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Àrea Tecnica => Mecânica Geral => Tópico iniciado por: Speedy_loiro em 10 de Dezembro de 2013, 10:29 am
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Bom dia,
Ando em busca de 2 molas de origem para um megane... mas o problema é: :huh:
Alguem sabe me dizer se as molas de um megane DCI de 80cv, são iguais às de um 1.5dci de 100...105cv?? :azn:
Algum expert nesta area ?
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Devem ser. A maneira mais facil de ver isso sem desmontar é por exemplo ir ao catalogo da eibach e ver se ha referências diferentes para os modelos em questao. Se só houver uma.r eficaz referencia, é porque as molas de origem tambem são compatíveis entre os modelos em questão
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De certeza que as do 100cv são iguais. Agora as do 105cv já podem ser diferentes. Mas faz o que o Pedro disse que tiras as teimas.
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O problema, é que eu a uns tempos meti umas de 105cv... com o tempo estragou me os pneus todos, porque tinha camber positivo e "lambia me" a parte de fora dos pneus, como se a direccao estivesse desalinhada.
Alinhei inumeras vezes e continuava... ate que meti um megane de 80cv ao lado do meu, e vi que a minha frente estava bem mais alta do que devia! :shocked:
Fui tentar para safar, cortar 1 das molas para remediar para andar com o carro para me safar, mas a mola nao encaixa no copo... ou seja, lixo!
Por isso e que nao quero voltar a meter o mesmo erro... ja que e para meter, meto as de origem! ... so que pelos vistos tb ng sabe ao certo desmistificar este mito :kiss:
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O 105 não é fase II? O 80 é fase I. Normalmente, mesma motorização dentro da mesma fase, as molas são iguais.
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Nop. O meu e megane fase 2. e as torres de suspencao que meti eram duma 105 fase 2 tambem.
Dai a minha duvida...
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Não sabia que existiam Meganes 2 Fase II de 80cv.
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Megane 2 ... não fase 2.
Megane 2, 1.5 Dci 80cv... os fase 2 sao o restiling
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Então confundiste-te um bocadinho. Se fores ver o que escrevi, falei em fases. No Megane 2 Fase 1 saíram os de 80/100cv e na Fase 2 os de 85/105 correcto? Não há garantias que sejam iguais. Porque não fazes o que o Pedro te recomendou e tiras as dúvidas?
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Ando a tentar, mas pelos vistos os catalogos teem tudo menos o que procuramos... :angry:
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Pelo site da Eibach, as referências das molas Pro-Kit são iguais. E10-75-003-01-22 e eixo da frente = 1130 kg, eixo de trás = 930 kg. Se confirmares que as de origem são iguais, começa a pensar noutros elementos da suspensão com problemas.
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... tais como?... troquei triangulos, bielites, ponteiras transmissao etc... ja mandei alinhar inumeras vezes nos mais diversos sitios e o resultado e o mesmo... pneus comidos por fora!
Damn it... :(
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Pelo que me apercebi, o que difere é o modelo carro ou carrinha.
A referencia so muda se forem do carro para a carrinha... e foi o erro que fiz, meti molas duma carrinha, ou seja... preciso de umas molas para um megane 1.5dci, que nao sejam de carrinha...
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As molas de origem da renault são diferenciadas por 2 riscas coloridas que estão pintadas na mola. O melhor a fazer é ver num carro igual quais são as cores das riscas que trás e procurar umas molas que tenham as riscas de cor igual.
Posso dar uns exemplos do clio 2 que me lembro de cor:
Molas de trás- 2 riscas verdes- clio 2.2 dci 65 expression
Molas frente - 2 riscas vermelhas- clio 2.2 dci80 S
Molas de tras- 1 risca branca + 1 risca vermelha- clio 2.3 182 RS cup
Molas frente - 2 riscas brancas- clio 2.2 RS 172
São só alguns exemplos que me lembro de entre os dezenas tipos de molas existentes para clio 2. No megane o esquema funciona de forma semelhante.
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X,
O problema esta ai... é que nao sei quais as "cores" originais... Pelo que me apercebi, pela eibach a referencia é a mesma nos 1.4, 1.6 e 1.5dci... mas se for a carrinha a referencia muda.
Vim agr da Pecintra de almargem do bispo... teem la uma carrinha 1.5dci de 80cv...mas lá esta, é uma carrinha. Nao vou arriscar voltar a cometer o msm erro. Tem msm de ser molas de megane II, carro.
