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Àrea Tecnica => Electrónica / Electricidade => Tópico iniciado por: aacc em 11 de Janeiro de 2014, 12:01 pm
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Muitos Bons-dias aos meus amigos.
Alguém me poderá indicar o local onde se encontra,
o sensor de temperatura do motor, que faz disparar a ventoinha
do radiador, no Laguna II de 2001.
Desde já o meu obrigado.
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O motor não é igual mas ajuda http://www.renaultpt.com/index.php?topic=6162.0 (http://www.renaultpt.com/index.php?topic=6162.0)
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Eu acho que é nesta zona aqui atrás no bloco do motor...
(http://i1064.photobucket.com/albums/u372/Andy_Whiteside/Laguna/DSCF4565.jpg)
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Mais fotos do local:
(http://i.imgur.com/n47p7P1.jpg)
(http://i.imgur.com/xnGjWTg.jpg)
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Bem não sei se ajuda mas cá fica
(http://i1348.photobucket.com/albums/p736/msousa96/Capturar_zps31c8571c.jpg) (http://s1348.photobucket.com/user/msousa96/media/Capturar_zps31c8571c.jpg.html)
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MárioLaguna, esse motor do Dialogys é a gasolina o dele é o DCi aqui fica o desenho correcto:
(http://i.imgur.com/nZ1jY6N.png)
Não se percebe é muito também...
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Ok, tens razão não tinha visto que era dci o dele
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Viva
Depois de levantar a ficha que liga ao sensor, tendo a ignição ligada,
não seria suposto encontrar nos seus dois terminais, (da ficha) algum valor de tensão?
É que já fiz isso e o resultado é negativo!
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Não tens corrente na ficha?
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Correcto, carlosjcm.
Os terminais estão isolados!
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A ficha tem 2 ou mais terminais? Quais foram os terminais que mediste? E como?
Segundo o que vi no autodata o sensor liga directamente ao modulo do motor.
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Tensão??
Se é um sensor de temperatura tens de medir é resistência...lol
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Oh X ele mediu a tensão da ficha e não a resistência do sensor. Por isso deve chegar alguma tensão aos terminais da ficha, ou não?
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Se for resistência à massa como é que tens tensão?
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Sim, nesse caso não tem tensão. Mas quando isso acontece não é o próprio sensor que liga À massa? ou seja tem só um terminal?
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Pode ter um ou dois mas convém perceber o que lá está...
Nos carros antigos o sensor era roscado em metal, logo fazia massa pelo "chassis" do sensor e só tinham 1 fio que servia para acender uma luz no quadrante.
Depois nos quadrantes com leitura de temperatura vieram os de 2 fios. Um para acender a luz, outro com resistência variável com temperatura para fazer a leitura.
Mais recente, com sensor a ligar a centralina, pode ter 1 ou 2 fios, um de massa e outro de resistência à massa. Se repararem no 1.5dci e 1.9dci o sensor é roscado em plástico, logo tem de ter um fio para dar entrada de massa.
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Boa explicação, no autodata só aparece os testes ao sensor e baseado no tipo de teste que lá diz dá a sensação que o sensor recebe tensão em vez da resistência à massa, é por isso que por vezes surgem equívocos destes.
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Bom dia a todos os meus amigos
A ficha em questão tem dois fios ligados.
O teste que eu fiz, talvez erradamente, foi tentar detectar tensão,
entre esses dois terminais.
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O ensaio foi feito com esta lâmpada de Testes:
(http://imageshack.com/a/img89/2571/rpap.jpg) (http://imageshack.com/a/img89/2571/rpap.jpg)
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tens que fazer como xmarine explicou e utilizar um multímetro. É mais provável ser o sensor avariado que o sistema que faz a leitura deste sensor.
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tens de medir resistencia do sensor e a temperatura do motor. depois comparar os valores medidos com uma tabela de referencia. no autodata por exemplo
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Viva
De facto ao medir com um multímetro, nos terminais da ficha,
encontro uma tensão de 5v.
Como a lâmpada de testes só media a partir dos 6v...
O facto do ventilador nunca disparar por aquecimento do motor,
posso descartar a hipótese de ser problema da cablagem ao centralina.
Só restando o sensor propriamente dito.
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Viva X
Na posição de descanso (água fria) tem uma resistência de 3.3k ohms.
Por acaso não me podes dizer os valores da resistência de referência intermédios?
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Vê aqui - http://www.renaultpt.com/index.php?topic=12654.msg245016#msg245016 (http://www.renaultpt.com/index.php?topic=12654.msg245016#msg245016)
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Se o líquido de refrigeração estiver à temperatura ambiente +- 14-15º, parece-me estar ok. Mas agora convém aquecer o motor e ver se a resistência vai descendo conforme o motor for aquecendo.
Descartaste a hipótese de cablagem ou centralina. Então e os relés, já foram testados? já ligaste a ventoinha directamente a bateria para ver se funciona? A resistência da ventoinha (se tiver) está ok?
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Viva
Julgo ter o problema resolvido.
A envolver a ficha está uma mola em aço, tipo "clip",
para assegurar uma boa ligação mecânica ao sensor.
Essa mola estava ligeiramente deslocada e só agora dei por isso,
o que fazia com que a ficha aparentemente ficasse no sítio,
mas com certeza não.
Quando tiver pachorra vou deixar estar o motor a trabalhar até chatear.
Os meus agradecimentos a todos os que me ajudaram,
em especial ao Rodinhas e ao Xmarine
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De facto ao medir com um multímetro, nos terminais da ficha, encontro uma tensão de 5v.
Era o que eu suspeitava, mas não tinha a certeza. Quando andei a ver do cruise control no meu calculador, foi os valores que encontrei várias vezes.
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Gostas que te aqueçam o cu? :laugh: