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Àrea Tecnica => Chassis => Tópico iniciado por: Xmarine em 22 de Novembro de 2013, 19:12 pm
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Tiago Monteiro Testa Amortecedores (http://www.youtube.com/watch?v=BMp0I00EQX0#ws)
Neste vídeo mostra bem a relevância que têm os amortecedores na segurança dum carro.
Hoje em dia, e com a crise e o menor poder de compra das pessoas, é uma peça a que não é dada a devida atenção ao seu desgaste, até porque em muitas vezes (só quando rebenta), não é visualmente possível diagnosticar um amortecedor em mau estado e por isso não lhe é dada a devida importância.
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É verdade, caro Xmarine.
Ainda o mes passado tinha um pifado, estava a 36%, e se nao fosse a inspeção,ainda assim andaria mais uns tempos.
É certo q às vezes notava qualquer coisa de diferente na suspensao, tipo um abanar em curvas mais apertadas, mas como nao estava babado e o carro é bastante seguro, nao me apercebia disso.
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Exacto. Muitas pessoas não dão valor porque não se vê. E o amortecedor não se estraga de um momento para o outro. Vai-se estragando. Por isso há uma habituação.
E por essa razão, é muitas vezes uma peça que as pessoas desleixam ou não acreditam que possa estar estragada. E tanta importância tem na segurança do carro.
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Eu até acho que na IPO deveriam-se esmerar mais, porque podes ir com amortecedores estragados, mas se ambos tiver percentagens iguais ele passa.
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Essa afirmação, é mentira. Ou pelo menos não é suposto passar quando eles estão estragados. Se no teste de eficácia, apesar de estarem iguais, a eficácia for inferior ao estipulado para cada carro, é suposto chumbar.
Por exemplo, para um clio 2, a eficácia normal ronda os 72-73%. Se tiver 30% em cada um no clio 2, está estragado. mas os mesmos 30% no meu carocha de 1971, está impecável!
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Eu quando tinha o clio 1 s eles estavm estragados os de tras e na IPO passou porque a percentagm entre ambos era igual.
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Sim... cada inspector faz o que quer. E a formação dos inspectores é extremamente basica. Mas o que está na legislação é que devem chumbar se não estiverem bons.
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Confirmo o que o Xmarine disse, na inspecção do jeep cá do monte perguntei como é que faziam a avaliação dos amortecedores, e o que me explicaram foi a diferença entre eles e o valor de cada um , se for inferior a uma determinada eficácia também chumba, por exemplo, os da frente a eficácia rondava os 45% e o inspector falou que À frente naqueles jeeps raramente se encontravam eficácias a cima dos 50%, mas com 45% já estavam mesmo no limite.
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pagam um almoço ao inspetor e esta feito. . . revolta ver inspetores a mandar vir por se ter marcha atras em led ou minimos, ja me aconteceu. sai de la com uma anotacao 'cor nao regulamentar' a luz é branca, se fosse azul era capaz de passar.. mas concluindo carros com amortecedores mortos, pneus carecas, folgas crociais, passam alguem cm xenon mesmo com lupa ja nao passam. . .
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Sim... cada inspector faz o que quer. E a formação dos inspectores é extremamente basica. Mas o que está na legislação é que devem chumbar se não estiverem bons.
E concordo que chumbem, ate só a favor de serem mais rigorosos por exemplo com os amortecedores que com outras coisas mínimas que ás vezes não afecta em nada. Tipo já implicaram comigo por a etiqueta do meu colete estar cozido em cima das letras que eles queriam ver.
andretdi aqui não dá para pagarem almoço ou colocar nota, vai lá com isso que tu vais ver.....