Forum RenaultPT
Àrea Tecnica => Mecânica Geral => Tópico iniciado por: Neezmal em 12 de Janeiro de 2014, 00:43 am
-
Veiculo: Renault Clio II 1.5DCI Societé
Deparo-me com uma situação, reincidente mas não constante e não consigo associar ao facto do carro estar bastante tempo parado, estar quente ou estar frio, estar ao relento ou estar abrigado...
Os meus conhecimentos de mecânica são nulos, mas a situação actual com que me deparo é que o carro por vezes nao pega, o motor rola, mas simplesmente nao inicia no seu normal funcionamento, a não ser quando dou incessantemente á chave.
Levado o veiculo á máquina, acusou a baixa pressão no circuito do gasoleo.
Pontos já verificados até agora:
Substituido filtro do gasoleo, substituido regulador de pressao, embora estivesse ok foi aplicado um kit de reparaçao na bomba de alta pressão, testados os injectores e estavam ok...
Tudo ok mas problema continua a persistir, o veiculo nomeadamente tem uma bateria que é nova que foi nomeadamente testada. E o problema é que nao consigo associar um sintoma ao motivo pelo qual ele não pega, sendo uma literal surpresa o quando é que vou ficar a pé.
Actualmente estou a reparar em algo, o depósito cheio, é constante as vezes que tenho que "insistir" que o carro pegue, quando ele fica abaixo de 1/4 de deposito pelo que estou a experienciar até agora... está a funcionar impecavelmente.
Agradeço a vossa partilha de conhecimento na resolução deste problema e espero nao estar a ser paranoico quanto ao facto do carro com pouca gota trabalhar melhor...
-
Pelo que descreves parece-me ser um problema frequente, o entupimento do respiro do deposito, que faz com que não entre ar dentro do deposito e com o trabalhar faz vácuo e não deixa que o combustível chegue ao motor.
Quando voltar a acontecer experimenta abrir o deposito para deixar entrar o ar e depois verifica se já pega melhor.
Se ao abrires o deposito sentes / ouves entrar uma lufada de ar para o deposito, é um sinal evidente deste problema, o entupimento do respiro do deposito.
-
Muito agradecido pela dica, que se vem a comprovar ser a solução a esse problema... Mas parece que este carro é vitima de vudu. Agora ao ligar o carro, aguardava a resistência para o ligar, e eis que devido à chauffage estar ligada, comecei a ouvir água, desligo a chauffage, e deixo de ouvir, aumentando a velocidade da "turbina/ventoinha" começa nomeadamente a ouvir-se um assobio. Alguma dica do motivo por favor?
-
Deves ter o escoamento do corcovan ( é aquela zona por baixo do plástico onde está o motor das escovas do para brisas) entupido e tens o motor da sofagem a "tomar banho".
-
Infelizmente, foi um pouco precoce dizer que o problema do motor rolar mas nao pegar estava resolvido. Continua com o mesmo problema apos ter sido verificado, desentupido (galvanizaram um tubo a fazer de escape sobre o que já la estava dado que, segundo me consta, encontrava-se soldado ao plastico já)...
Alguma outra sugestão rodinhas?!
Desde já agradecido pelas tuas respostas e auxilio neste topico.
-
Se não estou enganado o que faz o respiro do deposito é o conjunto bomba/bóia de nível de combustível que está dentro do deposito, e não tubo que vai ao bocal do gasóleo. experimenta ver se o carro trabalha com o deposito aberto.
Se notares bolhas de ar nos tubos do gasóleo, pode ser essa situação. se não houver ar nos tubos e ele não pega, é provável que seja um problema no captor pms.
-
o captor pms nao é suposto registar falhas na centralina quando se leva o carro para fazer a leitura de erros?
-
Se for do pms regista o erro.
-
Estive a confirmar, a boia do deposito é nova, foi verificado esse tubo que tem uma válvula de respiro, dado estar entupida de forma irreversivel foi então alterado o tubo em função de ter um respiro para não criar vácuo no depósito.
No dia de hoje voltou a ocorrer o motor rolar mas não pegar a trabalhar, pelo que tive a oportunidade de abrir a tampa do depósito, aguardei um pouco, e quando fui dar á chaves persistiu da mesma forma, rolava e rolava e rolava até que por fim pegou.
O sensor da cambota supostamente registaria erro, pelo que não foi verificado nem "substituido" para se testar.
Um colega indica-me pela sua experiência com um veiculo deste modelo que a bomba injetora desta série é problemática, pelo que a forma de ter solucionado no seu caso foi ter adquirido uma bomba injetora do renault de série seguinte e torneou a entrada em função de dar para o modelo série II.
No dia de amanha, já tenho 4 injectores com os quais vou testar o veiculo, e verificar se o problema é estar a perder pressão aí.
Agradeço todo o auxilio prestado até agora, se houver algo mais que me possam indicar... agradeço.
melhores cump's
-
Testado o veiculo com 4injectores diferentes, persiste. Vai-se agora substituir a bomba de alta pressão do gasoleo... a testar...
Vou devolvendo feedback