013, 22:24 pm
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Ola tenho caixa do meu clio avariada, a k se encontra lá é uma JB1967..
Gostaria de saber quais sao as que posso colocar lá??
Obrigado :happy:
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Boas,
Acho que poderás procurar aqui no fórum; http://www.renaultpt.com/index.php?topic=303.0
Eu iniciei esse processo (que exige paciência) há um dias, já dei muita volta... mas acabei por encontrar o manual do meu carro, onde constatei que realmente existem caixas com referencias diferentes, ex:JB3044, JB3017 e JB3051, mas com relações exatamente idênticas.
Acabei por encontrar uma igual a minha, mas sempre abri mais o leque para uma busca mais abrangente,
Boa sorte :wink:
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Ola obrigado, qual era o teu modelo de caixa?
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Comecei esse processo de pesquisa para tentar encontrar uma caixa equivalente a JB3044, para um R19 16S.
Por sorte, encontrei uma com a mesma referencia, mas as outras duas que descrevo em cima, têm as mesmas relações/rapor que esta. dai, se encontrares o manual de mecânica do teu carro, ou alguém te facultar um, talvez encontres uma caixa equivalente á JB1967,
Cumprs
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Ola preciso ajuda.. :cry: encontrei uma caixa JB1974, mas a minha é JB1967..
encontrei tb este dados dos ratios da caixas mas n percebo isto..
Indice 1ère 2ème 3ème 4ème 5ème Pont Marche arrière Tachymètre
JB1-967 11/37 22/41 28/37 34/35 39/31 16/55 11/39 21/19
JB1-974 11/41 21/43 28/39 34/35 37/33 16/57 11/39 21/19
a JB1974 é proveniente de uma kangoo 1.9d de 2005 é compativel?? é mais longa ou curta do que a que tinha (JB1967)??
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Sendo JB1 é sempre compatível, alem disso é praticamente igual à que tinhas antes, os valores de rácio e de tacógrafo (velocidade que marca no quadrante) são iguais.
Quanto ao curta ou longa já não percebo nada.
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Preciso de ajuda para saber qual o código da caixa de um Clio 1.2 de 1999.
Ja não tem a chapa com o código da caixa e a única coisa que tem escrita é isto:
(http://uploads.tapatalk-cdn.com/20161107/3055bf051343b379a2f3973f27cdeac9.jpg)
Penso que seja o código da Renault e parece-me ser isto:
77006001D6. Alguém pode confirmar e andar qual é o código da caixa? JB????
Desde já, obrigado.
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7700600196 ;)
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Sendo um 1.2 fe certeza qie será uma jb1..
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Obrigado a todos.
Sabem-me informar, quais as diferenças entre as várias JB1? Será só cada uma ser mais longa ou curta do que a outra?
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7700600196 ;)
7700600106. Se pesquisares vês que esse código é da cabeça de motor de um 2.2dT
Sendo este código, é uma JB 1138
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Tens razão, eu fiz varias pesquisas, e devo ter copiado o código errado :laugh:
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Obrigado a todos.
A caixa que ja tenho para substituir, sendo assim é exactamente igual. Esta ainda tem a chapa e é uma JB 1138.
A caixa terá de sair por cima, alguma ideia para a tirar? Segurar numa caixa sozinho não é fácil, ainda para mais quando está no compartimento do motor.
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Sai por baixo, dá algum trabalho, mas é a forma mais correcta de o fazer. É necessário segurar o motor e retirar o charriot.
Em alternativa levantas o motor até ficar À diagonal por forma a retirar a caixa por baixo.
Em qualquer das situações tira primeiro as transmissões para não estarem a empatar.
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Sim, as transmissoes são mêsmo para sair, valvulina para trocar e apesar de não ter sintomas de embraiagem em mau estado, tambem irei trocar, assim como o retentor da cambota daquele lado. Fica logo tudo despachado.
Já me tinha lembrado em tirar o charriot, mas estava a evitar isso. Mas se tiver de ser e for o melhor é mais seguro, não tenho outra hipótese.
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Dependendo de onde fazes o trabalho nao precisas tirar o charriot. Apenas rebaixar e sair pelo lado esquerdo. Mas é um bom pincel..
Em relacao ao rententor da cambota nao sei se será bom mudar. Nao costumam dar problemas e as vezes fica pior do que estava...
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Será feito numa garagem.
Será que com o guincho elétrico e tirando o suporte da bateria e afins, a caixa tem espaço para sair por cima?
O retentor da cambota, estou a pensar mudar pois já baba óleo daquele lado. O do lado da distribuição mudei quando a substituí, pois também estava a babar daquele lado.
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Por cima, só se tirares o motor todo, como já tinha dito e o blurr também, basta inclinares o motor de forma a ficar à diagonal e a caixa sai por baixo.
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Obrigado a todos.
Quando tiver novidades digo.
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Boas pessoal.
Já substitui a caixa de velocidades e aproveitei, a embraiagem também.
A caixa não saiu nem por baixo, nem por cima. Tirei a frente (para choques, radiador e afins), baixei o charriot e saiu pela frente.
Tirando alguns imprevistos com diferenças de apoios de uma caixa para a outra (mesmo tendo ambas a mesma referência), correu bem.
Foi só arranjar os apoios correctos para a caixa "nova" e de resto é plug and play.
Esta caixa também me parece um pouco mais longa, o que é do meu agrado. Tive também que afinar a alavanca das mudanças, a marcha atrás e 5 custavam a entrar. Depois de ajustar, ficou porreiro.
A embraiagem está super leve e bastante suave.
Obrigado a todos pela ajuda.
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Ainda bem que ficou resolvido, e sentes que ficou melhor.
Dessa maneira foi capaz de ter sido mais trabalhosa, mas deu para tirar a caixa, é o que interessa.
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Por baixo não passava pois batia no charriot, mesmo com o motor todo torcido na diagonal. Baixei o charriot e mesmo assim não passava, a solução era tira-lo, mas implicava desmontar caixa de direcção. Olhei para a frente e reparei que tirando apenas o para choques e radiador e com o charriot já baixado, passava e assim foi.
(http://uploads.tapatalk-cdn.com/20161213/7577e668c7de4508afe98b429938dcf1.jpg)
Nesta foto da para ver o porquê de não conseguir que saísse por baixo. Esta marcado a vermelho:
(http://uploads.tapatalk-cdn.com/20161213/38e60b8f2881909471c247f3cb61c147.jpg)
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Eu quando mudei a minha embraiagem retirei o charriot fora, foi só tirar os amortecedores, desapertar o veio da coluna de direcção junto à caixa de direcção e soltar todos os apoios do charriot, tal como diz na nota técnica, mas sem elevador é complicado, pus o carro em cima dumas preguiças grandes e lá me desenrasquei.
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Ainda bem que correu tudo na perfeição. Na realidade, acho que existem algumas formas de fazer esse trabalho, usaste a que te servia melhor. Bom trabalho.