Resumindo e baralhando, tou tramado com esta historia
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Então e se fores À renault perguntar, eles não sabem dizer qual a referencia e as cores das riscas da mola do teu carro?
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Rodinhas... por alguma razão eu disse para procurar num carro igual se não eu tinha dito para ver no dialogys. Se tu fores ao dialogys, mesmo que metas todos os dados do carro, quando vais ver o preço/referencia da mola, aparece-te a lista de todas as combinações de cores para escolheres....
Ou seja, se for a renault fica na mesma ;)
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A diferença das molas da carrinha / carro deve ser só atrás.
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Eu tambem pensava isso...
Mas se fores aqui http://eibach.suspensiondirect.co.uk/Renault.jsp (http://eibach.suspensiondirect.co.uk/Renault.jsp) ... vez que diferem do carro para a carrinha, ate difere dos 1.5 para os 1.9dci...
1.4, 1.6 a gasolina e 1.5 dci sao compativeis (carro)..
Acho que msm que seja os 1.5 dci de 105cv, desde que seja carro, sao compativeis... visto que eles nao fazem distincao por potencia, apenas por cilindrada e modelo (carro ou carrinha) ... baseado nesse site e nas referencias das molas
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Entre cilindradas é normal pois à partida, o 1.9 pesa mais que o 1.5. Não encontras nenhum carro na sucata?
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Ando a pesquisar.
O problema é que todos me dizem que têem... Mas depois vejo e sao provinientes de uma carrinha.
Tenho de ter cuidado senao gasto dinheiro, e volto a meter as molas erradas.
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Ando algum tempo a procura de molas, e preciso de meter o carro andar...
Entre sites em que vendem molas ao desbarato, da alemanha, e outros menos confiáveis.. Não optei por nenhum desses pois não me pareceram muito seguros.
Entretanto tive esta oferta...
(http://www.saldanhasportuning.com/userfiles/image/loja/produtos/principal/apex_springs.jpg) (http://www.saldanhasportuning.com/loja-tuning/mecanica/molas-rebaixamento/art-150-7210/tuning-molas-apex.aspx)
O que acham disto ?
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Um erro. Apex são rijas que nem cornos. Eibach, H&R, FK são marcas muito melhores para o dia-a-dia.
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Ok, Ok... Vou tentar negociar kit molas Eibach. Estou aguardar resposta. se a direfenca dos 128eruros com kit Apex para os 200 da Eibach...se fizer desconto e se se justificar, vou para o Eibach
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Já viste no eBay? As minhas H&R vieram de lá.
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Ainda não... nc comprei nada de lá. e precisava disso cá para o fds meter o carro no chão
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Para registo
as "pintas" das molas...
Pinta azul e pinta branca - Megane carro
Pinta Laranja e Verde e Branca - Megane carrinha...
A espessura entre as molas mal é evidente a olho nu, mas existe...
Missão cumprida! :dance:
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Então qual foi a solução?
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Pesquisa de mercado... comprei umas molas de um megane carro (e tive de ter a certeza)
Encontrei em sacavem um megane fresquinho, do mesmo ano e modelo do meu, e nao perdi a oportunidade... comprei as molas
Quando cheguei a casa, comparei com as que tinha no meu... a diferenca é minima (milimetros de espessura) e nas molas erradas que estavam no meu, tinha pintas laranja branca e azul
Nas molas que comprei do carro igual ao meu, tem pinta azul e branca.
Problem solved!
Tambem tive de comprar uma manga de eixo... e vi que tambem existem meganes do mesmo modelo e ano, com diferencas nos triangulos e no encaixe do triangulo ao cubo (uns mais estreitos que outros), portanto, cuidado.
Já anda, e já respira de boa saude
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Ainda bem
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Boas .
Tenho as situacoes dos cubos e das molas resolvidas, mas...
... já agora, para que o processo fique todo esclarecido e ajude alguém que futuramente tenha o mesmo problema...
-Porque é que o encaixe dos triangulos nos cubos, têem diametros diferentes? E vêem de carros semelhantes?
-O meu megane tem o encaixe dos triangulos por baixo da roda largo... e quando arranjei outro cubo na sucata vindo de um igual ao meu, era mais estreito e o triangulo nao encaixava na parte de baixo da roda.
-Conseguem explicar?
Será que é por ter jante 17 de origem? ... comparativamente aos normais jante 16? :shocked:
Por ser Lux Dynamique? :huh:
Já vi que no que calha a meganes, há muita coisa identica... :laugh: